Lindau é uma cidade de cerca de 30 mil habitante no sul da Alemanha, no estado da Baviera, às margens do Lago de Constança e bem próxima à fronteira com a Áustria. O centro histórico está em uma ilha, mas grande parte da cidade (a parte moderna), fica em terra firme, conectada por pontes para carros, trens e pedestres. É possível conhecer as atrações históricas de Lindau em uma tarde ou manhã, mas é uma ótima base para conhecer toda a região do Lago de Constança, inclusive localidades na Áustria, Suíça ou até mesmo Liechtenstein!
O leão e o farol no porto de Lindau - símbolos da cidade! |
Minha amiga alemã de Munique sempre falou sobre Lindau porque os avós dela chegaram a ter casa ali e ela tem boas recordações de férias durante a infância à beira do Lago de Constança. Isso ficou marcado na minha cabeça e eu também queria conhecer a cidade. Na minha viagem pela Alemanha em 2019, me programei para dormir 3 noites em Lindau, no roteiro entre Ulm e Munique. Queria fazer vários passeios pela região e poderia ter ficado mais tempo - vou ter que voltar porque não consegui ver tudo! Numa dessas, eu só explorei Lindau à noite, quando saía para jantar nas 3 noites. Foi suficiente, mas só porque era verão e escurecia tarde e não fiz questão de entrar em nenhuma das atrações.
A maior desvantagem de visitar Lindau no verão é o excesso de turista na região, que é super queridinha pelos alemães para passar férias e feriados. Desde o trem lotado para chegar ali até as hospedagens que enchem com antecedência. Não dá para aparecer em alta temporada sem reserva garantida! E tem de tudo - casais idosos, famílias com filhos pequenos, famílias com filhos adolescentes, grupos de casais jovens e adultos - só não vi viajantes solos e festa/agito para falar a verdade. Lindau tem uma parte no continente, que não é interessante - tudo para ver fica em uma ilha, então confira se a sua hospedagem fica na ilha também!
* indicates required
O que ver e fazer em Lindau
A ilha é tão pequena (apesar de ser a 2a maior ilha do lago), que mesmo sem seguir mapa nenhum, você acaba trombando sem querer com os locais interessantes e bonitos, mas claro que deixo todos os pontos de destaque em um mapa ao final do post!
Além da estátua do Leão da Baviera de 1856 e do "novo" farol com 33m (à esquerda) - dá para subir, mas fechava sempre cedo. No porto fica também o Mangturm, antigo farol (acima à direita) - são 91 degraus para subir os 200m da torre, aberta no verão com contação de histórias. Embaixo no centro, a fonte Lindavia (Lindaviabrunnen) - as figuras de bronze representam a pescaria, vinicultura, a navegação e a agricultura. |
Casas enxaimel, casas com afrescos na parede, Igreja St. Stephan e a torre Diebsturm de 1380 que era antiga prisão da cidade (acesso somente em tour guiado pelo escritório de turiso da cidade), perto da Peterskirche, com afrescos do século XV e XVI e a igreja mais antiga de Lindau (mais de mil anos!). |
Na montagem de cima e na de baixo, alguns trechos da Maximilianstrasse, a principal rua da ilha - são muitas lojinhas e restaurantes aqui! Outra rua interessante é a Fischergasse. |
É só ir se perdendo pelas ruazinhas de Lindau - vários segredinhos e surpresas a cada canto! |
O Stadtgarten e a prefeitura Altes Rathaus - lindaaa - a parte da frente é a que tem a escada e a parte de trás, sem a escada. O préido vermelho é a Neues Rathaus (prefeitura nova). As prefeituras ficam na Bismarckplatz e é possível visitar a biblioteca Ehemals Reichsstädtische Bibliothek com 15 mil volumes ali. O carrilhão toca diariamente às 11h45. |
O museu da cidade (Stadtmuseum ou Museum Lindau) acima em reforma (Haus zum Cavvazen) e uma boia em formato de pretzel que tive que tirar a foto rs (a loja estava fechada já). O museu fica na Marktplatz, mesma praça da igreja St Stephan e da Münster Unserer Liebe Frau. |
Porto de Lindau com luzes do pôr do sol |
Barco da BSB que peguei no dia seguinte para fazer o passeio até Mainau. Fica bem em frente à estação de trens (Hauptbahnhof) |
Lindau ainda não é servida pelo trem low cost Flixtrain, então para chegar e sair o jeito mesmo são os trens da Deutsche Bahn ou ônibus (veja dicas clicando no link anterior).
