Percebi que andei lendo muitos livros sobre Berlim na quarentena (e alguns meses antes), tanto histórias reais como fictícias e dou todas as dicas no post de hoje para você se teletransportar para a capital alemã e também aprender mais sobre Berlim e entender mais da cidade na sua viagem!
Berlim, agora
Berlim, agora conta sobre diversos aspectos de Berlim nos tempos atuais, desde as marcas históricas de outros séculos à cena noturna agita, dos bairros de imigrantes aos bairros gentrificados, que aceleram as mudanças por todos os lados da metrópole ainda em construção. O autor tentou responder à pergunta: Se Berlim não é propriamente bonita, por que é tão amada?
Precisando de dicas de onde ficar em Berlim? Hotéis com vista panorâmica, 4 opções econômicas testadas em 2019 em diferentes bairros, Hotéis estilosos e bonitinhos e Hotéis econômicos e bem localizados, incluindo onde eu fiquei em 2014
Walking in Berlin
Estou lendo "Walking in Berlim" agora mesmo! Não achei versão em português para vender - comprei na melhor livraria do mundo, que fica em Berlim! O escritor dá um passeio pela Berlim dos anos 20, período de intenso movimento cultural entre guerras na cidade e conhecemos diversos personagens e lugares que não existem mais.
Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche antes de ser destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial |
Dicas sobre o que e onde comer em Berlim: Dicas gerais de restaurantes, Onde comer por menos de 10 euros e dicas de comida de rua, O que é currywust, receita, onde comer e museu do Currywurst, Onde comer o melhor currywurst em Berlim, 2 chocolaterias e cafeterias imperdíveis, Mais de 30 dicas de onde comer e se divertir - 2019, Comendo no restaurante mais antigo de Berlim (do século XVII!) e tudo sobre os mercados de Natal em Berlim (e comidinhas típicas)!
Berlin: Imagine a city
"Berlin" é mais um livro que não achei a versão em português e comprei lá em Berlim, na Dussman. O livro vai acompanhando a História da capital alemão desde o século XIII até os dias atuais, a cada capítulo focando em uma região diferente da cidade e também em personagens diferentes - alguns reais e alguns fictícios, mas que retratam algum tipo de "personagem" berlinense. Temos capítulos de Marlene Dietrich a Albert Speer, o arquiteto de Hitler.
Alguns dos livros que fiquei com morrendo de vontade de comprar na Dussman! |
O que ver e fazer em Berlim: Roteiro de um dia pelas atrações básicas, Top 15 atrações/pontos turísticos de Berlim, conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada, Ingresso de atrações e tours, Berlin Welcome Card e Museum Pass - passes de desconto em atrações, mais de 100 atrações e atividades grátis em Berlim, Trabi Safari - dirigindo um Trabant por Berlim e Tour de segway. 5 tours e experiências diferentes em Berlim (Alemanha)
Trilogia "O Século" - Queda de Gigantes, Inverno do Mundo, Eternidade por um fio
A trilogia de Ken Follett - Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio - conta a história de cinco famílias (uma inglesa, uma gaulesa, uma alemã, uma russa e uma norte-americana) ao longo do século XX. Tudo começa nas minas de carvão do País de Gales no início do século e ainda estou na metade do último volume, mas já sei que termina com a queda do Muro de Berlim. No começo são retratados alguns personagens e depois seguimos acompanhando seus descendentes e suas vidas vão se entrelaçando em lugares diferentes do mundo. Tem histórias em Buffalo (EUA), Washington, Havaí, interior do Pais de Gales, Londres, interior da Espanha e da França, Berlim, Moscou, Cuba e outros lugares. Claro que a parte alemã do livro é bem grande e mais especificamente em Berlim - principalmente no 2o livro, que trata basicamente do período da Segunda Guerra. A minha personagem preferida da trilogia mora em Berlim justamente nessa época. Prepare-se porque são cerca de mil páginas cada volume, mas vale a pena demais.
