Acabei de voltar de quase 3 meses na Europa - sim, uma baita de uma aventura! Aproveitei para rever várias cidades que adoro e pessoas que estava com saudades e até para desvirtualizar amizades. Viajei a maior parte do tempo sozinha, mas também passei um tempo na República Tcheca com alguns poucos amigos e conhecidos antigos e fazendo muitos novos amigos. Muitos personagens dessa viagem não tem nem nome (desde a mulher de olhos puxados que conversei 2 minutos no metro de Varsóvia até a alemã viajando sozinha pela Polônia que trombamos 3x em Torun ou a canadense que estava no meu hostel em Gdansk e esquecemos de trocar contatos apesar de conversarmos muito por 3 dias).
Praga vista da Torre do Relógio |
Cúpula do Reichtag em Berlim por dentro - passeio clássico (e grátis) que não tinha feito ainda! |
Foi um pouco mais de um mês na Alemanha, 3 semanas na República Tcheca e quase 1 mês na Polônia, além de um passeio de um dia para Liechtenstein quando estava em um lago bem ao sul da Alemanha. Fiquei em hotéis, hostels em quarto privativo, hostels em quarto compartilhado, casa de amigos (uma delas blogueira também, a Katarina do Outro Blog!), pensão/pousada. Viajei de Flixtrain 2 vezes (o trem alternativo barato que pertence à Flixbus), carona de amigos, trem alemão (Deutsche Bahn) várias vezes, trem austriaco ÖBB no dia que fiz um passeio pra conhecer outro micro pais (Liechtenstein), incontáveis vezes em ônibus da Flixbus e uma vez em trem da RegioJet Aliás, ate barco rolou no Lago de Constança. Na Alemanha, dormi em Frankfurt, Berlim, Stuttgart, Ulm, Lindau (Lago de Constança) e Munique. Na República Tcheca dormi em Cesky Krumlov, Praga, Zirec, Praga novamente e Olomouc. Na Polônia, minhas bases foram Cracóvia, Wroclaw (Breslávia), Poznan, Gdansk, Bydgoszcz, Torun e Varsóvia. Estive em muitos outros lugares em passeios de um dia (ou até meio dia), que aos poucos vão aparecendo aqui no blog.
Roteiro e dicas para viajar de ônibus pela Polônia
Em sentido horário - Idstein, Stuttgart, Esslingen e Maulbronn |
Não vou publicar o roteiro dia a dia completo porque acho que não faz sentido nenhum - tirei dias inteiros ou meio períodos para descansar ou trabalhar. Rolou mina de sal, campo de concentração, vários castelos e muitos walking tours. Andei de segway pela primeira vez na vida, dirigi um trabi (trabant - o carro da Alemanha socialista) e quase fui atropelada por bicicletas trocentas vezes. Perdi as contas de quantos museus e igrejas visitei ou torres que subi por causa da vista panorâmica - outras tantas eu deixei de subir porque meu joelho doía. A quantidade de band-aid então, não faço ideia - muitas bolhas nos pés de tanto caminhar (mas acho que andei menos do que na minha viagem para a Alemanha em 2014). O record foram 26.500 passos - 13 km no primeiro dia inteiro em Praga. Foram vários patrimônios da humanidade também e uma dúzia de mini perrengues concentrados em um mesmo fim de semana!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
Me comuniquei bastante em inglês e alemão, médio em português e espanhol e até um pouquinho fazendo mímica. Abusei do Google Tradutor para cardápios, mas foi tanto tempo em cada país que na segunda semana na República Tcheca ou na Polônia eu já entendia algumas palavras básicas de cardápios como frango, cebola, tomate, queijo, molho, café etc. Peguei pouca chuva, quase nada de frio e muito sol e calor - voltei mais bronzeada do que quando fiquei um mês no verão em Recife!
Em sentido horário - Cesky Krumlov, Praga, Cracóvia e Olomouc |
Em sentido horário - Wroclaw, Poznan, Varsóvia e Gdansk |
Levei 18kg na mala e voltei com 23kg porque comprei livros e muito chocolate, mas poderia ter levado menos coisa. Enjoei de lavar roupa na casa dos amigos, no banho ou na pia (mas justamente para lavar um pouco menos, levei mais roupa do que necessário). Levei uma necessaire completa mas tive que repor quase todos os itens pelo caminho (até a escova de dente que perdi rs). Confesso que nas últimas semanas estava adorando a Polônia, mas não via a hora de voltar para o meu canto e ter minha cama, meu quarto, meu banheiro e meu sossego de volta. Com certeza foi inesquecível!
Fique de olho no blog que os posts começam a sair em breve!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que demais sua viagem de 3 meses pela Alemanha, República Theca e Polônia! Adorei seu relato e de saber como foi sua viagem! Estou saindo semana que vem também para uma viagem de 3 meses já estou um pouco ansiosa, mas estarei pela Ásia. Nesses 3 meses farei Índia, Tailândia, Laos e Vietnã! Não vejo a hora de começar minha viagem e estou até um pouco ansiosa!
ResponderExcluirOba! Não conheço nada de Ásia e com certeza vou acompanhar! Quem sabe não me inspira para a próxima?
ExcluirQue sonho poder passar 3 meses na Europa. Você conseguiu aproveitar bastante! Quantos lugares visitados bacanas. Não conheço a Polônia e pelas suas fotos e dicas me pareceu bem interessante.
ResponderExcluirSim, eu não conhecia nada e cada coisa q eu lia eu tinha mais certeza que iria gostar. Mas cheguei lá e me surpreendi! Um mês não foi suficiente! hehehe
ExcluirQue temporada maravilhosa Fernanda, tenho certeza que os posts serão lindos e suas memórias inesquecíveis. Estou curiosa :)
ResponderExcluirhehehe obrigada e acompanhe que eles estão saindo!
ExcluirAmei acompanhar essa sua trip, cheia de aventuras. Passar três meses na Europa deve ser perfeito!
ResponderExcluirObrigada! Sim, é bom demais!!!
ExcluirCurtiu bastante, hein? Nós ainda precisamos voltar para Praga, as fotos sempre são lindas. E que coisa mais linda esse Schloss Sigmaringen! FAlta agora vocês passarem em Ettlingen e Karlsruhe :P
ResponderExcluirAh sim, com certeza volto logo pq ainda faltam muitos lugares ;)
Excluir