Revolucionário, visionário, cosmopolita. Um dos compositores de música clássica tocado mais frequentemente em todos os cantos do planeta, Ludwig van Beethoven era um excelente artista. Até hoje, sua música une pessoas do mundo todo. De rock a sertanejo, várias músicas atuais se inspiram em seus acordes e também fazem parte da trilha sonora de diversos filmes. Sua nona sinfonia foi escolhida como hino da União Europeia. Em 2020 é comemorado o 250o aniversário de Beethoven e diversos eventos aconteceriam ao redor do mundo em sua homenagem, principalmente na Alemanha e na Áustria. Alguns aconteceram online devido à pandemia do coronavírus e outros foram adiados. As comemorações seguem até setembro/2021 então ainda dá tempo de conferir!
Batizado em Bonn em 1770 (não se sabe a data exata do nascimento), começou a aprender piano, órgão e violino desde cedo e aos 7 anos deu seu primeiro concerto. Em 1792 mudou-se para Viena e viveu ali até sua morte em 1827. Beethoven era conhecido por seu gênio forte e nunca se casou. Uma de suas ousadias musicais foi incluir um coro cantando na nova sinfonia, um estilo de música que era até então somente instrumental. O alemão deixou cerca de 240 obras entre concertos, sinfonias, outras peças e uma ópera (Fidelio). Entre seus interesses estavam também filosofia, literatura e política e chegou a dedicar uma sinfonia a Napoleão Bonaparte, retirando a dedicatória quando este se coroou imperador. Antes mesmo dos 30 anos, Beethoven começou a perder sua audição e ficou surdo, mas isso não o impediu de continuar compondo, inclusive sua provável obra mais famosa, a Nona Sinfonia, terminada em 1824.
Nove sinfonias parece um número pequeno perto da obra de outros músicos - 60 de Mozart e 107 de Haydn, mas duvido com todas as minhas forças que você não conheça as 2 obras abaixo, Nona Sinfonia (Ode à Alegria) e Für Elise (a musiquinha do caminhão de gás aqui no Brasil):
Lembrando que "o Hino da Alegria, ou Ode à Alegria (em alemão Ode an die Freude), é um poema escrito por Friedrich Schiller em 1785 e tocado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven. Neste poema Schiller expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão que tanto este como Beethoven partilhavam." (wikipedia) O hino da UE é somente a sinfonia, sem o poema cantado.
Para curiosidades sobre a vida de Ludwig van Beethoven, leia esta reportagem da Deutsche Welle e este post do site Deutschland.de em cooperação com o Ministério Federal das Relações Externas.
As comemorações dos 250 anos de Beethoven em 2020
Ludwig assinava algumas de suas obras com a sigla "BTHVN" e os cerca de 300 projetos e eventos das comemorações de 2020 (e 2021) têm o título de "BTHVN2020", dando uma bela oportunidade para (re)descobrirmos sua arte.
"O 250º aniversário de Beethoven torna-se relevante, se ele mostrar o quanto Beethoven ainda continua tendo influência cultural e político-social e o quão importante a música clássica continuará sendo no futuro”. (Malte Boecker, diretor da Casa de Beethoven em Bonn)
Para acompanhar os eventos ao redor do mundo, o site oficial é o BTHVN2020.de. Dá para selecionar para mostrar por data, por local, por tipo de evento etc. As comemorações exploram 5 facetas de Beethoven: o lado cosmopolita, o musical, o humanista, o visionário e o amante da natureza. A cidade de Bonn é o ponto central do evento. Eu ainda não conheci, mas é um destino obrigatório para fãs de Beethoven ou de música clássica em geral, e principalmente nos próximos meses.
Em Viena, está rolando até janeiro/2021 uma exposição sobre o músico no Kunsthistorisches Museum Vienna.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Seguindo os passos de Beethoven em Bonn (Alemanha) e Viena (Áustria)
Bonn não é uma cidade super turística, mas foi capital da antiga Alemanha Ocidental e tem algumas atrações além do filho ilustre Beethoven. Muito próxima a Colônia, dá para visitar em um estilo bate-volta. Eu não conheci ainda, mas tem uma castelo perto de Bonn que quero muuuito conhecer e aí vale a pena dormir na região sim. Já contei aqui no blog sobre a transição dos órgãos públicos de Bonn para Berlim, após a reunificação da Alemanha.
Os destaques são as praças Münsterplatz e Marktplatz, a florada das cerejeiras, a Beethoven-Haus (a casa dele que virou museu), o museu Haus der Geschichte (história alemã depois da Segunda Guerra Mundial), Palácio Poppelsdorf com Jardim Botânico e o Koenig Museum (de História Natural). Sede da empresa que faz aquelas balas de goma em formato de ursinho, a loja principal da Haribo no centro de Bonn tem uma variedade enooorme! Hoje dá para comprar a balinha em qualquer esquina, mas eu visitaria sim a loja específica. O castelo que fica em Königswinter e quero muito conhecer é o Drachenburg. Bonn é também uma das sedes da ONU.
Sobre as balinhas da Haribo - ursinhos de gelatina no Alemanha Cast
Tudo sobre a florada das cerejeiras em Bonn no Ligado em Viagem
Sobre o museu Haus der Geschichte na Deutsche Welle
Estátua na Münsterplatz em Bonn - Foto Michael Sondermann |
Entrada da Beethoven-Haus em Bonn - Foto Michael Sondermann |
Beethoven tour - Marktplatz - Foto: Beethoven Jubiläums GmbH |
Antiga prefeitura de Bonn, na Marktplatz. Construída em 1737 em estilo rococó. Foto Pixabay |
A "rua mais bonita da Alemanha" na florada das cerejeiras (+/- abril/maio) fica em Bonn - (na verdade são 2 ruas rs) Breite Strasse e Heerstrasse! Foto: Pixabay |
Já a capital austríaca Viena, foi a casa de Beethoven por grande parte de sua vida até a morte. Confiram aqui o meu roteiro para 2 dias (corridos) em Viena - recomendo ficar o dobro de tempo!
Palácio de Schönbrunn - Foto: Julius Silver |
Palácio de Belvedere - foto de Hertha Hurnaus |
Neste post do blog Turista Profissional, tem várias dicas para conhecer diversas casas onde Beethoven morou em Viena, restaurante, museu, lugares onde se apresentou etc e no blog Descubra Milão, tem um post sobre o túmulo de Beethoven (abaixo) e o cemitério onde ele está, onde também estão mais vários túmulos de músicos.
Túmulo de Beethoven no Cemitério Central em Viena. Foto: Banana Patrol - CC BY SA 3.0 |
Eu não sou a maior fã de música clássica, mas depois deste post, fiquei com mais vontade ainda de conhecer Bonn e revisitar Viena! E você?
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Graças a Deus que foi prorrogado para até Setembro de 2021. Assim, nós ainda teremos a chance de viajar para a Austria, ano que vem. Amo a Austria, um país belíssimo!
ResponderExcluirE eu tô louca pra conhecer mais da Áustria!
ExcluirQuando estive em Viena vi uma exposição sobre o Beethoven, até então, nunca tinha visto nada mais profundo sobre ele... incrível como viajar sempre nos abre a mente, né? Muito legal esses eventos de comemoração sobre os 250 anos do artista.
ResponderExcluirSim, uma das melhores coisas de viajar - se bobear a melhor!
ExcluirTenho a maior vontade de conhecer Bonn. Era a cidade de um dos personagens do meu curso de alemão.
ResponderExcluirhahah q curioso!
Excluir