Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Fevereiro ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.
Bombeiros tentando apagar o fogo no Reichtag em Berlim em 1933 - foto de domínio público |
Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".
Zwinger em Dresden destruído após a Segunda Guerra Mundial - Foto: Deutsche Fotothek |
Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em fevereiro, falamos de Segunda Guerra Mundial, frevo, Mandela, Ferrari, invenção da imprensa, Copérnico e mais!
Viajando na História - Maio
Viajando na História - Junho
Viajando na História - Julho
Viajando na História - Agosto
Viajando na História - Setembro
Aqui no blog já são dezenas de posts aprofundando sobre diversos aspectos históricos dos destinos por onde passei!
Dia do Frevo
Dia 09 de fevereiro é comemorado o dia do frevo (em Pernambuco), hoje considerado patrimônio cultural imaterial pela UNESCO (desde 2012 e pelo Iphan brasileiro desde 2007) e o principal ritmo carnavalesco de Pernambuco (ainda bem, pois é muito mais gostoso de ouvir e mais contagiante do que qualquer axé, sertanejo ou forró que tomaram conta do carnaval do Sudeste). Segundo a UNESCO, "A capacidade de promover a criatividade humana e o respeito pela diversidade cultural é inerente ao frevo e a sua inscrição na Lista Representativa fortalece a apreciação do espírito criativo da humanidade, graças a sua abertura a diversos indivíduos e comunidade."(O dia nacional do frevo é dia 14 de setembro).
O frevo é um ritmo musical e uma dança com origens em Recife e Olinda no final do século XIX, baseado na fusão de gêneros como marcha, maxixe, polca e dobrado e a dança influenciada até pela capoeira. O ritmo é bastante acelerado e bastante tocado no Carnaval de rua. No dia 09 de fevereiro teria sido registrado o nome "frevo" no Jornal Pequeno, em Recife, em 1907, mas existe a versão também de que nesse dia teria sido registrados os primeiros acordes do frevo pernambucano. São 3 modalidades vigentes: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção.
A palavra "frevo" vem de ferver (no sentido de efervescência, agitação, confusão, rebuliço)
Passeando por Recife antigo, não deixe de visitar o Paço do Frevo para aprender sobre o ritmo! Se você der sorte como eu, pode até presenciar um workshop de frevo! |
Adorei essas janelas do último andar com letras de frevo e a vista do centro histórico! |
Uma lista de frevos famosos
Veja abaixo um pouquinho do Carnaval de rua em Olinda em 2019 (passe para o lado):
Nelson Mandela é libertado
Em 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela era libertado da prisão da Robben Island, por onde ficou por quase 30 anos. Na prisão, sua visão foi prejudicada pelo trabalho na pedreira, mas alguns anos depois, foi eleito presidente da África do Sul. Recebeu o prêmio Nobel da Paz pela sua luta contra o do regime de apartheid vigente na África do Sul, separando brancos e negros. Na Cidade do Cabo, visitei a Robben Island e também o District Six Museum (relacionado à esse período).
Estátua de Mandela no V&A Waterfront juntamente com outros sul-africanos que lutaram contra o apartheid |
Dresden bombardeada na Segunda Guerra Mundial
Em 13 de fevereiro de 1945, começou um bombardeio das Forças Aliadas a Dresden - o ataque durou 3 dias, mais de 22 mil pessoas morreram e o centro da cidade foi destruído. Na teoria, estavam atacando fábricas e alvos miliares, mas nas décadas seguintes discutiu-se que o bombardeio foi indiscriminado, já que Dresden não era um local de significância militar e as fábricas ficavam longe do centro. A Frauenkirche - principal igreja da cidade - ficou em ruínas por décadas e só depois dos anos 2000 que recuperou-se a maior parte do centro histórico de Dresden. Leia aqui sobre Dresden destruída e sua reconstrução.
Stahlhof em 2014 |
Stallhof. Foto: Deutsche Fotothek |
Residenzschloss em 1965 - Foto: Deutsche Fotothek |
Residenzschloss em 2014 |
Nascimento de Enzo Ferrari, o fundador da Ferrari
Enzo Ferrari nasceu em 18 de fevereiro de 1898 nas cercanias de Bolonha (Itália) e aos 10 anos descobriu ser fã de carros em um passeio a um autódromo. Após a Primeira Guerra Mundial, foi contratado como piloto de teste em Turim. Após passar por algumas empresas, tornou-se um grande piloto. Em 1929, cria a sua própria equipe, a Ferrari, e o resto você já sabe.
No local de sua casa de infância e oficina de seu pai Alfredo Ferrari em Modena, hoje está o Museu Enzo Ferrari, contando sobre a vida do fundador da Ferrari e o nascimento e crescimento da empresa. Como a escuderia mudou-se para Maranello depois de um tempo, hoje o maior e mais famoso museu da Ferrai está na segunda localidade.
Leia aqui sobre os 2 museus da Ferrari em Modena e Maranello e como conhecer os 2 no mesmo dia sem carro alugado.
