Durante o encontro de blogueiros Blogando no Vale Europeu, passamos uma manhã caminhando pelo centro de Blumenau, conhecendo sobre a história da cidade e curtindo algumas atrações. Lá no final do post vai ter um super mapa marcando tudo que vou falar neste post e também dicas de onde se hospedar, onde comer etc.
Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.
Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.
Veja aqui como foi o nosso roteiro de 4 dias em Blumenau e Pomerode!
Leia mais sobre a Rua XV de Novembro no blog da Márcia, Casa de Doda, moradora de Blumenau e organizadora do encontro!
Prefeitura de Blumenau, relógio de flores e a locomotiva Macuca, importada da Alemanha em 1908. |
O passeio começa na Prefeitura de Blumenau, em um prédio com arquitetura enxaimel, muito comum em diversas regiões alemãs - eu adoro! Depois da minha visita, instalaram um daqueles letreiros para tirar foto de "Eu amo Blumenau", mas em alemão, trocando o "eu" por "ich".
Andando pela rua principal, a XV de Novembro - eu fiquei impressionada pelo tanto de casarão em estilo art deco, que não sabia que tinha bastante por ali. |
Leia mais sobre a Rua XV de Novembro no blog da Márcia, Casa de Doda, moradora de Blumenau e organizadora do encontro!
É só ir passeando e tirando fotos de tudo! |
O jeito mais fácil de chegar em Blumenau é pelo aeroporto de Navegantes. Veja como ir do aeroporto de Navegantes para Blumenau e como se locomover na cidade!
Nas 2 fotos de cima, o Teatro Carlos Gomes fundado em 1860 e nas 2 fotos abaixo, uma das construções mais emblemáticas da cidade - o "castelinho" que teria sido inspirado na prefeitura de Michelstadt, na Alemanha e hoje abriga uma loja que não recomendo. Essa prefeitura inspiradora sempre é citada como uma mais bonitas da Alemanha e escrevi sobre o assunto aqui. |
Catedral São Paulo Apóstolo com a sua torre do sino diferentona |
Mais arquitetura típica alemã e austríaca |
Vejam várias dicas do que e onde comer em Blumenau (inclusive no centro) e tudo sobre cerveja e cervejarias na Capital Brasileira da Cerveja!
No outro extremo da Rua XV de Novembro, fica o Museu da Cerveja (que já mostrei aqui), uma pracinha bonitinha e um dos restaurantes mais recomendados de Blumenau, o Thapyoca, na beira do rio Itajaí-Açú com um visual bem legal.
O Museu da Cerveja não poderia estar em uma cidade melhor, não é mesmo? |
Não tivemos tempo de visitar o Museu de Hábitos e de Costumes, mas sim o Mausoléu do Doutor Blumenau (fundador da cidade) e o cemitério dos gatos Edith Gaertner das fotos abaixo. Leia mais aqui sobre a atriz não muito conhecida e fã de gatos, sobrinha-neta do Dr. Blumenau e responsável pela criação deste pequeno cemitério.
Procurando dicas de onde se hospedar em Blumenau? Testamos 2 hotéis na cidade e contamos tudo aqui: Hotel Himmelblau Palace e Hotel Ibis Blumenau! O Hotel Ibis fica mais perto desta parte dos museus, mas o Himmelblau Palace fica mais perto da prefeitura.
Museu da Família Colonial |
Mas entramos sim no Museu da Família Colonial, que vocês podem ver nas fotos anteriores e próximas fotos - ele é pequeno, mas adorei - mostra bem como eram as casas das famílias dos primeiros colonos. E de novo, está em mais um prédio enxaimel lindo. A rua ali na frente com 2 fileiras de palmeiras também chama a atenção (Alameda Duque de Caxias).
Esse roteiro todo começou bem cedo e durou a manhã toda caminhando!
Veja aqui todas as atrações de Blumenau e porque você deve conhecer a cidade no dias que antecipam o Natal!
Roteiro pelo centro de Blumenau no mapa
Marquei todas as atrações citadas acima no mapa abaixo em azul. A linha roxa é o trajeto que fizemos naquele dia, seguindo a rua principal de Blumenau, a XV de Novembro. Adicionei também os hotéis que recomendo na cidade e ponto de parada do ônibus para o aeroporto, por exemplo. E claro, também tem dicas de onde comer por ali (em laranja).
Aqui está o nosso roteiro para conhecer Pomerode em pouco tempo!
Curtiram conhecer um pouco mais de Blumenau?
I Blogando no Vale Europeu
Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!
Organização: blog Casa de Doda
Blogs Participantes: Retrip, Viajante Solo, Tá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota Terrestre, Mapa na Mão, ITALIAna, Meu Destino, Relatos de Viagem, Destinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí
Apoio Institucional: Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
Apoio: Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Hotéis, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen
Parceiros: Effort Digital, Restaurante Thapyoca, SealBag, Executivo Transportes, FeelClean, Museu Hering, Cerveja Blumenau, Restaurante Pertutti, Cervejaria Container, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, Vale do Lúpulo Brew Shop, Cupcakes in box, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, pesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Oi, Fernanda. Tudo bem? :)
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obrigada Natie!
ExcluirAdoro Blumenau :) o bom é que dá pra fazer muita coisa a pé né? Tá tudo aí nesse miolo. Mas mesmo tendo morado super perto de lá, não conheço a maioria desses museus (que vergonha hahaha). Fica a desculpa para voltar!
ResponderExcluirSim, esse passeio foi inteirinho feito a pé - gosto taaanto quando dá pra fazer isso! E a senhorita trate de voltar então rs
ExcluirBlumenau é uma graça de cidade, nunca esqueci a marca da casa com as enchentes. Mas alguns dos lugares citados eu não conheci, olha a oportunidade de retornar.
ResponderExcluirÉ mesmo né? Tinha me esquecido dessa história. Mas que bom q sempre tem algo novo para conhecer!
ExcluirBem legal esse roteiro pelo centro de Blumenau. Ainda não conheço a cidade, mas já me interessei pelo Museu da Cerveja e Museu da Família Colonial.
ResponderExcluirObrigada! Não são museus grandes e demorados para conhecer, mas eu gosto bastante de museus que tem um tema bem específico!
ExcluirLindo o prédio da prefeitura, vai bem de acordo com essa arquitetura europeia da cidade. Quero muito conhecer, mas acho que prefiro ir já no agito da Oktoberfest. Você já foi?
ResponderExcluirNão fui, mas tb nem bebo cerveja hahaha Mas pra quem curte, com certeza recomendo!
ExcluirMuito bem ilustrado seu post, Fer! Valeu pelas dicas de roteiro no Centro de Blumenau! Bjs
ResponderExcluirObrigada!
Excluir