Já temos aqui no blog dicas de diversas atrações como Reichtag (Parlamento alemão) e Torre de TV, Ilha dos Museus, East Side Gallery, comemoração de 25 anos da queda do muro de Berlim e explicações sobre o muro, onde ver o muro de Berlim hoje, Berlim e Alemanha socialistas - Museu DDR e Alltag in der DDR, Museu Judaico e Memorial do Holocausto, Berliner Unterwelten: tour sobre os subterrâneos de Berlim, Tour sobre street art/arte de rua, Checkpoint Charlie e Mauermuseum, museus sobre a História de Berlim, Berliner Dom e outras igrejas e sinagogas em Berlim, Palácio Charlottenburg, Deutsches Historisches Museus (DHM) - Museu Histórico Alemão, Tiergarten, Tempelhof - o aeroporto desativado que virou parque, quatro atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim, Memorial da Resistência Alemã, os outros muros de Berlim e o restaurante mais antigo da cidade, museus e exposições menos conhecidos - Anne Frank Zentrum, Asisi Panorama The Wall, The Wall Museum, Myth of Germania, Deutsches Spionagemuseum, Little Big City Berlin, Torre de Vigia da DDR, Maquetes de Berlim, Black Box Kalter Krieg e Trabi Museum, atrações fora do óbvio (Treptower Park, feirinha da Boxhagener Platz, o local onde "caiu" o muro de Berlim, ruínas da Franziskaner Klosterkirche, Engelbecken e concerto grátis na Filarmônica de Berlim, novidades em 2017: Little Big City, Barberini Museum Potsdam, Stadtbad Oderberger, Urban Nation Street Art Museum. Staatsoper, novidades em 2016: The Gate Berlin e Wall Museum, passeio de barco pelo rio Spree, exposição Nineties Berlin e Berlim vista do alto - várias opções para subir.
Berlim 1945 (volume 1 e 2)
Li "Berlim 1945 - volume 1" e "Berlim 1945 - volume 2" durante a quarentena, mas achava que tratava mais da cidade ao final da guerra. Claro que esse aspecto é abordado, mas o primeiro volume inteiro é bem detalhado sobre o desdobrar das batalhas e regimentos militares pela Europa antes de chegar na Batalha de Berlim. É para quem gosta de ler sobre guerras, estratégias militares e afins, mais do que sobre a cidade em si.
Um brasileiro em Berlim
Meus professores costumavam falar muito bem deste livro "Um brasileiro em Berlim", mas acabei demorando horrores para comprar e ler - somente na quarentena mesmo! João Ubaldo Ribeiro foi convidado a fazer um roteiro literário no país de Goethe nos anos 90 e publicou crônicas em jornais, que estão reunidas neste livro sucesso editorial na Alemanha. Ele morou uma temporada em Berlim e escreveu diversas crônicas sobre as diferenças culturais entre brasileiros e alemães.
Conheça Berlim por suas regiões: Alexanderplatz, Checkpoint Charlie, Hackescher Hof/Oranienburger Straße/Scheunenviertel, Avenida Kurfürstendamm (Kudamm), Nikolaiviertel, Prenzlauer Berg (e Kulturbrauerei), Potsdamer Platz e Avenida Unter den Linden!
A partir de agora, a lista continua com livros muito recomendados sobre Berlim e que estão na minha wishlist - ainda não li, mas lerei assim que comprar, ganhar ou emprestar o livro!
Berlim Alexanderplatz
Ficção sobre um ex-carcerário que está de volta a Berlim nos anos 1920. "Berlin Alexanderplatz" é um marco na literatura expressionista alemã, que valorizava o sentimento mais do que a razão. O nome do livro é o nome de uma praça movimentada, mas que eu acho overrated e sem graça.
Torre de TV e a estação Alexanderplatz |
Weltzeituhr na Alexanderplatz |
Dicas variadas sobre Berlim: Berlin Hauptbahnhof - a principal estação de trens em Berlim, chip de internet comprado na Alemanha, chip de internet que recebi em casa e usei por um mês na Alemanha, dicas de Berlim no Instagram, Facebook e Youtube, mistérios e curiosidades de Berlim, onde comprar lembrancinhas de viagem em Berlim (e o que comprar), tudo sobre o Ampelmann, o homenzinho do sinal, Buddy Bears, esculturas de urso espalhadas por Berlim, a antiga Berlim em fotos, arte de rua e grafitti em Berlim, Käthe Wolhfarht, a loja onde é sempre Natal na Alemanha, consciência histórica alemã - a relação com o turismo na Alemanha e o Brasil nos dias de hoje o muro caiu, mas a cidade continua dividida, 30 anos da queda do muro de Berlim e eu estou apaixonada... por Berlim!
