Sábado 02/novembro/2019 começou uma super exposição sobre o Leonardo da Vinci em São Paulo. Eu fui conferir e conto tudo sobre ela neste post! Cuidado com SPOILERS! Já foram 14 mil ingressos vendidos logo que abriram as vendas poucos dias atrás. Serão quatro meses de exposição em homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. A exposição foi adiada até 31/maio/2020!
Projeções gigantes de algumas de suas obras...
Tiraram do papel muitas de suas invenções!
São 18 temas diferentes. Cerca de 70 máquinas, códigos, animações, quadros famosos, uma verdadeira experiência de imersão no novo espaço do MIS São Paulo chamado de MIS Experience (no bairro Água Branca - perto da Barra Funda - em São Paulo).
Leonardo anotava suas ideias em caderninhos codificados como estes daqui (chamados de códices). Escrevia da direita para a esquerda (escrita espelhada) entre outros truques, provavelmente já com receio de que suas ideias fossem plagiadas. Acredita-se também que ele incluiu erros e omissões propositais para que suas ideias e conceitos ficassem protegidos.
Podemos ver várias de suas ideias reproduzidas em tamanho real - aqui por exemplo, uma bicicleta (alguns modelos foram reduzidos e outros foram aumentados para serem melhor compreendidos. Em vermelho, a escrita espelhada.
Foram utilizadas técnicas e materiais ( madeira, algodão, latão, ferro, lona e cordas) empregadas na Itália no século XV para recriar cuidadosamente as invenções de Da Vinci. Na foto maior, autorretrato do artista. Embaixo da bicicleta, a "cidade ideal", pensada após Milão ser atingida pela peste negra. Consistia em uma cidade cujas comunicações, serviços e saneamento de ponta garantissem que a disseminação de doenças nunca mais acontecesse com a mesma intensidade e facilidade.
Da Vinci era fascinado por voar e pensou em diversos aparatos que parecem muito por exemplo com o helicóptero e o paraquedas que temos hoje em dia. Demorou-se séculos para que o homem pudesse voar, mas Leonardo já sonhava com isso.
Ele chegou até a desenhar roupas a pedido de seu patrono!
Um piano fácil de carregar e uma sala dos espelhos
Leonardo da Vinci, o gênio
Pintor, inventor, cientista, engenheiro, escultor, biólogo, músico, arquiteto, artista - é difícil até nomear uma "profissão" para Da Vinci, nascido nos arredores de Florença (Itália) em 1452 e falecido em Amboise (França) em 1519. Entre suas invenções podemos considerar que ele foi o precursor do tanque de guerra, equipamento de mergulho, rolamentos de esferas, sistemas de engrenagens, automóvel, câmera, submarino e muitas outras coisas.
Alguns de seus trabalhos importantes só foram descobertos e devidamente creditados em 1966, perdidos durante séculos em uma biblioteca em Madri. Só podemos imaginar como os avanços na engenharia, medicina, transporte, matemática etc teriam sido mais fáceis com toda esse conhecimento antes.
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Talvez a parte mais impressionante do exibição "Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio" seja a tecnologia exclusiva da galeria imersiva "SENSORY4", que proporciona projeções espetaculares, reproduções de suas obras mais famosas e esboços.
No meio, o precursor do tanque de guerra, pensado quando trabalhou para o exército de Milão.
São vários espaços grandões onde os trabalhos mais conhecidos são projetadas em tamanho gigante com trilha sonora e dá quase para se sentir dentro das obras!
Algumas áreas vão sendo destacadas, a pintura vai focando em detalhes que às vezes passam desapercebidos etc tudo para entendermos melhor cada uma delas
Leonardo da Vinci também foi estrategista militar (contratado pelo exército) e por isso projetou pontes de montagem rápida, traje de mergulho para enfrentar navios inimigos etc
Na última área, fala-se sobre a Mona Lisa. Também são aumentadas cada uma das partes do quadro para uma melhor observação (mãos, olhos, sorriso, etc)
Conheça aqui os 25 segredos sobre a Mona Lisa revelados não muito tempo atrás - tanto tempo depois, sempre tem algo novo para se descobrir nesta obra impressionante (mas pequena).
