Quem acompanha o blog sabe que eu curto muito atrações históricas (já são mais 70 posts no blog sobre atrações desse tipo) e o que eu mais queria fazer no Rio de Janeiro nos dias que estive lá em outubro de 2017 era justamente conhecer o centro da cidade! Fiz um walking tour pelo centro (em partes porque estava com medo de ir sozinha) que vou contar em breve aqui no blog e depois aproveitei para conhecer 3 grandes atrações por dentro: o quase desconhecido Real Gabinete Português de Leitura, o maravilhoso Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional. Não resisti e já comecei o post com várias fotos lindas desses lugares!
Real Gabinete Português de Leitura |
Real Gabinete Português de Leitura |
Theatro Municipal do Rio de Janeiro |
Theatro Municipal do Rio de Janeiro |
Biblioteca Nacional. Foto: André Melo, CC BY-SA 2.0 |
Biblioteca Nacional. Foto: Halley Pacheco de Oliveira, CC BY-SA 3.0 |
Leia aqui todos os posts do blog sobre o Rio de Janeiro!
Real Gabinete Português de Leitura
Essa biblioteca escondida, mas linda não é muito conhecida. Conta com cerca de 350 mil livros, alguns raros expostos em vitrines e a maioria nas lindas estantes de madeira. A sala principal parecia que saiu diretamente de filmes e castelos antigos! A fachada lembra diversos prédios históricos portugueses como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.
A visita não é demorada, mas o desvio vale MUITO a pena. É de graça, mas funciona basicamente em horário comercial de 2a a 6a.
É pra babar e lembrar de Portugal! |
Entrada, detalhe da porta, do teto e primeira visão da sala principal |
Entre as obras raras estão "Os Lusíadas" de 1572, "Amor de Perdição" autografado por Camilo Castelo Branco e um Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias. |
Criado em 1834 por imigrantes portugueses, só passou a ser biblioteca pública em 1990 (faça silêncio porque o pessoal estará pesquisando e lendo!). Mas o prédio onde se encontra atualmente só foi inaugurado em 1887 pela Princesa Isabel.
Veja aqui 10 passeios incríveis no Rio de Janeiro!
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Rio de Janeiro!
As estantes escuras impressionam os visitantes e guardam a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Esse lustre (foto abaixo) é demais!!!
Leia mais sobre uma das bibliotecas mais lindas do mundo (reportagem em inglês) no blog Guia e Turismo. O Real Gabinete Português de Leitura é uma das sugestões de 30 lugares para conhecer no Rio de Janeiro de graça do blog Viajei Bonito!
Garanta aqui o seu tour pelo Rio de Janeiro e proximidades!
Localização: Rua Luís de Camões, 30 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horários de visitação: 2a a 6a, das 9h às 18h
Como chegar: metrô (estação Uruguaiana). Evite ir de carro.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Já faz um tempo que estava querendo conhecer os teatros lindos de São Paulo e do Rio de Janeiro e claro que acabei conhecendo o mais longe primeiro rs. Você pode assistir a algum espetáculo aqui ou fazer uma visita guiada (informações práticas sobre isso abaixo). Eu optei pela 2a opção e adorei ver por dentro a casa que foi inspirada na Ópera de Paris! Ainda é difícil de acreditar que alguns poucos lugares como esse ainda resistem no Brasil - uma vez lá dentro a gente se sente como em muitos monumentos europeus.
Eu nunca nem imaginei que o teatro tinha um subsolo tão incrível e diferentão como esse abaixo! Ele já foi utilizado como restaurante, mas no momento não está sendo ocupado por nenhum empreendimento (era o restaurante Assyrio, todo decorado com inspiração na Babilônia - lindo demais!!!). As fotos escuras não fazem jus - confiram mais fotos ano site do teatro.
Já o salão principal, não perde em nada para outras casas do tipo mundo afora, por exemplo o Teatro alla Scalla de Milão ou o Grand Teatre del Liceu em Barcelona. Eu estava tão embasbacada com toda aquela riqueza, que perdi vários pedaços das explicações da guia - ainda bem que existe a internet! Para mais informações sobre o teatro, leiam na wikipedia.
O Theatro foi inaugurado em 1909 e durante o tour aprendemos tudo desde o seu projeto, construção, curiosidade, espetáculos que acontecem ali, etc. Os números impressionam: são 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 luminárias com mais de 5 mil lâmpadas!
Que escadaria! Algumas das salas utilizadas nos intervalos das apresentações. |
Olhei pela janela e achei o Pão de Açúcar! |
Horários de visitação (guiada): 3a a 6a (11h30, 12h, 14h, 14h30, 16h), sáb e feriados (11h, 12h, 13h)
Preço: R$ 20,00 (inteira) - venda presencial, 1 ingresso por pessoa
Programação de espetáculos: confira no site
Como chegar: metrô ou VLT (estação Cinelândia). Evite ir de carro.
* indicates required
Compre o seu ebook com "50 lugares diferentes que você precisa conhecer no Rio de Janeiro" para turistar na Cidade Maravilhosa além do óbvio - escrito por guias da Sou+Carioca! |
Vejam aqui 3 museus que eu achei surpreendentes no Rio de Janeiro!
Biblioteca Nacional
A entrada (e visita) é grátis, mas como eu tinha horário para o tour do teatro acima, acabei não passando do lobby de entrada. A prédio inaugurado em 1910 estava com a fachada em reforma e por isso não tirei fotos por fora.
Segundo a wikipedia, "é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina". Ela teve início com o acervo da Real Biblioteca de Portugal trazido para o Brasil na ocasião da fuga da família real para cá em 1808. Foi aberta ao público em 1814.
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, a coleção ficou por aqui e a indenização para a família portuguesa foi de dois milhões de libras esterlinas, sendo 800 contos de réis somente pela biblioteca. Criou-se uma lei onde todas as publicações brasileiras deveriam ter um cópia na Biblioteca Nacional e o prédio antigo ficou pequeno. O prédio atual foi construído entre 1905 e 1910 para abrigá-la. Leia mais sobre a Biblioteca na wikipedia.
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, a coleção ficou por aqui e a indenização para a família portuguesa foi de dois milhões de libras esterlinas, sendo 800 contos de réis somente pela biblioteca. Criou-se uma lei onde todas as publicações brasileiras deveriam ter um cópia na Biblioteca Nacional e o prédio antigo ficou pequeno. O prédio atual foi construído entre 1905 e 1910 para abrigá-la. Leia mais sobre a Biblioteca na wikipedia.
Localização: Av. Rio Branco, 219
Horários de visitação: 2a a 6a, das 10h às 17h
Como chegar: metrô ou VLT (estação Cinelândia). Evite ir de carro.
Uma super dica de bate-volta saindo do Rio de Janeiro é a Cidade Imperial - veja aqui como foi o meu roteiro de um dia em Petrópolis!
Marquei as 3 atrações no mapa abaixo e as estações de metrô mais próximas. Ah e também a Confeitaria Colombo!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Sou português, já fui várias vezes ao Rio mas nunca visitei o Real Gabinete Português de Leitura. Obrigado por me mostrar essa pérola carioca. Adorei!
ResponderExcluirGrande abraço desde o Porto.
É lindo DEMAIS!!! Da próxima vez, não perca!
ExcluirOi Fernanda, também visitei estes três atrativos no Rio em um passeio a pé e adorei. Estou até preparando o post.
ResponderExcluirVi que você indicou o meu blog para leitura sobre o Real Gabinete de Leitura. Muito obrigado.
De nada Marcelo! Até a próxima!
Excluir