A Museu Histórico Nacional é um museu dedicado à História do Brasil e fica no Rio de Janeiro em um antigo forte/arsenal. Seu acervo tem cerca de 350 mil peças, contendo quadros, mobiliário, manuscritos, armaria, iconografia, esculturas e outros itens - ou seja, tem um pouquinho de tudo! Mas apesar de muito interessante, infelizmente quase nunca está nos roteiros dos turistas pelo Rio...
Eu acho que o Museu Histórico Nacional é pouquíssimo divulgado e eu não me lembro de ter ouvido falar nele antes de ler um post no blog Finestrino (de 2015 - o blog não está mais no ar) e olha que eu sou a louca dos museus e adoro visitar um quando viajo!
Eu acho que o Museu Histórico Nacional é pouquíssimo divulgado e eu não me lembro de ter ouvido falar nele antes de ler um post no blog Finestrino (de 2015 - o blog não está mais no ar) e olha que eu sou a louca dos museus e adoro visitar um quando viajo!
Este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre museus brasileiros, como luto e protesto em razão do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro em setembro/2018. Veja todos os blogs participantes ao final do post. Veja aqui todos os posts de blogagem coletiva no blog!
Museu Histórico Nacional
O complexo que é sede do Museu Histórico Nacional começou como a Fortaleza de Santiago em 1603 e posteriormente foram adicionadas outras construções na Ponta do Calabouço: a prisão do Calabouço (1693), Casa do Trem (1762), Arsenal de Guerra (1764) e o quartel (1835). Foi área militar até 1908 e na década de 20, a área foi aterrada para a exposição do centenário da Independência e o arsenal reformado em estilo neocolonial.
Em 1922, o museu foi aberto com poucas exposições, mas em 1940 já eram mais de 20 galerias. Abrigou o primeiro curso de Museologia do país (entre 1932 e 1977) e em 2001, o conjunto arquitetônico e as coleções do museu foram tombados pelo Iphan.
Procurando onde se hospedar no Rio de Janeiro? Já testei 2 opções e contei aqui sobre o Ibis Styles Botafogo e aqui sobre o Mercure Ipanema!
Sim, é um pedacinho do Pão de Açúcar visto do museu! E o lindo Pátio dos Canhões! |
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Rio de Janeiro!
Mesmos em acervo nenhum, somente a construção do museu em si, já valeria muito a pena a visita, mas tem muito mais além disso!
Escrevi sobre várias dicas de onde comer no Rio de Janeiro e também sobre o walking tour Doces Histórias!
Não confunda o Museu Histórico Nacional com o Museu Nacional
Muita gente confundiu o Museu Histórico Nacional deste post com o Museu Nacional, que pegou fogo em setembro/2018. Apesar dos nomes parecidos, eles não são/eram a mesma coisa e ficam a quilômetros de distância um do outro!
Fiquei super chateada com o que aconteceu porque não cheguei a conhecer o Museu Nacional (que também desconhecia até ler um post no Finestrino novamente) e ele estava na minha programação dessa viagem de julho/2018, mas os planos mudaram, eu não conheci o museu e nunca conhecerei... Essa blogagem também é um apelo para que todo mundo comece a olhar para todos os museus brasileiros com mais carinho, visite mais, apoie mais, etc para que uma tragédia assim não se repita.
Fiquei super chateada com o que aconteceu porque não cheguei a conhecer o Museu Nacional (que também desconhecia até ler um post no Finestrino novamente) e ele estava na minha programação dessa viagem de julho/2018, mas os planos mudaram, eu não conheci o museu e nunca conhecerei... Essa blogagem também é um apelo para que todo mundo comece a olhar para todos os museus brasileiros com mais carinho, visite mais, apoie mais, etc para que uma tragédia assim não se repita.
Museu Nacional no Palácio da Quinta da Boa Vista antes do incêndio - Foto: Halley Pacheco de Oliveira - CC BY-SA 3.0 |
Vejam aqui 3 museus que eu achei surpreendentes no Rio de Janeiro!
