Durante o planejamento da viagem para o Canadá, descobri um espetáculo muito diferente e bonito em Montreal, que fiz questão de incluir no meu roteiro! O preço está bem salgado agora em 2022, mas se você se planejar, vale a pena conferir (tem descontos para maiores de 60 anos ou famílias). Estou falando do show de luzes na Basílica de Notre-Dame, chamado "Aura".
A principal igreja de Montreal se ilumina por alguns minutos e a experiência torna a visita mais interessante. |
* indicates required
A Basílica Notre-Dame de Montreal fica na Place d´Armes (metrô mais próximo para chegar: Place d´Armes), uma das principais praças da cidade. Na montagem abaixo podemos ver algumas de suas principais construções.
A primeira foto é a fachada da Basílica. Em cima no meio em um prédio não tão alto com cúpula fica o Museu do Banco de Montreal e os outros são diversos prédios de escritórios e lojas na mesma praça. |
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
A construção da basílica atual em estilo neogótico aconteceu entre 1823 e 1829. Os campanários (1841-1843) tem 69m de altura. A primeira sede da paróquia começou a ser construída em 1672 e ampliada pela primeira vez em 1708. Entre 1691 e 1796, funcionou também no local um cemitério, removido por questões sanitárias da cidade que não parava de crescer. Esta primeira igreja (demolida) estava no local da Place d´Armes de atualmente. Curiosidade: foi aqui que Celine Dion se casou nos ano 90.
A antiga igreja na frente da basílica em construção. The Place d'Armes, Montreal, QC, 1828 - Robert Auchmuty Sproule (1799-1845) - domínio público - quadro do Museu McCord |
Na direita, a fachada com a fila de pessoas naquele dia para o espetáculo. Mas o destaque da Notre Dame é mesmo seu interior (inspirado na Saint Chapelle em Paris) - principalmente o teto e o altar. |
Alguns dos altares laterais |
Dicas sobre onde ficar em Montreal e onde comer
Leia mais:
Mas o destaque mesmo, fica com a experiência multimídia "Aura". São 40 minutos de apresentação em duas partes, que passam rápido demais. Quando eu fui em 2018, não era possível comprar ingressos com antecedência e a entrada não era organizada - mesmo chegando com cerca de meia hora de antecedência, ficamos no final da fila e os funcionários não deram conta de vender ingressos e colocar todo mundo para dentro antes do horário de início e numa dessas, perdemos o começo do show. A apresentação em si não é longa e ainda perdendo o começo, ficou uma sensação ruim de que recebemos menos do que deveríamos pelo preço que pagamos (em 2022 o "Aura" custa 32 dólares canadenses - preço cheio para adultos). Hoje a venda de ingressos é somente online! Você pode combinar com um ticket para visitar a basílica também. Em 2022, a visita da basílica sem o show custa 14 CAD para adultos.
Os assentos não são marcados, mas dá para ver bem de qualquer lugar da igreja. Não é permitido tirar fotos ou filmar durante a apresentação - na maior parte do tempo as fotos e vídeos ficariam com qualidade péssima de qualquer jeito porque é escuro demais. As fotos deste post foram tiradas no intervalo ou logo que a apresentação acabou - deixamos as centenas de pessoas saírem enquanto demos uma volta e fomos dos últimos a sair da basílica.
Depois do show, demos uma volta pela igreja bem rapidinha, tirando fotos das laterais e observando detalhes da construção e também chegamos perto do altar maravilhoso! Mas para visitar com calma e audioguia, deve-se comprar ingresso separado e ir durante o dia. Entre 2017 e 2020, o espetáculo teve 1.345 apresentações para mais de 650 mil pessoas de 137 países. O nome "Aura" se refere ao uso das luzes para realçar a Basílica e os trabalhos internos. A música foi composta por Marc Bell e Gabriel Thibaudeau for TroubleMakers. A composição original envolveu 32 músicos, 20 coristas e o órgão da igreja. Antes disso, existia um outro show no mesmo local por 15 anos. Veja fotos e um resumo em vídeo do espetáculo no final do post.
Foto: Diliff - CC BY SA 3.0 |
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Ruim quando a desorganização do evento afeta a nossa percepção do passeio, não é mesmo? Mas pelo jeito o espetáculo de luzes da basílica de Notre Dame ainda valeu a experiência! Também gosto desse tipo de espetáculo que une arquitetura com luzes e sons.
ResponderExcluirNossa, ruim demais aquela desorganização! Sorte que agora vendem online porque vale a pena sim!
ExcluirA palavra espetáculo ao se referir ao show de luzes na Notre Dame de Montreal pode tanto ser um substantivo quanto um adjetivo. Me fe lembrar que o Egito precisa urgentemente modernizar o show de luzes nas pirâmides, que chega a ser vergonhoso diante de algo como este de Montreal.
ResponderExcluirQue incrível essa iluminação, um verdadeiro espetáculo. Eu sempre me sinto perdida em eventos no exterior, pior ainda quando é bagunçado rsrs
ResponderExcluirhehehe espero com agora com ingresso pela internet fique melhor!
ExcluirAmei as dicas deste show de luzes na catedral no Canadá! Quero muito conhecer! Tenho sonho de ir ao Canadá e quero realizar em breve. Dicas anotadas! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirNão vai se arrepender!
ExcluirQue dica maravilhosa o Aura, espetáculo de luzes da Basílica Notre Dame de Montreal. Adoro show de luz e música e esse, pelas imagens que você postou do Instagram, me pareceu belíssimo. Também, como essa arquitetura linda da igreja não tinha como se diferente. Poder passear por ela e conhecer depois do espetáculo completou o passeio super bem, não é?
ResponderExcluirA igreja já seria linda o suficiente, mas as luzes deixaram tudo ainda mais especial, né?
Excluir