Morrer sozinho em Berlim
Depois do filho morrer à toa na guerra, um casal começa a fazer oposição a Hitler nos anos 1940. Esta é a história do livro "Morrer sozinho em Berlim", que virou filme poucos anos atrás e fiquei morrendo de vontade de ler e assistir - assisti somente agora em 2023 e gostei muito! Leia mais sobre a resistência alemã neste post!
Aproveite para conhecer outros destinos pertinho de Berlim:
Desden reconstruída após a destruição da Segunda GuerraSachsenhausen (campo de concentração mais perto de Berlim)
Berlim: 1961
Em plena Guerra Fria, "Berlim: 1961" conta sobre a tensão entre os americanos e soviéticos que dividiam a cidade na época (também com os franceses e ingleses) e os acontecimentos que levaram à construção do Muro de Berlim.
trecho do Muro de Berlim - hoje East Side Gallery |
trecho do Muro de Berlim - hoje East Side Gallery |
1989: O ano que mudou o mundo
"1989: O ano que mudou o mundo" conta obviamente sobre a queda do Muro de Berlim e o fim do regime socialista da União Soviética no Leste Europeu. Escrito por um jornalista que morava na região e entrevistou personalidades importantes ligadas aos fatos.
* indicates required
Alemanha 1945
Imagino que "Alemanha 1945" deve seguir o esquema dos livros "Berlim 1945", mas não focando em uma região só e mais geral sobre o estado lastimável em que se encontrava o país ao final da guerra, com fome, morte, falta de material para o exército, bombardeios, destruição de cidades inteiras, deslocamentos em massa, colapso econômico, incontáveis mortes e violência sexual e também a ocupação e divisão do território e retomada após o fim da guerra.
Leia mais:
A conquista de Berlim
Os soviéticos foram o primeiro exército a chegar a Berlim e um de seus militares conta como derrotou os nazistas em sua própria capital no livro "A Conquista de Berlim".
Aceito os sete últimos livros de presente! rs E aí, gostaram das dicas? Tem mais alguma dica de livro relacionado a Berlim? Se sim, deixe nos comentários! Obrigada!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, pesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Quantos livros você já leu nesse período! Parabéns rs! Eu sou lerda com leituras! Demoro muito para finalizar um livro e sempre leio novamente! Esse de Berlim devem ser muito interessantes! Obrigada pelas dicas
ResponderExcluirhahaha eu leio bastante mesmo e isso é sempre não só por causa da quarentena não...
ExcluirAdorei essas indicações de livros sobre Berlim, vou procurar alguns para eu comprar.
ResponderExcluirNão consegui ler todos ainda, mas tô na luta aqui rs
ExcluirAdorei as dicas de livros sobre Berlim. Uma cidade que amo e quero voltar, enquanto a pandemia não deixa viajar na leitura é uma ótima opção :)
ResponderExcluirE enquanto o euro não baixar né? kkkrying
ExcluirAqui rm casa todos nós gostamos muito de ler. Um dos nossos passeios preferido é visitar livrarias . Adorei essas dicas de livros sobre Berlim e já anotei alguns que ainda não li.
ResponderExcluirEu tb amoooo conhecer livrarias e bibliotecas em viagem e ler sobre os lugares antes e depois de conhecer!
ExcluirAmei seu post
ResponderExcluirSó fui a Berlim uma única vez e com certeza é um destino que voltaria outras vezes.
Essa lista está maravilhosa, uma verdadeira imersão em um dos lugares mais incríveis do Planeta.
Obrigada por compartilhar
Obrigada! Eu tb não vejo a hora de voltar!
Excluir