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Pra quem gosta de museus, confiram no blog Vem que te Conto! um super post com dica de 7 museus imperdíveis no Rio de Janeiro!
Visitando o Museu Histórico Nacional
O Museu Histórico Nacional tornou-se o mais importante museu de História do país com uma área de 20 mil metros quadrados para produção e difusão do conhecimento. Além das exposições permanentes, uma área é dedicada para exposições temporárias (em julho/2018 não tinha nenhuma exposição temporária do meu interessante).
Entrada |
A exposição "Oreretama" mostra os indígenas brasileiros, começando lá atrás com o pessoal da Serra da Capivara! |
"Oreretama" - diversos artefatos indígenas de todo o território brasileiro |
"Portugueses no mundo - de 1422 a 1822" - material sobre a escravidão e os engenhos de açúcar (com uma maquete que se mexe e acende a luz). |
Veja aqui 10 passeios incríveis no Rio de Janeiro!
Quadros do Rio de Janeiro de antigamente, as Cidades Históricas de Minas etc |
Farmácia Homeopática Teixeira Novaes - reconstrução da tradicional farmácia que funcionou entre 1847 e 1983 no centro do Rio de Janeiro |
A construção da nação (1822-1889) |
* indicates required
Sobre o império, família real e proclamação da República |
A cidadania em construção - de 1889 aos dias de hoje - objetos comuns em casas do século XX, inclusive os primeiros eletrônicos e brinquedos do século todo (achei até brinquedos dos anos 80!) |
Outra parte interessante para visitar no Museu Histórico Nacional, são os carros antigos da exposição "Do móvel ao automóvel - transitando pela História", que conta com cadeirinhas, carruagens, berlindas e carros antigos.
Uma super dica de bate-volta saindo do Rio de Janeiro é a Cidade Imperial - veja aqui como foi o meu roteiro de um dia em Petrópolis!
Compre o seu ebook com "50 lugares diferentes que você precisa conhecer no Rio de Janeiro" para turistar na Cidade Maravilhosa além do óbvio - escrito por guias da Sou+Carioca! |
E aí, vamos visitar mais museus?
Garanta aqui o seu tour pelo Rio de Janeiro e proximidades!
Informações Práticas - Museu Histórico Nacional
Site: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora
Como chegar: a estação de metrô mais perto é a Cinelândia. De lá, dá cerca de 15 minutos andando pelo centrão do Rio de Janeiro. Se for de Uber pode baixar e utilizar meu código EDEY7DE8UE.
Preço: R$ 10,00
Horários de funcionamento: de 3a a 6a das 10h às 17h30. Sab, dom e feriados das 13h às 17h
Blogagem Coletiva - Museus Brasileiros
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que museu incrível! Amei a exposição de carruagens e o acervo riquissimo. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirNé? não esperava tanta carruagem legal...
ExcluirVocê está certíssima sobre como esse museu é pouquíssimo divulgado! A maioria das pessoas só foram lá para ver alguma exposição (e mesmo assim não aproveitaram para conhecer o acervo do museu). A coleção de carruagens é linda. Lá tem um restaurante que a comida é uma delícia. Para uma almoço no Centro um tiquinho mais demorado é uma boa pedida
ResponderExcluirBoa dica! E realmente, algumas pessoas comentaram com comigo que gostam de ir lá para as exposições temporárias bem legais que eles fazem.
ExcluirQue bacana! Acredito que um dos mais importantes "depósitos" da nossa história. Ótima iniciativa essa blogagem coletiva.
ResponderExcluirObrigada! Bjão!
ExcluirEsse é um dos meus museus favoritos no Rio e concordo contigo, podia ser bem mais conhecido e divulgado! O acervo é impressionante e tem tudo a ver com o Brasil :)
ResponderExcluirTem tudo a ver mesmo! Pena que precisou desse incêndio maldito pra se levantar a importância de divulgar museus né?
ExcluirNossa, Fe, que interessante! Eu mesma nunca tinha ouvido falar e achei incrível a coleção. Já entrou para a minha listinha!
