Barcelona definitivamente deve ser a viagem dos sonhos para qualquer arquiteto. Foi aqui que nasceu um estilo arquitetônico conhecido como modernismo, impulsionado por ninguém menos que Gaudì. Quando percebi que Antonio Gaudì tinha tantas obras fantásticas e recomendadíssimas para visitar em Barcelona, decidi fazer um post só para elas. As obras de Gaudì aqui neste post não estão em ordem nenhuma. Adicionei também no post uma exposição sobre o arquiteto e sua obra.
Antoni Gaudí nasceu em Reus, não muito longe de Barcelona, em 1852. Seus primeiros trabalhos como arquiteto possuem claras influências góticas. Quando jovem, aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha e nunca se casou. Faleceu em 1926 aos 73 anos, depois de ter sido atropelado por um bonde em Barcelona. Teve uma fase de arquitetura mourisca e outra gótica antes de começar a fazer prédios com seu estilo próprio, com motivos inspirados na natureza. Entre suas primeiras obras estão a fonte do Parc de la Ciutadella e os postes de iluminação pública em ferro fundido na Plaça Reial. Veja aqui uma lista de suas obras. Gaudì também empregava frequentemente a técnica de trenacadís em suas obras (aqueles mosaicos com azulejos quebradinhos).
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
A Barcelona de Gaudì no mapa
Assinalei no mapa abaixo as obras de Gaudì - uma estrela para as que considero mais impressionantes e imperdíveis. Em roxo estão os lugares que visitei (ou pelo menos passei em frente sem entrar) e em rosa, os que ficaram para a próxima vez. Quem tiver mais tempo em Barcelona, vai ter muita coisa para ver além do básico!
Leia aqui todas as dicas sobre Barcelona no blog!
Quando falamos "modernismo", muita gente lembra de Semana de Arte Moderna de 1922 (parte do movimento cultural modernista) ou de arquitetura moderna, Oscar Niemeyer e afins, mas antes disso teve um movimento em Barcelona e na Catalunha chamado "modernisme", traduzido como "modernismo". É deste último tipo de modernismo que estou falando no post de hoje. O estilo arquitetônico chegou a outros lugares, por exemplo Valência - que não é longe de Barcelona, mas é evidente que seja até hoje na capital da Catalunha o lugar onde mais se vê exemplares do modernismo catalão.
Leia aqui sobre as construções em estilo modernista em Valência!
O modernismo foi um estilo de arquitetura que surgiu na Catalunha no final do século XIX e início do século XX. Usava muito ferro forjado, vitrais e cerâmica e elementos da natureza como flores e plantas como decoração. Alguns indicam que ele seja uma variação do mais internacional art noveau e outros que seria o mesmo estilo, com toques regionais. Os três grandes nomes do modernismo catalão foram Domènech i Montaner, Puig i Cadafalch e o mais famoso, Antoni Gaudì, mas eram mais de 100 arquitetos que construíram utilizando este estilo.
O modernismo foi um estilo de arquitetura que surgiu na Catalunha no final do século XIX e início do século XX. Usava muito ferro forjado, vitrais e cerâmica e elementos da natureza como flores e plantas como decoração. Alguns indicam que ele seja uma variação do mais internacional art noveau e outros que seria o mesmo estilo, com toques regionais. Os três grandes nomes do modernismo catalão foram Domènech i Montaner, Puig i Cadafalch e o mais famoso, Antoni Gaudì, mas eram mais de 100 arquitetos que construíram utilizando este estilo.
Nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX estava acontecendo uma grande urbanização no mundo todo, gerada pelo aumento da industrialização dos países e invenções e descobertas como ferrovias, motor a vapor e eletricidade que sustentavam essas novidades. Tudo isso se refletia na arquitetura.
A maioria dos turistas vai para Barcelona e volta apaixonado pela genialidade de Gaudì, mas o que mais me impressionou foram 2 construções de Domènech i Montaner - acho que por serem menos famosas e igualmente maravilhosas! Ele foi professor de arquitetura em Barcelona e influenciou muitos dos arquitetos do modernismo.
A primeira grande obra de Gaudì foi a Casa Vicens (1883-1888) no bairro de Gràcia (naquela época independente de Barcelona) e que ainda é considera nos estágios iniciais do estilo do arquiteto. Quando estive em Barcelona nem era aberta para o público, mas hoje é.
Era a casa de campo da família Vicens e foi declarada patrimônio pela UNESCO em 2005. Foi ampliada 2x e depois dividida. A cascata foi removida e a casa foi vendida algumas vezes antes de ser declarada patrimônio pelo governo espanhol.
