Na minha viagem de 2019 pela Alemanha, incluí uma semana em Stuttgart no meu roteiro, mas queria fazer vários passeios pela região então só tive 2 dias efetivamente para conhecer a cidade. Sorte que era verão, amanhecia cedo e escurecia tarde, porque foi beeem corrido! Aproveitei o primeiro dia que estava com um tempo bem fechado e conheci 3 museus - um sobre a cidade, outro sobre o estado e o terceiro, sobre automóveis, o tema principal da cidade e um dos museus mais visitados do país todo! Além destes 3, destaco outros 7 museus na cidade no post de hoje. Em breve, outro post sobre o que fazer na cidade além dos museus!
Para começar o post, foto do museu mais famoso e visitado de Stuttgart, o Mercedes-Benz Museum, que falo mais abaixo! |
Se você ainda não sabe qual seu tipo de museu preferido ou acredita que não gosta de museus, sugiro a leitura deste post sobre o assunto!
Para horários de funcionamento e outras informações de cada um dos museus, clique no nome para abrir o site oficial.
Stadtpalais - Museum für Stuttgart
É o museu da cidade de Stuttgart. Fica em um prédio histórico bonito (Wilhelm Palais), mas achei a exposição meio bagunçada - difícil de seguir a ordem cronológica da História. Depois de algumas fotos, vieram me dizer que não podia tirar fotos ali. O Wilhelm Palais foi construído na primeira metade do século XIX pelo rei Wilhelm I e seu neto também Wilhelm - Wilhelm II, morou ali até abdicar ao trono de Württemberg em 1918. Passou a pertencer ao município e virou museu, foi destruído na Segunda Guerra. Reconstruído nos anos 60, abrigou a biblioteca de Stuttgart até 2011 e o museu da cidade só abriu em 2018. O novo prédio da biblioteca é incrível, mas estará em outro post sobre atrações de Stuttgart.
A parte que mais gostei foi esse mapa da região, onde ia passando um "videozinho" marcando as áreas construídas em cada época - por exemplo nas fotos do meio mostra o 1o e o 2o muros da cidade. |
São muitos objetos desde a pré-História até a atualidade dos povos, famílias e empresas importantes que passaram por Stuttgart. Saindo do prédio, tem uma vista bonita (se o tempo estivesse bom) - o museu fica praticamente atrás do Neue Schloss e da Schlossplatz. |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Landesmuseum Württemberg
É o museu da região de Württemberg e está no Altes Schloss na região da Schlossplatz, que era residência dos duques de Württemberg. Estava parcialmente em reforma e era muito maior do que eu imaginava. Foi estabelecido em 1862 pelo rei Wilhelm I e ocupa o local desde 1969. Outros museus fazem parte da coleção, espalhados pelo estado. A coleção tem itens de arqueologia, folclore, cultura e História e conta sobre 250 mil anos de História, incluindo as jóias da coroa de Württemberg!
Só o castelo em si já é lindo demais!!! |
Vários castelos, abadias, mosteiros, cidades etc que valem a pena visitar pela região em fotos aéreas lindas! |
A parte sobre arqueologia é bem grande e interessante, mas algumas salas estavam fechadas em junho/2019. Coroa de 1797 |
Peças religiosas, objetos cotidianos, peças em vidro |
Haus der Geschichte Baden-Württemberg
Museu interativo sobre a História regional de 1790 até o presente, falando sobre negócios, ciência, religião. Não entendi direito qual seria a diferença deste museu para o museu acima.
Kunstmuseum Stuttgart
Museu de arte moderna e contemporânea em plena praça principal - Schlossplatz. Estrutura moderna em formato de cubo com 5mil metros quadrados, sedia várias exposições temporárias e sempre tem escrito do lado de fora assim grandão qual é a exposição do momento. Essa escultura toda modernosa na frente chama a atenção. Tem uma praça atrás com alguns barzinhos então à noite, sempre tinha gente de uns 20 e poucos anos pelas escadarias ali. De dia, as escadarias na lateral do museu ficam apinhadas de pessoas, alguns inclusive comendo um lanche no meio do dia. No local ficava o Kronprinzenpalais construído na metade do século XIX, bombardeado na Segunda Guerra e que ficou em ruínas até os anos 60. Foi então demolido e o museu de arte abriu no local em 2005.
Não sei o nome da escultura bem na frente do Kuntsmuseum, mas adorei. Eles devem mudar de tempos em tempos porque vi fotos do museu com outra escultura na frente. |
Onde e o que comer em Stuttgart? O mercado da cidade entrou numa listinha que fiz de mercados incríveis pelo mundo!
Staatsgalerie
São mais de 9mil metros quadrados de exposição em um prédio de 1843 (Alte Staatsgalerie) e no moderno prédio dos anos 80 ao lado (Neue Staatsgalerie) com quadros, desenhos, esculturas e fotografias desde o século XIV até os dias atuais. Inclui trabalhos de Matisse e Picasso. É o maior museu do tipo no estado de Baden-Württemberg.
* indicates required
Hegel House
Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um dos principais filósofos do século XIX. O museu recém reinaugurado conta com uma exposição multimedia e até um escape room. Em 2020, comemora-se 250 anos do nascimento do filósofo alemão. A casa que abriga o museu foi onde ele morou até os 18 anos e é do século XVI.
