Com cerca de 800 mil habitantes, a capital da Paraíba é a oitava maior cidade do Nordeste. João Pessoa tem atrativos históricos e praias bonitas, mas geralmente a Paraíba é menos desejada entre os turistas que vão para o Nordeste e acabam preferindo os seus vizinhos. Dentro dos limites do município está a "Ponta dos Seixas", ponto mais oriental das Américas (da parte continental) e portanto o local onde o sol nasce primeiro por aqui. Seu centro histórico foi tombado pelo IPHAN e já existia desde antes de ter feito parte da colônia da Holanda no Brasil (quando era conhecida como Frederikstad). O nome da capital é uma homenagem ao político pernambucano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que foi assassinado quando estava concorrendo ao cargo de vice presidente do Brasil na chapa de Getúlio Vargas em 1930. João Pessoa recebeu o título de cidade criativa pela UNESCO em 2017 por conta de seu artesanato.
Quem acompanha o blog desde o começo pode lembrar que postei a minha bucket list de viagem em 2013 e o pôr do sol na Praia do Jacaré em João Pessoa estava nessa lista de lugares para conhecer no Brasil! Quando descobri que muita gente de Recife faz esse bate-volta Recife-João Pessoa quase como o pessoal faz Campinas-São Paulo, tive certeza que era a minha oportunidade de conhecer João Pessoa também durante a minha visita a Recife! Fiz o passeio de um dia para João Pessoa saindo de Recife (city tour + pôr do sol na praia do Jacaré) e conto tudo no post de hoje!
Como é o passeio de um dia para João Pessoa saindo de Recife?
O dia começa cedo para quem sai de Recife para conhecer João Pessoa em um dia só. São cerca de 2h cada trajeto e o tour é vendido com direito a ser buscado no seu hotel (e deixado lá ao final do dia) então acabamos fazendo um mini tour por Boa Viagem passando de hotel em hotel. Essa é a parte mais chata do dia com certeza - eu estava hospedada na Praia de Pina (parte mais ao norte de Boa Viagem então me dei bem e fui uma das últimas a ser buscada). Paramos para um descanso, banheiro e comidinhas no Rei das Coxinhas, que é praticamente uma instituição para o pessoal que mora na área. Na volta também fazem uma parada no mesmo local. Sinceramente, não sei se escolhi mal, mas não gostei da coxinha que pedi - tentei pedir com charque (ou carne de sol? não lembro) que é um ingrediente local, mas estava seca demais - não curti.
Centro histórico de João Pessoa
O primeiro ponto de parada do tour em João Pessoa é no centro histórico, declarado patrimônio pelo IPHAN. Não dá tempo de ver tudo de interessante que existe na região, mas nas 2 paradas no centro (na praça João Pessoa e na praça em frente à Igreja de São Francisco) ficam várias das principais construções explicadas pela guia. Leia mais sobre o centro histórico de João Pessoa aqui.
Praça João Pessoa - as 2 primeiras fotos são do Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça da Paraíba. O outro palácio bonitão da praça é o Palácio da Redenção, que é a sede do Poder Executivo Estadual. Na mesma praça ainda ficam a Assembleia Legislativa e a Faculdade de Direito. |
Praticamente na frente da Igreja de São Francisco, fica essa casa azul linda e o cruzeiro. Leia mais sobre o Centro Cultural São Francisco aqui. |
A fachada Igreja de São Francisco bonitona aqui |
Veja aqui como é o passeio de um dia para a Praia de Carneiros e aqui as melhores dicas de bate-voltas saindo de Recife! Veja aqui todas as opções de passeios de um dia saindo de Recife ou Olinda!
Onde o sol nasce primeiro no Brasil - Ponta do Seixas (João Pessoa)
A próxima parada é no Farol de Cabo Branco, pertinho da Ponta do Seixas. Não chegamos a entrar na praia da Ponta do Seixas propriamente dita, mas dali da frente do farol dá para ver a ponta. No farol de Cabo Branco existe uma feirinha e além de tirar fotos, algumas pessoas do grupo aproveitaram para experimentar alguns drinks indicados pela guia.