O quadro que conhecemos hoje em dia no Museu do Louvre já está com as cores alteradas do original pela passagem do tempo mesmo. Descobriu-se que existem outras pinturas por baixo da famosa Mona Lisa, que foram uma espécie de rascunho.
O novo espaço do MIS SP (que também continuará com a unidade nos Jardins) tem 2 mil metros quadrados para exposições com pé direito alto, na antiga marcenaria da TV Cultura, no bairro Água Branca em São Paulo. O MIS Experience receberá outras exposições do tipo após o final desta.
Informação práticas sobre a exposição "Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio"
Ela é bem parecida com a exposição sobre Leonardo da Vinci que vi 5 anos atrás em Berlim. Mas o responsável pela exibição estava na inauguração e contou que esta é a maior exposição sobre os 500 anos do gênio porque conforme ela vai mudando de um país para outro, mais trabalhos de Da Vinci vão sendo acrescentados. Veja no site do MIS mais detalhes sobre a exposição. A parte das projeções dura aproximadamente 30 minutos. Às terças, a entrada é grátis e fecha de segunda. De 3a a domingo, das 9h as 19h (permanência até 20h30). Meia-entrada aplicável em diversas situações - preços entre R$ 17,50 e R$ 45,00.
Fica pertinho da Ponte do Piqueri e tem acessibilidade plena (desde física até explicações em braile ou áudio guia). Não tem nenhuma estação de metrô perto (20 minutos de caminhada até a mais próxima), mas haverão ônibus grátis do metrô Barra Funda (plataforma 6 e 7 - a partir das 9h a cada 15 minutos) até o MIS Experience nos horários da exposição. No local haverá um painel do Kobra com o "Homem Vitruviano", mas não estava pronto no dia que fui antes da inauguração (somente para visita de imprensa).
Sim, são taaantas exposições que eu dificilmente dou conta! Faço um esforço pra ir pelo menos a cada 2 meses pra SP, mas não consigo visitar nem todos os clásicos e nem todas as exposições rs
Nossa Fê, que legal essa exposição do Leonardo da Vinci, esse cara era muito gênio, né? Vou tentar encaixar a visita em dezembro, quando estiver visitando o Brasil! Curti!
Ai gente! Estou doida pra ir a essa exposição! Leonardo da Vinci era realmente um gênio! Só a história da Monalisa até chegar a tela final já vale a visita! É boa ir sozinha até o MIS?
Né? Ele era demais! Eu peguei um táxi até lá, mas agora tem ônibus grátis da própria exposição da estação Barra Funda até o MIS. De qualquer jeito um uber nesse trajeto sairia barato. As ruas não são muito movimentadas pq não tem muito comércio e tal por ali.
Estou louca pra ir nessa exposição com meus filhos e fazer da visita uma aventura completa: ir de ônibus (moramos em São José dos Campos), pegar o metrô e depois o ônibus que leva até o MIS Experience. Só aguardando as férias para poder fazer isso durante a semana!
Eu sou fã do Leonardo e tive o privilégio de estar perante algumas das suas mais belas obras-primas. Suponho que é esse lado de artista que mais me emociona, adoraria todos os detalhes dos quadros. Mas aposto que o meu filho ia adorar essas máquinas inventadas por ele.
Pois eh, ele era um gênio e eu não sei o que gosto mais rs. Tb visitei algumas de suas obras maravilhosas - q emoção por exemplo ver a Última Ceia ao vivo!
A movimentação é livre, mas pode não ser fácil voltar no contrafluxo em um dia muito cheio. Acho que fiquei 1h30, mas pq parei um tempão nas projeções e passei meio "correndo" na 1a parte que já tinha visto outra exposição parecida em Berlim.
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Que sonho visitar essa exposição! O que eu mais amo em SP é essa riqueza cultural e a quantidade de exposições incríveis que acontecem na cidade!
ResponderExcluirSim, são taaantas exposições que eu dificilmente dou conta! Faço um esforço pra ir pelo menos a cada 2 meses pra SP, mas não consigo visitar nem todos os clásicos e nem todas as exposições rs
ExcluirNossa Fê, que legal essa exposição do Leonardo da Vinci, esse cara era muito gênio, né?
ResponderExcluirVou tentar encaixar a visita em dezembro, quando estiver visitando o Brasil! Curti!