Eu cheguei em Stuttgart com o trem low cost Flixtrain vindo de Berlim, mas são poucas linhas até agora. Aqui dei diversas dicas para viajar de trem e ônibus pela Alemanha! E aqui contei sobre vários mini perrengues que passei no sul da Alemanha, inclusive o calor insuportável que peguei em Stuttgart!
Weinbaumuseum Stuttgart
Afastado do centro de Stuttgart, pode-se chegar aqui com aqueles ônibus hop on, hop off de 2 andares. Museu da Viticultura, contando sobre 2mil anos de História vinífera na região. Fala também sobre outras regiões viníferas pelo mundo. Experiência multisensorial com vídeos e degustação.
O Mercedes-Benz Museum em Stuttgart é o museu mais famoso de Stuttgart e um dos mais famosos e visitados de toda a Alemanha. Provavelmente deve estar na wishlist de todo aficcionado por carros do mundo! E na verdade, ele é muito mais do que um museu sobre uma marca de carros. Eu não curto nem um pouco esse universo automobilístico e fiz de questão de visitar o museu pela sua importância. Além do prédio moderno com arquitetura interessante (de 2006), o elevador para subir até o último andar (onde começa a exposição) parece uma cápsula de filme de ficção científica! Aí vamos descendo por rampas até o térreo.
A exposição conta desde a invenção do automóvel como conhecemos hoje por Karl Benz e Gottlieb Daimler, todo o desenvolvimento de peças fundamentais para isso, a junção das 2 empresas e paralelamente, o que estava acontecendo na História do mundo a cada marco relacionado com os automóveis e a empresa! São também muuuitos modelos de carro em exposição, desde carros de passeio a automóveis de serviço (de ônibus a carros de bombeiro ou o papamóvel). Uma das últimas partes conta também sobre a Mercedes na Fórmula 1.
A parte que mais gostei foi o começo com os primeiros automóveis! |
De quebra, ainda temos algumas vistas bonitas pelas janelas do museu |
Curiosidades automobilísticas - antigos postos de gasolina! |
Nos painéis do meio, fazendo paralelo com a História do mundo |
São mais de 160 carros em mais de 16mil metros quadrados de exposição! Dá para passar umas 3h ali tranquilamente. Para chegar ao Mercees-Benz Museum, você pode ir de SBahn 1 até a estação Neckarpark ou pegar o ônibus hop on/hop off e fazer um tour por Stuttgart.
Porsche Museum
Eu não sou muito chegada em carros em geral, mas como o museu da Mercedez é mega famoso, incluí no meu roteiro apertado por Stuttgart. Mas o museu da Porsche é mais fora de mão e não visitei. Vejam o relato do Álbum de Viagens sobre os 2 museus.
Veja aqui as principais dicas de turismo em Stuttgart - o que ver e fazer além dos museus deste post!
Schweinemuseum Stuttgart
Resolvi parar aqui por conta do tema completamente inusitado, mas não entendi nada - era para o museu estar aberto, mas estava fechado... Fui ao banheiro do restaurante nesse prédio bonitinho que é o onde fica o museu também. Estava cheio de famílias alemãs almoçando no local.
Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart!
10 museus para visitar em Stuttgart no mapa
Marquei todos os museus deste post no mapa abaixo - os que eu visitei em roxo e os que eu não visitei em azul. A estação de trens de Stuttgart (Hauptbahnhof) está em preto. Os museus deste post estão incluídos no StuttCard, cartão de descontos turísticos da cidade - o escritório de turismo de Stuttgart forneceu um cartão gratuito para o blog "Tá indo pra onde?", mas as opiniões expressas neste post são independentes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Em Stuttgart eu conheci somente o Museu Mercedes-Benz e acho que é um dos melhores do mundo no tema dos automóveis.
ResponderExcluirNão conheci tantos assim pelo mundo, mas acho q tem grandes chances mesmo.
ExcluirEu estava hoje mesmo conversando sobre Stuttgart, que foi uma cidade que eu queria ter ido e não deu tempo. Adorei as dicas de museus para visitar lá, vou querer ir na próxima viagem
ResponderExcluirAh, Alemanha é infinita! O tanto de cidade lindaaaa pra visitar!
ExcluirA primeira vez que fui pra Alemanha, eu conheci um rapaz alemão no avião, que morava no RJ, mas nasceu em Stuttgart. Foi nesse momento que descobri a existência dessa linda cidade. Se já conheci, não! Mas adorei o seu relato sobre os museus, já que tenho uma quedinha em visitar museus.
ResponderExcluirhahaha q história legal! tem que visitar agora!
ExcluirNossa Fernanda, não sabia que existiam tantos museus em Stuttgart, adorei saber e já anotei alguns que quero conhecer
ResponderExcluirTem até mais! rs
ExcluirJá fui e visitei alguns desses, não todos. São museus lindos que enriquecem nosso saber, né? E sem falar desse lugar lindo que é Stuttgart. Um dia quero voltar lá.
ResponderExcluirSim, sempre adoro visitar museus qnd eu viajo por causa disso...
Excluir