Teoricamente nas 2 fotos da esquerda, estamos olhando para a África! |
Farol de Cabo Branco todo diferentão |
Depois do almoço (não incluído - em um restaurante por quilo de algum hotel da cidade - normalzão), continuamos o tour.
* indicates required
Mercado de Artesanato Paraibano em João Pessoa
A próxima parada é no mercado de artesanato. Eu fiquei rodando pelas lojinhas e comprei só um imã para a coleção dos meus pais. Algumas meninas do tour aproveitaram o tempo, pegaram um Uber e foram até o letreiro "Eu amo Jampa" para tirar fotos, mas a maioria ficou ali mesmo nas lojinhas.
Na parede do mercado achei essa explicação sobre a palavra "nêgo" na bandeira da Paraíba - a guia comentou no ônibus em algum momento sobre isso também. |
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo João Pessoa!
Praia do Jacaré - pôr do sol com o Jurandy do Sax
O passeio de catamarã para ver o pôr do sol com o Jurandy do sax tocando era o que eu mais queria fazer na cidade, então paguei o passeio à parte (se não me engano R$ 45,00), mas é possível sim ficar no píer construído na praia do Jacaré e ver a apresentação do Jurandy e o pôr do sol dali, sem pagar nada. A visão vai ser de mais longe e com os barcos do passeio atrapalhando, mas dá.
Na verdade, a apresentação acontece na cidade vizinha de Cabedelo, que fica mais ao norte e aí o caminho de volta para Recife fica mais longo. A praia é na verdade uma praia de rio. Infelizmente o dia estava nublado e nem rolou um sol de pondo bonitão mesmo. O jeito foi curtir a música. O passeio inclui um tour pelo rio com explicações sobre a flora, a fauna e como começou a tradição do Jurandy do sax tocando Bolero de Ravel. Aparentemente ele nunca fica doente e já tocou mais de 4 mil vezes! Jurandy entrou para o Guiness Book como a pessoa que mais tocou Bolero de Ravel no mundo!
No dia que fui chegou até a chover enquanto estávamos no barco... mas o passeio rolou mesmo assim. |
Jurandy toca seu sax em um outro barquinho que vai passando ao lado do barco do passeio, da orla etc. A música é reproduzida por caixas de som então dá pra ouvir bem alto. |
Antes de Bolero de Ravel na verdade rola até um forró no barco com direito a "Lampião" e "Maria Bonita" ensinando os turistas a dançarem. Quem comenda a música nessa hora é Belle Soares com seu violino - um espetáculo também. Jurandy sobe no barco depois e toca mais algumas músicas. |
Esse foi o "pôr do sol" naquele dia nublado... :( |
Após o passeio de barco, voltamos para o ônibus para iniciar a volta para Recife, mas quem estiver de carro no local pode aproveitar outro show que rola ali no palco da praia após o sol se por.
Veja aqui todas as opções de passeios de um dia saindo de Recife ou Olinda!
Onde ficar em João Pessoa
Para quem quer curtir praia, não rola fazer esse passeio de um dia saindo de Recife. Você teria mesmo que se hospedar em João Pessoa. A praia mais recomendada para se hospedar é Tambaú. Veja aqui todas as opções de hospedagem em Tambaú. Algumas dicas: o famoso Tambaú Hotel, Best Western Caiçara ou o Littoral Express. Para hospedagem mais em conta, confira o Hostel Orla de Tambaú. Aqui estão todas as opções de hospedagem em João Pessoa.
Para se hospedar na cidade e passear de um local a outro, o ideal é estar com carro alugado (Brasil é Brasil - transporte público nunca é dos melhores infelizmente).
