Ver uma cidade do alto sempre é bonito e surpreendente e durante as minhas 3 visitas à capital da Baviera, já testei várias vistas diferentes de Munique - conto tudo no post de hoje. Tem igrejas, prefeitura, café, rooftop bar de hotel, livraria e mais! Para os horários, preços atualizados, como chegar, etc, clique no nome da atração para ser direcionado para o site oficial ou redes sociais. No final do post, tem todos os lugares marcadinhos em um super mapa para facilitar o seu roteiro!
Páginas
▼
terça-feira, 31 de agosto de 2021
terça-feira, 24 de agosto de 2021
Roteiro pelo Rio Mosel (Alemanha) com vinícolas
Ano passado fui indicada lá no Instagram do blog Matraqueando para dar dicas sobre turismo na região do rio Mosel (ou Mosela) na Alemanha, mas é uma região que explorei pouco. Mesmo assim, o pouco que sei somando com o conhecimento dos meus pais que fizeram alguns roteiros de vinícolas na região alguns anos atrás, passei algumas dicas pra ela e repito neste post.
"Esquina alemã" em Koblenz - Deutsches Eck - encontro dos rios Mosel e Reno |
O rio Mosel nasce na França, passa por Luxemburgo e se junta ao rio Reno na Alemanha, na cidade de Koblenz (formando a Deutsches Eck ou "esquina alemã"). São 545 km de extensão e é o principal afluente do rio Reno. As principais cidades na parte alemã são Trier no começo, a cidade mais antiga da Alemanha cheia de ruínas e construções romanas e patrimônio da UNESCO (passei um fim de semana lá, gostei demais e voltaria porque não vi tudo) e na outra ponta, Koblenz (onde passei uma tarde - subi na fortaleza do outro lado do rio - tem teleférico para atravessar - com a melhor vista da "esquina alemã" e fiz um passeio rápido pelo centro e pela orla do Reno).
Mapa do rio Mosel e seus principais pontos turísticos |
Veja aqui todos os patrimônios da UNESCO na Alemanha! E aqui todos os posts sobre o país!
terça-feira, 17 de agosto de 2021
Um dia em Montjuïc e região da Plaça d´Espanya (Barcelona)
Em uma colina a sudoeste da cidade com vistas incríveis do centro de Barcelona, estão alguns dos melhores museus e mirantes da cidade, jardins lindos e as principais estruturas dos Jogos Olímpicos de 1992. Essa região é chamada de Montjuïc. Eu passei um dia inteiro lá, voltei depois para ver mais algumas coisinhas que não tinha dado tempo e aconselho que você também passe no mínimo um dia inteiro por ali porque é muita coisa para conhecer mesmo! Claro que tem mapinha no final do post com tudo que falo no post de hoje. As atrações não estão em ordem nenhuma e lá no final também explico qual foi o meu roteiro (e qual é a melhor opção de roteiro para ficar menos cansativo!).
MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha e Barcelona vista da frente do museu |
O nome Montjuïc significaria "montanha dos judeus" devido a um antigo cemitério no local ou à uma frase latina, Mons Jovicus e chega a uma altura de 184,80m. A montanha fornecia comida para os cidadãos da Ciutat Vella de Barcelona ali ao lado e também era espaço para criar animais. Foi parcialmente aberto para receber a Exposição Universal de 1929, que nos deixou diversos legados até hoje, quase 100 anos depois.
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)
Eu sempre fui uma leitora ávida e definitivamente a pandemia e a quarentena me fizeram aumentar o meu ritmo de leitura. Entre os mais de 50 livros lidos em 2020 e os mais de 20 livros na primeira metade de 2021, separei 13 deles que tem alguma relação com viagens/História ou algum destino que já visitei ou que quero visitar em breve.
Nada como passar uma tarde frio de domingo debaixo das cobertas lendo! Foto com licença de reprodução Pixabay |
Mas não resisti e no final, incluí também 5 livros que li no ano anterior à pandemia, que tem relação com destino turísticos e não tinha recomendado aqui no blog ainda (somente no instagram do blog)! Em 2020, já rolou post com dicas de livros sobre Berlim (minha cidade queridinha), muitos deles que li já durante a quarentena também, então não estarão na lista de hoje. Deixo abaixo também um vídeo da melhor booktuber brasileira com dicas para ler mais, o que pode ser útil para muita gente!
terça-feira, 10 de agosto de 2021
[Viajando na História] O mês de Janeiro na História
Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Janeiro ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.
Pátio dos Leões no interior da Alhambra, Granada (Espanha) |
Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".
Estátua de Mozart em uma praça de Salzburg |
Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em janeiro, falamos de Nova York, Granada, Londres, Auschwitz, Romeu e Julieta, Mozart e das Cataratas do Iguaçú!
domingo, 8 de agosto de 2021
Berlim: Humboldt Forum, novos museus, exposições e outras novidades de 2019, 2020 e 2021
Com mais de 100 posts aqui no Berlim está bem óbvio que não faltam coisas para ver e fazer na capital alemã. Complicando ainda mais a vida dos turistas e entusiastas da cultura, a cidade está sempre se reinventando e reformando ou inaugurando novos centros culturais. Estudei por 2 meses em Berlim em 2014 e depois voltei por mais 10 dias em 2019 e mesmo com programação intensa, nunca dou conta de conhecer vários lugares que queria muito. Costumo escrever aqui no blog somente sobre lugares que efetivamente visitei, mas abro exceção para Berlim ocasionalmente para deixar as informações aqui no blog mais completas sobre a minha cidade preferida!
Novidades em Berlim em 2017 (alguns destes eu consegui visitar em 2019)
Dessa vez, resumi neste post algumas novidades de 2019, 2020 e 2021 e também mudanças no transporte público da cidade. Ah, outra notícia importante para os turistas: desde o meio de 2021, a maioria dos museus têm entrada grátis no primeiro domingo de cada mês!
Humboldt Forum Berlim, aberto ao público em 2021 - SHF / GIULIANI | VON GIESE |
Humboldt Forum Berlim, aberto ao público em 2021 - Stiftung Humboldt Forum im Berliner Schloss / Photo: GUILIANI I VON GIESE |