Uma das coisas que eu mais gostei de voltar a Berlim depois de 5 anos (2019) é que hoje gosto ainda mais de arte de rua, grafites e afins e dessa vez, pude conhecer ainda mais esse lado da cidade. Acho que só comecei a gostar disso quando estive lá pela primeira vez em 2014. Na minha última viagem, fiz um walking tour pago sobre street art, que durou quase uma tarde inteira e valeu a pena demais!
Alguns murais destaques do tour |
O guia do walking tour era um artista urbano e o grupo em um dia de semana em junho era pequeno - eu e mais 3 mulheres viajando sozinhas interessadas no assunto. Dava para perguntar qualquer coisa e levar o tempo necessário para tirar fotos, pois não havia aquela pressa, comum em diversos outros tours. O tour da Alternative Berlin custou 14 euros (em 2019) e o ponto de encontro foi um supermercado nas cercanias da estação Warschauer Straße - você pode aproveitar e já comprar uma bebida se estiver um calor do cão como no meu caso. É necessário ter um ticket de metrô, pois em determinado momento mudamos para outro bairro de metrô e como naquela região, ele não é subterrâneo, o tour continua mesmo dentro do trem, pela janelinha!
Vários prédios interessantes |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
O guia foi explicando a diferença entre grafite e pichação, comentou sobre um tipo inusitado de arte urbana e que também pode servir para protestos - os adesivos (eu nunca tinha pensado sobre isso!), explicou sobre o uso de poucas ou muitas cores e foi mostrando inclusive alguns padrões de artistas mais conhecidos que você pode usar depois para reconhecer alguma arte da mesma pessoa em outro lugar.
* indicates required
Atravessamos a Oberbaumbrücke do bairro Friedrichshain para o Kreuzberg e ainda perto da ponte vimos diversos destaques. Lá ao longe no rio, a escultura Molecule Man. |
Claro que esse ponte linda está no post sobre o que ver e fazer no antigo trajeto do muro de Berlim hoje.
Precisando de dicas de onde ficar em Berlim? Hotéis com vista panorâmica, 4 opções econômicas testadas em 2019 em diferentes bairros, Hotéis estilosos e bonitinhos e Hotéis econômicos e bem localizados, incluindo onde eu fiquei em 2014.
Esse cara aí no meio era o guia rs e atrás dele o famoso mural Pink Man/Leviathan - são vários homenzinhos formando o homem maior |
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 como melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!!!
Leia mais:
Street Art Sightseeing in Berlin by Bus, Tram and Train (em inglês, mas dá para ver as fotos e entender os endereços de alguns painéis)
Vários desenhos menores acabam ficando escondidos atrás de árvores ou outros elementos e é preciso observar sempre para descobrir muitas artes de rua em Berlim! |
O que ver e fazer em Berlim: Roteiro de um dia pelas atrações básicas, Top 15 atrações/pontos turísticos de Berlim, conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada, Ingresso de atrações e tours, Berlin Welcome Card e Museum Pass - passes de desconto em atrações, mais de 100 atrações e atividades grátis em Berlim, Trabi Safari - dirigindo um Trabant por Berlim e Tour de segway.
Kreuzberg é um bairro multicultural com forte presença de imigrantes e bastante comercial e movimentado. Paramos em uma pequena lanchonete para um descanso, alguma bebida e comidinhas, mas não anotei o nome do local:( . Seguimos de metrô então da estação U Görlitzer Bahnhof até a região da U Büllowstraße, onde estão diversos murais abaixo, pintados em prédios de apartamentos. Aí já estamos no bairro de Schöneberg.
Essa igreja da foto é a American Church in Berlim. Fomos caminhando até o Urban Nation (abaixo), mas o guia mostrou mais outra arte urbana, que eu já tinha citado aqui no blog como uma curiosidade de Berlim, mas nunca tinha visto - os "Street Yogis" ou Korkmännchen/bonequinhos de rolha |
Além dos famosos murais, as esculturas também são arte presente nos espaços públicos. Veja este vídeo com algumas esculturas de Berlim.
O tour termina no Urban Nation, uma atração relativamente recente em Berlim, que já tinha contado brevemente aqui. É um museu de arte urbana contemporânea e a visita é grátis (mas necessário reservar um horário no site - link acima, imagino que pela pandemia). Não deixe de entrar no banheiro que até lá você vai se impressionar. Eu AMEI essa fachada azul e roxa, mas não garanto que ela ainda esteja assim ou que continue por muito tempo igual - é bastante comum que murais e pinturas do tipo sejam substituídas depois de um tempo. Ali já estamos perto da estação Nollendorfplatz para ir embora e o guia se despede no Urban Nation para cada um curtir o tempo que quiser. Eu aproveitei para descansar as pernas também.
Quem aí também curte street art? Quais outras cidades do mundo vocês me recomendam para ver mais coisas interessantes como essas?
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Esse é o tipo de passeio que eu adoro fazer!
ResponderExcluirSou apaixonada por arte urbana, amo grafite e adoro lambe-lambes.
Seus posts da Alemanha estão sensacionais!
Obrigada! Eu não curtia muito antigamente, fui aprendendo a gostar aos poucos e em parte, por "culpa" de Berlim rs
ExcluirAh! Que máximo fazer um tour pela arte urbana de Berlim! Acho que a street art combina demais com a capital alemã. Quando estou percorrendo as ruas de uma cidade, meus olhos sempre buscam por tal arte. Acho que elas dizem muito sobre uma cidade e nos fazem pensar, imaginar, especular. Mas este tour que você conta aqui, leva a caça à arte de rua para outro nível. Vou voltar à Berlim para correr e vou querer fazer esse passeio. :) bjs
ResponderExcluirBerlim é provavelmente a cidade no mundo todo onde mais faz sentido mesmo um tour sobre street art - tem TUDO a ver!
ExcluirÉ difícil não sofrer de vontade de ir pra Berlim lendo seu blog! Amo essa cidade e achei incrível esse walking tour de street art. Já salvei aqui pra fazer quando conseguir viajar de novo
ResponderExcluirhehehe o amor pela cidade sempre fala alto aqui! rs
ExcluirQue delicia esse post. Amo arte urbana, e adoraria conhecer esses locais. Amei!
ResponderExcluirTb AMOOOO!!!
ExcluirMeu Deus, eu preciso desse tour na minha vida! Amo street art, e Berlin está no topo da lista dos destinos que quero visitar em breve! Já salvei na lista de desejos <3
ResponderExcluirhahaha que legal! Vamos bater um papo sobre Berlim, q vc compra a passagem pra ontem! rs
Excluir