Estudei em Berlim por 2 meses em 2014 e depois voltei para mais 10 dias na capital alemã em 2019. Já visitei dezenas de atrações na cidade - das mais básicas e conhecidas até as mais exóticas e no post de hoje conto sobre sete delas que não costumam estar nos roteiros turísticos por Berlim, mas que são bem legais e eu acho que vale a pena sim conhecer! E o bônus: todos os lugares são grátis!
Não tem nenhum museu nem exposição nessa lista de hoje porque já fiz uma lista com 10 museus e exposições fora do óbvio em Berlim aqui no blog - alguns pagos e alguns grátis - não deixe de conferir se estiver procurando o que fazer na cidade sem ter um excesso de turista em volta!
Falo sobre esse parque a seguir! |
Alguns dos lugares indicados tem site oficial - é só clicar no nome para conferir como chegar, horário de funcionamento atualizado etc.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Franziskaner Klosterkirche
Pertinho da Torre de TV, do muro medieval da cidade e do restaurante mais antigo de Berlim, ficam as ruínas de uma igreja e apesar de estar no meião da cidade, a região é uma calmaria ainda quase secreta para os turistas... A igreja do mosteiro franciscano deixou de ser igreja muitos séculos atrás, mas tinha outras funções até ser destruída durante a Segunda Guerra. Hoje acontecem eventos esporádicos no local, mas ele fica aberto diariamente com entrada grátis (pode ter alteração por causa da pandemia).
Adorei ficar procurando a torre para encaixar nas fotos! |
Na 1a foto, visto do alto da Torre de TV |
Precisando de dicas de onde ficar em Berlim? Hotéis com vista panorâmica, 4 opções econômicas testadas em 2019 em diferentes bairros, Hotéis estilosos e bonitinhos e Hotéis econômicos e bem localizados, incluindo onde eu fiquei em 2014. Se ainda não estiver satisfeitos com essas sugestões, vejam aqui todas as opções de hospedagem em Berlim!
Booking.com
Treptower Park
Esse parque é provável o mais conhecido deste post, mas ainda assim, a maioria dos turistas fica pouco tempo na cidade e visita só o mais central dos parques de Berlim, o Tiergarten. São 84 hectares com muita natureza e até um jardim de rosas (que estava florido quando fui em junho/2019!) no parque à beira do Rio Spree. Ele foi aberto em 1888, com o jardim em estilo inglês.
Nas 2 últimas fotos, chegando pela estação de SBahn Treptower Park - ao sul da cidade, mas não é demorado de chegar com o trem (ou ônibus) |
A parte mais impressionante do Treptower Park é o Memorial de Guerra Soviético, em homenagem aos soldados soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial. No final da guerra, as soviéticos venceram a Batalha de Berlim e foram os primeiros a entrarem na cidade, derrotando os nazistas na capital alemã. Li muito sobre o assunto nos livros "Berlim 1945 - volume 1" e "Berlim 1945 - volume 2". Reserve aqui o seu tour guiado sobre a Batalha de Berlim e o Treptower Park!
Essa parte da cidade estava do lado da Berlim Oriental durante a Guerra Fria e a divisão da cidade e foi então construído esse imenso memorial entre 1946 e 1949. O parque também serve de cemitério para cerca de 5 mil soldados soviéticos (alguns lugares dizem que são mais de 7 mil soldados)!
A estátua gigantesca (bem ao estilo da arquitetura monumental soviética) representa um soldado soviético salvando uma criança |
Mosaicos dentro do memorial - Foto: Raimond Spekking - CC BY SA 4.0 |
Dicas sobre o que e onde comer em Berlim: Dicas gerais de restaurantes, Onde comer por menos de 10 euros e dicas de comida de rua, O que é currywust, receita, onde comer e museu do Currywurst, Onde comer o melhor currywurst em Berlim, 2 chocolaterias e cafeterias imperdíveis, Mais de 30 dicas de onde comer e se divertir - 2019, Comendo no restaurante mais antigo de Berlim (do século XVII!) e tudo sobre os mercados de Natal em Berlim (e comidinhas típicas)!
Markthalle Neun
Berlim contava com diversos mercados regionais antigamente e cada um tinha um número. O da área de Kreuzberg era o nono mercado e por isso nome "Markthalle Neun" (neun = nove em alemão). Hoje em dia, a maioria desses mercados de Berlim não existe mais, mas um dos que resiste ainda como mercado de bairro é justamente o Markthalle Neun. Além das feiras de alimentos para a população em geral (legumes, verduras, etc), acontecem diversos eventos gastronômicos ali e o mais famoso dele é "Street Food Thrusday", toda 5a feira das 17h às 22h, quando dezenas de food trucks invadem o local. É comum encontrar comida árabe, indiana, turca, japonesa, mexicana, tapioca brasileira, burgers, comida coreana, doces diversos, cervejas, empanadas, sorvetes, massas e muito mais. Jantei cedo um dia ali e gastei 6,50 com as boulettes e 2,20 com o refri (Fritz Kola, refri alemão). Boulette são almôndegas muito comuns em Berlim e eu pedi um combo com 4 temperos diferentes. Este mercado entrou numa listinha que fiz sobre mercados incríveis pelo mundo!
