Stuttgart é uma cidade alemã bem localizada em Baden-Württemberg (sul da Alemanha) e com a boa malha ferroviária, dá para fazer diversos passeios de um dia ou até de meio dia nas proximidades. Me programei então para ficar uma semana na cidade e o primeiro passeio de uma tarde que tive certeza que faria era para Esslingen, uma cidadezinha grudada em Stuttgart linda demais! Também descobri Herrenberg na internet e como sou a louca das casas em estilo enxaimel, dei um jeito de encaixar no roteiro.
Esslingen |
Veja aqui dicas de hospedagens econômicas em Stuttgart (testei 3 opções!) e também o que e onde comer em Stuttgart!
Esslingen
A cidade é cortada pelo rio Neckar e fica a aproximadamente 14km do centro de Stuttgart. É a 11a maior cidade do estado (2017), mas nem é grande assim - cerca de 94 mil habitantes. Foram encontrados traços de vidas humanas na região de Esslingen datando de cerca de 1000aC e a região foi parte do Império Romano desde o século I. A primeira citação da cidade em documentos data de 777 e logo se tornou uma "cidade mercado". Foi também uma Cidade Imperial Livre (na época do Sacro Império Romano Germânico) e no início do século XIX, foi anexada ao Ducado de Württemberg. Esslingen está na Rota do Enxaimel (Deutsche Fachwerkstraße - link em inglês) - são mais de 200 casas neste estilo, construídas entre os séculos XIII e XVI - e a cidade é conhecida pela produção de vinho desde 1486. Algumas casas foram destruídas ou danificadas na Segunda Guerra Mundial, mas o centrinho e muitas construções escaparam ilesas da guerra, ao contrário de Stuttgart, que hoje tem o centro cheio de construções modernas.
Frente e fundos do Altes Ratahaus - já tinha visto foto da frente e achado liiinda demais, mas nunca tinha visto o fundo até chegar na cidade! Já tinha inclusive incluído a prefeitura de Esslingen na minha lista de prefeituras lindas na Alemanha e por causa dela, tinha certeza que precisava incluir no roteiro desta viagem. |
Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart
Essa torre redonda (Dicker Turm) faz parte da fortaleza e muralha que protegiam a cidade e hoje funciona um restaurante ali |
Já tinha ouvido em Quedlinburg que a casa enxaimel mais antiga da Alemanha ficava lá, mas o pessoal de Esslingen afirma que na verdade a casa mais antiga seriam a da Heugasse 3 de 1622/1623 e a da Webergasse 8 de 1267 em Esslingen! As construções do Hafenmarkt 4-10 formam o conjunto/fileira de casas enxaimel mais antiga da Alemanha, construído entre 1328 e 1331
Georg Christian Kessler aprendeu sobre os champanhes da Veuve Clicquot em Reims e trouxe a arte de fazer espumantes para Esslingen em 1826. Você pode fazer um tour pelos porões da Kessler e degustar espumante. Entrei na área de degustação da Kessler, mas não consegui tirar fotos decentes por conta de um grupo gigantesco que estava experimentando os espumantes. |
Nessa ilha do canal, um pouco para trás desse prédio fofo (tem restaurante e sorveteria ali), fica um pequeno parque, o Maille Park |
O Mercado de Natal de Esslingen é um dos mais bonitos da Alemanha (veja nos blogs Ligado em Viagem, Casinha Colorida e um post em inglês).
Herrenberg
Eu fui passear na Marktplatz e ruas adjacentes de Herrenberg sem nada específico para visitar, somente andar pelas ruazinhas e praças mesmo. Cheguei na praça principal um pouco antes dos sinos da igreja tocarem e nas cerca de 2h que passei ali, fiquei com o queixo caído o tempo todo!
A primeira menção da cidade foi em 1228 - a cidade foi fundada com a junção de 2 povoados Mühlhausen e Raistingen. Herrenberg passou por um incêndio devastador em 1635, mas a cidade foi muito bem reconstruída, ainda com clima medieval. Hoje possui pouco mais de 30 mil habitantes e estão desenvolvendo um tour em realidade virtual da cidade!
Em 1592, nasceu ali o matemático Wilhelm Schickard, que construiu a primeira calculadora automática. Além da Marktplazt e cercanias cheia de casas em estilo enxaimel, os destaques são a Igreja Colegiada (Stiftskirche), com um museu de sinos, as ruínas do castelo - Schlossberg e a prefeitura.
