Itu fica a 1h de Campinas e 1h30 de São Paulo - perfeita para um bate-volta. Mas fica também a 39km de Viracopos, caso alguém precise chegar por aeroporto. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.
Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do termo tupi Utu-Guaçu (cachoeira grande). Eduardo de Almeida Navarro diz que o topônimo procede do tupi ytu (cachoeira). O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750), a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas. Em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a cidade cresceu. O número de engenhos de cana e de escravos, trazidos da África, se multiplicou.
Em 5 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada a cidade - anteriormente era freguesia de Santana de Parnaíba. A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica Com a crise no mercado de açúcar em 1860, cresceram os conflitos entre os fazendeiros e o governo imperial e também o movimento republicano na cidade. resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país e criação do Partido Republicano Paulista e assim Itu ficou conhecida como o berço da republica. O açúcar foi sendo aos poucos substituído pelo café e imigrantes vieram para substituir a mão de obra escrava (principalmente italianos). O café foi base da economia até 1935, mas as terras esgotadas e a concorrência com outras região fez principal indústria da cidade decair, seguida pela cerâmica. Com a Rodovia Castelo Branco após 1970, todo tipo de indústria se instalou em suas margens.
Quem curte café vai gostar também de conhecer o Museu do Café em Santos!