O que ver e fazer em Berlim: Roteiro de um dia pelas atrações básicas, Top 15 atrações/pontos turísticos de Berlim, conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada, Ingresso de atrações e tours, Berlin Welcome Card e Museum Pass - passes de desconto em atrações, mais de 100 atrações e atividades grátis em Berlim, Trabi Safari - dirigindo um Trabant por Berlim, Tour de segway e o que ver e fazer no antigo trajeto do muro de Berlim hoje.
Engelbecken
Saindo um pouco da parte mais turística de Berlim, mas ainda pertinho do rio Spree, aproveitei algumas horinhas em um sábado para curtir a área de Kreuzberg. Andei por ruazinhas fofas, entrando e saindo de lojinhas, parei para beber um refri em algum lugar perdido e acabei chegando nesse laguinho perdido aí das fotos. Achei muito fotogênico! Tem alguns roseirais ali na beira do lago e um restaurante com vista legal - Cafe am Engelbecken, onde parei para um lanche.
A igreja das fotos abaixo é a Michaelkirche, que aparece rapidamente na série Unorthodox (Nada Ortodoxa). O Luisenstadt Canal que passava por ali ligava o rio Spree ao Landwehr Canal desde 1852. Era também uma parte da fronteira entre a Berlim oriental e a Berlim ocidental. Mas não era muito utilizado como canal e partes dele foram aterradas. o Engelbecken é a pequena parte que restou.
Já temos aqui no blog dicas de diversas atrações como Reichtag (Parlamento alemão) e Torre de TV, Ilha dos Museus, East Side Gallery, comemoração de 25 anos da queda do muro de Berlim e explicações sobre o muro, onde ver o muro de Berlim hoje, Berlim e Alemanha socialistas - Museu DDR e Alltag in der DDR, Museu Judaico e Memorial do Holocausto, Berliner Unterwelten: tour sobre os subterrâneos de Berlim, Tour sobre street art/arte de rua, Checkpoint Charlie e Mauermuseum, museus sobre a História de Berlim, Berliner Dom e outras igrejas e sinagogas em Berlim, Palácio Charlottenburg, Deutsches Historisches Museus (DHM) - Museu Histórico Alemão, Tiergarten, Tempelhof - o aeroporto desativado que virou parque, quatro atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim, Memorial da Resistência Alemã, os outros muros de Berlim e o restaurante mais antigo da cidade, museus e exposições menos conhecidos - Anne Frank Zentrum, Asisi Panorama The Wall, The Wall Museum, Myth of Germania, Deutsches Spionagemuseum, Little Big City Berlin, Torre de Vigia da DDR, Maquetes de Berlim, Black Box Kalter Krieg e Trabi Museum, novidades em 2017: Little Big City, Barberini Museum Potsdam, Stadtbad Oderberger, Urban Nation Street Art Museum. Staatsoper, novidades em 2016: The Gate Berlin e Wall Museum, passeio de barco pelo rio Spree, exposição Nineties Berlin e Berlim vista do alto - várias opções para subir
* indicates required
Feirinha da Boxhagener Platz
Muita coisa fecha em Berlim aos domingos, mas um programa legal em temperaturas agradáveis são as feirinhas espalhadas pela cidade. No bairro mais alternativo Friedrichshain, fica a praça Boxhagener Platz, onde acontece uma feira de itens de segunda mão aos domingos. Além de um chai latte gelado em um café no meio da praça, aproveitei para almoçar currywurst no Curry 66 depois - não é dos locais mais famosos para comer currywurst em Berlim, mas eu gostei bastante!
Um mercado tradicional de alimentos acontece na mesma praça aos sábados. Perto dali fica a área mais famosa dos barzinhos na região da estação Warschauer Straße - muito movimentada durante a noite e madrugada adentro. Fiz um post com esta e outras dicas das principais feirinhas e mercados de Berlim.
Aproveitei e comprei 2 livros com defeitos e baratinhos para treinar o meu alemão - tô no 1o ainda e não li nem metade rs. |
Conheça Berlim por suas regiões: Alexanderplatz, Checkpoint Charlie, Hackescher Hof/Oranienburger Straße/Scheunenviertel, Avenida Kurfürstendamm (Kudamm), Nikolaiviertel, Prenzlauer Berg (e Kulturbrauerei), Potsdamer Platz e Avenida Unter den Linden!
Bösebrücke (Bornholmer Strasse)
Vocês também gostam de pisar nos lugares onde aconteceram fatos históricos? Na minha última vez em Berlim, fui até a ponte onde o muro de Berlim "caiu"! A Bösebrücke (perto da estação Bornholmerstrasse foi o primeiro lugar que liberou a passagem dos alemães do leste para o oeste naquele 9 de novembro de 1989! Leia mais sobre a construção e queda do muro neste post.