O térreo ou andar nobre abriga os cômodos de uso diurno. Observe também o sótão, o portão com folhas de palmeiras o jardim. Os móveis da sala de jantar foram desenhados pro Gaudì. No pultimo andar tem uma exposição sobre a história da casa, com maquetes (adoro!). Na cobertura, também temos trabalhos lindos com trencadìs.
Procurando dicas de onde ficar em Barcelona? Eu testei 2 lugares econômicos e contei aqui! Leia mais sobre o TOC Hostel Barcelona (apesar do nome é também um hotel) e sobre o Safestay Passeig de Gràcia.
Sua obra mais famosa foi iniciada em 1883 e estava em construção até sua morte em 1926. Paralelamente ele foi construindo muitas outras coisas. E a igreja ainda está inacabada e em construção até hoje (2023). Aqui no blog tem um post com todos os detalhes sobre a igreja (e também outros templos religiosos de Barcelona).
![]() |
A fachada com Jesus pendurado na cruz é a Fachada da Paixão e a mais rebuscada é a Fachada do Nascimento ou da Natividade. A fachada principal, Fachada da Glória, ainda não está pronta |
![]() |
Essas colunas dão a impressão de um "bosque encantado"! E olha esses vitrais coloridos lindos com a luz matutina (em dias chuvosos você acaba perdendo essa beleza)! |

![]() |
Vista para a Plaça de Gaudì |
![]() |
Não dá nem para ver direito o Hospital de la Santa Creu i Sant Paul lá ao longe, mas a Torre Agbar em outra janela sim. |
![]() |
Além da Torre Agbar, o Hotel W Barcelona em formato de vela na região do Port Vell |
![]() |
Vista para a Plaça de Gaudì |
Palau Güell
Outro destaque é o Palau Güell (1886-1890) no Raval, construído para a família de Eusebi Guëll, patrono de Gaudì (industrial, político e conde) O prédio tem características da arquitetura mudejar (árabe) e oriental e foi construído derrubando diversas casas do mesmo quarteirão. Ele tem 2.850m2 e os destaques são a fachada, as portas de entrada e a cúpula central.
![]() |
Fotos: da esquerda para a direita, Canaan CC SA 4.0, Turol Jones CC SA 2.0 e Canaan CC SA 4.0 |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Park Güell
Era um complexo habitacional organizado pelo mesmo empresário da família Güell, construído entre 1900 e 1914. O projeto original do Park Güell não foi levado à frente e a área foi convertida em parque - algumas construções de Gaudì já estavam ali e hoje são um dos mirantes mais famosos de Barcelona (originalmente eram esperadas 40 unidades habitacionais, mas só 2 foram construídas - uma serviu de moradia para o próprio Gaudì).
O parque foi declarado patrimônio da UNESCO em 1984 e é uma das maiores áreas verdes de Barcelona. Visitei infelizmente em um dia muito nublado e logo cedo - a dica pela posição do sol é ir mais tarde. Logo cedo, o sol nasce bem na sua frente e atrapalha as fotos como no meu caso (não sei o que foi pior - as nuvens ou o sol). É necessário comprar ingresso com antecedência pois são vagas limitadas por horário e é uma visita concorrida - em dias abertos, principalmente no final do dia. Não perca o dragão com trencadìs em frente à escadaria.
![]() |
Em cima, os bancos decorados com vista para Barcelona |
![]() |
A salamandra logo na entrada (às vezes chamada de dragão) de trencadís tornou-se um ícone e símbolo do arquiteto |
![]() |
Parte inferior do Viaduto do Algarrobo |
É possível subir pelo parque para pontos mais altos, mas como o dia estava feio demais, preferi ir visitar outros pontos da cidade. O parque tem uma parte paga pequena e uma grande área gratuita, mas a parte interessante é justamente a parte paga. Compre o horário com antecedência com horário marcado.
Casa Batllò
A Casa Batllò (1904-1906) no quarteirão mais famoso do Passeig di Gràcia (Manzana de la Discordia) é talvez a minha preferida (entre as casas das famílias ricas e também entre as obras do arquiteto catalão). O edifício é mais antigo e foi somente reformada por Gaudì. Os balcões fazem referência à máscaras venezianas, o hall com ladrilhos azuis parece o oceano, o teto é bem interessante e tudo no interior da casa é incrível.
É um ingresso caro, mas uma visita que vale a pena demais (Formam-se filas imensas! Compre o ingresso com antecedência - são mais de um milhão de visitantes por ano). Josep Batlló Casanovas era uma industrial do setor têxtil. A família habitou o primeiro andar e alugou os apartamentos superiores, mas nos anos seguintes com o falecimento do casal, os herdeiros venderam a casa, que também abrigou estabelecimentos comerciais. Gaudì também desenhou alguns móveis para a casa, que entrou para a lista de patrimônios mundiais em 2005.
