As estações de metrô de Paris não costumam aparecer tanto nas listas de "estações de metrô mais bonitas do mundo" como as de Moscou, de Estocolmo ou ainda de Pyongyang , mas tem várias estações sim que são bastante interessantes. Como são muitas estações em Paris (até hoje lembro impressionada da quantidade de estações ali - muito mais do que em outras cidades pelo mundo - eu tinha a impressão que tinha uma entrada de estação a cada quarteirão!), a grande maioria é somente uma estação sem graça, mas separei aqui mais de 10 para você prestar atenção quando estiver passeando pela Cidade Luz - na maioria dos casos, elas já estão próximas a pontos turísticos tradicionais e você já vai passar por ali de qualquer jeito! Elas estão em ordem alfabética e começo com a entrada mais icônica!
A primeira linha de metrô parisiense foi inaugurada em 1900! Em 1910 já eram 6 linhas e em 1935, 13. Depois disso, a 14a linha foi inaugurada em 1998. Hoje são 302 estações em 203 km de extensão e 4 linhas em construção (previsão para 2024).
A primeira linha de metrô parisiense foi inaugurada em 1900! Em 1910 já eram 6 linhas e em 1935, 13. Depois disso, a 14a linha foi inaugurada em 1998. Hoje são 302 estações em 203 km de extensão e 4 linhas em construção (previsão para 2024).
Abbesses
A entrada famosa de metal verde, construída por Hector Guimard no estilo art noveau é um marco de Paris. Esta é uma das 2 edículas abertas que sobraram (a outra fica na Châtelet), mas antes todas (ou quase todas) as entradas de estações em Paris eram assim! Esta edícula ficava na entrada do metrô Hôtel de Ville e foi transferida para este local na década de 70. É uma das estações mais fundas do metrô de Paris (36m) e li na internet que aparece no filme da Amélia Poulain (mas nem lembro rs). Desça pelas escadas e aproveite a decoração das paredes! Leia mais sobre Hector Guimard e art noveau em Paris aqui e veja aqui outras entradas de Hector Guimard também em ferro fundido verde, mas mais simples.
Foto: Steve Cadman - CC BY-SA 2.0
Leia aqui todos os posts sobre Paris no blog! |
Veja aqui mais cenários de filmes em Paris para conhecer de perto!
Foto domínio público |
Arts et Métiers
São 800 placas de cobre na parede da plataforma da linha 11, reproduzindo o submarino Nautilus, do livros "20 mil léguas submarinas" do francês Julio Verne. A decoração é de 1994, para o bicentenário do Conservatoire National des Arts et Métiers e o Museu de Artes e Ofícios, vizinho à estação, que só fiquei conhecendo na hora de fazer este post infelizmente. Mas a estação é de 1904. Leia mais aqui sobre o Musée des arts et metiers.
Foto: Kenneth Lu - CC BY 2.0 |
Veja aqui os ingressos mais concorridos em Paris e que devem ser adquiridos com antecedência, com ou sem pandemia!
Assemblée Nationale
A estação é de 1910 e suas paredes recebem diversas exposições ao longo dos anos. A de 2016, trouxe 5 temas para cada uma das plataformas - na plataforma em direção de Front Populaire: Valores, História, Cidadania, Sociedade e Democracia e na plataforma em direção de Mairie d'Issy: República, Leis, Deputados, Reuniões públicas e Debates, além de telas de vídeo apresentando a sessão pública em andamento.
Aparentemente essa foto é a mais recente (2016?). Foto: Cramos - CC BY 4.0 |
Exposição de 2008 - Foto: Clicsouris - CC BY-SA 3.0 |
Bastille
Já contei sobre a queda da Bastilha neste post e que ali por perto nem existe nenhuma atração relacionada à antiga prisão. Mas na estação de metrô com o mesmo nome da prisão, fica esse afresco de cerâmica de 180 m2 com gravuras de jornais durante Revolução Francesa, mostrando a destruição da prédio. A decoração foi feita por Liliane Belembert and Odile Jacquot, por conta do bicentenário da Revolução. No muro da plataforma da linha 5, é possível ver um pedaço da parede da prisão.
Foto: FaceMePLS - CC BY 2.0 |
Foto: FaceMePLS - CC BY 2.0 |
Foto: FaceMePLS - CC BY 2.0 |
Passei uma semana em Paris 18 anos atrás, mas como a cidade é clássica, o roteiro continua super válido (e atualizado) - veja aqui a parte 1, aqui a parte 2 e aqui a parte 3, com relato do bate-volta que fiz para Giverny e Versalhes.
Chaussee d´Antin - La Fayette
Aqui o foco é o teto - são pinturas alegóricas em um afresco de Jean-Paul Chambas. O "La Fayette" é o Marquês de La Fayette, que foi uma figura importante na Revolução Francesa e lutou na Guerra de Independência dos Estados Unidos, do lado dos revolucionários.
Cluny - La Sorbonne
Esta estação foi inaugurada em 1930, fechada em 1939 porque era pouco utilizada devido à proximidade com outras estações, e reaberta em 1988. Tem um mosaico de cerâmica no teto de Jean Bazaine da época da reabertura e réplica de assinaturas de intelectuais, artistas e cientistas do Quartier Latin (região onde fica), como Molière, Rabelais e Robespierre. Claro que fica pertinho do Musèe du Cluny e da Universidade Sorbonne.
Foto: Clicsouris - CC BY-SA 3.0 |
Não perca também o mosaico entre a estação Cluny e a St Michel!