ResponderExcluirÓtimo!!! Não vai se arrepender!
ExcluirFe.... Adorei saber a existência deste museu. Irei ao RJ em breve e ele jà esta na minha lista!
ResponderExcluir;)
Ótima ideia! Boa viagem!
ExcluirTambém nunca tinha ouvido falar desse museu Fernanda. Vou fazer o possível para visita-lo em minha próxima ida ao Rio. Felizmente tive a oportunidade de conhecer o Museu Nacional, mas lamento por você não ter tido a mesma sorte.
ResponderExcluirNem me fale... ainda arrasada. Mas vai sim!
ExcluirOi, Fernanda, juro que cheguei a confundir este museu com o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Mas este aqui é lindo e muito rico também, espero conhecer em breve, adorei a dica. Beijos.
ResponderExcluirNão vai se arrepender! Nossa, eu vi até reportagem confundindo os 2 naquela semana e por isso q deixei bem claro... O pessoal podia ter mais criatividade para os nomes né?
ExcluirRealmente uma pena que não esteja no roteiro da grande maioria dos turistas. E até dos cariocas mesmo... Adorei o texto super completo, ótima divulgação desse museu que é incrível e pouco valorizado.
ResponderExcluirObrigada pelo elogio!
ExcluirAdorei a dica desse museu. Meu filho iria adorar ver essas carruagens e os canhões. Já anotei a dica para minha próxima ida ao RIo.
ResponderExcluirAh, eu acabo nem pensando em criança pq não tenho rs, mas acho que ele vai gostar sim!
ExcluirSem dúvidas, um museu importantíssimo para a nossa história e que merece valorização.
ResponderExcluirQuando vi a foto dos eletronicos e brinquedos ao longo da história, me lembrei do museu ddr , em Berlim, que conta como era a vida na Alemanha socialista x comunista.
Obrigada por nos apresentar este Museu e que possamos valorizar mais o nosso rico patrimônio.
Excelente post!
Nossa, agora que vc falou do DDR, tb lembrei dessa parte! Amei aquele museu!
ExcluirQue demais esse museu! Lindo! uma ótima escolha para a BC! Quero conhecê-lo em breve.
ResponderExcluirMuito bom mesmo!
ExcluirEsse museu é realmente incrível!!! Bateu uma saudade lendo esse post!!!
ResponderExcluirhehehe que bom que já conheceu e gostou!
ExcluirOlha só, como vc tbm nunca tinha ouvido falar desse museu mesmo sendo alok do Museu e já tendo ido pro Rio várias vezes. Que pena! Gostei bastante pelas suas fotos e relatos, é importante conhecer a história do nosso país
ResponderExcluirMuito importante! Tá aí essa bagunça de eleição pra provar...
ExcluirPasso sempre na frente dele e nunca dei valor ao que tem dentro. Realmente só a construção já é fantástica! Mas esse acervo tb é riquíssimo!
ResponderExcluirEntrando urgentemente na minha listinha!
Obrigada por compartilhar essa dica!
De nada! Não deixe de ir na sua próxima vez no Rio!
ExcluirSó pra te dizer que consegui visitá-lo ano passado e é realmente muito lindo! Um dos museus mais modernos do país!
ExcluirOlha q legal! Adoro qnd esses planos d viagem dão certo!
ExcluirQue bacana, adoro museus, principalmente quando tem um grande acervo e realmente de utilidade para conhecermos mais da nossa história do Brasil.
ResponderExcluirsim, e os museus históricos são justamente os meus preferidos!
ExcluirTanta gente viajando para o exterior e tirando selfies em vários museus pelo mundo afora... precisamos valorizar também os nossos museus. Ótima postagem!
ResponderExcluirCom certeza! E obrigada!
ExcluirEu adoro esse museu, é um dos meus preferidos quando morava no Rio, toda a estrutura e os arredores são belíssimos!
ResponderExcluirQue bom saber que já era frequentadora!
Excluir