Nos meus quatro dias no Vale Europeu (SC) para um encontro de blogueiros (veja aqui o nosso roteiro), não podíamos deixar de incluir uma outra cidadezinha fofa, de origem alemã como Blumenau, mas bem menor - Pomerode!
Portal Sul em uma das entradas da cidade - tem uma lojinha de souvenir aí dentro! |
Letreiro da cidade em uma praça atrás do portal acima |
História de Pomerode (SC)
A região de Pomerode chegou a ser habitada por índigenas, mas se desenvolveu economicamente a partir do século XIX com a imigração alemã, pois estava no caminho entre Blumenau e Joinville. Os imigrantes que se instalaram ali deram início a diversos cultivos e indústria, com destaque para a porcelana, e tinham vindo do estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (a parte da esquerda do mapa abaixo).
Como vocês podem ver no mapa, a antiga Pomerânia ocupava áreas que hoje estão no norte da Alemanha e da Polônia, englobando cidades como Rostock e Stralsund no lado alemão e Stettin e Gdansk no lado polonês (amei conhecer Gdansk, mas as outras ainda não conheço).
Por Krzysztoflew, CC BY-SA 3.0 |
Por conta disso, o alemão é bastante falado em Pomerode (eu vi uma senhorinha na farmácia falando em alemão com o caixa!) e ensinado na escola. Além de Pomerode, os pomeranos se instalaram também em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, por onde passei rapidamente durante o encontro Pocando no ES.
Veja aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!
Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC)
Todos as dicas deste post estão marcadas em um mapa lá no final! Começamos o nosso roteiro tirando fotos no lindinho Portal Sul, por onde chegamos vindo de Blumenau. Aproveitem o centro de informações turísticas e lojinha de souvenir que fica no portal.
Algumas casas enxaimel nas principais ruas de Pomerode! Inclusive o restaurante da Cervejaria Schornstein. |
Mais casas aleatórias pela cidade em estilo enxaimel (mas prefiro as de tijolo de cima) |
Procurando dicas de onde ficar em Pomerode? Aqui estão todas as opções de hospedagem na cidade (mas não são muitas)! Mas eu fiquei em Blumenau mesmo e recomendo o Ibis Blumenau ou o Hotel Himmelblau Palace!
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
Visitamos o Museu Pomerano, imperdível para conhecer sobre os imigrantes da região da Pomerânia que vieram para o Brasil e fundaram a cidade. Aprendemos sobre seus costumes, como viviam, como trabalhavam, vimos maquetes de casas enxaimel, carruagens antigas e etc.
* indicates required
Osterbaum e Osterfest em Pomerode (SC)
Conhecemos Pomerode em agosto e não sei porque a árvore da Páscoa passada ainda estava montada! Mas sorte a nossa pode admirar a árvore que entrou no livro dos recordes por ser a maior árvore do mundo com mais de 80 mil cascas (que são pintadas meses antes do feriado). A cidade tem diversos eventos, mas o destaque fica para a Osterfest, na Páscoa (confira neste link no blog Casa de Doda). Quero voltar a Pomerode na época da Páscoa!
Procurando dicas do que ver e fazer em Blumenau? Aqui no blog tem este post com as principais dicas de turismo em Blumenau, este roteiro de uma manhã pelo centro da cidade, este post com todos as dicas para quem quer fazer turismo cervejeiro e este post com dicas do que e onde comer em Blumenau!
Dicas para quem tem mais tempo em Pomerode (SC)
Para quem tiver mais tempo em Pomerode, recomendo conhecer a Rota do Imigrante, que a Márcia contou no blog dela - Sabores Coloniais de Pomerode e Tour Cultural, ambos na zona rural e que me parecem com o passeio Raízes Coloniais em Gramado. Mais famosa é a Rota do Enxaimel, também mais afastada do centro - eu com certeza amaria, mas não tivemos tempo. Diz-se que Pomerode concentra o maior número de casas enxaimel fora da Alemanha. Ela pode ser feita de carro ou de bicicleta e marquei o início dela no mapa abaixo. Um museu bastante famoso e fora do centrinho é o Museu Casa do Imigrante Carl Weege.
Marquei no mapa também alguns atrações que acredito que são mais para as crianças como a Vila Encantada, o Museu Mundo dos Brinquedos e o Zoólogico de Pomerode. Ainda tem também o Museu do Marceneiro na cidade. Em 2022, está prevista a inauguração do Alles Park. Mais afastado do centrinho de Pomerode, fica a fábrica de chocolates da Nugali (marquei no mapa em marrom) - é possível conhecer o processo de fabricação do doce e degustar, como mostrado no reels abaixo - leia mais sobre a fábrica no link acima.
