terça-feira, 20 de dezembro de 2022
Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa (SP), perto de Campinas!
Marcadores:
Brasil,
Campinas,
Day Trips,
Destino RBBV,
interior de São Paulo,
SP
O Jardim Botânico Plantarum é uma associação sem fins econômicos, dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira, no interior paulista, em Nova Odessa (pertinho de Campinas). Dá um bom passeio de um dia (ou meio dia) saindo de lá ou de São Paulo capital.
O acervo vivo do jardim botânico é constituído por exemplares de mais de 5000 espécies de plantas, agrupadas em jardins temáticos, como os jardins rupestre, das trepadeiras, das palmeiras, das utilidades, dos bambus ou das suculentas, além dos lagos com plantas aquáticas. As placas de identificação de plantas contém o nome popular, o nome científico e a família botânica de cada uma. O JBP é um centro de referência em flora brasileira e conta com estacionamento no local.
sábado, 17 de dezembro de 2022
GANHEI O PRÊMIO REVELAÇÃO NO PRÊMIO EUROPA DE COMUNICAÇÃO 2022!!!
Marcadores:
Alemanha,
Austria,
Bélgica,
Dinamarca,
Espanha,
França,
Holanda,
Hungria,
Inglaterra,
Itália,
Liechtenstein,
Luxemburgo,
Noruega,
Polônia,
Portugal,
República Tcheca,
San Marino,
Suécia,
Suíça,
viajando sozinha
Só para deixar registrado aqui no blog também - quem me segue nas redes sociais já viu a notícia!
Alguns meses atrás, inscrevi alguns textos do blog como por exemplo da Espanha, da Alemanha e da Polônia no Prêmio Europa de Comunicação (organizado pela Comissão Europeia de Turismo - ETC) na categoria melhor texto online e o post sobre cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha foi finalista. Mas para a minha surpresa, no coquetel de premiação no final de novembro (na casa do cônsul da França em São Paulo), os apresentadores anunciaram o meu nome no Prêmio Revelação!
Leia aqui a notícia (em inglês) no site da European Travel Commission (ETC - Comissão Europeia de Turismo)
Confesso que desde o início da pandemia, a animação para postar está bem baixa, mas o que não faltam são posts no rascunho e dicas pendentes então agora é a hora de publicar tudo isso para o prêmio de 2023! rs Eu já tinha concorrido ao prêmio em 2018 se não me engano e inclusive estive na festa de premiação naquele ano também.
Obrigada a todo mundo que me segue e participa nas redes sociais e quem pesquisa e lê as dicas completas no blog! 😘
Na montagem acima, eu com a dupla de apresentadores Fred e Natie do Sundaycooks e a representante da Lufthansa, os outros vencedores da noite ou seus representantes (representante da Natalia do Porta de Embarque, representante da Cris do Cris pelo Mundo e Cláudio do Que Gostoso, eu com algumas amigas que estavam no coquetel (blogs Existe um lugar, Estrangeiras, Segredos de Viagem e Mariana Viaja), em com o Daniel Nunes - um conhecido jornalista da área de turismo que foi meu professor em um curso sobre Jornalismo de Viagem uns tempos atrás e quadro especial na decoração na casa do cônsul francês. A Cris por sinal estava comigo naquela viagem para Gramado em 2017!
Como dormi uma noite em São Paulo para estar presente na festa, fiz alguns passeios turísticos pela cidade também - aqui estão todas as dicas sobre a capital paulista e no instagram.
Obrigada pelo apoio pessoal! Apesar da correria, em breve estou de volta por aqui!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
terça-feira, 27 de setembro de 2022
Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo
Marcadores:
América do Sul,
Brasil,
Campinas,
Day Trips,
Destino RBBV,
interior de São Paulo,
Itu,
SP,
Turismo Urbano
Itu fica a 1h de Campinas e 1h30 de São Paulo - perfeita para um bate-volta. Mas fica também a 39km de Viracopos, caso alguém precise chegar por aeroporto. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.
Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do termo tupi Utu-Guaçu (cachoeira grande). Eduardo de Almeida Navarro diz que o topônimo procede do tupi ytu (cachoeira). O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750), a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas. Em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a cidade cresceu. O número de engenhos de cana e de escravos, trazidos da África, se multiplicou.
