Da última vez que fui para o Espírito Santo, conheci a região dos imigrantes (além de Vitória e Vila Velha que revisitei) e a cidade que fizemos mais coisas durante o encontro de blogueiros Pocando no ES 4 foi Santa Teresa, a primeira cidade fundada no Brasil pelos imigrantes italianos!
Algumas das atrações de Santa Teresa (ES) - antiga casa de imigrantes e igreja matriz |
Santa Teresa é hoje a maior produtora de uvas e vinhos do Espírito Santo e possui pouco mais de 20 mil habitantes. Em 1875, chegaram na região vários imigrantes da região do Tirol e do Vêneto e mais tarde seguiram alemães, suíços e poloneses. O povoado crescia e em 1891 foi declarado o município de Santa Teresa. É o berço do cientista Augusto Ruschi, pioneiro nas pesquisas com beija-flor (muito abundante naquela área) e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão.
Para os horários de funcionamento, localização e preços, cliquem nos nomes das atrações para serem direcionados aos sites oficiais de cada uma!
Saímos cedo de Vitória e chegando em Santa Teresa, visitamos a Cantina Mattielo. Degustamos vários vinhos produzidos no Espírito Santo (e eu nem sabia que isso existia!), mas não posso opinar muito porque eu não sou uma pessoa de vinhos. Seguimos para a Casa Lambert, uma das casas mais antigas da cidade e que hoje preservada, funciona como um museu.
A loja vende muitos produtos além dos vinhos e a cafeteria é super bonitinha. Leia aqui a história da família Mattiello. |
Maquinário antigo utilizado em diversas profissões e inclusive fotos históricas da região. |
Almoçamos e seguimos para o Circuito Caravaggio, uma rota turística na zona rural da cidade, contando com diversos atrativos. Nossa primeira parada foi na Rampa de Voo Livre, com vistas sensacionais para as montanhas do Espírito Santo!
Para ficar de queixo caído, né? |
Continuamos no circuito para degustar espumantes na Casa dos Espumantes e licores na Casa dei Liquori. Os licores eram bastante doces e gostei bem mais dos espumantes.
Casa dei Liquori |
Casa dos Espumantes - é a primeira vinícola do ES a dominar o método champenoise! Vejam aqui o catálogo, com opções de branco, moscatel, rosé e até de jabuticaba. |
* indicates required
Jantamos naquele dia na Rua do Lazer, que vou falar mais para a frente. No dia seguinte, um domingo, fomos primeiro conhecer o Galeria Cultural Virginia Gasparini Tamanini (com uma super loja de artesanato, que vende produtos de artesãos locais). No andar superior, fica o Museu da Cultura e Imigração Italiana.
Queria comprar tudo! rs |
Aprendendo mais sobre a imigração italiana para o Brasil |
Muitos objetos e também muitos painéis para ler as informações, mas a visita não é demorada. |
Seguimos então para o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, que fez mais sucesso ainda com a Manu, a única criança do grupo!
A área é bem grande e gostosa de passear. Destaque para o ofidário (cobras), os animais empalhados e os colibris! |
O ponto alto é a varanda dos colibris acima e também abaixo. Não é à toa que a cidade é conhecida também como a terra dos colibris!
Viveiros com aves |
Rua do Lazer
A Rua do Lazer fica no centro da cidade e além das casinhas bonitinhas, está cheia de opções de bares e restaurantes, tanto para você curtir uma noite de sábado, um almoço de domingo com calma ou qualquer outra refeição. Contei aqui sobre os restaurantes que experimentamos em Santa Teresa.
A igreja matriz com a fachada listrada e a escadaria impõe respeito (e fica ali pertinho)! |
Que delícia curtir a vida nessas mesas no meio da rua! |
Para quem tem mais tempo e quer conhecer outra região menos explorada do Espírito Santo, a dica é ir para a divisa com Minas Gerais e visitar o Caparaó Capixaba!
