Algum tempo atrás, fui participar de uma espécie de congresso em Petrópolis, mas eu e alguns amigos chegamos cedo e aproveitamos para conhecer a cidade em algumas horas! No post de hoje, conto como foi o nosso roteiro na Cidade Imperial, que eu já conhecia de uma excursão nos anos 90 quando ainda era adolescente. Depois do congresso, segui para o Rio de Janeiro, passar 3 dias sozinha explorando a Cidade Maravilhosa!
Lá no final do post tem um mapinha com todos os lugares citados aqui para você se localizar!
Palácio de Cristal |
Avenida Koeler com o rio Quitandinha no centro e ao fundo a Catedral São Pedro de Alcântara |
Petrópolis ("a cidade de Pedro") possui clima bem mais ameno do que o Rio de Janeiro e foi construída para a Família Real brasileira como um refúgio para o verão. Daí que veio o apelido de Cidade Imperial e suas construções em estilo europeu. Leia mais sobre Petrópolis aqui.
Leia aqui todos os posts sobre Petrópolis no blog e aqui sobre o Rio de Janeiro!
No Rio de Janeiro, já testei e aprovei 2 hotéis: Mercure Ipanema (antigo Adagio Aparthotel) e Ibis Styles Botafogo (antigo Zii Hotel)! Garanta aqui os melhores tours no Rio de Janeiro!
Começamos o nosso roteiro pela praça onde está a Universidade Católica de Petrópolis e o relógio de flores (em comemoração aos 150 anos de independência do Brasil). |
Ali perto fica a Casa do Santos Dumont, pai da aviação, que virou um museu, mas não visitamos. Veja como é a visita no blog Mineiros na Estrada. Almoçamos ali perto no Restaurante Paladar - eu gastei R$ 23,79 com refrigerante no restaurante por quilo. Tinha muita fila, mas a comida era boa e variada. Era um feriado emendado então a cidade estava lotada. Na Praça da Liberdade estava rolando um evento para crianças e o local estava cheio de atrações para elas.
Dicas de onde comer no Rio de Janeiro: parte 1 e parte 2. Tour imperdível pelas docerias históricas do centro - Walking Tour Doces Histórias!
Fomos caminhando pela Avenida Koeler margeando o rio e admirando os palacetes da época de D. Pedro II e da Princesa Isabel. O nome da avenida era o sobrenome do fundador de Petrópolis. |
* indicates required
O palácio que hoje abriga o Museu Imperial abrigou D. Pedro II na maioria dos verões durante o seu reinado e possui 44 cômodos, até hoje ricamente decorados. Foi construído entre 1845 até 1862 e após a proclamação da República em 1889 serviu como escola. Somente em 1940 foi transformado em museu e o acervo é constituído principalmente de objetos e mobílias da época do Segundo Reinado, sendo a coroa e o trono de D. Pedro II alguns dos destaques. O pessoal que faz a visita guiada diz que vale muito a pena, mas pelo tempo, visitamos livremente mesmo. Em um prédio separada, existe também uma exposição de charretes e afins, mas não entramos.
Ali acontece o espetáculo de som e luz à noite de 5a a sábado - deve ser lindo, mas impossível de aproveitar em um roteiro de um dia somente. Veja aqui o site oficial do Museu Imperial e aqui um relato mais completo no blog E aí, férias.
Para entender melhor sobre História e a época imperial no Brasil, sugiro a leitura de 3 livros: 1808, 1822 e 1889.
Procurando dicas sobre onde ficar no Rio de Janeiro para fazer esse passeios pára Petrópólis? Os dois últimos lugares onde fiquei são super recomendados: Mercure Ipanema e Ibis Styles Botafogo
Seguimos então para o Palácio de Cristal, construção de ferro e vidro, presente do Conde d´Eu para a Princesa Isabel. Lá dentro estava rolando uma feirinha de artesanato e aproveitei para comprar meu imã de geladeira e a praça ali na frente estava cheinho de famílias se divertindo. Esta praça começou a sediar feiras e exposições em 1875 e o conde encomendou a construção da estrutura inspirada no Palácio de Cristal de Londres (que não existe mais), inaugurada em 1884. É ali que acontece a Bauernfest (Festa do Colono Alemão), no inverno, um dos principais eventos de Petrópolis.