Em 5 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada a cidade - anteriormente era freguesia de Santana de Parnaíba. A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica Com a crise no mercado de açúcar em 1860, cresceram os conflitos entre os fazendeiros e o governo imperial e também o movimento republicano na cidade. resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país e criação do Partido Republicano Paulista e assim Itu ficou conhecida como o berço da republica. O açúcar foi sendo aos poucos substituído pelo café e imigrantes vieram para substituir a mão de obra escrava (principalmente italianos). O café foi base da economia até 1935, mas as terras esgotadas e a concorrência com outras região fez principal indústria da cidade decair, seguida pela cerâmica. Com a Rodovia Castelo Branco após 1970, todo tipo de indústria se instalou em suas margens.
Quem curte café vai gostar também de conhecer o Museu do Café em Santos!
domingo, 25 de setembro de 2022
Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público
Marcadores:
arquitetura,
Canadá,
Destino RBBV,
Eventos,
Toronto,
Turismo Urbano
O Doors Open Toronto é um evento que faz parte do Doors Open Ontario - durante um dia ou um final de semana, diversos prédios notáveis de Toronto (ou do estado/província canadense de Ontario) normalmente fechados para o público geral são abertos excepcionalmente para que a sociedade possa conhecer/ver/entender. As visitas são gratuitas e também existem tours guiados. Ottawa e Kingston participam do evento em datas próximas, assim como diversas outras localidades menores em Ontario.
Quando organizei minha viagem para o Canadá em maio/2018, comprei uma passagem em promoção de ida e volta por Toronto e por isso precisaria fazer um roteiro circular. Para garantir caso tivesse algum problema nos voos e nos trens, reservei algumas noites em Toronto no começo da viagem e outras noites ao final. E justamente nestes dias finais, era um final de semana e estava rolando o Doors Open Toronto 2018, com o tema "Filme: o grande romance", contando com mais de 130 prédios participantes! Para quem não sabe, Toronto é muito usada como cenário de filmes e séries, às vezes se passando por locais norte-americanos e às vezes como Toronto mesmo. Os exemplos mais conhecidos talvez sejam a minissérie "O conto da aia" (a escritora é canadense) e a escola do professor Xavier (Casa Loma, ponto turístico muito famoso em Toronto). Além disso, o evento contava com apresentações musicais e exibições de filmes. Vejam no blog Brasileira em Toronto uma lista de filmes e séries gravados em Toronto, locais que são cenários de filmes em Toronto e cenários de The Handmaid´s Tale.
A imponente Assembleia Legislativa de Ontario, que mostro mais abaixo |
O evento era bastante divulgado pelas ruas da cidade, por exemplo com distribuição de jornalzinho com a lista geral dos prédios, horários, localização, ponto de encontros de walking tours temáticos etc. Escolhemos visitar alguns prédios próximos à prefeitura de Toronto, alguns locais com vistas panorâmicas da cidade, conhecer a Assembleia Legislativa de Ontario e também algumas áreas da Universidade de Toronto. Naquele final de semana, ainda visitamos alguns pontos turísticos que ficaram faltando da primeira parte da viagem, como o Graffitti Alley, mas foram dias de visitas sem tanta pressa.
Veja aqui todas as dicas sobre Toronto no blog!
sexta-feira, 5 de agosto de 2022
Cafeterias e/ou docerias em Campinas (SP) - dicas 2022
Marcadores:
Brasil,
Campinas,
Gastronomia,
interior de São Paulo,
SP
Comecei a me interessar por cafés especiais no finzinho de 2018 e desde então venho conhecendo cafeterias por Campinas, mas a missão foi extremamente prejudicada pela pandemia. Eu acho que um cafezinho sempre combina também com um doce então uns tempos atrás publiquei no blog uma listinha de 10 cafeterias e/ou docerias para conhecer em Campinas e hoje publico a segunda parte! Alguns dos lugares citados no primeiro post fecharam com a pandemia infelizmente, mas muitos outros estabelecimentos fofos abriram pela cidade e eu estou sempre descobrindo lugares charmosos para ir pelo Instagram. Acrescentei também no post alguns doces que pedi por delivery durante esse tempo todo que não deveríamos sair como antigamente. Se tiver Pinterest, olha a pastinha que tenho lá com dicas sobre café especial, bebidas feitas com café e cafeterias pelo mundo! No final das contas, o post ficou com mais opções de doces do que bons cafés...