Passeios pelo Lago de Constança/Bodensee
Tem um post aqui no blog onde detalhado tudo o que visitar ao redor do Lago de Constança. As principais cidades e atrações a serem visitadas ao redor do Lago de Constança na Alemanha são Konstanz, Lindau, Mainau, Meersburg (castelos), Reichenau (UNESCO), Museu do Zeppelin em Friedrichshafen, museu das palafitas (Pfahlbauten) em Unteruhldingen e passeios de barco em geral. Destaque também para Bregenz - Áustria (festival) e Liechtenstein. No lado suíço, os destaques são a cidade de St. Galllen com patrimônio da UNESCO que não fica na beira do lago, Stein am Rhein, Schaffhausen e as Cataratas do Reno. Para conhecer tudo, o ideal seria ficar uma semana na região e se possível até dividir a estadia em 2 bases para facilitar o transporte (falo sobre isso também no post sobre o Lago de Constança).
Mainau, a ilha das flores, é um dia inteiro de passeio, incluindo um super passeio de barco pelo lago! |
Vaduz, capital de Liechtenstein também é um bate-volta tranquilo. Em breve, post completo no blog |
Meersburg |
Meersburg |
Estátua Imperia no porto de Konstanz, a maior cidade do Lago de Constança. Foto: Fb78 - CC SA 2.0 |
Biblioteca da Abadia em St. Gallen (Suíça), outro super passeio de um dia possível saindo de Lindau - Foto: Chippee - CC SA 2.0 |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Onde ficar em Lindau
Quando comecei a pesquisar meu roteiro em junho/2019 pela Alemanha, já percebi que Lindau é um destino caro, pela alta procura. A oferta de apartamentos é bem maior do que hotéis, mas por causa do preço, fiquei em um hostel com localização ideal. Na verdade qualquer hospedagem na ilha de Lindau estará perto de tudo - não vale a pena ficar no continente - não tem charme/graça! Mas já gostei de cara do Inselhostel, que fica a uma quadra da estação principal de trens onde eu chegaria e sairia - facilita o deslocamento com mala! A pouquíssimos passos também das ruas principais, de muitas opções de restaurantes e lojas e do porto de onde saem os passeios pelo Lago de Constança. Sendo assim, foi a primeira hospedagem da viagem que reservei, mesmo sendo só no final do primeiro mês da viagem.
Só que chegando lá em um domingo final de tarde, tive um probleminha com as chaves. Como a recepção não abre de domingo (até tentei alterar meu roteiro por causa disso, mas não rolou), logo que fiz a reserva cerca de 2 meses antes, já tinha recebido por email todas as instruções para entrar no prédio. Só que chegando lá, o código não estava funcionando e não conseguia contato com o email e telefone de emergência como contei neste post de mini perrengues (conta também o sufoco que foi o trajeto de Ulm até Lindau!). Acho que perdi meia hora para resolver isso, mas depois descansei por uma meia hora e saí para um primeiro passeio por Lindau e para jantar.
Não tinha café da manhã incluído no Inselhostel e comprei vários cafés gelados, pãezinhos, bolachinhas, etc no supermercado REWE que ficava pertíssimo do hostel. Apesar de ser hostel, não cheguei a ver quartos coletivos maiores e as pessoas que cruzei naqueles dias estavam em quartos duplos com amigo/parente/namorado ou até quarto quádruplo com família. O meu quarto privativo era bem grande - me disseram que eu ia ficar em outro quarto, que teve um problema e me mudaram para esse quarto maior, com cama para 2 pessoas apesar da minha reserva ser para uma pessoa só. Como na maioria dos hostels europeus, temos que subir as escadas mesmo com malas (até tem um elevador no prédio, mas não é autorizado o uso pelos hóspedes do hostel.
Outras opções com localização ideal pertíssimo do porto de Lindau e da estação de trens seriam o Hotel Vis a Vis e os chiques Hotel Bayerischer Hof Lindau ou YachtHotel Helvetia Spa- und Wellnessdomizil. Considerei também ficar em outros lugares centrais como o Hotel Schreier am See e Gasthof Inselgraben Garni ou um pouco mais longe do porto e da estação: Hotel Anker, Hotel Engel Lindauer Bier und Weinstube, Hotel The Medusa e os mais caros Boutique Hotel Adara, Hotel Lindauer Hof, Hotel Reutemann Seegarten ou o Hotel Garni Brugger (a opção mais próxima ao continente).
