Em uma colina a sudoeste da cidade com vistas incríveis do centro de Barcelona, estão alguns dos melhores museus e mirantes da cidade, jardins lindos e as principais estruturas dos Jogos Olímpicos de 1992. Essa região é chamada de Montjuïc. Eu passei um dia inteiro lá, voltei depois para ver mais algumas coisinhas que não tinha dado tempo e aconselho que você também passe no mínimo um dia inteiro por ali porque é muita coisa para conhecer mesmo! Claro que tem mapinha no final do post com tudo que falo no post de hoje. As atrações não estão em ordem nenhuma e lá no final também explico qual foi o meu roteiro (e qual é a melhor opção de roteiro para ficar menos cansativo!).
MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha e Barcelona vista da frente do museu |
O nome Montjuïc significaria "montanha dos judeus" devido a um antigo cemitério no local ou à uma frase latina, Mons Jovicus e chega a uma altura de 184,80m. A montanha fornecia comida para os cidadãos da Ciutat Vella de Barcelona ali ao lado e também era espaço para criar animais. Foi parcialmente aberto para receber a Exposição Universal de 1929, que nos deixou diversos legados até hoje, quase 100 anos depois.
Leia aqui todos os posts sobre Barcelona no blog!
Se preferir, faça um walking tour guiado por Monjuïc!!!
Castell de Montjuïc
Do alto da montanha está um fortificação militar construída no século XVIII, que já serviu de prisão e de onde a cidade já foi bombardeada. Claro que a vista da cidade é incrível. Após a Guerra Civil Espanhola, o presidente da Generalitat (governo da Catalunha), Lluís Companys foi fuzilado no local. Não é uma visita demorada e mesmo que você não se interesse pelo tema militar, dá para curtir a vista.
A careta porque o sol estava na minha cara! rs |
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
Procurando dicas de onde ficar em Barcelona? Eu testei 2 lugares econômicos e contei aqui! Leia mais sobre o TOC Hostel Barcelona (apesar do nome é também um hotel) e sobre o Safestay Passeig de Gràcia.
MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha
Já falei um pouco sobre o Museu Nacional de Arte da Catalunha no post sobre museus de arte em Barcelona. A sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha é no Palau Nacional (inaugurado para a Exposição Internacional de 1929 e restaurado em 2005) e aqui está um dos maiores acervos de arte românica do mundo. Muitas obras foram resgatadas de igrejas de toda a Catalunha nos anos 1920. A entrada é grátis aos sábados a partir das 15h e no primeiro domingo do mês o dia todo. Mesmo que você não vá entrar no museu, a vista ali da frente é incrível e vale a pena parar para algumas fotos! É o prédio bonitão que aparece ao fundo de fotos e vídeos da fonte mágica de Barcelona (mais abaixo).
Fonte mágica desligada durante o dia |
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui! |
Fundació Joan Miró
O museu já apareceu aqui no blog no post sobre museus de arte em Barcelona. O tipo de arte aqui é mais moderno - gosto de alguns trabalhos de Miró, mas os mais famosos dele estão nas ruas de Barcelona à céu aberto. É interessante ver algum museu diferente de vez em quando para sair da sua zona de conforto, mas já disse e repito - museu de arte não é meu forte (curto mais os museus históricos!). A fundação foi fundada pelo próprio Miró. O prédio do arquiteto Josep Lluís Sert em si já é uma atração e a parte que eu mais gostei foram algumas esculturas no telhado (que você tem acesso por dentro da exposição). Também tem quadros, tapeçarias (uma delas é gigantesca e impressionante) e desenhos de um dos artista mais famosos do século XX. A cafeteria do museu é um dos poucos lugares para você comer ali naquela região do Montjuïc e a lojinha é bem legal.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Funicular de Montjuïc e Teleférico de Montjuïc
Acho que a combinação funicular + teleférico é a maneira mais conveniente para chegar até o topo do Montjuïc e foi o que eu fiz! Cheguei pela estação de metrô Paral-lel e já peguei o funicular (3 primeiras fotos abaixo) com o mesmo ticket do metrô. Ao final do trajeto, é só atravessar a rua para pegar o teleférico e continuar a subida (3 últimas fotos da montagem abaixo). Além de ser uma atração turística, o teleférico é um meio de transporte eficiente para economizar as pernas nas subidas da região. Acaba sendo também uma das vistas mais legais da cidade - 3 em 1! Compre a passagem somente ida para o teleférico e desça a montanha caminhando e passando pelas atrações deste post, como explico ao final da página.
