Frankfurt acaba sendo a porta de entrada mais fácil para brasileiros chegarem na Alemanha, mas depois de estudar na cidade em 2014, eu já conheço bastante. Quando voltei para a Alemanha (e outros países) em 2019, meu voo chegava por Frankfurt novamente e como não gosto da correria de chegar e já correr para outra cidade, decidi ficar 2 noites lá e explorar mais cidadezinhas da região. São dezenas de passeios de um dia fáceis saindo de Frankfurt e já tinha feito alguns em 2014, mas muita coisa legal tinha ficado de fora e decidi então conhecer esses lugarzinhos. Fui um dia para Wiesbaden e reservei o outro dia para Limburg an der Lahn e Idstein, que conto neste post!
As 2 cidades obviamente estão nessa listinha (listona!) de cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha!
Idstein - algumas das casas enxaimel! |
Leia aqui onde ficar em Frankfurt gastando pouco, mas bem localizado e com conforto (hotel onde me hospedei em 2019), aqui dicas bairro a bairro onde ficar em Frankfurt e aqui dicas sobre hospedagem barata (onde fiquei em 2014)!
Limburg an der Lahn
Com cerca de 35 mil habitantes hoje, Limburg era um cidade comercial importante na Idade Média. Ela foi mencionada pela primeira vez em 910 como Lintpurc. O primeiro castelo foi construído perto do ano 800 AD. Em 1150, construiu-se uma ponte de madeira no rio Lahn, que fazia parte do caminho de Colônia a Frankfurt e no final do século XIII, o castelo foi construído da maneira que se encontra hoje.
A parte mais antiga preservada do castelo - Foto: Volker Thies - CC BY SA 3.0 |
Em 1214, a comunidade ganhou direitos de cidade e a cidade floresceu. Uma das poucas casas que resistiram a um incêndio em 1289 é hoje uma das casas em estilo enxaimel mais antiga da Alemanha (Römer 2-4-6). Em 1315 e 1346, construíram a antiga ponte de pedra (provavelmente em 2 etapas). Em 1806, a cidade passou a fazer parte do Condado de Nassau e em 1818, sua muralha foi derrubada. Durante a Primeira Guerra Mundial, abrigou uma prisioneiros de guerra do exército britânico.
Limburg - Topographia Hassiae (Matthäus Merian) - 1665 |
Saindo da estação de trem, parece que Limburg é uma cidade bem sem graça e comum. Só depois de andar um pouquinho até o Kornmarkt (a praça do topo direito da montagem abaixo) é que o encanto das casas enxaimel começa! A cidade está na Rota do Enxaimel (Deutsche Fachwerkstraße) e a maioria dessas casas ali são do século XVII e XVIII, mas em geral foram construídas entre o século XIII e o XIX.
A casa do meio é a "Zum goldenen Hirsch". A de baixo na esquerda fica na Barfüßerstraße |
A casa de cima à esquerda cheia dessas esculturas diferentonas fica na rua Kolpingstraße |
A foto do meio à esquerda é na Bischofsplatz |
Quando cheguei na Catedral, estava rolando missa e tive que voltar mais tarde para poder entrar. A Sankt-Georgs-Dom foi construída no local da antiga igreja do monastério de São Jorge e consagrada em 1235. Ela foi construída no estilo romanesco e depois teve alterações no estilo gótico. É possível visitar o Tesouro da Catedral, que é um museu nesse prédio da primeira foto da montagem abaixo.
Tumba de Konrad Kurzbold (fundador do Monastério de São Jorge na cidade no século X) |
A catedral de Limburg estava na nota de 1000 marcos alemães de 1960 a 1989! |
Fischmarkt - almocei aqui na casa do lado direito da casa amarela - no Antik Café, em uma casa de 1610, mas do lado de fora, com vista pra praça. |
A Flammkuchen (espécie de pizza mais fininha típica da Alsácia e bastante comum nessa região da Alemanha também) tradicional de bacon com cebola foi 6,50 euros + um apfelsaft (suco de maçã) por 2,70.
A última foto da montagem é na pracinha Fischmarkt - essa é a região com mais lojinhas, restaurantes, pensões, tudo muuito fofo! |
Plötze novamente acima |
Fiquei andando de queixo caído por todas as ruazinhas da área até cansar - mas esse era o programa do dia mesmo. Aqui tem um mapa do centrinho de Limburg - a parte com fundo amarela é a mais bonitinha mesmo e que vale a pena visitar. A estação está marcada com um DB grande vermelho.
