Fui muito para Belo Horizonte na minha adolescência e época da faculdade, mas foi só depois disso que a Praça da Liberdade foi revitalizada com o surgimento de diversos museus e centros culturais em todo seu redor. Quando voltei para a cidade para o encontro de blogueiros Blogtecando em 2016, consegui também tirar mais fotos ali e finalmente visitar 2 dos principais museus que conto hoje aqui: o CCBB e o Memorial Minas Vale!
Na esquerda e na direita o famoso Edifício Niemeyer. No centro, o Palácio da Liberdade (antiga sede do governo estadual) - veja como o palácio é lindo por dentro no blog Mineiros na Estrada, mas ele está temporariamente fechado para visitação. As inúmeras palmeiras se destacam nas fotos da praça também. |
Alguns dos palacetes lindos ao redor da praça que viram museus e instituições culturais. |
Blogueiros reunidos na Praça da Liberdade. Foto: Vícios de Viagem |
Veja todas as dicas de Belo Horizonte aqui no blog!
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Belo Horizonte!
Praça da Liberdade e Circuito Cultural Liberdade
A Praça da Liberdade foi construída em um dos pontos mais altos da cidade no fim do século XIX para se tornar a sede do governo mineiro. Belo Horizonte foi um cidade planejada então tudo foi construído do zero. Além dos palacetes ao redor da praça, o paisagismo da mesma com diversas palmeiras enormes, chafariz, flores, bancos e coreto é muito bonito. Em 2010, a sede do governo foi transferida para a Cidade Administrativa e os palacetes foram aos poucos se transformando em museus e centros culturais. A praça está cheia de ipês que ficam lindos na época que florescem (+/- maio/junho) e dizem que a decoração natalina é bem legal. O conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (IEPHA).
Mapinha da área do site Circuito Cultural Liberdade (não sei se está super atualizado) |
Os espaços abertos ou em construção são a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Hub Minas Digital, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Centro de Arte Popular Cemig, BDMG Cultural, Academia Mineira de Letras, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Casa do Patrimônio Cultural, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa, Cefart Liberdade, Casa Fiat de Cultura e o Palácio da Liberdade, a maioria na própria praça e alguns muito próximos dali.
Até o farol/sinal/sinaleiro ali é especial! |
Adoro esses coretos! |
Para ler mais sobre todos os espaços (e BH em geral também) recomendo os blogs Mineiros na Estrada e Viaggiando. Aqui tem mais informações sobre a história do Circuito e aqui até uma linha do tempo.
Quer conhecer outro local icônico de BH? Visite o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2016!
* indicates required
Eu acabei visitando somente os 2 espaços mais conhecidos e todos os outros ficaram na listinha de pendência para quando voltar! Falo sobre eles abaixo - para horários de funcionamento e outras informações práticas, cliquem no nome da atração para ser direcionado ao site oficial.
CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Existem outros CCBBs bem legais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas só visitei de verdade o de BH (passada rápida para fotos por fora não conta!). Abriga principalmente mostras temporárias então com certeza vocês verão coisas diferentes do que eu vi.
O prédio maravilhoso inaugurado em 1930 é um dos maiores da praça. |
Só essa escadaria principal já valeria a visita, mas para melhorar tudo, a entrada é gratuita! |
Exposições que estavam rolando em 2016. |
Veja aqui dicas de onde beber e se divertir em BH!
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Memorial Minas Vale
Antes dessa visita a BH, li muito sobre todos os museus/centros do circuito que estavam abertos até então e esse foi o que mais fiquei com vontade de conhecer porque me pareceu o mais interessante. No antigo prédio da Secretaria da Fazenda de 1897, "a alma e as tradições de Minas são contadas de forma interativa e contemporânea" (segundo o site oficial). A entrada é gratuita e mesmo se não houvessem exposições nenhumas, só o prédio em si, já valeria a pena. Mas o local é um prato cheio para quem quer conhecer mais desse pedacinho encantador do Brasil que é Minas Gerais e quem já curte MG, vai sair ainda mais apaixonado!
