Depois de muito tempo ensaiando ir para Gramado e lendo sobre a região, quando finalmente consegui ir, passei somente 4 dias na cidade (veja aqui o roteiro). Mas apesar do pouco tempo, consegui incluir algumas atrações mais inusitadas que a maioria das pessoas não conhece. Uma das que mais me impressionou foi o tour de meio dia chamado Raízes Coloniais, que passa por alguns lugares na zona rural de Gramado ligados à colonização italiana na região.
Casa Centenária |
O tour de ônibus sai pontualmente do centro de Gramado (então tome cuidado com o relógio!) e a primeira parada é na linda Casa Centenária - uma das mais antigas da região - de 1912! Não entramos nela, mas aprendemos sobre sua construção e ainda temos tempo para fotos com algumas ovelhinhas fofas nos fundos da casa.
Casa Centenária - achei bem interessante esse porão da casa - feito em pedra para conservar alimentos |
Seguimos então para uma aula de História no Moinho Cavichion - a Dona Maristela conta tudo sobre a imigração italiana para o Brasil, com direito objetos antigos ilustrando a parte da História "cantada" por ela. O moinho foi construído por seu avô em 1920 e aprendemos também sobre a moagem da farinha, com direito a lojinha de beliscos caseiros ao final.
Moinho Cavichion - você consegue imaginar as dificuldades da época da imigração? Além das novidades de se viver em um outro país, tudo era feito sem energia elétrica! Lembrei muito da minha avó e de tudo que já vi pelo interior de São Paulo (Socorro e região)., |
Depois foi a vez de visitar a Ervateira Marcon, logo ali na frente (o tour passa por locais bem próximos então o tempo dentro do ônibus é curto!). Aprendemos sobre o processamento da erva mate e como fazer chimarrão! Eu já tinha experimentado no encontro de Porto Alegre e já sabia que não era muito do meu gosto, mas no local tem até produtos de beleza feitos com a erva!
Ervateira Marcon |
Já são vários posts aqui no blog sobre algumas das principais atrações de Gramado: Snowland, Mini Mundo e Mundo de Chocolate (incluindo as fábricas de chocolate da cidade)!
A próxima parada foi no curioso Museu Fioreze, nos fundos da casa da família Fioreze. O Seu Nelson conta um pouco sobre o museu de curiosidades e antiguidades, sempre com muito bom humor - outro local onde nos lembramos dos nossos antepassados com carinho (levando em conta que sou praticamente 50% descente de portugueses imigrantes e 50% de imigrantes italianos).
Museu Fioreze - rádios, bules, motos, máquinas de costura, louças etc |
caixa registradora, lampiões, máquinas de costura etc e um quarto decorado como antigamente - Museu Fioreze |
A última parada é na Família Foss, que nos recebe com um café da tarde cheinho de produtos típicos gostosos e com direito ainda a música e dança! É para voltar para Gramado satisfeito e alegre!
Dona Zulmira e o pãozinho saído direto do forno à lenha! |
Listei os tours de agroturismo como um um dos 10 motivos para visitar Gramado!
Com certeza foi uma tarde bem gostosa, que eu recomendo para todo mundo em Gramado! Dá para perceber o cuidado que todo esse pessoal tem em receber os turistas! Todos os locais tem uma lojinha então leve dinheiro para poder trazer várias lembranças (gastronômicas) de Gramado para casa!
Gramado é um das melhores cidades com decorações e eventos natalinos para curtir o clima de Natal no Brasil! E aqui estão os ingressos para atrações, tours guiados e experiencias gastronômicas, onde é extremamente recomendado garantir com antecedência! Veja também um roteiro para curtir o centro de Gramado, com muitas atrações gratuitas também!
Blogueiros em Gramado
Para ver todas as postagens nas redes sociais, confiram a #BlogueirosemGramado.
Blog participantes: Tá indo para onde, Love and Travel, Compartilhe Viagens, Rêvivendo Viagens, Meu Destino, Felipe, o Pequeno Viajante, Cris pelo Mundo, Férias Now, Viagens que Sonhamos e Mundo dos Viajantes.
Organização: Prefeitura Municipal de Gramado, com apoio da Fran do Viagens que Sonhamos, do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau, da Brocker Turismo e do hotel Master Premium Gramado.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que bacana esse fampress de vocês, Gramado é uma cidade linda mesmo e esse tour que vcs fizeram foi maravilhoso!
ResponderExcluirSim, foi um roteiro compacto e incrível de 4 dias1
ExcluirFiz exatamente este tour de Raízes Coloniais quando fui a Gramado!
ResponderExcluirAchei o passeio bacana demais! O bom é que dá para visitar vários lugares lindos numa única tarde e ainda terminar com uma comilança caprichada, né?! hahaha
Sim, e adoro q tb dá pra sair do centro lotado d turistas sem ter q se preocupar em dirigir rs
ExcluirMenina do céu!E você acredita que é este tipo de turismo que atrai a minha família? Dos inusitados aos inexplorados!! Amamos! Fizemos o tour linha bella e conhecemos algumas destas propriedades mencionadas por você. Vontade de voltar novamente!! Seu post traz novidades que não vemos muito por aí. Obrigada!
ResponderExcluirSim, tem algumas propriedades em comum com o tour linha bella mesmo! Obrigada!
ExcluirNão conhecia esse Roteiro Raízes Coloniais em Gramado, achei bem interessante.
ResponderExcluirÉ mesmo bastante interessante e diferente do q se pensa quando se fala de Gramado!
ExcluirQue maneiro esse roteiro raízes coloniais! Eu morro de vontade de conhecer a Serra Gaúcha, agora que vi que seu blog tem todas as dicas já salvei pra ler e planejar tudo
ResponderExcluirObrigada! 4 dias foi pouco tempo, pode programar mais!
Excluir