Vejam aqui todos os posts sobre Campinas no blog! E aqui sobre o interior de São Paulo!
quinta-feira, 4 de agosto de 2022
Onde comer e beber em Campinas? Várias opções incluindo locais com mesas ao ar livre ou delivery
Marcadores:
Brasil,
Campinas,
Destino RBBV,
Gastronomia,
interior de São Paulo,
SP
Depois de um longo inverno (aka pandemia) sem conhecer novos restaurantes em Campinas, depois da 2a dose da vacina do pessoal aqui de casa, voltamos a almoçar fora - sempre procurando lugares abertos e ventilados. Neste post dou dicas dos últimos lugares que conhecemos, alguns deliveries que andamos pedindo nos últimos anos e também de restaurantes que conheci em fevereiro/março/2020 antes do apocalipse! Tem dicas de comidinhas rápidas, happy hour incrível, um super restaurante, almoço executivo, sanduíches diferenciados, empanadas etc! Confiram a localização, horário de funcionamento, cardápios, eventos, promoções e outros detalhes nos sites oficiais ou redes sociais linkados abaixo (não coloco direto no post para não ficar desatualizado rápido). Os preços são de agosto/2022.
Arte maravilhosa de um dos locais que falo mais abaixo! |
Leia aqui todas as dicas de Campinas no blog!
terça-feira, 26 de julho de 2022
10 mercados para conhecer pelo mundo!
Em 2017, fiz um post aqui no blog contando sobre os meus 10 mercados preferidos pelo mundo (clique para ler) - rolou Barcelona, Valência (2 vezes), Frankfurt, São Paulo, Cusco, Campinas, Belo Horizonte, Nova York e Cidade do Cabo. Este post de hoje é a continuação daquela lista com outros 10 mercados que conheci ou revisitei desde então! Eles não estão em nenhuma ordem específica, mas começo com o último que fui - o de Manaus! Tem mais indicação pelo Brasil, tem também Canadá, Alemanha e Polônia.
Clique nos links para obter o endereço exato de cada um dos mercados, horários de funcionamento e outras informações práticas. Veja aqui a primeira parte deste post - meus 10 mercados preferidos pelo mundo em 2017. No final do post, tem um vídeo comparando mercados públicos de sucesso pelo mundo com os mercados de São Paulo e como os últimos podem melhorar.
sexta-feira, 22 de julho de 2022
18 cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha
Marcadores:
Alemanha,
Berlim,
Castelos/Palácios/Fortalezas,
Destino RBBV,
Europa Central,
Frankfurt,
Harz,
Lago de Constança,
Leipzig,
Magdeburg,
Munique,
Regensburg,
Stuttgart,
Trier,
Ulm
Todo mundo que vai viajar para a Alemanha pensa em visitar as cidades clássicas (e grandes) - Berlim, Munique, Colônia, Frankfurt, Hamburgo, Stuttgart etc. E quando vão incluir mais alguns lugares, os mais famosos e mais frequentes nos roteiros são Heidelberg, Dresden, Potsdam, Rothenburg ob der Tauber (na Rota Romântica - ainda não conheço!), além dos castelos no sul da Baviera. São todos lugares incríveis, mas eu sugiro ir além do básico! Cidade charmosa é o que não falta na Alemanha e todas elas com fácil acesso estando de carro alugado ou de transporte público. Então no post de hoje, fiz uma listinha de cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha!
Tem opções em vários estados diferentes e como são cidades não tão grandes, dá para conhecer muitas delas em um esquema de bate-volta, sem precisar fazer mais um check-in/check-out. O post poderia ser muito maior, mas só vou falar de lugares que conheci em alguma das minhas viagens pela Alemanha - elas não estão em nenhuma ordem específica aqui e tem mapa lá no final do post! Deixei de fora vilarejos muuito pequenos ou "cidades de uma só atração" (como por exemplo Maubronn, que a única coisa interessante é o Mosteiro, mas que a cidade em si não "vale a pena" ou o Burg Hohenzollern, que fica completamente afastado da cidade mais próxima etc).
Calw (Baden-Württemberg)
Oficialmente Calw fica na Floresta Negra, mas eu acho que a cidade não tem tanto a cara de Floresta Negra do nosso imaginário. De qualquer jeito, a cidade natal do Nobel da literatura Hermann Hesse faz parte da Deustche FachwerkStraße (a "Rota do Enxaimel") e é ideal para quem ama as casinhas neste estilo arquitetônico (como as da foto abaixo). Veja aqui o post contando sobre o que eu fiz em uma tarde em Calw, saindo de Stuttgart.
fim de tarde na praça principal de Calw |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
quarta-feira, 20 de julho de 2022
Mercados e feirinhas em Berlim
Marcadores:
Alemanha,
Berlim,
compras,
Destino RBBV,
Europa Central,
Gastronomia,
Turismo Urbano
Muita coisa fecha em Berlim aos domingos, mas um programa legal em temperaturas agradáveis são as feirinhas e mercados de segunda mão espalhados pela cidade. Além disso, assim como outras grandes cidades pelo mundo, mercados públicos tradicionais (de alimentos) em Berlim também fazem eventos gastronômicos muito frequentados pelos moradores e que fazem sucesso com turistas. Mesmo em outros dias da semana, principalmente aos sábados, também é possível fazer um passeio legal por mercados e feirinhas em diferentes bairros. Neste post, falo sobre alguns destes locais que visitei e outros que ainda não tive a oportunidade, mas estão na minha lista para quando voltar!