Um passeio lindo na cidade é o das piscinas naturais do Seixas. Veja dicas sobre ele no blog Estrangeira e no blog Idas e Vindas. Outra dica de passeio do Idas e Vindas é para as piscinas naturais de Picãozinho.
Outras dicas em João Pessoa
Um passeio lindo na cidade é o das piscinas naturais do Seixas. Veja dicas sobre ele no blog Estrangeira e no blog Idas e Vindas. Outra dica de passeio do Idas e Vindas é para as piscinas naturais de Picãozinho.
Alugue carro com o parceiro do blog Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog, que ganhará uma comissão!
E aí, animou em conhecer a Paraíba e sua capital João Pessoa? O passeio de um dia a João Pessoa saindo de Recife foi uma cortesia da Tour On Turismo (a empresa não existe mais) para o blog "Tá indo pra onde?", mas as opiniões contidas neste post são independentes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Tenho muita vontade de conhecer João Pessoa! E não sabia que era possível fazer um bate-volta de Recife, ótima dica, anotada aqui.
ResponderExcluirÉ sim! Claro que vc sai cedo, não tem tempo de aproveitar praias e volta tarde, mas dá.
ExcluirEu amooo João Pessoa, pra mim é a capital mais fofa do nordeste. Curti seu relato de bate-volta, mas eu acho que vale a pena demais dormir pelo menos 2 noites por lá!
ResponderExcluirAinda falta conhecer mtas capitais pra eu saber qual é a mais fofa hehehe e sim, teria coisa pra fazer pra ficar mais tempo em João Pessoa mesmo, mas no meu caso, eu nem curto praia hehehe.
ExcluirDá pra fazer muita coisa nesse passeio de um dia em João Pessoa, o centro histórico é muito bonito, mas adoraria ver o pôr do sol com o bolero de Ravel ao vivo, deve ser uma emoção.
ResponderExcluirSim, o centro histórico pra mim foi a maior surpresa pq nunca tinha visto foto e me surpreendi!
ExcluirQue incrível esse por do sol eim, só fui para João Pessoa uma vez, mas foi a trabalho, um bate e volta e não consegui conhecer nenhum ponto turistico. Agora vi que a cidade parece ser bem interessante.
ResponderExcluirAh, então já tá na hora de voltar ne?
ExcluirAcredita que eu fui a João Pessoa, fiquei vários dias e não assisti ao Por do Sol na praia do Jacaré? Na época não achei interessante pela forma como nos descreveram, mas quando voltar vou querer ver.
ResponderExcluirNooossa, quem foram essas pessoas hein? Eu vi algum vídeo do Jurandy do Sax anos e anos atrás e já queria muuito fazia tempo
ExcluirÉ tão bom quando conseguimos fazer um passeio de bate e volta e conhecer outros destinos né? Adorei a dica de bate e volta a João Pessoa
ResponderExcluirSim, adooro! rs
ExcluirAdorei as dicas do passeio e da praia do Jacaré!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirAdorei suas dicas de o que ver e fazer em João Pessoa, tenho muito vontade de conhecer a cidade. Lá muito caro lá?
ResponderExcluirComparando com os preços do Sudeste, é barato rs E tb mais barato em geral do que Recife.
Excluirrecife esta na minha listinha de lugares para conhecer neste fim de ano! vou fazer um roteiro pelo nordeste e ja vou usar todas as suas dicas!
ResponderExcluirQue massa! Vai adorar, tenho certeza! Os recifenses são legais demais!
ExcluirEu quero muito conhecer Recife e Olinda e confesso que não me liguei que João Pessoa é tão perto! Certamente quero incluir no roteiro também!
ResponderExcluirEu tb nunca tinha pensado nisso até ver Jampa como opção de passeio lá no site da Tour On e dps alguns amigos de Recife comentaram mesmo q o pessoal de uma cidade vai muito pra outra pro fim de semana ou mesmo 1 dia só.
Excluir