Torcello (na Laguna de Veneza) foi estabelecida entre os século V e VI. A Catedral de Santa Maria dell´Assunta é a construção mais antiga da laguna, fundada em 639, e ela ainda preserva diversos mosaicos antigos. A igreja vizinha de Santa Fosca (construída nos séculos XI e XII) tem estilo bizantino em formato de cruz grega e é outra indicação da grandeza da ilha que chegou a ter 20 mil habitantes antes de ser ofuscada por Veneza.
Catedral Santa Maria dell´Assunta e Igreja Santa Fosca em Torcello |
Torcello foi o primeiro assentamento na laguna de Veneza, de pessoas fugindo dos ataques dos bárbaros no continente e se tornou um importante centro político e comercial. Ainda é possível observar diversos canais, mas a obstrução de vários deles e a malária precipitaram o declínio de Torcello. No século XV, ocorrem mudanças climáticas na região devido ao desvio do rio Sile, levando a doença para Torcello. Grande parte da população se mudou para Veneza.
A ilha é a mais calma e mais rural das 3 ilhas que os turistas mais visitam na região (as outras são Murano e Burano - posts em breve) e a tranquilidade é uma alívio das multidões de turistas em Veneza. Um dos principais canais vai do ponto do vaporetto até a basílica - não tem como se perder aqui. Claro que tem um mapinha completo no final no post, com tudo marcadinho, inclusive onde pegar os vaporettos/barcos para esse passeio!
Veja aqui:
Na catedral de Santa Maria dell´Assunta, o destaque fica para o Mosaico da Abside - a Madona sobre o fundo de ouro do século XIII e o Mosaico do Juízo Final do século XII cobrindo todo o muro oeste da igreja. A construção da igreja foi ordenada em 639aD, pois a população da ilha crescia - hoje estima-se que a população permanente seja de somente 10 habitantes (imagino que seja um dado pré-pandemia)! Torcello havia acabado de receber habitantes da cidade de Altino, abandonada por conta das invasões bárbaras e eles levaram as relíquias do Santo Heliodoro (link em inglês), que passou a ser o padroeiro da ilha.
Trono de Átila na última foto da montagem. No local, há também um pequeno museu arqueológico. |
No jardim na frente das duas igrejas, está o Trono de Átila e o museu arqueológico (algumas peças ficam expostas na praça na frente). O rei dos hunos teria usado este assento de mármore como trono no século V (nada confirmado). Torcello é menos visitada do que suas vizinhas Murano e Burano, mas acho que vale a pena demais fazer um passeios pelas 3 - e Torcello é o lugar ideal para fugir das multidões de turistas na região. A ilha conta com pouquíssimas opções de hospedagem e restaurantes/lanchonetes, então melhor garantir e levar sua água, seu casaco etc. O restaurante-hotel Locanda Cipriani é o mais recomendado e até hospedou Ernest Hemingway em 1948.
* indicates required
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Como conhecer Murano, Burano e Torcello em um dia?
É tranquilo conhecer as 3 ilhas Murano, Burano e Torcello em um dia como eu fiz e algumas pessoas até conhecem as 3 em meio dia! Para quem vai por conta própria, o ideal é comprar o ticket de um dia para utilizar o vaporetto ilimitado (em 2021 custa 20 euros) e pegar a linha 4.1 ou 7 para Murano (saindo da parada San Zaccaria - ao lado da Piazza San Marco). Saindo da estação de trem, o mais rápido é a linha 3, mas a 4.2 também é possível. Desça na parada Colonna - o trajeto dura cerca de meia hora. Para Burano, leva mais meia hora - na parada Faro em Murano, pegue o vaporetto 12. De Burano para Torcello são somente uns 10 minutos de vaporetto, também com a linha 12 ou a linha 9. Para voltar de Torcello para a ilha principal de Veneza, pegue o vaporetto 12 e desça na parada Fondamente Nove (é uma das principais paradas com diversas conexões) e aí troque para outra linha para o seu destino ou vá a pé. Confira o mapa com as linhas de vaporetto aqui e os preços e horários aqui.
Nós saímos relativamente cedo para conhecer tudo com calma, almoçamos em Burano e voltamos no final da tarde. Quem vai com grupo de excursão conhece tudo em um período só, com muito mais pressa.
Tour para as ilhas de Murano, Burano e Torcello
Murano, Burano e Torcello no mapa
Marquei no mapa abaixo as 3 ilhas e suas atrações - Murano em marrom, Burano em amarelo, Torcello em rosa. Os piers que cito acima na parte sobre como se locomover entre as ilhas estão em preto e em roxo, a Piazza San Marco e a estação de trem Santa Lucia, ambas em Veneza.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Amo dicas de viagem que trazem também todo esse contexto histórico dos lugares. São informações que fazem toda a diferença quando a gente vai conhecer. E realmente não se fala muito em Torcello como se fala em Murano/Burano, né. Que bom saber mais. E adorei as fotos!
ResponderExcluirObrigada! Nossa, eu não me conformo como alguém se interessa em ir pra um lugar e não vai atrás da parte histórica pra entender tudo rs É uma das melhores coisas de viajar - saber pq as coisas são do jeito q são...
ExcluirAdorei seu blog, está me salvando para planejar a ida a Veneza. Vou me organizar pra conhecer as 3 ilhas num dia só, gostei da Torcello e não quero que fique fora :)
ResponderExcluirQue legal - volte sempre! Ainda tenho posts de Veneza para terminar. Vai adorar esse passeio!
ExcluirQuando eu estive na Laguna de Veneza, visitámos Murano (onde comi uma massa com mexilhões ma-ra-vi-lho-sa) e Burano. Não tivemos tempo para parar em Torcello. Foi uma pena. Mas o motivo foi válido, queríamos aproveitar ao máximo o Carnaval na Piazza de San Marco. Quem sabe um dia volto. Torcello não é o nome de uma bebida alcoólica italiana também?
ResponderExcluirCarnaval de Veneza é mais do que justificável rs Não conheço essa bebida não - vou pesquisar!
ExcluirNão conhecia esse roteiro das Ilhas da Laguna de Veneza, mas é um destino que gostaria muito de conhecer. Valeu pelas dicas!
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirEu nem sabia que era possível visitar ilhas ali. Muito bonitinhas e cheias de história, né? Preciso mesmo voltar para essa área pois fui há muuuito tempo!
ResponderExcluirÉ sempre legal voltar para lugares marcantes pq a gente muda e aí vemos tudo com outros olhos - olhos mais maduros e com mais conhecimento sobre o mundo!
Excluir