Em 2023, foi aberto o Museu Brasil Alemanha, sobre a relação entre os dois países e a imigração alemã para o Brasil, na cidade mais alemã em terras brasileiras.
Pomerode é uma das boas opções de cidade para curtir o clima de Natal no Brasil - veja aqui uma lista com mais de 20 lugares para quem gosta de decorações e eventos natalinos!
Onde ficar em Pomerode (SC)
Como disse lá em cima, me hospedei em dois hotéis de Blumenau, mas acabei não dormindo em Pomerode. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Pomerode!
Booking.com
O jeito mais fácil de conhecer Pomerode além do centrinho e passear pela região é definitivamente com um carro alugado (se você já não estiver com o seu carro mesmo)!
Roteiro básico para conhecer Pomerode (SC)
Marquei todos os lugares mostrados e citados no post no mapa abaixo. Em azul, os principais pontos turísticos; em rosa, as atrações para crianças; em amarelo, a cervejaria mais famosa da cidade. Em uma manhã na cidade, não deu tempo de conhecer os pontos mais afastados do centro. Marquei com uma sacolinha verde (?) as 2 lojas de artesanato que gostei e comprei um ovinho de madeira pra árvore de Natal aqui de casa rs.
I Blogando no Vale Europeu
Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!
Organização: blog Casa de Doda
Blogs Participantes: Retrip, Viajante Solo, Tá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota Terrestre, Mapa na Mão, ITALIAna, Meu Destino, Relatos de Viagem, Destinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí
Apoio Institucional: Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
Apoio: Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Hotéis, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen
Parceiros: Effort Digital, Restaurante Thapyoca, SealBag, Executivo Transportes, FeelClean, Museu Hering, Cerveja Blumenau, Restaurante Pertutti, Cervejaria Container, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, Vale do Lúpulo Brew Shop, Cupcakes in box, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Pomerode parece lindo. Não conhecia o destino. Adorei as dicas, obrigada!
ResponderExcluirNossa, trate agora de ir pra Santa Catarina, região do Vale Europeu! Vai amar as cidadezinhas tudo assim!
ExcluirAdoro esse pedacinho alemao do Brasil, parece realmente que estamos viajando pra longe.
ResponderExcluirSim, eu tb adoro isso!
ExcluirNossa, deve ser uma sensação engraçada visitar Pomerode e pensar que parece que você está na Europa! Adorei seu roteiro, muito fofa a cidade.
ResponderExcluirSim, fofíssima! E engraçado tb rs
ExcluirA diversidade do Brasil é incrível, né? Um lugar onde falam até alemão! Muito interessante. Pomerode é um lugarzinho fofo mesmo. Adorei o roteiro!
ResponderExcluirSim, e até pouco tempo atrás eu nem "me tocava" que isso seria possível, mas então comecei a viajar pelo sul do Brasil hehehe
ExcluirAmo essas cidadezinhas de Santa Catarina com esse estilo alemão! Pomerode está na nossa lista faz tempo, pois estamos planejando fazer o Vale Europeu de bike no ano que vem.
ResponderExcluirUau! Q coragem! rs eu mal sei andar de bike rs Mas com certeza vcs vão curtir!
ExcluirFoi um dia bem produtivo em Pomerode e que bom que a árvore ainda estava enfeitada, é bom saber que podemos ver essa atrações em outras épocas do ano.
ResponderExcluirSim, fui em agosto e nem acreditava na minha sorte!
ExcluirNos últimos tempo tenho visto algumas postagens da serra catarinense e achei bem interessante. Um amor as casas de Pomerode.
ResponderExcluirLindas, né? O turismo na região parece q está crescendo mesmo.
Excluirvisitei pomerode há tanto tempo que preciso voltar! eu ia muito quando era criança e comia muitos doces gostosos!
ResponderExcluirhehehe ótimas lembranças!
ExcluirAh, eu queria ter lido este rotiero por Pomerode antes de ir (mas ainda não existiam blogs ahaha), porque passei pela cidade e não sabia exatamente o que procurar. Ficamos uma noite numa pousada com casinhas em estilo enxaimel, todo mundo falando alemão, muito interessante.
ResponderExcluirhehehe que legal! Já tá na hora de voltar então pra conferir os novos passeios hein?
Excluir