Quase todo mundo visita Ravenna para ver os maravilhosos mosaicos bizantinos, mas a cidade também tem outras atrações, ruas antigas, praças fofas e aquele clima de cidade histórica não muito grande. A cidade ganhou poder no século I, quando o imperador Augusto construiu um porto na vizinha Classis (Classe). Ravenna foi transformada na capital do Império do Ocidente com a decadência de Roma, mantendo a posição entre os séculos V e VI.
Eu conheci a cidade fazendo um bate-volta de Bolonha, onde estava hospedada e acho que foi um dos bate-voltas mais interessantes e aproveitados. Para informações sobre horários de abertura, ingressos etc, cliquem nos nomes das atrações para abrirem os sites oficiais ou a página do escritório de turismo da cidade.
Eu conheci a cidade fazendo um bate-volta de Bolonha, onde estava hospedada e acho que foi um dos bate-voltas mais interessantes e aproveitados. Para informações sobre horários de abertura, ingressos etc, cliquem nos nomes das atrações para abrirem os sites oficiais ou a página do escritório de turismo da cidade.
Piazza del Popolo (mais detalhes sobre a principal praça de Ravenna abaixo |
Tumba de Dante Alighieri
Dante Alighieri foi exilado de Florença e morreu em Ravenna em 1321. A tumba foi erguida em 1780 pelo arquiteto Morigia de Ravenna. Aqui existe um lampião que é alimentado com óleo proveniente de Florença.
Leia aqui todos os posts sobre a Itália no blog!
Basílica de São Francisco com cripta submersa
Era onde Dante rezava durante seu exílio em Ravenna. A primeira igreja construída no local é do século V e entre os séculos X e XI, a igreja foi completamente reconstruída (o solo foi elevado e se perderam os mosaicos). Em 1261, foi confiada aos franciscanos e daí vem o nome de São Francisco. A cripta do século X está submergida e no fundo é possível ver os restos do mosaico do pavimento. O campanário do século IX, em formato quadrado com 32,9m de altura também chama a atenção.
Construída no século V por Gala Placídia, acabamos encontrando sem querer. A sua torre do sino é do século X. Foi severamente danificada por um ataque aéreo em 1944, perdendo afrescos dos século XII-XIV e mosaicos.
Veja aqui como foi o nosso roteiro completo de 18 dias pelo norte da Itália e San Marino!
Piazza del Popolo
As 2 colunas da praça são testemunhas do governo veneziano em Ravenna. Em uma delas, San Vital substiutuiu o leão de Veneza. Destaque para o Palazzo della Comune com pórticos (prefeitura) reconstruída em 1681. Ao lado, o Palazzetto Veneziano (1461), para a Igreja do Sufrágio, do século XVIII e a estátua de Garibaldi na praça anexa em homenagem à ele.
Acabamos comendo bem ali na praça no restaurante Grand Italia (review do TripAdvisor), com localização extremamente turística, com vista para a linda praça! Por conta disso, não é barato e comida é somente ok. Se perderam um pouco no atendimento no nosso caso pois haviam muitas mesas ocupadas lá fora e só uma atendente e ainda trocaram os turnos no meio da refeição.
* indicates required
Palácio de Teodorico
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
Catedral de Ravenna - Basílica Ursiana
Quando Ravenna tornou-se capital do Império do Ocidente em 402, o bispo mudou-se para a catedral de 5 naves. A basílica foi reestruturada no século IX e X e novamente no século XVI, mas foi demolida no período barroco. Na construção da igreja barroca entre 1734 e 1745, usou-se elementos da catedral primitiva, como as colunas na entrada do pórtico e da porta principal. Aqui fica o sepulcro de San Barbaciano, médico e conselheiro de Gala Placídia. Aproveite para visitá-la quando entrar no Batistério Neoniano ali ao lado.
Cripta Rasponi e Giardini Pensili - Palazzo della Provincia
Uma cripta (na verdade um pequena capela, com um pouquinho de mosaico) e um jardim lindo no centro da cidade!
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Rocca (Fortaleza) Brancaleone
Perto da estação de trem, os venezianos construíram essa fortaleza entre 1456 e 1470 para melhorar as defesas da cidade (além de outras fortificações e muralhas). Foi fundamental na defesa de Ravenna quando o Duque de Urbino atacou a cidade em 1503, mas 9 anos depois caiu na batalha com os franceses. O sistema defensivo da fortaleza foi tornado-se inútil com a introdução cada vez mais maciça de canhões no século XVI. A área virou um parque e ali acontecem eventos durante o verão.
Mausoléu de Teodorico
Juntamente com os 7 primeiros lugares que falei no post sobre os mosaicos de Ravenna, esse mausoléu foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - o conjunto recebeu o nome de Monumentos Paleocristãos de Ravenna. Construída em 520 a mando de Teodorico no cemitério godo. A cúpula foi feita a partir de um único bloco de pedra de Istria. Só vimos o mausoléu por fora mesmo. Leia mais sobre o mausoléu aqui (em espanhol).
Museu de Arte de Ravenna
O museu está em um antigo monastério lindo, mas não achei que tendo tão pouco tempo na cidade valeria a pena visitar algum museu fechado. A mostra contém pinturas do século XIV ao século XXI e mosaicos modernos.
O porto antigo de Classe foi provavelmente construído no século V aC e tem cerca de 10 mil metros quadrados de área. Podemos ver como era um porto dos séculos V-VI. A exposição foi remodelada e as novidades podem ser conferidas a partir de dezembro/2018. Mais afastado do centro histórico - vá de ônibus, trem ou táxi.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
O que ver e fazer em Ravenna além dos mosaicos no mapa
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Marquei em preto a estação de trem e informações turísticas. Em verde estão os mosaicos de Ravenna, sendo as estrelas os que são patrimônios da UNESCO e o quadradinho, outros lugares. Em roxo estão as atrações deste post: estrela para patrimônio da UNESCO, coração para os lugares mais importantes e quadradinho para os que achei menos interessantes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que bacana... Quanta coisa bacana para fazer em Ravenna!
ResponderExcluirVocê acha que o passeio bate-volta foi de bom tamanho ou valeria a pena passar uma noite por lá?!
Ótimas dicas!
Abraço
É uma cidade bem tranquila e saindo cedo de Bolonha, um dia deu para visitar tudo isso mais os mosaicos do outro post. Só ficou faltando um lugar com mosaicos que é fora da cidade e fora de mão mesmo q precisaria de umas 2 ou 3h pra ir, visitar e voltar. Talvez um dia e meio se o roteiro estiver tranquilo.
ExcluirAdorei conhecer Ravenna além dos mosaicos, seu post está super completo e explicadinho. Parabéns
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirRavena estava nos meus planos quando fui para a Itália, confesso que os mosaicos que tinham me deixado curioso para conhecer a cidade, mas agora vi que vai muito além. Na época não consegui visitar! Mas da próxima vez irei com certeza.
ResponderExcluirNossa, qnd eu vi algum mosaico fiquei louca. Fui pesquisar e descobri q tinha mais um monte!!! Aí já sabia q indo pra região de Bolonha, seria parada obrigatória!
ExcluirQuando montei meu roteiro pela Itália Ravenna não estava nele, agora é um caso a se pensar rs... ótimas dicas!
ResponderExcluirhehehe pode incluir q não vai se arrepender!
Excluirnunca tinha ouvido falar de ravenna, gostei da cidade e parece muito com algumas que conheci mais ao norte. mesmo estilo de arquitetura
ResponderExcluirQue legal! Se lembrar o nome de algumas, me fala pra eu por na minha lista!
Excluir