Alguns detalhes da fachada, do piso e a escadaria |
Escadaria |
Escadaria principal e lustre |
Algumas das exposições - adorei esse mapa gigante de Minas! Os paletós são da Sala Carlos Drummond de Andrade |
A árvore fica na Sala Guimarães Rosa |
Tem uma sala que não tirei foto (até tirei, mas ficaram escuras e horríveis) sobre arte rupestre em Minas! Só em 2015 que fui descobrir que existe arte rupestre por lá (no meu caso, vi em São João del Rei).
Um pouco sobre a cultua religiosa e tradições do estado (região do Vale do Jequitinhonha) |
Sabia que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras consideradas "Cidades Criativas" pela UNESCO?
Como já falei por aqui, ADORO maquetes e miniaturas e me apaixonei por essa sala com a representação de como seriam as cidades históricas de Minas! Impossível não pensar em Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e todas as cidades da Estrada Real! |
Fofo demais! |
Nas 2 últimas fotos, a sala onde escutamos sobre a história de Belo Horizonte, com direito a várias lendas sobre a fundação da cidade - interessante DEMAIS! |
AMEI demais o Memorial Minas Vale - não percam!
Em outra viagem para BH em 2018, conheci o Museu MIneiro, Museu das Minas e dos Metais - MM Gerdau e o Espaço do Conhecimento ali na região da Praça da Liberdade.
Procurando dicas sobre onde ficar em Belo Horizonte? Já dei várias dicas de hospedagem em BH aqui no blog: um dos melhores hostels do Brasil (Adrena Sport Hostel), um hotel muito bem localizado (Hotel Promenade Toscanini) e dicas gerais sobre a cidade aqui!
Onde comer nas redondezas da Praça da Liberdade
Falando sobre Minas, claro que as dicas gastronômicas são infinitas, mas destaco a sorveteria Alessa, a Pão de queijaria, o Café com Letras e a Doces de Portugal - falei sobre todos esses lugares e mais alguns nos arredores da praça da Liberdade e mais além neste post aqui. O Café com Letras tem uma filial no CCBB da praça, mas os outros estão a distâncias caminháveis dali. O Mercado Central de Belo Horizonte não fica na praça, mas também dá para ir a pé até lá (e vale a pena demais!).
A sensacional Pão de Queijaria não fica longe da Praça da Liberdade! |
O Café com Letras mais conhecido fica na Savassi, mas tem uma filial no CCBB da Praça da Liberdade |
Veja todas as dicas de Belo Horizonte aqui no blog! Em 2021, temos novos espaços culturais no Circuito Liberdade!
Para se locomover em Belo Horizonte, a melhor opção é de Uber.
Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em Campinas, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!
E aí pessoal, alguém visitou mais algum dos centros culturais ou museus do Circuito da Liberdade? Quais vocês me indicam para a próxima vez?
E aí pessoal, alguém visitou mais algum dos centros culturais ou museus do Circuito da Liberdade? Quais vocês me indicam para a próxima vez?
Blogtecando em Belo Horizonte
Sobre o encontro de blogueiros
O #EncontroBH2016 aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho de 2016. Foi organizado por Renata Campos do blog RêVivendo Viagens com participação de Camila Navarro (Viaggiando) e Helder Ribeiro e Lillian Brandão (Nerds Viajantes). Contou também com a parceria dos estabelecimentos Cervejaria Backer, A Pão de Queijaria, Bar do Antônio Pé de Cana, Almanaque Choperia, Muu Espetos, 222 Bar, Restaurante Maria das Tranças e Alessa Gelato. Além do apoio da Belotur e patrocínio da RentCars.
Blogs participantes
Across the Universe ✷ Blog da Glacy ✷ Colecionando Imãs ✷ Colecionando Viagens ✷ Com os pés no mundo ✷ Dentro do Mochilão ✷ Destino Provence ✷ Destinos por onde andei ✷ Devaneios de Biela ✷ Dicas e Roteiros de Viagens ✷ Eu sou à toa ✷ Mineiros na Estrada ✷ Mochilão Barato ✷ My Destination Anywhere ✷ Nerds Viajantes ✷ Pra ver em Londres ✷ Próxima Parada Blog ✷ RêVivendo Viagens ✷ Tá indo pra onde? ✷ Tô Pensando em Viajar ✷ Turisteiro ✷ Viagens da Mochilinha Gaúcha ✷ Viaggiando ✷ Viajando com Bruno Sgromo ✷ Viaje com a Flora ✷ Vícios de Viagem ✷ Ziga da Zuca
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.