Berliner Dom e Ilha dos Museus vistas do Monbijou Park |
Os flohmarkts ou "mercados de pulga" são bastante tradicionais na Alemanha, pois por lá existe uma cultura maior de reaproveitamento dos bens materiais e menos consumismo desenfreado.
quarta-feira, 6 de julho de 2022
Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados por conhecidos
Marcadores:
Alemanha,
Destino RBBV,
Europa Central,
Hospedagem,
Munique,
Turismo Urbano
Munique é uma das maiores cidades da Alemanha, uma das cidades mais caras e talvez a mais procurada por turistas no país então é bem importante se programar para essa viagem com antecedência para não dormir em uma região afastada e/ou pagando uma fortuna!
Odeonplatz, Feldherrnhalle e Theatinekirche amarela (e a Frauenkirche ali atrás) - Foto Thomas Klinger |
Como toda cidade europeia, o ideal é se hospedar no centro histórico (ou bem próximo a ele) e em cidades grandes, pertinho de alguma estação de metrô para facilitar sua estadia. Eu tenho uma grande amiga nativa da cidade e nas 3 vezes que estive ali, fiquei na casa dela em 2 lugares diferentes, mas no subúrbio da cidade. Em uma das vezes cheguei a reservar um hostel e um hotel porque ela talvez estivesse viajando quando eu chegasse, mas no final das contas cancelei minhas reservas. Mesmo assim, já indiquei hospedagem para um primo e conhecidos que se hospedaram e aprovaram as minhas escolhas então no post de hoje, indico em quais hotéis e hostels eu ficaria caso vá para Munique mais uma vez (com certeza ainda volto!) e minha amiga não esteja na cidade rs.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na maior parte da Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
sábado, 16 de abril de 2022
Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)
Marcadores:
Canadá,
Destino RBBV,
Montreal,
Turismo Urbano
Durante o planejamento da viagem para o Canadá, descobri um espetáculo muito diferente e bonito em Montreal, que fiz questão de incluir no meu roteiro! O preço está bem salgado agora em 2022, mas se você se planejar, vale a pena conferir (tem descontos para maiores de 60 anos ou famílias). Estou falando do show de luzes na Basílica de Notre-Dame, chamado "Aura".
quinta-feira, 14 de abril de 2022
Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto (Canadá)?
Marcadores:
Canadá,
Destino RBBV,
Toronto
Já aviso que este será um post com muito mais foto e menos texto do que o normal porque o que importa aqui são as árvores floridas lindas! Em viagens durante a primavera para o Hemisfério Norte, sempre é legal procurar informações sobre festivais diversos e em alguns caos, até marcar a viagem a melhor época para ver alguma flor específica. Quando estava pesquisando sobre Toronto e o Canadá para a viagem de 2018, descobri que se tivesse sorte, poderia pegar a florada das cerejeiras logo que chegasse na cidade perto do dia 10 de maio. E realmente, torci muito e consegui chegar no auge! Era uma sexta-feira e chegamos na parte da tarde, mas até fazer check-in no hotel (clique para ler dicas dos 2 hotéis onde ficamos!) e esperar meus tios que chegariam no final do dia, só fomos ver as cerejeiras no dia seguinte.
Cerejeiras em Toronto
Em 1959, a embaixada japonesa doou 2.000 mil mudas de cerejeiras (sakura em japonês) em agradecimento ao apoio que a população de Toronto deu aos refugiados japoneses após a Segunda Guerra Mundial. As mudas foram plantadas em diversas regiões da cidade, mas a maioria ficou no High Park (abaixo), que se tornou o local mais famoso para curtir a florada das cerejeiras. A prefeitura de Toronto deu continuidade ao projeto e até os dias atuais, planta mais cerejeiras pela cidade.
