Você lembra quais eram seus maiores sonhos de vigem na infância? Eu lembro bem do top 3 e de dois que entraram para completar o top 5 depois. Dos 3 maiores sonhos originais, já conheci Machu Picchu (em 2015) e Ilha de Páscoa (em 2013) e dos que chegaram depois, conheci e me apaixonei por Berlim (2014 e 2019)! Mas ainda faltam outros 2 lugares, um no exterior e um no Brasil (descubram abaixo quais são!)
Três dos meus maiores desejos de viagem na montagem acima: Ilha de Páscoa e Berlim na esquerda e Machu Picchu na direita |
Pela seleção de destinos, já deu para perceber que sempre fui fascinada por arqueologia, História e coisas antigas rs. Esse é um motivo que sempre temos muitos destinos históricos por aqui e que criei a tag Viajando na História para movimentar o instagram do blog ano passado durante a pandemia sem viagens.
Alguns anos atrás, postei aqui no blog a minha bucket list de viagem no exterior e a bucket list de viagem no Brasil e tenho que admitir que listar esses desejos me ajudou a realizá-los. Mas vamos ao meu top 5 de viagens dos sonhos!
5) Berlim
Já fiz até um índice com os cerca de 100 posts sobre Berlim aqui no blog, então acho que a paixão ficou bem clara aí rs. Berlim é uma cidade que foi me instigando e me conquistando aos pouquinhos desde as diversas aparições nas minhas aulas de alemão e um pouquinho nas aulas de História do colégio. Eu amo História, mas só gostava até a Segunda Guerra e depois disso achava tudo chato. Aí comecei a estudar alemão em 2006 e os professores falavam tão bem de Berlim e a cidade sempre aparecia nos livros e vídeos durante a aula que eu fui começando a gostar da cidade. Nisso foram uns 6 anos me apaixonando devagar por Berlim - tanto que eu queria ir pra lá mas não nos esquemas de 3 ou 4 dias correndo como todo mundo faz. Em 2014 achei a desculpa perfeita e fui estudar. Foram só 7 semanas, mas que semanas!
Essa é a igreja a que aparece atrás da escultura acima - Gedächtniskirche na Avenida Kudamm ou Kufïrstendamm |
Em 2019, voltei para mais 10 dias em Berlim no começo de uma viagem longa pela Europa para visitar algumas coisas que ficaram faltando da última vez ou que abriram depois e ainda matar a saudade de tudo aquilo. A cidade está sempre se reinventando e cheia de novidades. Depois dessa viagem, já tem vários museus, exposições, mirante, etc novos por lá, ou seja, já estou pensando na terceira vez rs.
4) Serra da Capivara
Nem lembro mais como eu descobri a existência da Serra da Capivara no Piauí e suas pinturas rupestres, mas desde que vi a primeira foto, tive certeza que tudo que a História tradicional nos conta está desatualizado. As descobertas na região organizadas pela arqueóloga Niède Guidon provam que a América já era ocupada muito antes do que pensávamos! Já faz anos e anos que sonho em ver tudo aquilo ao vivo, mas sempre enrolei porque não é uma viagem tão fácil para fazer sozinha (sai muito mais caro por conta de guias e carro). De todos os destinos brasileiros, é o que eu mais quero conhecer, com certeza! Leia sobre esse lugar incrível no Piauí no 360 Meridianos!
Até agora, as únicas pinturas rupestre que lembro de ter visto foram em São João del Rei, aqui "pertinho" em Minas mesmo!
3) Ilha de Páscoa/Rapanui
Não lembro exatamente como conheci os moais da Ilha de Páscoa (também conhecida como Rapanui, mas desde sempre quis ir conferir ao vivo as imensas estátuas da ilha isolada no meio do Oceano Pacífico, mas que pertence ao Chile. Sempre foi um destino caro porque tudo ali tem que chegar por avião (é considerado o local habitado mais isolado do planeta porque são muitas horas de voo para o Chile continental ou para o Tahiti), mas por algum motivo que desconheço, no final de 2012 e começo de 2013 rolou alguma mega promoção de passagem e vários blogueiros foram para lá (inclusive meus pais e eu, antes de ser blogueira rs). A população rapanui que habitava a ilha (descoberta pelos europeus no domingo de Páscoa de 1722 - motivo do nome atual) foi dizimada e ainda são muitos os mistérios envolvendo a ilha e as estátuas. Sempre fui louca por geografia e mistérios então deve ser por isso que fiquei enfeitiçada desde a primeira vez que vi alguma foto! Apesar de ser uma ilha, não é um destino de praia, mas tem um gostinho de Polinésia com a vantagem de você se virar em espanhol ou portunhol. Aproveite para visitar Santiago na ida ou volta, já que a conexão é obrigatória.
