Vai para Stuttgart? Prepare-se - programe-se para jantar muito cedo! Ou comprar comidinhas em mercados e comer na sua hospedagem... Durante uma semana que passei em Stuttgart em 2019, experimentei alguns restaurantes e comidas típicas que conto no post de hoje. Mas também comprei sanduíches e saladas em padarias ou supermercados para comer no hotel ou hostel em diversas ocasiões porque nunca vi uma cidade grande (para os padrões alemães) com taaanto estabelecimento alimentar que fechasse tão cedo! Mesmo no verão, era quase impossível encontrar algum lugar que fechasse às 21h. A maioria fechava às 20h, 19h ou até mesmo 18h. Por conta disso, tinha várias indicações de restaurantes/lanchonetes que não pude conhecer. No almoço, estava fora da cidade na maioria dos dias. Claro que tem mapinha no final do post marcando todos os lugares que experimentei e também muitas outras dicas que me deram, mas não conheci!
O que comer em Stuttgart - Maultaschen
É praticamente obrigação experimentar o Maultaschen (foto abaixo), uma das comidas típicas mais famosas do sul da Alemanha. Experimentei essa espécie de ravioli em 3 locais e gostei mais do mais barato! rs Eles são maiores do que os raviolis italianos e a massa é mais pesada do que a do pierogi polonês, mas o conceito de "pacotinho/trouxinha de massa com recheios diversos" é o mesmo. Alguns dos recheios clássicos são espinafre, queijo, carne moída etc.
O Maultaschen é originário da região da Suábia (hoje oficialmente uma região administrativa dentro do estado da Baviera, mas antigamente se estendia por Baden-Württemberg e até Suíça e Alsácia, na França) e uma das lendas diz que foi inventado no Mosteiro de Maulbronn para esconder a carne nas refeições durante a quaresma! Desde 2009, os schwäbische maultaschen (maultaschen suábios) receberam o selo de indicação geográfica protegida da União Europeia.
Na esquerda, restaurante Carls Brauhaus na Schlossplatz, praça principal de Stuttgart. No meio, Maultaschen do simples, mas recomendadíssimo Herr Kächele Maultaschen e na direita, refeição em um restaurante aleatório na praça principal de Schwäbisch Hall (bate-volta gostoso que fiz saindo de Stuttgart). |
Leia aqui todas as dicas sobre Stuttgart no blog!
O que comer em Stuttgart - Spätzle
Spätzle é um macarrão comum no sul da Alemanha, Áustria e outros lugares de influência germânica, muito consumido na versão com queijo e cebola (Käsespätzle). Eu conheci através de uma amiga alemã e comi demais nas diversas vezes que estive em Munique na casa dela (não sei se já comi em restaurantes). Ele não é uma bolinha como o nhoque, mas também não é comprido como o espaguete. Originário da região da Suábia, é um dos pratos típicos mais comuns em cardápios pela Alemanha, mas não lembro de ter visto em cardápio nenhum em Berlim, por exemplo. O nome é a tradução para "pardalzinho" e não vai batata na massa como o nosso nhoque. Desde 2012, tem selo europeu de proteção de origem como especialidade regional.
Essa maquininha para fazer Spätzle eu nunca tinha visto, mas vende até na Amazon! |
Essa é a maquininha que eu conheço e até ganhei de presente já da minha amiga alemã e usamos aqui em casa. Você faz a massa na panela e depois usa essa espécie de "ralador" para cortar a massa, como na foto acima. Também vende na Amazon! |
Onde comer em Stuttgart
Markthalle Stuttgart
Passei uma semana em Stuttgart, mas fiz turismo pela cidade somente em 2 dias. No dia que passeei pelo centro e suas atrações, fui conhecer o mercado da cidade. Mercados sempre são atrações legais na Europa toda em geral e na Alemanha não é diferente. O mercado da cidade entrou numa listinha que fiz de mercados incríveis pelo mundo!
O prédio histórico é lindo, as bancas dão água na boca e você consegue degustar diversas comidinhas, tanto típicas da região, como de outros países. |
Stuttgart pode ser base para diversos passeios de um ou de meio dia super interessantes: Esslingen e Herrenberg, mosteiro de Maulbronn, Ulm (cidade da igreja mais alta do mundo), lago Blautopf e a biblioteca da Abadia de Wiblingen, Schloss Solitude e Residenzschloss Ludwigsburg, Burg Hohenzollern, Tübingen, cidade universitária liiinda, Schwäbisch Hall ou o Castelo de Sigmaringen.
Herr Kächele Maultaschen
Recomendo em todos os sites e guias sobre Stuttgart, foi o melhor Maultaschen que comi. Pedi o com salada de batata e com o refrigerante da foto, saiu 9,00 euros. Cheguei lá uns 20 min antes de fechar e já estava vazio, mas como fui na unidade pequena bem no centro da cidade, costuma encher na hora do almoço por conta da galera que trabalha na região.
Além de servir umas 10 opções de pratos, tem uma geladeira com diversos produtos para você levar e fazer em casa. Vi muita gente comprando maultaschen para fazer em casa! |
Carls Brauhaus
Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, fica bem na praça principal e não é barato. Mas é um dos poucos lugares em Stuttgart que fica aberto até um pouquinho mais tarde. Pedi a opção que vinha uma degustação de 3 tipos de maultaschen (com 3 recheios diferentes) e salada, mas não lembro exatamente o que eram - na verdade mal dava para sentir diferença entre eles). Como era verão, as mesas da calçada (muitas!) estavam disputadas e sentei do lado de dentro. Mesmo o lado de dentro vazio e os garçons passando pela minha mesa o tempo todo para ir e voltar das mesas do lado de fora, o atendimento foi péssimo. Gastei 16 euros - uma das refeições mais caras dos 3 meses na Europa. O maultaschen eram das opções mais baratas no menu, que conta com vários tipos de carne.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Sky Beach Stuttgart
No topo da Galleria Kaufhof na principal rua de compras de Stuttgart e pertinho da principal estação de trens da cidade (Hauptbahnhof), fica o "bar de praia" aberto somente nos meses quentes. Tem uma vista panorâmica legalzinha, areia e cadeiras de praia para o pessoal curtir um barzinho num estilo mais relax. Tive problemas com trens atrasados em um dos dias e só consegui voltar relativamente tarde para Stuttgart e aí aproveitei para conhecer o bar, que também vende Flammkuchen (espécie de pizza de massa mais fina), típica mais da região de Frankfurt e Alsácia (França).