Não é um passeio muito central, mas se você for fazer um tour da Berlim subterrânea (que eu recomendo demais), fica a só uma estação de distância e a visita é rápida então não fica difícil encaixar no roteiro. Eu adoro História e já visitei trocentos museus sobre o muro de Berlim, então a sensação de estar no local onde tudo aconteceu foi incrível e emocionante!
Olha a Torre de TV lá no fundo! |
Alguns pedaços do muro na área e também fotografias aumentadas sobre o evento histórico |
Dicas variadas sobre Berlim: Berlin Hauptbahnhof - a principal estação de trens em Berlim, chip de internet comprado na Alemanha, chip de internet que recebi em casa e usei por um mês na Alemanha, dicas de Berlim no Instagram, Facebook e Youtube, mistérios e curiosidades de Berlim, onde comprar lembrancinhas de viagem em Berlim (e o que comprar), tudo sobre o Ampelmann, o homenzinho do sinal, Buddy Bears, esculturas de urso espalhadas por Berlim, a antiga Berlim em fotos, arte de rua e grafitti em Berlim, Käthe Wolhfarht, a loja onde é sempre Natal na Alemanha, consciência histórica alemã - a relação com o turismo na Alemanha e o Brasil nos dias de hoje o muro caiu, mas a cidade continua dividida, 30 anos da queda do muro de Berlim e eu estou apaixonada... por Berlim!
Concerto gratuito na Filarmônica de Berlim
Toda 4a às 13h tem concerto grátis no lobby de entrada da Filarmônica de Berlim, pertinho do Tiergarten, da Potsdamer Platz e do Memorial da Resistência Alemã. É só chegar cedo para garantir um lugar no saguão (sem frescuras) - eu cheguei perto de meio dia e levei até um lanchinho para comer nas escadarias (todo mundo faz isso). A Filarmônica aparece na série da Netflix, Unorthodox (Nada Ortodoxa). A maioria dos espectadores eram ou turistas asiáticos ou velhinhos berlinenses. Por muitos anos, os concertos gratuitos na hora do almoço eram nas 3as feiras, mas voltando em 2022, eles mudaram o evento para as 4as feiras (entre setembro e junho).
Ali na frente, fica o "Memorial às vítimas do programa de eutanásia dos nazistas - Aktion T4" (foto abaixo). Mais de 70 mil pessoas foram assassinadas pelos nazistas entre 1940 e 1941 dentro da operação conhecida como "Ação T4" (nome devido ao endereço Tiergartenstrasse 4 onde hoje está o memorial e onde no passado esteve o escritório que cuidava deste tipo de trabalho). Até o final da Segunda Guerra, cerca de 300 mil pessoas haviam morrido nos centros de internação de pessoas com problemas mentais ou físicos, para promover "eugenia" entre os alemãs.
Foto: Drrcs15 - CC BY SA 4.0 |
Aproveite para conhecer outros destinos pertinho de Berlim:
Berlim fora do óbvio no mapa - 7 lugares desconhecidas para a maioria dos turistas
Marquei todos os lugares deste post no mapa abaixo - em roxo os principais e em azul as dicas extras (onde comer, memorial T4).
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Eu amo Berlim! É a minha cidade preferida da Europa haha...amei o seu post com os destinos fora da rota de turismo tradicional. Conheço alguns e outros não e já até anotei aqui pra quando eu voltar. Fui ao Markthalle Neun em um quinta por conta da feira de comida de rua que acontece e amei...comi várias coisas gostosas e bebi uma cerveja artesanal em uma cervejaria que fica escondidinha no mercado. Aliás, eu adorei o bairro de Kreuzberg... bem descolado!
ResponderExcluirhehehe toca aqui! Berlim é INCRÍVEL!!!
ExcluirEu ainda não conheci Berlim, mas a minha irmã foi e adorou! A igreja franciscana remete a igreja que conheço em Lisboa, sem o teto. A diferença que em Berlim foi por causa da guerra e em Lisboa, devido a um terremoto.
ResponderExcluirAssim que eu tiver uma oportunidade de viajar para a Alemanha, vou fazer o seu roteiro. Parabéns.
Nem lembrei antes, mas agora q vc falou realmente parece a de Lisboa (q tb já fui rs)
ExcluirAdorei estas dicas fora só óbvio. Sempre procuro dicas assim. Agora quando for a Berlim vou usar este teu roteiro. Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirAcrescento 3 atrações para a lista ficar com 10:
ResponderExcluir1- Hansaviertel ( para quem gosta de arquitetura);
2- Strandbad Wannsee (conhecer uma praia berlinense), e
3- Tegeler See.
Ah sim, tem muito mais lugares fora do óbvio que valem a pena em Berlim! Em outros posts aqui do blog ou até mesmo lugares que não conheço ainda, como os q vc citou. É impossível visitar tudo q se tem para visitar em Berlim... tarefa para uma vida toda!
Excluir