Já são diversos posts aqui no blog contando sobre meus quatros dias na maior cidade do Vale do Itajaí e centro econômico do Vale Europeu em Santa Catarina, mas ainda faltou falar de algumas atrações e este post de hoje é um resumão do que fazer em Blumenau, talvez a cidade mais alemã do Brasil!
Veja aqui como foi o meu roteiro de quatro dias por Blumenau e Pomerode com outros blogueiros!
Leia aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!
Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.
Mas afinal, o que ver e fazer em Blumenau como turista?
Veja aqui como foi o meu roteiro de quatro dias por Blumenau e Pomerode com outros blogueiros!
"Castelinho" em estilo enxaimel que é uma das construções símbolo da cidade bem na rua principal! |
Leia aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!
Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.
Mas afinal, o que ver e fazer em Blumenau como turista?
Arquitetura alemã
Muitas construções em Blumenau seguem o padrão europeu, principalmente alemão, como o prédio da foto acima ou a prefeitura na foto abaixo. Eu adoro esse estilo enxaimel, com a madeira da construção aparente! (ok, hoje em dia em muitos casos é só uma imitação, mas acho tão fofo!).
Existem casas enxaimel em outros lugares, mas é no centro da cidade que temos uma concentração de construções do tipo, principalmente na principal avenida, a XV de Novembro. Veja aqui um roteiro de uma manhã pelo centro de Blumenau! Outro lugar legal para isso é Pomerode - veja aqui um roteiro para conhecer a cidade em pouco tempo!
Prefeitura de Blumenau |
Nas 2 fotos de cima, o Teatro Carlos Gomes |
algumas casas na Avenida XV de Novembro |
O melhor aeroporto para chegar quando se visita Blumenau é o de Navegantes. Veja aqui como ir do aeroporto de Navegantes para Blumenau!
Museus
São diversos museus interessantes e não muito grandes na cidade como algumas que já mostrei nos outros posts - Museu da Cerveja, Museu da Família Colonial, etc. Além deles, tem também o Museu da Água (com vista para a cidade) e o museu da Fundação Hering, já que esta importante indústria nasceu em Blumenau.
Museu da Água
Não é bem na parte mais turística da cidade, mas não fica longe da prefeitura. Mostra algumas curiosidades sobre o fornecimento de água na região, com direito à cidade vista do alto! Leia mais sobre ele no blog Viajar Correndo.
Ainda não sabe onde se hospedar em Blumenau? testei 2 hotéis, que recomendo: o Himmelblau Palace e o Ibis Blumenau.
Museu Hering
A Cia. Hering fundada em Blumenau pelos irmãos Hermann e Bruno Hering em 1880 tem sua sede na cidade até hoje e sua história mistura-se com a história e crescimento da cidade e da indústria têxtil na região. A família imigrou para o Brasil em busca de uma vida melhor e prosperou por aqui.
Aprendemos sobre a história da família e empresa Hering. Olha aí a primeira camiseta da Hering fabricada! E no vídeo abaixo, como elas eram feitas antigamente! |
A sede da empresa ainda está no local original e é muito bonita |
E esse jardim suspenso então? Maravilhoso! Projeto de Burle Marx. |
Ali pertinho fica uma loja da Hering que vende inclusive peças de coleções passadas, em promoção. Leia mais sobre o Museu da Hering e a empresa no blog Casa de Doda. Outros museus interessantes na cidade são o Museu da Cerveja, o Museu da Família Colonial e o Museu de Hábitos e Costume, que não visitei. Leia sobre os 2 primeiros nos links abaixo das fotos e sobre o último, no blog Casa de Doda.
Museu da Cerveja |
Museu da Família Colonial |
Museu da Família Colonial |
Cervejarias
Como falar de Blumenau sem falar de cerveja, não é mesmo? Até eu que não bebo aprendi um monte por lá, sobre os ingredientes, a produção, o comércio, as festas e tradições. Durante o encontro de blogueiros, dedicamos boa parte de um dia para conhecer algumas cervejarias e contei tudo em um post específico sobre cerveja.
