Você sabia que aqui no Brasil temos 2 das Sete Maravilhas Naturais do Mundo? Pois é, a Floresta Amazônica (infelizmente cada vez mais em risco, mas esse assunto fica para outro post) e as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). Só isso já seria motivo suficiente para qualquer viajante do mundo querer conhecer um pouquinho do sul do nosso país, mas tem outras coisas legais também em Foz, que colocam a cidade como um dos destinos mais queridos entre os viajantes aqui!
Eu estive em Foz do Iguaçu em 2003 (quase 20 anos atrás rs) e bastante coisa mudou na infraestrutura da cidade desde então, mas as cataratas sempre impressionaram e continuam impressionando o mundo todo! A minha primeira amiga alemã (amizade de mais de 20 anos) sempre quis conhecer as Cataratas por influência de seus avós, que passaram a lua de mel lá nos anos 1950!!! E foi justamente quando ela veio para o Brasil pela primeira vez que fiz a viagem que contei no link acima (não reparem no post antigão menos completo do que os posts mais atuais do blog).
No post de hoje, vou contar com mais detalhes porque todo mundo deveria viajar para Foz do Iguaçu pelo menos uma vez na vida!
1) Admirar as Cataratas do Iguaçu
Em 2011, as Cataratas do Iguaçu na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai foram eleitas para entrar na lista de Sete Maravilhas Naturais do Mundo! O reconhecimento internacional do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (1986) veio e pouco mais de de 2 milhões de pessoas visitaram a principal atração de Foz do Iguaçu em 2019 - número record!
O Parque Nacional do Iguaçu (criado em 1939) representa cerca de 30% da economia do município de Foz e gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos (números pré-pandemia). Ele é administrado pelo ICMBio e conta com 185 hectares, cerca de 400 espécies de aves, 158 de mamífero,e 175 de peixes, mais de 2 mil espécies de plantas e mais de 750 de borboletas!
Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Zig Koch - MTur - domínio público |
As Cataratas de Niagara (perto de Toronto no Canadá - clica nos links anteriores para conferir minha dicas sobre esse passeio lindo) são mundialmente mais conhecidas, mas quem conheces as 2 sabe e concorda que as nossas aqui no Brasil são muito maiores no volume de água e quantidade de quedas, além de mais impressionantes! É tudo uma questão de marketing ;) e por Niagara estar mais perto e acesso fácil tanto para americanos como europeus.
Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Zig Koch - MTur - domínio público |
São 275 quedas e o ideal com certeza é conhecer o lado brasileiro em um dia e o lado argentino em outro dia, pois as vistas são bem diferentes. Pelo lado argentino, é possível caminhar em passarelas por cima das quedas, mas pelo lado brasileiro chegamos na base das quedas mais facilmente (mais sobre isso abaixo). A maior parte das cataratas está do lado argentino, mas justamente por isso, a melhor vista é do lado brasileiro! Mas estando lá, aproveite todos os ângulos possíveis! E não se engane, dá para se molhar bastante.
Para garantir que as cataratas estejam em seu auge bem cheias, o ideal é visitar no final do período chuvoso no Brasil, ou seja, final do verão. Não se esqueça de roupas confortáveis, tênis, protetor solar e boné.
2) Dar um pulinho na Argentina e no Paraguai
Foz do Iguaçu fica na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai então os turistas aproveitam para viajar para os outros países também! Nem que seja por um dia ou poucas horas. O passeio para compras no Paraguai (Ciudad del Este) é famoso - mas cuidado com o que você for comprar, assim como o lado argentino das cataratas e restaurantes típicos em Puerto Iguazú. Uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre outras comidas e culturas.
A ligação entre o Brasil e Paraguai é feito pela Ponte Internacional da Amizade, inaugurada em 1965. Uma outra ponte logando as 2 cidades está em construção, prevista para ser entregue em 2022. A região da Tríplice Fronteira existe formalmente desde o fim do século 19, após a Guerra do Paraguai
Este é o Marco das Três Fronteiras no Brasil (antes da reforma relativamente recente), mas cada país tem um marco com suas cores também - Zig Koch - MTur - domínio público |
Eu ainda não fui, mas sou louca para conhecer as Missões Jesuíticas em geral e nesses 2 países tem algumas missões perto de Foz (aqui no Brasil, temos ruínas de missões no oeste do Rio Grande do Sul, meio fora de mão para chegar e sair). Existem excursões de um dia saindo de Foz para visitar San Inacio Mini na Argentina - é meio puxado, mas possível. Fica mais legal se você esticar a viagem e dormir por lá.