Indo embora da cidade, temos essa vista incrível da catedral e um pedaço do castelo - foto tirada da janelinha do trem! A Alte Lahnbrücke abaixo (a ponte antiga) - Foto: Oliver Abels - CC BY 2.5. |
Limburger Domberg em 1873 - Foto: Albrecht Meydenbauer - Domínio público |
A cidade em 1900 - Domínio público |
Selo de 2010 em comemoração aos 1100 anos da cidade! Domínio público |
Limburg an der Lahn fica "no meio" do caminho entre Colônia e Frankfurt então também pode ser uma opção de parada se você estiver viajando entre as duas cidades, mas apesar de possuir local para guardar mala na estação de Limburg, a maioria dos trens que encontrei entre Limburg e Colônia não são diretos. Caso queiram se hospedar em Limburg, são pouquíssimas opções de hospedagem, mas com certeza ficar no centrinho seria o ideal! Eu ficaria no Weinhaus Schultes (na Plötze), no Gasthaus Burgkeller ou no Bella Citta Vecchia - os 2 últimos em plena Fischmarkt. Para um visita mais interessante, você pode utilizar o app abaixo.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Idstein
Casas enxaimel! O centrinho histórico preservado cheinho de casas em estilo enxaimel definitivamente foi o que me atraiu para Idstein, perto de Frankfurt. Quando vi a localização no mapa e linhas de trem, percebi que formava uma dupla perfeita para um dia de passeio partindo de Frankfurt e também conhecendo Limburg an der Lahn. Saindo da estação de trem, parecia que não tinha nada interessante na cidade e essa sensação só acabou quase chegando já na König-Adolf-Platz, o centro do movimento. Para falar a verdade, vim até aqui caçar uma casa específica, que mostro mais abaixo. Mas a cidadezinha tem mais dezenas de construções lindas - as casas que estou falando são do século XV ao XVIII! São cerca de 200 casas nesse estilo e a cidade faz parte da Rota do Enxaimel (Deutsche Fachwerkstrasse). Não segui nenhum roteiro, só fui andando até o centro (pouco mais de 15 minutos) e aí me perdi (de propósito) pelas ruas ao redor da praça principal.
A primeira casa da montagem fica na praça Markt e a última casa da montagem é de 1596. No começo do século XX morou aqui o decano da igreja, que também era inspetor escolar. |
São pouco mais de 25 mil habitantes em Idstein hoje. A cidade foi mencionada pela primeira vez em 1102 e recebeu direitos de se tornar uma cidade e ter um mercado em 1287. A casa mais antiga preservada é de 1410. Entre 1102 até 1721, Idstein era a residência dos condes de Nassau-Idstein, por isso um castelo na cidade. Do final do século XVIII até a metade do século XX, foi um importante centro da indústria do couro e durante a Segunda Guerra, muitas mulheres foram forçadas a trabalhar nos curtumes. Em 1971, 11 cidadezinhas independentes da região se uniram a Idstein.
Idstein - Topographia Hassiae (Matthäus Merian) - 1665 |
No centro na fileira de cima, está a casa do escultor em pedra Johann Martin Sattler de 1680. A fachada simétrica é um exemplo da arquitetura típica do estado de Hesse. A casa do meio embaixo da montagem é o restaurante e hotel Höerhof, o local melhor localizado para ficar em Idstein! A construção é de 1620, pelo pelo construtor do castelo de Idstein, Henrich Heer. Em 1700 foi ampliada e transformada em hotel e restaurante em 1992. A casa embaixo à esquerda é do século XVI. |
Casas que fazem parte da "Cidade Barroca" (Barocke Vorstadt), planejada a partir de 1685 quando colocaram abaixo as muralhas para expandir a cidade |
Além da praça principal, caminhei tranquilamente e de boca aberta por outras ruazinhas como a Weiherwiese, a Obergasse, a Himmelgasse, a Borngasse, a Kreuzgasse, a Felix-Lahnstein-Straße e outras. Repeti ruas e no final das contas sempre voltava de propósito ou sem querer para a praça rs.
Panorama da König-Adolf-Platz. Foto: Michael Pabst CC BY SA 3.0 |
A praça König-Adolf-Platz leva o nome do rei Adolf von Nassau.
A Killingerhaus, de 1615, abriga um pequeno museu sobre a cidade (eu estive lá no final da tarde de um domingo e não consegui visitar). Já foi sede de um café e pensão entre 1905 e 1916, quando passou a pertencer à cidade. Já foi uma delegacia de polícia e até agência de viagens. Depois de um restauro em 1984, começou a abrigar o centro de informação turística e museu. Dizem que a casa azul é torta por conta de uma reforma do século XVIII, que retirou alguns suportes importantes. O Kanzleitor já foi usado como prisão, câmara de tortura e para armazenamento de grãos.
Taunushof também na praça, de 1607, restaurada em 1994. A casa apareceu no filme do Elvis Presley, G. I. Blues/Saudades de uma pracinha/Café Europa (1960). Foto: Chivista - CC BY SA 4.0 |
Em 1676, 35 mulheres e 8 homens foram queimados por bruxaria, mas aparentemente o nome da torre não está relacionado a este triste acontecimento (era um nome da moda para torres em geral no século XVIII). Outro episódio triste da cidade durante o governo nazista na Alemanha foi a utilização de uma clínica local no programa de eugenismo Aktion T4.
Mais da praça König-Adolf-Platz com a Killingerhaus escondida e a Schiefes Haus |
Acabei não tirando todas as fotos que queria ou pela posição do sol atrapalhando ou por conta de muitas pessoas nas mesinhas na frente dos restaurantes - a cidade estava bem cheia em um domingo à tarde.