Barcelona vista do Teleférico de Montjuïc |
Fonte Mágica de Barcelona
Carles Buïgas projetou a fonte para a Exposição Internacional de 1929 e ela faz sucesso até hoje. Ver a Fonte Mágica em funcionamento com jatos d´água coloridos e músicas tocando é um dos melhores programas para colocar no seu roteiro na cidade (apesar da lotação de gente porque faz sucesso)! Sempre confira os horários de funcionamento no site oficial, pois ele varia ao longo do ano de acordo com a estação do ano! Não é um programa legal com chuva, pois é todo aberto e se tiver frio, se agasalhe! Falei um pouco sobre a praça onde fica a fonte no post sobre praças de Barcelona.
Foto: wikipedia domínio público |
Filmes para se apaixonar por Barcelona e um livro incrível sobre a Barcelona medieval!
Museu Olímpico e do Esporte
Contei sobre o Museu Olímpico (e outros museus menos famosos em Barcelona) aqui. Focado na história dos esportes e nas Olimpíadas, uma vez que os Jogos Olímpicos de 1992 foi um marco para Barcelona. Foi ainda mais interessante porque fazia pouco tempo que tinha assistido quase tudo das Olimpíadas do Rio de Janeiro pela TV. Obrigatório para quem é fã de esportes em geral ou simplesmente pessoas que curtem os Jogos Olímpicos.
A fachada é meio esquisita |
Tem informação sobre os inícios dos jogos... |
Sobre equipamento e esportistas famosos de diversas modalidades |
Várias tochas olímpicas |
|
Posters e troféus |
Veja mais:
Passeig de la Fama
É a calçada da fama dos esportes! Quase ninguém sabe que ela existe, mas é só prestar atenção na calçada entre o Museu Olímpico e o Estádio Olímpico. Cada atleta deixou sua pegada usando o calçado do seu esporte - ou até descalços se for o caso.
Reconhecem os atletas??? Nesse caso, deixaram suas pegadas e não as mãos! |
Leia mais:
Estadi Olímpic Lluís Companys, Palau Sant Jordi e Torre de Calatrava - Anella Olimpica
O complexo principal das Olimpíadas de 1992 é chamado de Anella Olimpica em catalão. O estádio foi construído para a exposição de 1929, recebeu o nome do presidente da Generalitat (o governo da Catalunha), durante a Guerra Civil Espanhola e foi renovado para 1992. Durante a renovação, só preservaram a fachada. Recebe shows e jogos, mas não tem um tour pelo estádio, que podemos simplesmente entrar e visitar de graça.
Já o Palau Sant Jordi é um ginásio esportivo que foi construído para os Jogos Olímpicos de Barcelona. Ainda é usado para eventos esportivos e shows.
Estádio Olímpico Lluís Companys |
Palau Sant Jordi, lateral do estádio olímpico e mais um pouco da Anella Olímpica |
Anella Olimpica e Torre de Calatrava, com 135m. Ali do final dessas torres temos uma vista legal de Barcelona também |
* indicates required
Poble Espanyol
Acabei visitando em uma manhã de chuva, mas não é uma atração imperdível na cidade. Pode ser uma boa se você não conhecer nada do interior da Espanha e não for conhecer na mesma viagem e mesmo assim quiser ter um gostinho da arquitetura típica. Contei sobre o Poble Espanyol aqui. O local é um "povoado espanhol" - na verdade uma reprodução de vários prédios (117 para ser mais exata) de diversas cidades espanholas em uma área de 49 mil metros quadrados! Construído para a Exposição de 1929. Tem mais cidades e regiões espanholas representadas ali, mas só coloquei algumas fotos abaixo.
Entrada pela Puerta de San Vicente (Ávila) - acima à esquerda. Esse prédio amarelo onde temos a bilheteria e informações é da região de Navarra - Las Arcadas, Sangüesa. |
Plaza Mayor |
Por dentro da prefeitura (Ayuntamiento ou Ajuntament) de Valderrobres |
Na Plaça Aragonesa, fica a Torre de Utebo! |
Comunidad Valenciana (onde está Valência) |
Monestir de San Miquel |
Mirador del Alcalde
Uns 5 minutos descendo do Castell de Montjuïc e você chega ao mirante incrível! Ali pertinho também fica o Monumento à Sardana. A obra do escultor José Cañas é da década de 60 e homenageia a dança mais tradicional de Barcelona.
Melhor vista da região do porto! |
Monument a la Sardana |
Museu d´Arqueologia de Catalunya
É dedicado ao passado mais remoto da Catalunha e regiões vizinhas. Destaque para o mosaico romano que ilustra as Três Graças. Leia mais aqui.
Pavelló Mies van der Rohe
Era o pavilhão da Alemanha na exposição de 1929, construído por Mies van der Rohe, considerado pai da arquitetura moderna. Após a exposição, foi desmontado e nos anos 80, remontado no local original. Não é muito grande e acho que a visita não é demorada, mas acabei não visitando apesar de que estava nos meus planos.
Caixa Forum
Centro cultural em uma antiga fábrica têxtil (Casaramona), cujo projeto é do arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch. São várias exposições temporárias ao longo do ano.
Jardines de Mossèn Costa i Llobera
Um jardim de cactus e suculentas! Construído nos anos 70, o nome é uma homenagem ao poeta maiorquino Miquel Costa i Llobera. É considerado o jardim mais importante do mundo, focado neste tipo de planta. Vejam mais sobre o jardim no blog Sol de Barcelona.
Leia mais:
Um jardim botânico de 1999, construído no local de um antigo lixão. Não é um das visitas imperdíveis na cidade e recomendo somente se você gostar demais deste tipo de atração.
Jardins del Teatre Grec
No teatro grego acontece um festival de teatro, mas mesmo quando não tiver apresentações, é possível visitar os jardins. Não fui, mas você pode ler mais detalhes no Viajante Comum.
Mirador de Poble Sec
Plaça d´Espanya
Já mostrei aqui no blog no post sobre praças para curtir Barcelona. Foi construída para a Exposição Universal de 1929 e é uma das praças mais emblemáticas de Barcelona até hoje. Segundo a wikipedia, ela é maior do que a Plaça de Catalunya (mas não parece - acho que porque tem menos espaço para pedestres)! Tem muita coisa para prestar atenção e tirar foto por aqui: a fonte no centro do balão - obra do arquiteto modernista catalão Josep Maria Jujol (1879-1949), a antiga arena de touradas que foi transformada em um shopping (com vista legal da região grátis), as torres venezianas (vai dizer se não são iguaizinhas ao Campanário de São Marco?) e ao fundo, o MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha, abrigado no Palau Nacional.
Além de estação de metrô, tem uma estação de trem aqui também (no subsolo), de onde saem os trens para Montserrat, por exemplo. O lugar é tão lindo que subi 2x no terraço do shopping para fotos de dia e de noite! Foi a primeira atração que vi na cidade, da janelinha do ônibus chegando do aeroporto rs. É uma região com bons hotéis, contando com um ponto do Aerobus.
Já mostrei aqui no blog no post sobre praças para curtir Barcelona. Foi construída para a Exposição Universal de 1929 e é uma das praças mais emblemáticas de Barcelona até hoje. Segundo a wikipedia, ela é maior do que a Plaça de Catalunya (mas não parece - acho que porque tem menos espaço para pedestres)! Tem muita coisa para prestar atenção e tirar foto por aqui: a fonte no centro do balão - obra do arquiteto modernista catalão Josep Maria Jujol (1879-1949), a antiga arena de touradas que foi transformada em um shopping (com vista legal da região grátis), as torres venezianas (vai dizer se não são iguaizinhas ao Campanário de São Marco?) e ao fundo, o MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha, abrigado no Palau Nacional.
Além de estação de metrô, tem uma estação de trem aqui também (no subsolo), de onde saem os trens para Montserrat, por exemplo. O lugar é tão lindo que subi 2x no terraço do shopping para fotos de dia e de noite! Foi a primeira atração que vi na cidade, da janelinha do ônibus chegando do aeroporto rs. É uma região com bons hotéis, contando com um ponto do Aerobus.
Arenas de Barcelona
O shopping que já citei várias vezes neste post na antiga arena de touradas reformada! Tem um elevador do lado de fora pago para subir até o terraço do último andar e ter a vista da praça, mas se você subir pelas escadas rolantes normais do lado de dentro é de graça! No último andar são vários restaurantes mais caros e no subsolo ficam algumas opções mais em conta.
Outras atrações na região de Montjuïc e Plaça d´Espanya
As piscinas utilizadas nas Olimpíadas de 1992 para pólo aquático e saltos ornamentais podem ser usadas hoje pela população, mas estavam fechadas talvez porque era fim de outono (novembro) quando estive na cidade, mas a vista da cidade dali é incrível, como mostraram as meninas do blog Estrangeira.
Foto: Jordi Ferrer - CC BY SA 3.0 |
Abaixo a escultura Mulher e Pássaro de Joan Miró, nas cercanias do shopping Arenas de Barcelona. Dá para ver lá do alto do shopping, mas tirei esta foto quando passei ao lado dela com o ônibus hop on, hop off.
O ingresso para o Museu Olímpico, a Fundació Joan Miró, o Poble Espanyol e o Castell de Montjuïc foi cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.
Roteiro para explorar o Montjuïc e Plaça d´Espanya em Barcelona em um dia com mapa
Eu subi de funicular e teleférico até o Castelo de Montjuïc, fui descendo parando em monumentos, praças e mirantes. Visitei o Museu Olímpico (almocei na lanchonete do museu pelo horário e pela conveniência), segui para a Fundació Joan Miró, o Parque Olímpico, desci para o MNAC, mas não aguentava mais andar e por isso não entrei no museu. Não tenho costume de fazer exercício físico e no 2o dia inteiro da viagem, sendo o primeiro andando muito - fui descansar as pernas algumas horas no hotel. Voltei mais tarde para ver o show da Fonte Mágica e jantar no shopping Arenas de Barcelona, que tem uma vista incrível da Plaça d´Espanya e MNAC. No dia que faria um bate-volta par Girona, acabei perdendo o trem e aproveitei uma manhã chuvosa e fui conhecer o Poble Espanyol, que não era prioridade no meu roteiro, mas era o dia que o MNAC estava fechado. Estava com o ônibus hop on, hop off naquele dia e ainda parei em mais um mirante que não tinha parado antes. O tempo abriu e segui para a região do porto. Consegui conhecer Girona no meu último dia de viagem pelo menos.
Queria muito visitar o MNAC, mas não tinha mais horário disponível no roteiro e olha que fiquei uma semana só na cidade, além dos bate-voltas! A grande vantagem do meu roteiro por Montjuïc foi subir sem fazer esforços pelo funicular + teleférico e descer a pé. Mas a grande desvantagem foi estar cansada demais já para conhecer o MNAC. Talvez tenha sido coisas demais planejadas para um dia só mesmo, mas para aproveitar tudo, uma boa opção seria fazer exatamente o meu roteiro, mas programar o MNAC para outro dia.
Tanto a exposição de 1929 como as Olimpíadas de 1992 deixaram um grande legado urbanístico para Barcelona e é justamente no Montjüic e na região da Plaça d´Espanya onde mais podemos perceber. Ainda vou fazer outro post focado neste assunto aqui no blog.
Onde ficar em Barcelona perto da Plaça d´Espanya
Eu gostei bastante da região, pois vi movimento mesmo tarde da noite, mas não sei se seria tão conveniente para uma primeira visita. A melhor opção que achei na região é o B Hotel, com vista legal da Plaça Espanya e Arenas de Barcelona do terraço do hotel (onde fica a piscina com uma vista espetacular!). Me interessei também por alguns hotéis aos pés do Montjuïc: o bem arrumadinho Hotel Serhs del Port e o mais clean Hotel Auto Hogar. A região do Poble Sec ainda é movimentada, mas nada comparado às Ramblas ou Plaça Catalunya e alguns trechos pode ser menos seguro/mais feinho. Tomem cuidado com subidas íngremes na região.
Reserve aqui a sua hospedagem em Barcelona! Fazendo isso através dos links e banners espalhados pelo blog, recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Obrigada!
Booking.com
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Parabéns porque vc conseguiu otimizar bem e fazer muita coisa em um dia em Barcelona. Para mim o mais imperdivel de um roteiro de um dia em Barcelona sao as vistas que se tem do Montjuic.
ResponderExcluirAh, eu AMO essas vistas!!!!
ExcluirAdorei o Castelo de Montjuic e o MNAC - sou louca por um castelo kkk Sou também apaixonada por Miró e adoraria ver suas obras de perto. Quantas atrações interessantes em um perímetro tão pequeno!!
ResponderExcluirPois eh, tem gente que vai pra Barcelona e nem conhece essa região - um dia pra mim só ali foi pouco rs
ExcluirMuito legal esse roteiro em Montjuic... um passeio bem história e cultural! E as construções são de tirar o folego!
ResponderExcluirSim!!! Região linda!
ExcluirGenteeee, quanta coisa pra ver na região de Montjüic! Eu passei por lá em minha viagem a Barcelona, mas tô percebendo que não vi nada kkkk perfeito seu post, quando voltar vou tratar de conhecer mais lugares
ResponderExcluirkkkkk Eu fiquei uma semana em Barcelona e não vi - te entendo! rs
ExcluirNossa menina, to até com lágrimas nos olhos aqui. Montjuic foi nosso jardim e nosso refúgio nos nossos 4 anos em Barcelona. Se tem um lugar que sentimos falta é do Monjuca. Seu post está maravilhoso e super completo. E obrigada pelo link para nós. Nadar nas piscinas olímpicas é uma experiência incrível e recomendamos muito.
ResponderExcluirAi que tudo ter o Montjuic como seu jardim hehehe pouca coisa #sqn rs E quanto ao link, de nada!
Excluir