Já li e adorei o livro "Paris Paris - conheça a cidade utilizando o metrô"!
Concorde
Essas letras na parede abaixo não são aleatórias! São 4 mil azulejos em azul e branco formando o texto da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 - o documento com princípios da Revolução Francesa, um dos textos mais importantes para a história dos direitos humanos. A estação Concorde de 1900 é uma importante estação de conexão entre várias linhas e fica bem embaixo da Place de la Concorde, que hoje conta com um obelisco egípcio e antigamente era o local da guilhotina. A artista responsável pela arte na parede da estação em 2001 é Françoise Schein e a estação até já inspirou um poema de Ezra Pound - In a Station of the Metro.
"A ignorância, o esquecimento e o desprezo por direitos dos homens são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção de Governos." Foto: Clicsouris - CC BY-SA 3.0 |
Quer conhecer mais da França além de Paris? A minha sugestão são 3 ou 4 dias no Vale do rio Loire, a região de castelos mais famosa do mundo!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Javel - Andre Citroën/Gare de Javel
Essa é a mais afastada dos pontos turísticos, mas como podem ver em uma das fotos abaixo, ela não é tão longe assim e poucos minutos seriam o suficiente para chegar lá, tirar algumas fotos da vista bem legal e inusitada e voltar para o centro. É conectada com uma estação do trem RER (Gare de Javel), que vai mais para os subúrbios de Paris, perto da Ponte Mirabeau (com detalhes bem bonitos por sinal) e ela sim que tem uma construção interessante. A obra é do arquiteto Jean Juste Gustave Lisch para a Exposição de 1889 (a mesma que nos trouxe a Torre Eiffel) e leva o nome de um antigo. Fica perto do parque André Citroën, no local da antiga fábrica de carros que funcionou ali entre 1915 e 1974. Veja mais fotos da Gare de Javel aqui.
Louvre-Rivoli
Inaugurada em 1900, a estação contém réplicas de esculturas que estão no museu ali pertinho, dando um gostinho do que se vê lá. Olha o vídeo abaixo que legal!
Procurando guia em pdf sobre Paris? Já faz anos que prefiro comprar ebooks escritos pelos blogueiros que conhecem as cidades muito mais a fundo do que os guias impressos tradicionais de grandes editoras.
Palais Royal - Musée du Louvre
Essa eu lembro muito de ter tirado foto porque foi um achado inusitado, além do meu roteiro na capital francesa. Adorei as bolas coloridas! Essa entrada da estação fica na Place Colette, entre o Palais Royal e o Musée du Louvre. O "Kiosk of the night-walkers" foi desenhado por Jean Michel Othoniel, com 2 cúpulas representando o dia e a noite e 800 bolas de vidro de Murano vermelhas, azuis, âmbar e violeta em uma estrutura de alumínio - uma verdadeira obra de arte moderna! A estação é de 1900, mas a entrada foi feita em comemoração aos 100 anos do metrô de Paris em 2000.
Foto: Fred Romero - CC BY 2.0 |
Pont Neuf
Perto da ponte mais antiga de Paris (apesar do nome) e também da ilha no meio do rio Sena onde fica a Catedral de Notre Dame e outras atrações de Paris, a estação de 1926 tem o tema da Monnaie de Paris ("Casa da Moeda de Paris"), que também fica ali perto.
Foto: Clicsouris - CC BY-SA 3.0 |
Conheça dois museus imperdíveis e quase secretos em Paris!
Port Dauphine
Uma das poucas estruturas antigas fechadas em estilo art noveau de Hector Guimard, a diferença da entrada da Abbesses para essa aqui é que essa é fechada nas laterais. O apelido dessa entrada é "libélula".
Foto: Jean Pierre Dalbera - CC BY-SA 2.0 |
Gostou das estações de metrô diferentes em Paris? Qual foi sua preferida??
Leia aqui sobre como é a primavera em Paris!
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
As mais interessantes estações de metrô de Paris no mapa
Marquei no mapa abaixo todas as estações de metrô em Paris citadas neste post de roxo e em azul, algumas das atrações da cidade que são muito próximas às estações.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Adorei o post, mas sou suspeita a falar =D
ResponderExcluirAs minhas preferidas são a Arts et Métiers, que adoro a vibe submarino, acho maravilhosa e a Concorde onde sempre ficava lendo a DDHC pra passar o tempo.
Bjokas =)
Eu acho q ficaria até meio nervosa imaginando estar realmente dentro de um submarino kkkkkk
ExcluirRealmente sao lindas, mas a minha preferida é a Bir Hakeim para ter aquela vista linda da torre.
ResponderExcluirAh, eu passei por lá tb! mas nem lembro da estação em si rs.
ExcluirGente, que post mais incrível!!! Adorei demais a ideia de falar das estações e já to querendo até fazer um roteiro só debaixo da terra... hahaha
ResponderExcluirObrigada!! Amei mesmo <3
hahaha isso rola em várias cidades com estações lindas, tipo Moscou! Em Paris, algumas das estações são interessantes por dentro, outras por fora.
ExcluirTodas lindas! Amei! Quando fui a Paris vi algumas, mas preciso ver também as outras... me fez ficar com vontade de voltar. Obrigada mesmo pelas dicas.
ResponderExcluirhehehe eu tb fiquei morrendo de vontade de voltar!
ExcluirAté as As estações de metrô de Paris são lindas e rende um roteiro específico para apreciar , né ? Já estou aqui programando a próxima viagem p lá e vou querer passar por todas essas q vc listou.
ResponderExcluirEu tb quero voltar e visitar várias!!!
Excluir