Parma é uma das cidades mais gastronômicas da Itália e durante a nossa viagem de 20 e poucos dias pelo norte da Itália passamos um dia por lá. Conto no post de hoje o que vimos e o que ficou faltando, porque com pouco tempo não deu para ver tudo!
Palazzo della Pilotta e a Piazza della Pace
Parma provavelmente foi fundada pelos etruscos e na antiguidade era um importante hub entre as cidades da época, estando no caminho entre Roma e outras localidades importantes do norte. Foi dominada por diferentes povos até fazer parte do Sacro Império Romano e por várias famílias poderosas de cidades vizinhas e virou até território papal. Durante as Guerras Napoleônicas foi anexada à França. Depois de um plebiscito em 1860, o Ducado de Parma passou a pertencer ao Reino da Itália. Após a Segunda Guerra Mundial (quando vários prédios foram bombardeados e destruídos), foi libertada da ocupação alemã pela Força Expedicionária Brasileira! Hoje, Parma é a casa da Parmalat e da Barilla.
Saindo da estação fomos caminhando até o Palazzo della Pilotta, construído pela família Farnese no século XVI e reconstruído após bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tem alguns museus, mas sua principal atração é o Teatro Farnese, todo em madeira - uma cópia de outro teatro em Veneza.
Teatro Farnese. Foto: www.bestofcinqueterre.com - CC BY-SA 4.0
Seguimos caminhando até a Piazza Garibaldi, com uma estátua de Garibaldi no centro, além de um relógio na torre do Palazzo del Governatore.
Esse com a torre do relógio é o Palazzo del Governatore em plena Piazza Garibaldi
Em frente e embaixo dos pórticos do Palazzo del Comune estava rolando uma feira gastronômicas e compramos um montão de guloseimas italianas! Rolava também uma feira de vinho, onde você pagava um valor pelo copo e podia experimentar vinhos de vários produtores.
Indo para o Duomo e para a Catedral de Parma
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
O Batistério (abaixo) foi construído entre 1196 e 1270, obra do arquiteto e escultor Benedetto Antelami.
A diferença de cor é culpa das câmeras, mas o Batistério é rosado mesmo!
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Em cima, Igreja San Gioavnni Evangelista e embaixo, nosso almoço em um restaurante simples entre o Duomo e a Piazza Garibaldi.
Paramos para comer no Cafè Elzig, local super simples. Comemos ali porque a localização era conveniente. Melhor para lanches, não espere sofisticação. Preço médio. Ainda deu tempo de olhar algumas lojas e eu comprei uma saia.
Depois, já começamos a fazer nosso caminho de volta para a estação de trem, com um desvio para o ParcoDucale.
Indo do Palazzo della Pilotta para o Parco Ducale
Em cima, o Palazzo Ducale no Parco Ducale e embaixo, um jardim que achamos aleatoriamente no caminho.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Eu acabei não visitando os locais de fabricação de nenhum dos 2 produtos mais típicos de Parma porque os passeios saem cedinho da praça principal de Parma e não queríamos acordar cedo para vir de Bolonha até ali. Leia aqui mais sobre o presunto de Parma e aqui sobre o queijo Parmigiano Reggiano. Para garantir algum tour para conhecer a produção do Presunto Parma ou do queijo Parmigiano Reggiano ou aulas de culinária típica de Parma recomendo alguns abaixo:
O que fazer em um dia em Parma? Mapa das atrações
No mapa abaixo, marquei a estação de trem, os pontos turísticos que falo neste post, outros lugares/monumentos que valem tirar umas fotos e algumas indicações de onde comer que não lembro mais em que blog que achei, além do escritório de informação turística da cidade e alguns lugares que não consegui ir.
Onde ficar em Parma?