2) Machu Picchu
Ainda não se descobriu 100% sobre as ruínas incas no alto de uma montanha próxima ao Valle Sagrado e Cusco (Peru), mas mesmo assim é muito difícil resumir tudo que Machu Picchu significou - tanto que é o post que mais enrolo para publicar no blog. Em 24 de julho de 1911, o explorador americano Hiram Bingham redescobriu a cidade inca durante uma expedição da Universidade de Yale. Os conquistadores espanhóis do século XVI, que dizimaram os incas quando chegaram ao Peru não sabiam do local. Na verdade, o grupo de pesquisadores estava procurando Vilcabamba, a última cidade inca a cair para os espanhóis, que só foi descoberta posteriormente. Nos anos seguintes, diversas outras incursões descobriram mais detalhes sobre Machu Picchu e outras ruínas próximas.
Apesar de hoje receber o título de patrimônio da humanidade pela UNESCO, acredita-se que vemos apenas cerca de 30% da antiga cidadela e nos anos recentes, o governo peruano precisou até reorganizar o sítio arqueológico e limitar o número de visitantes diários para proteger o local. Não acho que seja um local para ser visitado com pressa, então o ideal é dormir na cidadezinha aos pés da montanha na noite anterior e/ou posterior à visita - Aguas Calientes (também chamada de Machu Picchu Pueblo). Os mais aventureiros fazem trilhas de vários dias para chegar até Machu Picchu, mas você pode ir de trem + ônibus tranquilamente e salvar suas pernas e seus joelhos que já vão se exercitar o suficiente lá em cima. Meu joelho nunca mais foi o mesmo depois daquela viagem - sem brincadeira, e os degraus são ainda piores para quem é baixinho e tem perna curta que nem eu - mas valeu a pena! A energia lá em cima é inacreditável, não consigo nem colocar em palavras, mas é de ficar toda arrepiada por horas. Fiquei um tempão só sentada e admirando a paisagem!
1) Egito
Já quase fui umas três ou quatro vezes para o Egito desde a minha adolescência, mas algo sempre acontece e atrapalha... O desejo de conhecer o Egito provavelmente nasceu nas aulas de História do colégio nos anos 90 porque essa sempre foi a matéria que eu mais curtia. Na época pré-internet, era só ter alguma matéria sobre o Egito que eu já estava comprando a revista rs. Continuo querendo conhecer, é claro, mas não tenho pressa (ou não tinha, até chegar essa pandemia maldita). Às vezes também me bate um medinho de realizar o meu maior sonho de viagem porque o que viria depois disso?
O Egito é um dos poucos lugares do mundo que não quero ir sozinha (apesar de AMAR viajar sozinha), mas também não quero ir com aqueles grupos enormes de brasileiros. Fora que não quero ir correndo e 7 ou 10 dias definitivamente não seria suficiente. Acho difícil também achar por lá transportes, hotéis e etc que não sejam nem estilo mochileiro e nem luxo - sempre procuro o meio termo nas minhas viagens. Além do Cairo, quero fazer um cruzeiro no Nilo, quero conhecer Alexandria, Luxor, Assuã, o templo de Abu Simbel, talvez algum oásis no deserto e/ou alguma coisa no Mar Vermelho... Claro que não dispenso visitar as pirâmides, mas o maior desejo mesmo é ver ao vivo o templo de Abu Simbel!
Já sonhava com o Egito por décadas, então continuo sonhando enquanto esse sonho não vira realidade (mas tô achando que depois da pandemia, vou aumentar meus esforços para não demorar muito!)
Leia tudo sobre o Egito nos blogs Projeto 101 países (que viajou com criança pequena) e Casal Wanderlust (viajou em esquema mais roots).
E você, já realizou sonhos de viagem de quando era mais novo? Como foi? Alcançou as expectativas, superou ou foi ruim? Mudou de ideia e não quer mais conhecer aquele lugar? Já colocou no papel a listinha dos lugares que quer muito conhecer? Se a resposta for não, recomendo demais que faça isso!! E com a pandemia, mudou alguma coisa nessa lista?
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.