Cervejaria Blumenau |
Cervejaria Container |
Vale do Lúpulo |
O que e onde comer em Blumenau? Dicas de restaurantes e evento gastronômico!
Eventos
Além da famosíssima Oktoberfest, a maior do mundo depois da festa de Munique, a cidade conta com um calendário intenso de festas, feiras e eventos que atraem um grande público e divertem todo mundo! Contei sobre o alguns pratos típicos trazidos para a região pelos imigrantes alemães e o Festival Sabores de Santa Catarina aqui. Mas tem também festas de Páscoa, de verão (Sommerfest em janeiro), de Natal, etc.
A maior parte destes eventos acontece no Parque Vila Germânica, que também tem um monte de restaurante e lojinhas que funcionam mesmo sem festa nenhuma acontecendo - e sim, mais uma surra de casinhas enxaimel! |
Roupas típicas usadas na Oktoberfest |
Aqui tem todas as dicas sobre a Oktoberfest! Outro evento imperdível em Blumenau é o "Magia de Natal" - veja aqui uma lista com as melhores cidades para curtir o clima natalino no Brasil - claro que Blumenau está nela (e Pomerode ali do lado também)!
Acompanhe o calendário de eventos de Blumenau aqui ou siga o blog Casa de Doda nas redes sociais, porque a Márcia mora em Blumenau e está sempre participando de tudo!
Acompanhe o calendário de eventos de Blumenau aqui ou siga o blog Casa de Doda nas redes sociais, porque a Márcia mora em Blumenau e está sempre participando de tudo!
Outras atrações em Blumenau
Além das atrações mais conhecidas de Blumenau, tem algumas que ainda estão bem "escondidas", como por exemplo a rota do cristal e da porcelana (leia post da Márcia), que engloba estabelecimentos em Blumenau e na vizinha Pomerode - veja o vídeo abaixo!
Leiam também no blog Casa de Doda sobre a Vila Itoupava, o distrito mais alemão de Blumenau (cheinho de casas enxaimel).
Para continuar a viagem depois de Blumenau, uma boa dica é aproveitar o Beto Carreiro World. Veja aqui um roteiro de 4 dias, incluindo Curitiba.
I Blogando no Vale Europeu
Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!
Organização: blog Casa de Doda
Blogs Participantes: Retrip, Viajante Solo, Tá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota Terrestre, Mapa na Mão, ITALIAna, Meu Destino, Relatos de Viagem, Destinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí
Apoio Institucional: Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
Apoio: Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Hotéis, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen
Parceiros: Effort Digital, Restaurante Thapyoca, SealBag, Executivo Transportes, FeelClean, Museu Hering, Cerveja Blumenau, Restaurante Pertutti, Cervejaria Container, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, Vale do Lúpulo Brew Shop, Cupcakes in box, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, pesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Meu primeiro contato com a cultura alemã foi em Blumenau! Adorei conhecer a cidade. Quando fui era criança, preciso voltar para conhecer as cervejarias hahaha
ResponderExcluirhehehe eu fiz ao contrário e adorei encontrar várias referências alemãs em Blumenau depois de já conhecer a Alemanha!
ExcluirSó de falar em Santa Catarina já me empolga, amo! Todas essas influencias alemãs são apaixonantes (a Alemanha é meu segundo país preferido da vida). Amei todas as dicas de Blumenau e me fez querer voltar. Amei as fotos também, obrigada!
ResponderExcluirQue legal! Eu tb amo a Alemanha de paixão então te entendo perfeitamente rs
ExcluirSanta Catarina é um dos poucos estados que eu não conheço no Brasil, e Blumenau sempre esteve na lista de desejos. Adorei suas dicas, espero colocar em prática em breve!
ResponderExcluirNossa, então tem que ir mesmo! Tem muita coisa legal por lá!
ExcluirAcho lindo, um pedacinho da Europa no Brasil! É uma otima viagem para se fazer
ResponderExcluirÉ mesmo, apaixonante!
ExcluirBlumenau parece ser uma cidade tão linda! Tenho muita vontade de conhecer :)
ResponderExcluirE é! Não vai se arrepender!
Excluir