Uma das principais cidades da Emilia-Romagna, Modena é conhecida mundialmente pelos carros velozes - as fábricas da Ferrari e da Masseratti estão na região. Era uma colônia próspera desde os tempos romanos e foi governada pela família d´Este de Ferrara de 1598 até o século XVIII.
Leia o post sobre os 2 museus da Ferrari, um em Modena e o outro em Maranello e como fazer para visitá-los sem alugar carro!
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação
Saindo da estação de trem em direção ao centro histórico, passamos perto da diferentona Igreja de San Giuseppe e achamos sem querer uma loja bem legal que vende produtos diversos da região - Enoteca Ducale. Eles têm uma seleção bem grande de vinagres balsâmicos e fizemos degustação para escolher qual levaríamos para casa. Os melhores obviamente são mais caros porque levam muito mais tempo para ficarem prontos, mas vale a pena demais trazer para o Brasil.
Continuando o passeio por Modena
Andando para o centro, chegamos na Piazza Roma, onde fica o Palazzo Ducale di Modena e vários predinhos lindos, nas mesmas cores das construções de Bolonha! Tinha acabado de acontecer algum evento por ali e ainda estava tudo meio bagunçado.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
O Palazzo Ducale di Modena é a maior construção da praça e chama a atenção, mas só pudemos chegar até os portões para tirar poucas fotos. Hoje abriga a academia militar e é possível ser visitado de fim de semana.
* indicates required
Chegamos então na Piazza Grande, com o Duomo di Modena, declarado patrimônio pela UNESCO, juntamente com a Torre Ghirlandina, na Piazza della Torre. Depois de admirar e tirar fotos da igreja, entramos para conhecê-la, mas depois de tantas andanças, desistimos de subir na torre. Sentamos em um bar na praça para comer e beber alguma coisa antes de voltar para Bolonha.
Fundada pela condessa Matilda da Toscana, governante de Modena no século XI, a catedral é um dos principais edifícios românicos da região. Dedicada ao santo da cidade, San Geminiano. A torre inclinada, Torre Ghirlandina, terminou de ser construída 2 séculos após a igreja. Leia mais sobre a Piazza Grande, o Duomo e a torre no blog A Bolonhesa.
Abaixo, a Piazza Grande vista do alto da torre!
Matando a fominha no Caffè Concerto, com vista para o Duomo (claro que não é dos mais baratos por culpa da localização) |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Logo cedinho já tínhamos visitado o Museo Enzo Ferrari, cerca de 1km da estação de trem. Dá para ser visitado no começo ou no final da sua passagem por Modena.
O que fazer em Modena no mapa
Marquei no mapa todos os locais mostrados acima e também alguns que não fui e comentei logo abaixo.
Modena também é casa de várias queijarias que produzem o Parmigiano Reggiano, mas não visitei nenhuma. No blog A Bolonhesa, tem indicação desse tipo de visita com degustação. No mesmo blog, tem mais detalhes sobre fábricas e museus de automóveis e sobre a parte gastronômica da cidade, incluindo visita a uma "acetaia". Achei alguns posts com dicas de acetaias nos blog Itália para Brasileiros e Roma pra Você. Para entender a diferença entre os vinagres balsâmicos normais e os especiais de Modena, leia este post. Para os fãs de Luciano Pavarotti, é possível visitar sua casa transformada em museu.
Onde ficar em Modena
Acabei me hospedando mesmo em Bolonha, mas olhando as opções em Modena, gostei do Best Western Hotel Libertà, que apesar de ser hotel de rede, é mais moderninho e com toques especiais que geralmente hotel de rede não tem. Outras boas opções são o Vittorio Veneto 25, o Hotel Cervetta 5 e o Salotto delle Arti (decoração mais arrumadinha). A cidade tem vários apartamentos para alugar interessantes, como por exemplo o Emilia Suite Express perto da estação de trem, o Emilia Suite Park com 1 quarto, Emilia Suite Relax com 1 quarto ou o Emilia Suite com 2 quartos. Se quiserem procurar outras opções, vejam aqui todos os hotéis, hostels e apartamentos em Modena.
todas as opções Modena.
Booking.com
Caso queira fazer algum passeio guiado por Modena e região, recomendo as opções abaixo:
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Oieeee obrigada pela referencia do a Bolonhesa!
ResponderExcluirbjs
Dani Bispo
De nada Dani! Vc conhece Modena melhor do que ninguém na blogosfera viajante!
ExcluirAdorei o roteiro com o que fazer em Modena. Sempre ouvia falar da cidade durante as transmissões de F1 na TV por conta da ligação da cidade com a Ferrari.
ResponderExcluirhehehe sim, Ferrari é o grande destaque da cidade, mas vale a pena passear no centro e praça principal lindos!
ExcluirAdorei esse post, conheço várias cidades na Itália, mas ainda não tinha ido a Modena. já gostei
ResponderExcluirSugestão para a próxima viagem por lá!
ExcluirMuito bacana essas dicas do que fazer em Modena. Com certeza um roteiro que eu faria quando for para lá.
ResponderExcluirNão é das cidades mais famosas, mas estando na região, super recomendo!
ExcluirÓtimas dicas do que fazer em Modena, mas fiquei com uma dúvida. Bolonha seria a melhor base para quem quer visitar Modena? Você viu boas opções de hospedagem na própria cidade?
ResponderExcluirNo final do texto citei algumas opções de onde ficar em Modena, mas no geral Bolonha é uma base mais recomendada pq são mais linhas de trem e mais animada!
Excluir