Ah vc vem de novo? Vai sim! E vamos marcar um encontrinho! No seu caminho entre SP e São Carlos!
ExcluirAi gente! Estou doida pra ir a essa exposição! Leonardo da Vinci era realmente um gênio! Só a história da Monalisa até chegar a tela final já vale a visita! É boa ir sozinha até o MIS?
ResponderExcluirNé? Ele era demais! Eu peguei um táxi até lá, mas agora tem ônibus grátis da própria exposição da estação Barra Funda até o MIS. De qualquer jeito um uber nesse trajeto sairia barato. As ruas não são muito movimentadas pq não tem muito comércio e tal por ali.
ExcluirAdoro as exposições do MIS, é uma melhor que a outra. Estou louca pra visitar a Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio, parece massa!
ResponderExcluirSim! Só cuidado pq essa daí é no novo local do MIS, q agora tem 2 unidades em SP!
ExcluirNossa que incrível esta exposição do Leonardo da Vinci. Pensar que faz 500 anos destas descobertas incríveis. Amei, tomara que venha pra Porto Alegre
ResponderExcluirAcho meio difícil irem pra outras cidades viu? :( mas sim, impressionante como coisas tão modernas foram pensadas séculos atrás pelo da Vinci né?
ExcluirNossa não sabia da Exposição do Leonardo da Vinci em São Paulo, ainda bem que leio seu blog sempre
ResponderExcluirhehehe volte sempre
ExcluirEstou louca pra ir nessa exposição com meus filhos e fazer da visita uma aventura completa: ir de ônibus (moramos em São José dos Campos), pegar o metrô e depois o ônibus que leva até o MIS Experience. Só aguardando as férias para poder fazer isso durante a semana!
ResponderExcluirQ legal! Eu fui de Campinas pra SP só pra essa exposição tb!
ExcluirQue grandiosidade a exposição Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio, o Mis sempre arrasa nas mostras, né? Queria passar por São Paulo pra conferir.
ResponderExcluirSim, mas tome cuidado pq essa é na 2a unidade do MIS, novíssima
ExcluirEu achei o máximo esta exposição, gostaria que ela fosse itinerante no Brasil para mais pessoas poderem ver.
ResponderExcluirSeria uma boa ideia, mas acho difícil... :(
ExcluirEu sou fã do Leonardo e tive o privilégio de estar perante algumas das suas mais belas obras-primas. Suponho que é esse lado de artista que mais me emociona, adoraria todos os detalhes dos quadros. Mas aposto que o meu filho ia adorar essas máquinas inventadas por ele.
ResponderExcluirPois eh, ele era um gênio e eu não sei o que gosto mais rs. Tb visitei algumas de suas obras maravilhosas - q emoção por exemplo ver a Última Ceia ao vivo!
Excluirq exposição fantásttica, sou fã do Leonardo e adoraria saber mais sobre sua vida e obras
ResponderExcluirÉ o lugar perfeito pra isso!
ExcluirEstou querendo muito ver esta exposição de Da Vinci, pena que não estou com nenhuma programação para ir a SP. Obrigada pelo post, já dá um gostinho
ResponderExcluirAinda bem q moro perto - sempre invento um motivo pra ver alguma exposição lá q eu esteja querendo hehehe
ExcluirAmo São Paulo por isso! Exposições incríveis como essa do "Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio" bem próximos e acessíveis.
ResponderExcluirEu tenho mil motivos pra amar e mil motivos pra odiar sp, mas esse monte de exposição e programas legais, definitivamente eu amo!
ExcluirOlá! Obrigada pelas infos. Quanto tempo no total você ficou na exposição? A movimentação pelas áreas é livre? Obrigada!
ResponderExcluirA movimentação é livre, mas pode não ser fácil voltar no contrafluxo em um dia muito cheio. Acho que fiquei 1h30, mas pq parei um tempão nas projeções e passei meio "correndo" na 1a parte que já tinha visto outra exposição parecida em Berlim.
ExcluirVocê sabe se a exposição irá para outra cidade (rio, por ex)?
ResponderExcluirEla foi prorrogada até o final de maio, mas sem informações sobre outras cidades por enquanto!
Excluir