Ah, a circulação por ali é facilitada, pois brasileiros não precisam de passaporte (somente o RG com foto reconhecível - geralmente pedem com 10 anos de expedição.)
3) É um passeio que agrada desde as crianças até os idosos, ideal para uma viagem multigeracional
Pessoas de todas as idades vão gostar de conhecer Foz do Iguaçu, o que torna o destino ideal para viagens multigeracionais em família (quando viajam os pais, os avós, os netos, etc). Apesar de algumas trilhas, nenhuma é extremamente difícil e os idosos e crianças conseguem fazer os passeios sem problemas.
Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Zig Koch - MTur - domínio público |
4) Contato com a natureza em Foz do Iguaçu
A região está inserida na parte remanescente da Mata Atlântica muito devastada desde a colonização do Brasil. Mas isso garante muito contato com a natureza e com várias espécies da flora e fauna respectiva em uma viagem para Foz. Como a maior parte do que ver e fazer ali é ao ar livre, é um passeio ideal em tempos de COVID.
Uma atração bastante famosa na cidade é o Parque das Aves, parque próximo às cataratas com 16 hectares de mata nativa, 1.500 animais de 140 espécies, entre aves, répteis e mamíferos. É um centro de conservação da Mata Atlântica, com pesquisas sobre a reprodução em cativeiro e preservação de animais ameaçados de extinção. Além das aves, você pode ver jacarés, saguis, jiboias e borboletas, entre outros bichos. Muitos animais confiscados pelo Ibama vão parar aqui.
Flamingos no Parque das Aves - Zig Koch - MTur - domínio público |
* indicates required
5) Os passeios em Foz são bastante variados
São vários passeios fora do Parque Nacional do Iguaçu, mas dentro dele também! Destaco a Usina de Itaipu (tem tour para conhecer o complexo gigante, maior produtor de energia elétrica no Brasil), trilhas diversas, o Parque das Aves já citado acima, passeio de catamarã pelos rios Iguaçu e Paraná (e outros passeios de barco) ou até maneiras diferentes para conhecer as cataratas, como de helicóptero ou com o Macuco Safari! O site Mala Pronta contou tudo sobre o Macuco Safari aqui - eu fiz em 2003 e foi emocionante e refrescante chegar pertinho e quase embaixo das quedas!
Macuco Safari - Zig Koch - MTur - domínio público |
Depois que fiz um sobrevoo de helicóptero no Rio de Janeiro, fiquei morrendo de vontade de repetir a experiência em outros lugares icônicos, como Foz do Iguaçu! Não é barato, mas é tão incrível que recomendo sempre! Foto: Zig Koch - MTur - domínio público |
Hidroelétrica Itaipu - Zig Koch - MTur - domínio público |
Em uma próxima viagem a Foz, além do passeio de helicóptero, eu faria esse do Kattamaram ao pôr do sol com certeza - Zig Koch - MTur - domínio público |
E aí, deu vontade de fazer as malas e viajar para Foz do Iguaçu? Como um dos destinos ícones da imagem do Brasil lá fora, eu penso que todo brasileiro deveria conhecer Foz!
Este é um publieditorial, mas as opiniões sobre o destino contidas neste post são independentes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Não sabia que as cataratas de Foz do Iguaçu são uma das 7 maravilhas naturais do mundo, mas faz sentido, porque são maravilhosas. É um património que deve ser protegido a todo o custo. Lindo post
ResponderExcluirCom certeza! Obrigada!
ExcluirEu só tive um dia em Foz e fui conhecer as Cataratas, mas acho que o fato de ter um monteeee de passeios pra fazer ainda vai me arrastar de volta pra lá! Que lugar incrível
ResponderExcluirhahaha ver as cataratas de outros ângulos é incrível!
ExcluirPassei por Foz do Iguaçu quando fui a Argentina, mas ainda não conheço as Cataratas, é um lugar realmente impressionante!
ResponderExcluirPassou tão pertinho.... agora tem que voltar! rs
ExcluirEu faria, com certeza, o passeio de barco ao por do sol. Tenho muita vontade de voltar a Foz do Iguaçu pois não fui ao lado argentino nem ao Parque das Aves. As Cataratas são de uma beleza impressionante.
ResponderExcluirAh, tem que voltar MESMO! Pelo lado argentino tem umas passarelas que vc chega por cima beeem perto das quedas!
ExcluirAdorei as suas razões, já fui e com certeza voltaria para Foz do Iguaçu. O lugar foi esculpido com perfeição pela mãe natureza 😊
ResponderExcluirhehehe realmente, uma obra de arte!
Excluir