Dicas de passeios no Rio de Janeiro: sobrevoe o Rio de Janeiro de helicóptero, Real Gabinete Português de Leitura,Theatro Municipal e Biblioteca Nacional e Museu Histórico Nacional!
Fomos então para a Cervejaria Bohemia, para aproveitar o bar/restaurante do local. |
Não fizemos o tour propriamente dito. Veja aqui o site oficial da Cervejaria Bohemia. Voltamos então para onde estávamos hospedados no distrito de Itaipava.
A cidade tem também um museu de brinquedos, focado nos clássicos dos anos 80 e 90 - nostalgia pura!
Conhecendo Petrópolis em um dia saindo do Rio de Janeiro
As duas cidades ficam perto uma da outra e é bem possível conhecer o básico de Petrópolis em um passeio de um dia saindo do Rio de Janeiro. O trajeto dura cerca de 1h15 cada trecho. Você pode alugar um carro, estacionar no centrinho e andar tudo por lá a pé ou táxi e ainda fazer uma visita guiada por Petrópolis. Para quem vai direto do aeroporto, o mais fácil é chegar pelo aeroporto Galeão.
Poderia ainda pegar uma excursão de um dia saindo do Rio de Janeiro para Petrópolis e não se preocupar com o trânsito ou com o caminho correto.
Onde ficar em Petrópolis (RJ)
É bastante coisa para ver e se você quiser descansar, ver o espetáculo de som e luz e entrar em todos os museus, o ideal é dormir na Cidade Imperial. A época do Natal é uma boa época para visitar a cidade e curtir os eventos natalinos do Natal Imperial. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Petrópolis - boas opções são o Grande Hotel Petrópolis, o Hotel Casablanca Imperial ou o Um Hostel, todos muito bem localizados e notas boas no Booking. Algumas pessoas preferem se hospedar fora da cidade para curtir a tranquilidade, por exemplo em Itaipava (foi onde eu fiquei, mas só porque o hotel do congresso era lá) - o táxi deu cerca de R$ 50,00 cada trajeto.
Booking.com
Roteiro de um dia em Petrópolis (RJ) no mapa
Além de todos estes locais que visitamos, ficou faltando o Palácio Quitandinha, que fica fora do centro, como vocês podem ver no mapa abaixo. Vejam como é a visita no blog Vem que te conto. No mapa abaixo, estão marcados todos os lugares citados e mostrados neste post e mais alguns pontos interessantes. Passei pouco tempo na cidade imperial, então para dicas de onde comer em Petrópolis, cliquem no link acima.
Vale emendar também uma visita a Petrópolis com a Estrada Real, afinal a cidade era o final do Caminho Novo! Além disso, Petrópolis é uma das cidades mais bonitas para curtir o clima natalino no Brasil - sucesso entre as pessoas que gostam de eventos e decorações de Natal!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Faz tempo que quero ir para Petrópolis por uma grande amiga é de lá e sempre falou maravilhas... seu post e fotos só me deixaram com mais vontade!
ResponderExcluir|Ah, q legal. Visita sim q vcs vão amar!
ExcluirAmei o seu roteiro de 1 dia em Petrópolis. Uma cidade ótima para uma bate-volta a partir do Rio ou até mesmo para um final de semana. As atrações são lindas e suas dicas perfeitas. Curti muito você também indicar livros que ajudam a entender um pouco da história da Cidade Imperial. Um ótimo complemento para o passeio!
ResponderExcluirAh obrigada! Dá pra curtir Petrópolis com pouco tempo - com mais tempo, melhor ainda! E sim, livros são sempre um ótimo complemento pra qq passeio!
ExcluirJusto o que nesessitava um roteiro de um dia em Petrópolis, pois só teria um dia por lá.
ResponderExcluirÉ legal ficar mais tempo pra fazer td com calma e relaxar, mas quando só temos um dia, fazer o q né?
Excluireu quero muito conhecer petropolis mas nunca acerto a epoca da viagem. as duas vezes peguei tanta chuva no rio q nem valia a pena subir para a cidade :(
ResponderExcluirEita, mas tenho certeza q um dia rola! ;)
ExcluirEum um dia da pa colocar bastante coisa no roteiro de Petrópolis! Tenho muita vontade de ir, seu post vai me ajudar.
ResponderExcluirObrigada! Dá mesmo pq eh td pertinho e tem visitas rápidas/somente pra foto tb né?
Excluir