Vista do Sky Beach Stuttgart |
Uma coisa que adorei em Stuttgart foi ter várias vistas panorâmicas incríveis! Clique no link anterior porque além desse rooftop, fiz um post com várias outras dicas!
Hafendörfer Bäckerei und Konditorei, Yorma´s e supermercados diversos
Lugares que comprei diversos sanduíches, fatias de pizza e saladas prontas para comer no hotel/hostel mesmo. A primeira era uma padaria pertinho da pensão que fiquei nos primeiros dias. Yorma´s é uma rede de "lanchonete"/ loja de conveniência com dezenas de filiais espalhadas por Stuttgart e outras cidades (concentração maior no sul da Alemanha) e os preços costumam ser imbatíveis para um café ou lanche.
Alemanha é primeiro mundo, mas tive uma sequência de mini perrengues que quase estragaram um fim de semana no sul do país!
Leonhardts
Tem um restaurante lá em cima da Torre de TV, mas pedi um eiskaffee na filial lá embaixo mesmo quando saí da torre. Esse custou 5 euros - às vezes o eiskaffee é um café gelado e às vezes, é um café com sorvete e chantilly, dependendo do lugar onde você compra.
Shopping Milaneo - Tobi´s
O shopping Milaneo é bem novo e está em uma região novíssima também ainda em construção nos arredores da principal estação de trem (Hauptbahnhof) e dos trilhos de trem. Ali pertinho fica a biblioteca famosa no Instagram (foto abaixo) e como ficava pertinho de uns dos hotels onde fiquei, jantei ali uma noite. Tive que correr para chegar a tempo antes do shopping fechar (varia de acordo com o dia da semana - entre 20h e 21h30). São várias opções gastronômicas, mais ou menos internacionais, mais ou menos caras, do lado de fora do shopping ou na praça de alimentação etc. Tinham me recomendado a lanchonete Tobi´s, que tem filiais servindo comida típica suábia, com preços baixos. Fiquei com vontade de experimentar várias coisas, mas já tinha comido o Maultaschen em outro lugar antes, já conhecia outra comida típica da região - Spätzle, então resolvi pedir a lentilha (Linsen) com salsicha e spätzle.
O shopping visto de fora, a biblioteca que fica em frente e meu jantar quando comi na praça de alimentação do shopping. |
Paguei 9,20 euros por um refri mais porção de salsicha, que não era grandes coisas, spätzle que é essa massinha da esquerda da caixa, mas estava sem nenhum molho nem tempero e a lentilha (que é prato tipico da Suábia também) - não estava ruim, mas a versão fast food não foi aprovada em geral. Acho que foi o primeiro e único lugar que vi essa salsicha pálida mais com cara de salsicha brasileira na Alemanha e a apresentação deixou a desejar, mesmo se tratando de fast food que eu já não esperava tanto. Eles tem outro restaurante que parece melhorzinho no centro de Stuttgart. Não voltaria no fast food do shopping, mas talvez desse uma segunda chance para o restaurante do centro.
Onde e o que comer em Stuttgart no mapa
Marquei todas as opções que experimentei em laranja no mapa abaixo e marquei em azul, lugares que me recomendaram, mas não consegui ir. Marquei também em roxo lugares mais animados para a noite em Stuttgart - eu não consegui ir em nenhum deles e achei a noite de Stuttgart bem caída e quieta, mesmo passando o final de semana na cidade. Vai ver dei azar e não fui nos lugares certos nos dias certos...
Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart! E aqui, cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Adorei sua seleção de onde e o que comer na Alemanha. To montando meu roteiro pra la e ja separei alguns lugares que quero muito conhecer.
ResponderExcluirQ legal! Amo a Alemanha, vc vai curtir com certeza! Vai passar por quais cidades?
ExcluirFiquei super curioso para experimentar o Spatzle. Adoro experimentar as comidas típicas dos destinos que visito. Como não conheço Stuttgart ainda, já anotei a dica para quando for.
ResponderExcluirEu amo spätzle!! hehehe mas comi mto mais em casa mesmo do que na Alemanha rs
ExcluirNossa, quanta coisa deliciosa para comer em Stuttgart! Fiquei com água na boca aqui!! Não sabia desse cortador de massa, à primeira vista achei que fosse um mac n cheese. Deve ficar muito bom!
ResponderExcluirNunca tinha pensado em comparar esses 2 pratos, mas agora que vc falou, lembra sim. Mas no mac n cheese tem mais queijo eu acho.
ExcluirGente e esse nomes, não sei falar nada, vou passar fome lá, já vou salvar esse post para tentar procurar o que você comeu rrsss
ResponderExcluirhahaha se vc aprender a pronúncia, vc consegue falar qq coisa mesmo sem saber o significado. o "sp" do spätzle por exemplo é igual ao "sp" do rio de janeiro... bem fácil pra brasileiro gravar! A com trema fica com som de "é"...
ExcluirOs lugares para comer em Stuttgart são bem interessantes. Valeu pelas dicas.
ResponderExcluirObrigada!
Excluir