A Unionskirche de 1340 (abaixo) parece bem simples por fora, mas por dentro é surpreendente! As pinturas de cenas bíblicas foram terminadas no século XVIII.
Pracinha movimentada, cheia de famílias, pessoal tomando um café, chupando um sorvete etc. Rathaus e o Kanzleitor novamente (no meio) |
Dei zoom nos detalhes nas quinas de algumas das casas - cada cantinho de Idstein é apaixonante! |
Idstein combina também com Wiesbaden, mas achei que faria mais sentido visitar no mesmo dia que Limburg, porque Limburg tem "menos atrações" do que Wiesbaden. Caso queiram se hospedar em Idstein, são pouquíssimas opções de hospedagem, mas com certeza ficar no centrinho seria o ponto alto de um viagem romântica! O restaurante e hotel Höerhof, que já mostrei acima, é o local melhor localizado para ficar em Idstein!
Veja aqui dicas de turismo em Frankfurt e outros passeios na região: Mainz (a cidade do Gutenberg), Rüdesheim am Rhein, Koblenz, passeio de barco pelo Rio Reno, Heidelberg e aqui cerca de 40 opções de passeios de um dia saindo de Frankfurt!
Como chegar a Limburg an der Lahn e Idstein saindo de Frankfurt
Como não gosto de dirigir, sempre programo os meus passeios pela Europa de trem (ou ônibus)! Já dei todas as dicas sobre pegar trens na Alemanha neste post (Deutsche Bahn) e aqui falei sobre a companhia low-cost Flixtrain, que acaba não sendo legal para passeios curtos assim pois só atende pouquíssimas cidades. O "truque" é usar um dos passes turísticos para final de semana ou para grupos na região específica/estado que você estiver e assim economizar um pouco. Você compra o passe diário e pode usar quantos trens quiser no período. Em fevereiro/2022, o passe diário da RMV (empresa de trem da região de Frankfurt) que trabalha com a DB, para usar entre Frankfurt, Limburg e Idstein está 24,80 euros para um adulto (confiram no site acima os preços atualizados - passe diário = tageskarte em alemão). O passe para grupo de 5 pessoas custa pouco a mais, 35,50 e vale a pena demais para famílias ou amigos viajando juntos.
De Frankfurt a Limburg, dá 1h12 com o trem RB e você passa por Idstein no caminho. Até poderia inverter a ordem, mas preferi conhecer a cidade maiorzinha e mais longe antes para controlar melhor o tempo. De Limburg a Idstein são 32 minutos no mesmo tipo de trem e depois de Idstein até a estação principal de trens em Frankfurt (Hauptbahnhof) são somente 39 minutos. Eu saí cedo, mas sem madrugar, almocei em Limburg e voltei para jantar em Frankfurt. Cuidado pois o trem mais rápido ICE para somente na estação Limburg Süd, que é bem longe da estação principal de trens de Limburg, a mais perto do centro da cidade (que dá para ir a pé).
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Não conheço Frankfurt ainda e nunca tinha pensado em seguir de lá para alguma cidade em passeios bate-volta. Gostei muito de saber que Limburg an der Lahn e Idstein são opções excelentes para esse tipo de passeio que sempre está em meus roteiros.
ResponderExcluirNossa, acho que Frankfurt é a cidade mais bem localizada na Alemanha (e uma das Europas) pra fazer passeios de um dia! Tem MUITAS opções interessantes. Como já conhecia bem a cidade, foi isso que fiz nessa 2a vez que comprei voo pra la rs.
ExcluirÉ tão bom quando conhecemos tão bem um destino, que começamos a explorar os arredores menos turísticos e conhecidos. Achei tanto Limburg an der Lahn como a pequena Idstein encantadoras. Apesar de torta, fiquei apaixonada pela linda e azul Killingerhaus
ResponderExcluirSim, é bom demais poder conhecer a fundo uma cidade e região! Por isso tenho preferido ficar bastante tempo em cada lugar.
ExcluirBoa tarde! Se eu chegar de ICE na Limburg Sud, para ir até a estação central e ao centro histórico, é melhor pegar um taxi? Há transporte público?
ResponderExcluirEu não gosto de depender de táxi em cidade pequena, q fica ainda mais complicado a depender do horário ou dia da semana (mas pode ser q os taxistas da região já saibam os horários do ICE e se programem de acordo). Mas tem um ônibus que liga as 2 estações em cerca de 10 minutos - linha LM 05 ou LM 59 - confira horários e tarifas no site da RMV (rmv.de).
ExcluirEstive em Frankfurt e adorei a cidade. Adoro fazer bate e volta e sua sugestão me agradará em cheio. Essas construções são lindas demais. Que surpresa maravilhosa a Unionskirche!
ResponderExcluirSão 2 cidades pacatas, mas tãããão fofas, não tem como não gostar!
ExcluirNão sei porque, mas das minhas viagens à Alemanha, nunca consegui ir a Frankfurt. Seria muito bom curtir esses bate-volta e gamei nessas casinhas Enxaimel.
ResponderExcluir