![]() |
Vários pisos diferentes e só fazendo esse post percebi que a Casa Batllò tem uma vibe meio "Castelo Rá-Tim-Bum"! (ao contrário na verdade né? rs) |
![]() |
A "floresta de chaminés" no teto |
La Pedrera - Casa Millà
A Casa Millà (1903-1906) também no Passeig di Gràcia é hoje mais conhecida como "La Pedrera". É um prédio de apartamentos e monocromática e acho que por isso que não curto tanto. É possível visitar telhado e um dos apartamentos com mobiliário de época. Encomendado por Pere Milà, que teria um apartamento no primeiro andar com sua esposa. Os outros apartamentos seriam para aluguel. A cosntruçaõ estourou o orçamento, não cumpriu regras da cidade e causava estranheza na população por conta das paredes não retas. No interior são muitas referências à natureza.
No térreo funcionava um estacionamento para carruagens, conceito inovador para a época. Os pátios internos serviam para ventilar e iluminar os apartamentos e também era uma inovação. É patrimônio mundial pela UNESCO desde 1984.
* indicates required
Cripta de la Colonia Güell
Na região metropolitana de Barcelona fica a cripta de la Colonia Güell (1908 e 1915). A colônia era uma espécie de cooperativa, organizada por Eusebe Guëll. O projeto da igreja no local é de 1891, mas demorou a ser iniciado. Quando o patriarca faleceu, a família cancelou a obra (que ficou inacabada) e Gaudì havia terminado somente a cripta.
Leia mais:
![]() |
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui! |
Barcelona Card Modernista
O escritório de turismo da cidade criou um passe de atrações bem vantajoso para quem ama arquitetura e quer visitar vários dos locais deste post. O cartão inclui as entradas da Casa Amatller, Casa Batlló, Casa Milà - La Pedrera, Casa Vicens Museu Nacional d'Art de Catalunya (com muitos objetos decorativos desse período), Colònia Güell, Palau de la Música Catalana, Sant Pau Recinte Modernista, Torre Bellesguard e Palau Güell, além de um cartão de transporte Hola Barcelona. Mesmo já tendo visitado as atrações mais conhecidas dessa lista, eu compraria o cartão para uma próxima visita, apesar do valor alto - os tickets em Barcelona são todos caríssimos!
O ingresso para a Casa Battlò, a Sagrada Família e o Park Guëll foram cortesias do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes. Fiquei uma semana na cidade e não tive tempo de visitar todos os patrimônios da UNESCO.
Gaudí Experience
Atração praticamente desconhecida, fica bem perto do famoso Park Guëll acima (no caminho entre o ponto do ônibus hop on, hop off e o parque). Meio estilo Disney, mas interessante poder ver algumas das obras de Gaudí (é bem difícil conseguir conhecer todas em uma única viagem para Barcelona) e também entender as inspirações do artista para algumas das principais inovações arquitetônicas dos seus projetos. Pode ser bem interessante para fazer com que adolescentes e pré-adolescentes se interessem por arquitetura e pelo Gaudí.
Cascada Monumental no Parc de la Ciutadella
![]() |
Ela segue estilo barroco e faz sucesso entre os turistas |
Reserve aqui o seu Free Tour pelo Parc de la Ciutadella e La Barceloneta!
Casa Calvet
Construída entre 1898 e 1900 para um família da indústria têxtil, é a casa de Gaudì em estilo mais tradicional. É possível observar a casa por fora ou comer no restaurante que tem no local para conhecer por dentro! As varandas lembram as da Casa Batlò.
Construída entre 1900 e 1909, fica na Serra da Collserola. Também conhecida como Casa Figueres, é uma mistura do estilo gótico com o modernismo catalão, no local de um antigo castelo que existia no local. Ali viveu o último rei da Catalunha no século XV, Martin I. O nome Bellesguard significa "bela vista".
Col.legi de les Teresianes
Uma das obras e Gaudì abriga uma escola então não vai rolar visitar, mas se por acaso passar por perto, aproveite para tirar algumas fotos do lado de fora. É uma das obras menos conhecidas de Gaudì, que começou a construção em 1887.
Pavilhão Guell e estátua de Gaudì
Não confunda esse pavilhão com a Colonia Guell, fora da cidade e que já falei acima. Bem próximo a ela, fica uma estátua em tamanho real de Gaudì, na frente de um portal em estilo modernista - o Portal Miralles.
Postes da Plaça Reial
Logo que se formou, Gaudì desenhou os postes de luz da Plaça Reial (1879)! Leia aqui um post sobre as praças mais lindas de Barcelona, incluindo a Plaça Reail!
Quem mais adoro Gaudì e ficou louco pra conhecer ou voltar para Barcelona???
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.