Marktplatz com a Rathaus (prefeitura) e a Stiftskirche ao fundo |
Marktplatz - não resisti e jantei neste restaurante para apreciar a vista da praça um pouco mais - Eiscafe La Piazza |
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 como melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!!!
Gastei 8,40 em um ovo mexido com salada e bebida |
Só de rever essas fotos e fazer este post, já estou de queixo caído aqui de novo! O mercado acontece de terça e sábado pela manhã.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Como chegar a Esslingen ou Herrenberg saindo do centro de Stuttgart
É possível chegar em Esslingen ou Herrenberg com o SBahn (metrô/trem) saindo do centro de Stuttgart, pelo mesmo preço do tickets do transporte da cidade. No StuttCard PLUS, está incluído um passe de transporte por 2 dias. Para Herrenberg, pegue o S1 verde e Herrenberg é um dos pontos finais (o do lado esquerdo olhando para o mapa). A mesma linha S1 para o outro lado (em direção a Kirchheim - por sinal outra cidadezinha fofa do mesmo tipo, mas que não tive tempo de conhecer) te leva para Esslingen também. Nas 2 estações, passam também trens regionais (RE por exemplo), que são mais rápidos até para chegar em Stuttgart ou em outras cidades da região. Vejam aqui dicas para andar de trens ou ônibus pela Alemanha. Os trens low costs da Flixtrain vão para a estação de Stuttgart, mas não para Herrenberg ou Esslingen.
Eu cheguei em Stuttgart vindo de Berlim perto de 14h, passei no escritório de turismo da cidade, fiz check-in e fui conhecer Esslingen. Outro dia, voltando de um bate-volta para o Burg Hohenzollern em Hechingen, aproveitei uma bagunça que estava rolando com atrasos de trem e ao invés de voltar direto para Stuttgart, parei por algumas horas em Herrenberg. Nada como ter chip durante a viagem e recalcular as rotas no meio do dia de acordo com imprevistos!
Passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart:
Outras sugestões de cidadezinhas no mesmo estilo, com bastante casa enxaimel e que dê para conhecer em pouco tempo, saindo de Stuttgart de SBahn são Kirchheim unter Teck, Bietigheim-Bissingen, Besigheim, Schorndorf, Bad Urach, Weil der Stadt, Leonberg, Waiblingen, Sindelfingen, Böblingen e Backnang. Ufa! Muito cantinho lindo pra conhecer ainda na região.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Ahhhh minha Alemanha querida!! Esslingen e Herrenberg são realmente um encanto. Na verdade qualquer cidade com várias casinhas de enxaimel sào um encanto. =)
ResponderExcluirCom certeza! AMO!
ExcluirEsslingen parece ter saído de um filme. Que graça essa cidade! Adorei essas Casas Enxaimel. De fato impressionante como muitas casas saíram ilesas da segunda guerra mundial. Sorte a nossa de poder apreciar essa cidade linda.
ResponderExcluirSim! Td mto fofo! E muitas vezes não sendo o original, ainda parece que é rs
ExcluirAcho fofas essas casas em estilo enxaimel! E parece que as cidades Esslingen e Herrenberg são super charmosas. Quero voltar em breve a Alemanha e já vou incluí-las no meu roteiro.
ResponderExcluirEu tb acho fofas DEMAIS!
ExcluirAhhhhhhhhhhh estou morrendo com esse post!
ResponderExcluirNão acredito que fui pra Stuttgart e não aproveitei para conhecer essas duas cidades.
Agora só deus sabe quando vou conseguir voltar :(
kkkk isso sempre acontece quando se trata de Alemanha - impossível conhecer todos os lugares...
Excluiressas casinhas de enxaimel são muito charmosas né, ainda mais quando tem algo escrito junto. eu visitei algumas parecidas cm esselingen, também na mesma região de stuttgart. é muito bonito ai, bem verde
ResponderExcluirSim, eu nunca me canso delas!
ExcluirNão tinha ouvido falar de Esslingen e Herrenberg, que lugares fofos e essas casinhas são lindas!
ResponderExcluirAh, são lugares bem desconhecidos. Esslingen ainda é um pouco mais pq é um pouco maior e pq tem um dos mercados de Natal mais lindos!
ExcluirO sorvete de morango é uma delícia. Imperdível!
ResponderExcluir