Nascimento de Nicolau Copérnico
Em 19 de fevereiro de 1473, nascia Nicolau Copérnico em Torun, Polônia. Um dos poloneses mais famosos foi astrônomo, matemático, médico e religioso e desenvolveu a teoria de que o Sol era o centro do sistema solar - até então acreditava-se que a Terra era mais importante e tudo girava em torno dela. A ideia do Heliocentrismo já existia, mas a Igreja Católica e todo mundo acreditava no Geocentrismo. É considerado o pai da Astronomia por conta de sua obra "De revolutionibus orbium coelestium libri VI" (Das Revoluções dos Mundos Celestes). Mais tarde, Galileu comprovou a teoria de Copérnico, mas a Igreja Católica ainda levou séculos para admitir que o Sol era o centro do nosso sistema e não a Terra. É também de Copérnico a teoria de que a Terra gira em seu próprio eixo, explicando a duração do dia e da noite.
Nicolau Copérnico era de uma família rica e viveu em uma casa lindaaa, que hoje é um museu em sua cidade natal - Torun inclusive foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO e o centrinho é fofo demais! Vale muito a pena explorar a Polônia além de Cracóvia e Varsóvia!
Estátua de Nicolau Copérnico na praça principal de Torun, na frente da prefeitura. Abaixo, um pouco do museu em sua casa. |
Inauguração do Metropolitan Museum (MET) em Nova York
O Museu Metropolitan abriu suas portas em Nova York em 20 de fevereiro de 1872. O prédio em si já merece a visita, ali ao lado do Central Park, mas uma das coleções mais emblemáticas do mundo atrai milhões de visitantes. Visitei em 2012 e AMEI - principalmente a parte sobre o Egito. É um dos top museus pelo mundo que definitivamente vale a pena conhecer! Eu fiquei meio dia somente porque roteiros de viagem sempre falta tempo, mas daria tranquilamente para ficar mais tempo lá.
Alguém me achou camuflada nessa foto? rs |
Primeira Bíblia impressa
Em 23 de fevereiro de 1455, termina de ser impressa a primeira Bíblia de Gutenberg. O alemão Johannes Gutenberg inventou a impressão em caracteres, permitindo a impressão de livros como conhecemos hoje. Até então, os livros eram manuscritos e para produzir cópias, era necessário reescrever à mão, página a página. A primeira Bíblia impressa começou a ser produzida em 1450, mas o processo terminou em fevereiro de 1455. Foram feitos cerca de 200 exemplares. Suas cópias se espalharam pelo mundo, mas hoje existem somente 48 exemplares conservados, sendo 21 completos. Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas - a maioria era encadernada em dois volumes.
Johannes Gutenberg nasceu em Mainz, perto de Frankfurt na Alemanha, por volta de 1400, filho de uma família aristocrática ligada à indústria metalúrgica local. Viveu em Strasburg (França) por um tempo, onde ele realizou experiências com tipos metálicos móveis, fabricados através de um molde e hoje existe um museu em sua cidade natal sobre ele e sua invenção. Gutenberg morreu em 3 de fevereiro de 1468.
Catedral de Mainz |
Praça principal de Mainz |
Gutenberg Museum em Mainz e esculturas em sua homenagem ali perto |
Incêndio no Parlamento alemão em Berlim
Em fevereiro de 1933, o Reichstag, em Berlim, pegou fogo. Na época, o episódio foi utilizado para dar mais poderes ao Partido Nazista e a Hitler, alegando que seria necessário mais energia contra os comunistas (acusados do incêndio). Até hoje pairam dúvidas sobre o incêndio, mas muitos afirmam que foi na verdade algo planejado pelos nazistas para tomar o poder. Leia aqui sobre o prédio do Parlamento alemão em Berlim e como visitá-lo. A vista de cima do prédio e a cúpula recente são os principais atrativos, mas também é interessante fazer um tour guiado pelo prédio que ainda preserva memórias da Segunda Guerra. Tanto a entrada na cúpula como o tour são grátis, mas é necessário agendamento prévio.
Fontes: posts do blog, wikipedia, site On This Day instagram Um dia na História, Iphan, Autopapo, Canal da Peça, Deutsche Welle, BBC
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, pesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Sensacional o seu post! Amei a criatividade e as curiosidades históricas sobre o mês de fevereiro. Impressionante como Dresden foi reconstruída e é tão linda após aquele terrível bombardeio, não é?
ResponderExcluirEu morro de dó com a toda a destruição que uma guerra causa... mas ainda bem q pelo menos algumas coisas são reconstruídas pra gente continuar tendo laços com o passado, né? Dresden é lindíssima!
ExcluirQuanta coisa interessante no mês de fevereiro pensando pelo lado histórico. Não sabia que o dia do frevo era em fevereiro, mas faz sentido né? Carnaval chegando rsrs
ResponderExcluirNossa que bacana essas curiosidades sobre o mês de fevereiro. Achei muito criativo esse post, além de informativo e curioso. Parabéns
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirAdorei viajar na história com você e conhecer fatos marcantes acontecidos em fevereiro. Valeu
ResponderExcluir