No Rio de Janeiro, passeios não faltam. Tem muita coisa legal para quem quiser explorar a cidade, tanto com programas pagos, como gratuitos. Para este post, separei três museus que me surpreenderam no Rio de Janeiro, cada um por um motivo diferente, e conto porque todo mundo deveria procurar alternativas de passeios diferentes na Cidade Maravilhosa além do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e praias!
Clique nos nomes dos museus para acessar os sites oficiais para localização, preços, horários de funcionamento etc sempre atualizados.
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã não é um museu das antigas cheio de objetos históricos. É um museu completamente interativo em uma construção futurística e com exposições que levam o visitante a pensar justamente em como será esse futuro. A mostra conta com atividades interativas, vídeos, fotos, dados sobre assuntos como sustentabilidade, o modo como vivemos hoje, o planeta Terra etc. Visitei 2 vezes (em 2017 e 2018) e lembro de ter algumas mudanças entre as duas vezes.
Inaugurado em 2015 com projeto do renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, fica na Praça Mauá, na zona portuária, região que foi completamente revitalizada para a Copa 2014 e Olimpíada 2016 (vai ter post sobre a região aqui no blog sabe-se lá quando! rs).
No globo: "Que amanhã queremos?" |
O Museu do Amanhã ganhou o Leading Culture Destinations Awards, considerado o Oscar dos Museus, em 2018 por ser considerado a melhor instituição cultural que tem habilidades para influenciar pessoas sem utilizar a força.
Me diz se não vale a pena passar por ali pelo menos para fotos do lado de fora??? Essa escultura cheia de pontas é a "Puffed Star II", com 20 pontas e 6m de diâmetro, do artista Frank Stella. |
O paisagismo do museu é do escritório de Burle Marx. |
Garanta aqui o seu tour pelo Rio de Janeiro e proximidades!
Outros passeios no Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, Teatro Municipal, Biblioteca Nacional no centro da cidade, um maravilhoso passeio sobrevoando o Rio de helicóptero e o famoso café da manhã no Parque Lage!
Não sabe onde se hospedar no Rio de Janeiro? Já fiquei e aprovei dois lugares - o Mercure Ipanema e o Ibis Budget Botafogo.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Forte de Copacabana
Seu nome oficial é Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e além de ser um espaço cultural, abriga uma exposição sobre a História do Brasil, sob a ótica do exército brasileiro. A parte mais interessante para mim (além da vista de Copacabana é claro) é simplesmente entrar dentro do forte e ver algumas instalações de "defesa" (entre aspas porque hoje em dia chega a ser até ridículo pensar que é realmente necessário defender assim o país de algum perigo externo - perigo imaginário no caso...) e como era a rotina dos militares no local.
Já visitei outros fortes do tipo em outros países (como o Castelo da Boa Esperança na Cidade do Cabo, África do Sul ou o Castell de Montjuïc em Barcelona, Espanha), mas o Forte de Copacabana estava bem mais preservado (apesar de ter "castelo" nos dois nomes, não tem nada a ver com os castelos que imaginamos e são na verdade somente estruturas de defesa - como os fortes aqui no Brasil mesmo).
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Rio de Janeiro!
Mapa do folder turístico |
Vistas incríveis! |
Um super programa no Rio é tomar um brunch em um dos restaurantes do Forte, como eu fiz em 2018 (clique no link anterior para ler tudo sobre!) |
Brunch com vista!!! |
Uma super dica de bate-volta saindo do Rio de Janeiro é a Cidade Imperial - veja aqui como foi o meu roteiro de um dia em Petrópolis. Ou você pode também aproveitar alguma praia em cidades vizinhas, inclusive algumas das praias mais visitadas pelos mineiros!
* indicates required
Museu Histórico Nacional
Não vou entrar em muitos detalhes sobre o Museu Histórico Nacional porque já tem um post exclusivo aqui sobre ele. Instalado em um antigo forte perto do mar e do centro da cidade, não confunda com o Museu Nacional, que pegou fogo em 2018 e ficava no antigo palácio real lá para os lados do Maracanã.
A antiga fortaleza em si já é um super atrativo |
Compre o seu ebook com "50 lugares diferentes que você precisa conhecer no Rio de Janeiro" para turistar na Cidade Maravilhosa além do óbvio - escrito por guias da Sou+Carioca! |
Não é um museu muito divulgado infelizmente e até pouco tempo antes de visitar (em 2018), eu só sabia de uma pessoa conhecida que tinha visitado.
Veja aqui onde comer e se divertir no Rio de Janeiro, mais dicas gastronômicas e tudo sobre o incrível walking tour pelas docerias históricas do centro do Rio de Janeiro!
Menção Honrosa: Museu da República - Palácio do Catete
Deixei como menção honrosa (porque não conheço ainda) o Museu da República instalado no Palácio do Catete perto da praia do Flamengo. O local foi sede do governo federal quando o Rio era a capital do país. Quero muito conhecer. Veja como é o museu no blog Fui Ser Viajante e como é o jardim do Palácio do Catete no blog Mariana Viaja.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Dos três que vc indicou só não conheço o museu histórico, mas tá na lista. Quero conhecer em breve. O Museu do Amanhã é tudo de bom! Vale muito a pena
ResponderExcluirAdoro os três! Acho o Museu do Amanhã imperdível, amo a vista (e o café) do Forte, e o Museu Histórico é uma aula, né? Perfeitos pra um roteiro de museus no Rio!
ResponderExcluirÓtimas dicas de museus surpreendentes no Rio de Janeiro, Fe! Assino embaixo de tudo e declaro que amo o café no forte! Imperdível.
ResponderExcluirO que não falta são opções de museu no Rio, esse museu do amanhã é de uma beleza incrível, a parte do porto dá todo um encanto, foi um dos passeios mais legais que fiz na cidade!
ResponderExcluirConheço os 3 museus do Rio de Janeiro e são ótimos! Boas escolhas para quem for visitar.
ResponderExcluir