Eu estava hospedada no Inselhostel em Lindau, que é uma cidade cara, mas você pode ficar por exemplo na própria Konstanz, em Meersburg, Uhldingen-Mühlhofen, Friedrichshafen (as anteriores são as opções mais interessantes em termos de turismo no lado da Alemanha) ou Bregenz (Áustria). Todas essas que falei anteriormente ficam na beira do lago. Além disso, na Suíça tem algumas opções perto do lago e que são interessantes turisticamente falando como Stein am Rhein ou St. Gallen (mas lembre-se que Suíça é um país bem caro). Acho que o ideal mesmo seria dividir a estadia entre Konstanz, Lindau e St. Gallen, se você for explorar mais da Suíça na mesma viagem (ou somente nas duas primeiras uma em cada ponta do lago se o foco da sua viagem for a Alemanha).
Na primeira foto abaixo, está o jantar do meu primeiro dia na Pizzeria Portofino (10,80 euros). Na segunda foto, o jantar do dia seguinte no Biergarten Eil-Gut-Halle (10,90 euros - eles tem também um restaurante fechado mais arrumado e caro ali ao lado, mas comi nas mesas do lado de fora, onde servem comidinhas mais simples no Biergarten com vista para o lago. Depois de comer, dá para relaxar nas cadeiras de praia e bater papo) e na última foto, o jantar do último dia, na lanchonete Il Cappuccino ao lado do italiano Da Capo (pertencem ao mesmo grupo - 10,30 euros). Achei a cidade cara e foi difícil comer em restaurante mesmo gastando perto de 10 euros - a maioria dos lugares e pratos dos cardápios são mais caros do que isso. Eu já estava comendo lanches rápidos de padaria ou supermercado no almoço durante aqueles 3 dias (e no final de semana anterior também) e por isso queria jantar com calma e de preferência algo "quente".
Pizza de alcachofra, salada com cogumelos (e vista legal) e Flammkuchen, "pizza" típica da região de Frankfurt e da Alsácia. Coca-cola, me patrocina! rs |
Lindau (Alemanha) - o que ver e fazer, onde ficar e onde comer no mapa
Marquei todos os pontos interessantes em roxo, hotel onde fiquei em marrom, restaurantes onde comi em laranja. Em preto, 2 ruas principais, supermercado, porto de onde saem passeios e estação de trem. Não é fácil encontrar estacionamento em Lindau, então prefira chegar de trem. São vários estacionamentos antes da ponte para a ilha, por exemplo na rua Hasenweidweg. Marquei também em azul os melhores lugares para nadar em Lindau, mas apesar de ser um destino na beira de um lago, não é lá muito "nadável" (ainda mais considerando se você for sair do Brasil...). Na internet encontrei a recomendação dos 2 lugares mais apropriados: Strandcafe Lindenhof e Strandbad Eichwald (mas fora da ilha). Aqui tem um mapinha com todos os lugares para nadar no Lago de Constança - tanto em piscinas como no lago mesmo. Mas na realidade, alemão não é fresco e nada em qualquer lugar. Eu mesma achei algum pierzinho não sei bem onde que tinha uma meia dúzia de pessoas e um cachorro nadando e eu coloquei meu pé só para dizer que molhei o pé no Lago de Constança rs.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que destino incrível!!! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas adoro cidadezinhas com casas em estilo enxaimel, ainda mais com um lago belo como esse. Ótima dica
ResponderExcluirVai sim!
ExcluirO Lado de Constança é realmente muito lindo. O conheci há muitos anos atrás, quando fui convidade para um casamento à beira do lago.
ResponderExcluirQue chique esse casamento!
ExcluirAdorei conhecer Lindau com você nesse post, realmente o Lago de Constança é uma região e tanto par se explorar na Alemanha!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirEu amei esse post sobre o Lago de Constança. Não conhecia esse destino, mas já quero (rs). Parabéns pelo post!
ResponderExcluirhehehe a lista só vai crescendo! rs
Excluirinfelizmente ainda não visitei o lago de constança, gostei de lindau! um amigo já foi e falou super bem, foi no verão
ResponderExcluirEu fui no verão e adorei!
ExcluirAchei a arquitetura e construções de Lindau belíssimas, espero poder conhecer um dia.
ResponderExcluirEspero que consiga! Toda essa região da Europa é linda assim, com esse estilo de construção!
Excluirlindau belissima cidade, estive lá em 2016, também fiz um passeio pelo lago constança. Recomendo
ResponderExcluirDemais né?
Excluir