Entre Santa Teresa e Vitória (ES)
São duas paradas estratégicas entre Santa Teresa e Vitória e se você estiver de carro, pode conhecer as duas - a Claid´s Biscoitos e o Laticínio Lorena (o último tecnicamente em outro município)! Ideal para comprar lembrancinhas comestíveis para levar para casa! O caminho de volta passando por esses lugares dá somente 1h30 de carro!
Experimentei várias opções, mas para doces desse tipo (parecidos com as bolachinhas mineiras), os de goiaba são sempre os meus preferidos! |
Foi um lanche da tarde delicioso! Eu não sei qual queijo gostei mais e o pessoal adorou os iogurtes! A manteiga, o requeijão - estava tudo muito gostoso! |
Mais sobre Santa Teresa (ES)
O jeito mais fácil de circular por Santa Teresa e pela região dos imigrantes no Espírito Santo é de carro. Se você não estiver com carro próprio, recomendo alugar um carro!
Onde ficar em Santa Teresa (ES)?
Algumas pessoas do grupo (eu inclusive) ficaram hospedadas na Pousada Sítio Canaã - já mostrei com detalhes no post sobre onde ficar em Santa Leopoldina e Santa Teresa. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Santa Teresa - ES!
Booking.com
Pocando no ES 4
Participantes da 4a edição do encontro os blogs Capixaba na Estrada, Viagens Cine, Bagagem de Memórias, Vivi na Viagem, Tire a Bunda do Sofá, Idas e Vindas, Mariana Viaja, São Paulo Sem Mesmice, Vem Que Te Conto, Mapa na Mão, Tá Indo Pra Onde, Pelo Mundo com Manu, Caminha Gente, Destinões, Guia e Turismo, Fuxicos de Viagens, Aline Approves, Por Aí Dicas de Viagem, Viagem Massa, Roberta Leite e Elielson Beans.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que viagem bacana! Acho o Espírito Santo lindo, mas da serra capixaba conheço só a Rota do Lagarto. Fiquei com muita vontade de voltar e conhecer Santa Teresa!
ResponderExcluirÉ o mais famoso por lá, mas tem muito mais pra conhecer!
ExcluirAcredita que nunca tinha ouvido falar em Santa Teresa (ES)? Jamais imaginei que fosse a primeira cidade de colonização italiana no Brasil. Que graça de lugar... Amo esse tipo de arquitetura, as tradições.. mas o que mais me deu vontade foram os biscoitinhos da Claid's... Que delicia!!! Adorei seu post, me fez viajar com voces.
ResponderExcluirNossa que legal - agora já tem um destino novo pra sua "listinha" rs
ExcluirQue legais estas dicas de Santa Teresa. Eu já tinha lido sobre ela ter sido o primeiro destino dos imigrantes italianos, mas não lembrava da produção de vinhos. Esse Pocando dete ter sido muito bom pra todos.
ResponderExcluirFoi bem legal mesmo! Eu não sou das maiores fãs de vinho - prefiro muito mais os espumantes.
ExcluirEu lembrava que Santa Teresa (ou algum lugar do ES) tinha recebido os primeiros imigrantes da Itália, mas não sabia da produção de vinhos. Esse Pocando deve ter sido bem legal, mesmo.
ResponderExcluirFiquei bastante curiosa em saber mais do que ver e fazer em Santa Teresa. Nunca viajei para o Espírito Santo e fiquei surpresa, principalmente sobre a parte dos espumantes.
ResponderExcluirNossa, então marca já pra conhecer o ES! O pessoal esquece dele ali entre o rio e a bahia, mas vale demais conhecer!
ExcluirDeve ter sido uma viagem interessante. Santa Teresa parece ser linda e com muitas atividades legais.
ResponderExcluirbem legal mesmo, foram 4 dias bem cheios de coisas para fazer - mais do que eu pensava que teria antes!
ResponderExcluir