Acabamos fazendo um bate-volta de Bolonha para Parma para não ter que ficar trocando de hotel o tempo todo, mas teria valido muito a pena dormir em Parma para poder fazer algum tour nas queijarias (que saem do centro de Parma muito cedo todos os dias). Todos as hospedagens abaixo são muitíssimo bem localizadas. Achei o apartamento Parmigianino Nove bem interessante, o Hotel Buttonmais simples e mais antiguinho e o Palazzo Dalla Rosa mais arrumado. Se fosse me hospedar na cidade, muito provavelmente escolheria o Hotel Torino ou o B&B Opera. Se você preferir outra opção em Parma, aqui estão todas as opções de hotéis na cidade.
Para curtir Parma de verdade, achei que ficou faltando mesmo visitar locais que produzem os famosos queijos e presuntos da região, porque a cidade em si é menos interessante do que várias outras que passei nessa mesma viagem.
Parabéns pelo post. Não conheço Parma, mas gostei muito de ler a respeito e acho que o vídeo ajuda muito a ficar com uma boa ideia da cidade. Nunca pensei fazer vídeos no meu blog, mas se calhar está na hora... Grande abraço aqui de Portugal e boas viagens
Com certeza dá! Sempre existe tb a possibilidade de contratar um tour saindo de outra cidade, mas além de mais caro por conta de transporte, acordar cedo nas férias é uó né? rs
Excelentes dicas do que fazer em um dia em Parma. Estive no Norte da Itália mas não consegui conhecer as delícias de Parma. Pretendo voltar e vou usar seu post para montar meu roteiro. Gratidão por compartilhar
Ah, sempre tem q deixar várias coisas de fora em alguma viagem pela Itália né? Por isso q nesse país não existe aquela coisa de ir uma vez e riscar da lista! rs Coisa demais pra ver!
Acho que passaria até mais de um dia em Parma só pra aproveitar mais essa linda cidade e, claro, ir conferir esse presunto famoso e outros quitutes, rs.
Obrigada pelo feedback! Eu AMO mapas e acho super mais fácil me virar em viagens se me organizar antes com um e por isso q faço sempre nos posts aqui no blog!
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Parabéns pelo post. Não conheço Parma, mas gostei muito de ler a respeito e acho que o vídeo ajuda muito a ficar com uma boa ideia da cidade. Nunca pensei fazer vídeos no meu blog, mas se calhar está na hora...
ResponderExcluirGrande abraço aqui de Portugal e boas viagens
Obrigada Filipe! O vídeo não é meu rs mas eu coloco no post justamente para ilustrar melhor.
ExcluirAdorei o roteiro de um dia em Parma!
ResponderExcluirUma pena que não deu tempo de você fazer os tours nas queijarias, sem dúvida deve ser uma delícia!
Você acha que dois dias tá de bom tamanho em Parma?
(Porque com certeza não abrirei mão dos tours nas queijarias... hehehe)
Abraço!
Com certeza dá! Sempre existe tb a possibilidade de contratar um tour saindo de outra cidade, mas além de mais caro por conta de transporte, acordar cedo nas férias é uó né? rs
ExcluirExcelentes dicas do que fazer em um dia em Parma. Estive no Norte da Itália mas não consegui conhecer as delícias de Parma. Pretendo voltar e vou usar seu post para montar meu roteiro. Gratidão por compartilhar
ResponderExcluirAh, sempre tem q deixar várias coisas de fora em alguma viagem pela Itália né? Por isso q nesse país não existe aquela coisa de ir uma vez e riscar da lista! rs Coisa demais pra ver!
ExcluirAcho que passaria até mais de um dia em Parma só pra aproveitar mais essa linda cidade e, claro, ir conferir esse presunto famoso e outros quitutes, rs.
ResponderExcluirhehehe ainda bem q vende presunto parma em tudo quanto eh canto rs
ExcluirAdorei esse mapa com as atrações. Vai me ajudar muito no meu roteiro. Obrigada!!
ResponderExcluirObrigada pelo feedback! Eu AMO mapas e acho super mais fácil me virar em viagens se me organizar antes com um e por isso q faço sempre nos posts aqui no blog!
ExcluirQue bacana tuas dicas de Parma na Itália. Não pensei que fosse tão legal. Agora fiquei com vontade de visitar!
ResponderExcluirhehehe A listinha de lugares pra conhecer sempre aumentando... rs
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir