ATUALIZAÇÃO 21/03/2023
Belo Horizonte é uma cidade com muitas opções para turismo ou gastronômicas então é bem fácil até se perder no meio de tanta opções. Neste post dou 3 dicas de onde comer e 3 dicas do que visitar em BH que conheci na minha última visita em 2018, além das outras dicas diversas sobre a capital mineira que já estão aqui no blog de uma dezena de outras visitas ao longo dos anos. Mesmo com muitas viagens a Belo Horizonte, nunca consigo esgotar os lugares que quero conhecer! Infelizmente não anotei quanto gastei, mas não foi nenhum absurdo.
The House Food & Fun
Quando fiquei sabendo que tinha um sofá de Friends em BH, tinha certeza que tinha que conhecer esse lugar. Gostei bastante da decoração toda do local (inspirada em diversos filmes e séries que amo/amava como How I Met Your Mother, De Voltar para o Futuro, Harry Potter e muitos outros), que tem um estilo de comida e bebidas parecido com o do Outback. Era perto do hotel onde estava hospedada e fui a pé, mas na volta já não era tão cedo e voltei de Uber.
Veja aqui todas as dicas sobre Belo Horizonte no blog!
Cada cantinho, um detalhe sobre algum filme ou série clássicos! Uma amiga de uma amiga que mora em BH disse que eles mudam a decoração de vez em quando. |
Pedi um mac&cheese e soda italiana. Matei as saudades do mac&cheese que comia no meu intercâmbio nos Estados Unidos, mas claro que muito melhor do que o meu rs. |
Sabia que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras consideradas "Cidades Criativas" pela UNESCO?
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Belo Horizonte!
Uma amiga foi recentemente para BH e comeu neste restaurante por coincidência (eu nem tinha passado dicas para ela nem nada) e disse que o serviço estava bem devagar, mas que a amiga dela que mora por lá disse que isso era geral da cidade, muito por conta da pandemia também que muitos lugares diminuíram a quantidade de funcionários e o movimento ainda não voltou ao normal para eles recontratarem mais gente. Teve um monte de foto que não tirei ou não coloquei aqui porque apareciam muitas pessoas aleatórias, mas no carrossel abaixo vocês podem ver mais alguns detalhes fofos!
Em diversas idas a Belo Horizonte, já fiquei hospedada na casa de vários amigos e também em alguns hotéis e hostels que recomendo: Max Savassi, Adrena Sport Hostel e eSuites Savassi Toscanini.
Doce que seja doce - FECHOU
Não sei onde foi a primeira vez que ouvi falar nessa doceria, mas queria conhecer, ainda mais que era bem perto do meu hotel (ficar bem localizado compensa DEMAIS!). Aí na véspera uma das meninas do Festivalando me indicou esse bolo MARA aí... Estou salivando nesse momento lembrando dessa delícia. Atualização: a doceria mudou de local por um tempo, mas fechou em 2023.
Esse bolo de chocolate INCRÍVEL se chama Matilda. Pode pedir sem erro e depois volte aqui para me agradecer! rs |
Veja aqui um roteiro que fiz com meus pais em um final de semana em Belo Horizonte! Não perca a vista do Mirante das Mangabeiras, passear pela Praça da Liberdade e seus museus e também pela região da Pampulha, com seu conjunto arquitetônico declarado patrimônio pela UNESCO"
Pomodori Pizza
Fui nessa pizzaria principalmente porque ficava ridiculamente perto de onde estava hospedada (Max Savassi Aparthotel), mas tinha recomendações da pizza que é bem gostosinha e individual (eu estava viajando sozinha). Sorry, não lembro mais que sabor pedi, mas a fome era tanta que vocês podem perceber que comi um pedaço antes de tirar a foto! rs Estava bem boa! Em 2018, o serviço foi normal, mas li agora em 2021 na internet que o serviço piorou, mas não sei exatamente se é algo geral de todas as unidades (são várias por BH).
Mais dicas de onde comer na capital mineira:
Nos meus últimos dias em BH ainda visitei 3 museus no Circuito Liberdade que não tinha dado tempo das outras vezes - o Museu Mineiro, o Museu das Minas e dos Metais e o Espaço do Conhecimento UFMG. Leia aqui sobre a Praça da Liberdade, o CCBB e o Memorial Minas Vale, que já tinha conhecido. Clique no nome do museu para abri o site oficial e ver as informações de horário de funcionamento, como chegar, eventos especiais, restrições vigentes etc.
Museu Mineiro
São 46 coleções documentando períodos diversos da cultura mineira. Estava parcialmente em reforma quando eu fui e fica na Avenida Liberdade (atual João Pinheiro) e não na Praça da Liberdade propriamente dita. O prédio foi construído na mesma época do conjunto em volta da praça, para servir como residência para os Secretários do estado. No início do século XX, passou a ser a sede do Senado Mineiro.
O prédio onde está o museu já é bem bonito. Essa sala mais rebuscada é a Sala das Sessões. com o acervo mais antigo de pintura. |
Também é um espaço para exposições temporárias. |
* indicates required
MM Gerdau - Museu das Minas e dos Metais
É um museu de ciência e tecnologia interativo apresentando a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. Também conta com exposições temporárias.
Essa foto na real eu tirei em 2011 quando acho que o museu nem existia ainda rs |
O Prédio Rosa da Praça da Liberdade foi inaugurado em 1897 juntamente com Belo Horizonte e foi a sede da Secretaria de Educação. O museu é mantido hoje pela empresa Gerdau (grande produtora de aço).
Eu amo tanto um museu que escrevi aqui no blog um post para ajudar outras pessoas a gostarem de museus! |
O que é esse prédio lindoooo? Mesmo que você não visite pela coleção, visite pelo prédio que já vale a pena! A escada é de forjaria alemã. |
Andar das Minas - exposições mostrando a diversidade do universo mineral, como um inventário com mais de 400 amostras |
O Andar do Metal tem a maior coleção de minerais raros do país. Mostra a importância do metal para a humanidade, seu uso e a evolução de suas aplicações.
Espaço do Conhecimento UFMG
É o menor e menos fotogênico dos 3 museus que mostro neste post, tanto que tirei menos fotos. Achei mais focado no público infantil. É um espaço que conjuga cultura, ciência e arte. É uma parceira do governo do estado com a UFMG. A exposição de longa duração se chama Demasiado Humano e também tem espaço para exposições temporárias. Realiza sessões no Planetário - "O Terraço Astronômico é dotado de um teto retrátil que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação celeste. O Planetário possui um conjunto especial de projetores de imagens que permite, entre outras façanhas, a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro", segundo o site.
Onde comer e o que visitar em Belo Horizonte no mapa
Marquei as indicações de restaurantes, doceria e museus no mapa acima e também o super bem localizado Max Savassi Aparthotel, onde fiquei durante aqueles dias em 2018. Visitei os 3 museus no mesmo dia e o tempo ficou folgado ainda.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Ainda não tinha visto esse post de BH com o sofá de Friends!! Vou anotar as outras dicas pra qdo voltar pra Minas!!
ResponderExcluirQue bom que curtiu!
Excluir