No estado de Baden-Württenberg no sul da
Alemanha tem uma cidade com nome que eu considero engraçado que sempre me instigou.
Ulm é a
cidade-natal de Albert Einstein e ali fica a
igreja mais alta do mundo! Isso já seria motivo para visitá-la, mas descobri uma biblioteca MARAVILHOSA nos arredores (no distrito de
Wiblingen) e ainda a localização da cidade era bastante conveniente entre
Stuttgart,
Lago de Constança e
Munique, 3 lugares que queria passar na minha última ida para a
Alemanha. Ulm está interligada com sua cidade-irmã,
Neu-Ulm, já no estado da Baviera. As duas cidades são separadas pelo rio Danúbio (sim, aquele famoso mesmo), mas funcionam em conjunto (por exemplo o transporte público). Como sempre, tem um mapinha lá no final do post com tudo isso que falo e recomendo!
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Vários ângulos da principal atração de Ulm - a Ulmer Münster |
Sobre Ulm (Alemanha)
Fundada em 850 (mas com vestígios de ter sido habitada desde 5.000AC), Ulm conta com pouco mais de 126 mil habitantes em 2019. Localizada na confluência dos rios Blau e Iller com o Danúbio, foi declarada "
cidade imperial livre" pelo Sacro Império Romano-Germânico no século XII. A construção de sua enorme igreja começou em 1377, financiada pelos cidadãos de Ulm e não pela Igreja Católica. Na época, era uma importante cidade de comércio e manufatureira, mas seu declínio começou com a Guerra dos Trinta Anos e a descoberta do Novo Mundo. A construção da igreja foi interrompida no século XVI por problemas financeiros, retomada em 1844 e terminada em 1891. Na segunda metade do século XIX, Ulm se tornou um importante pólo de indústrias no sul da Alemanha e na Segunda Guerra Mundial, 80% da cidade foi destruído por bombardeios.
Desde os anos 80, aconteceu a transição de uma cidade industrial clássica para uma a industrialização high-tech com o estabelecimento de diversos centros de pesquisa de grandes empresas alemãs. Ela já foi até considerada a
cidade mais saudável da Alemanha! Hoje existe uma grande reforma na estação de trem (Ulm Hauptbahnhof) e seu entorno devido ao
gigantesco e polêmico projeto DB Stuttgart-Ulm ou "Stuttgart 21" (link em inglês), que vai remodelar todo o transporte férreo no sul da Alemanha (e futuramente de Paris até Bratislava e Budapeste).
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