Leia aqui todas as dicas sobre Toronto no blog!
sábado, 9 de abril de 2022
El Born e La Ribera (Barcelona) - dicas de turismo na região interessante ao lado do Bairro Gótico
Marcadores:
arte pelo mundo,
Barcelona,
Destino RBBV,
Espanha,
Turismo Urbano
Ao lado do Bairro Gótico em Barcelona fica o bairro La Ribera, que antigamente ficava na beira do Mar Mediterrâneo. Parte do bairro passou a ser conhecida como "El Born" e o conjunto de ruas interessantes hoje abriga muitos restaurantes, lojinhas fofas e atrações diversas, que atraem muitas pessoas, mas ainda menos do que o vizinho Gótico apesar da vibe e das ruelas serem essencialmente iguais. Alguns anos atrás a área era decadente, mas por conta dos preços não absurdos, começou a atrair moradores artistas e estudantes e então turistas, mas hoje é claro que os preços já subiram. Muitos dos walking tours pelo bairro Gótico acabam cobrindo também por pelo menos um pedaço do El Born e La Ribera (o meu foi assim) e tem vários cantinhos interessantes que valem a pena conhecer por lá (para mim, os destaques são o Centro Cultural El Born no antigo Mercado do Born e a Basilica Santa Maria del Mar). Preparei um super mapinha com os pontos interessantes e também dicas de onde comer na região lá no final o post!
Santa Maria del Mar |
Na Ciutat Vella de Barcelona, temos 4 regiões administrativas: o Gótico, o Raval, a Barceloneta e Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera como mostra o mapa abaixo, mas vou chamar a última delas de La Ribera/El Born aqui neste post.
Vilarrubla - CC SA 3.0 |
La Ribera é separado do bairro Gótico pela Via Laietana, que está sendo reformulada agora em 2022 (link em espanhol) para ser mais atrativa e segura para pedestres - você só percebe que está saindo do Gótico para La Ribera porque tem que atravessar essa rua mais larga, mas o estilo das ruazinhas e construções continua o mesmo. Recentemente abriu um novo museu no bairro - o MOCO, museu de arte e contemporânea, com obras de arte de Banksy, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Salvador Dalí, Damien Hirst, Keith Haring, KAWS, Yayoi Kusama e muitos outros artistas. Muitas das construções da região são medievais e ainda da época que o bairro estava na costa de Barcelona (antes de La Barceloneta ser aterrada). A parte mais ao norte do bairro é beeem mais vazia de turistas.
quinta-feira, 7 de abril de 2022
O que ver e fazer em Regensburg (Baviera/Alemanha) - dicas de turismo
Marcadores:
Alemanha,
Day Trips,
Destino RBBV,
Europa Central,
Hospedagem,
Munique,
Regensburg,
UNESCO
Uma cidade linda, com centro histórico encantador e aconchegante, a primeira capital da Baviera, pertinho de Munique, com 2 títulos de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que já foi casa de Goethe, Kepler e até do casal Schindler... Assim é Regensburg, que nasceu a partir de um acampamento romano chamado Castra Regina, estabelecido na região em 179 aD por Marco Aurélio. Antes disso, já havia registros de assentamentos na Idade da Pedra e até de um forte romano cerca de 90aD no local. Do ano 530 (aproximadamente) a até a primeira metade do século XIII, Regensburg foi capital da região da Baviera!
Regensburg é um dos bispados mais antigos da Alemanha, datando de antes de 739 - são diversas igrejas, antigos mosteiros e abadias para visitar aqui. Tornou-se protestante em 1542, mas sempre manteve um bispado católico. Ainda no século XVI, viu nascer o filho bastardo do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, bastante importante para conter os turcos na Batalha de Lepanto em 1571 (mais sobre ele abaixo).
O nome "oficial" traduzido para português seria Ratisbona (talvez em português de Portugal?), mas vou continuar chamando de Regensburg aqui no blog porque ninguém conhece/entende essa versão feia aqui no Brasil (já reclamei dessas traduções horrorosas onde Mainz vira Mogúncia, Trier vira Tréveris e Aachen vira Aquisgrana - é pra morrer, mesmo sabendo que esses nomes tem alguma relação com os nomes romanos dos locais.).
A cidade é banhada pelo rio Danúbio, segundo maior rio da Europa, que nasce na Floresta Negra e também passa por Sigmaringen, Ulm, Bratislava, Budapeste, Viena e Belgrado (e também pelos rios Regen e Naab). A construção da famosa ponte de pedra da cidade no século XII impulsionou o comércio entre Veneza e o norte da Europa, gerando fortunas para Regensburg. Em 1245, se tornou uma Cidade Imperial Livre e era um importante centro na época do Sacro Império Romano-Germânico.
No século XII era não só uma das maiores cidades alemãs, como uma das maiores cidades da Europa. Com cerca de 150 mil habitantes hoje, 20 mil deles são estudantes. É a 4a maior cidade da Baviera hoje, atrás de Munique, Nuremberg e Augsburg. O centro histórico está bem preservado, pois a cidade quase não sofreu bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra - a Obermüster é uma exceção. Assim, o centro histórico juntamente com a região de Stadtamhof foi declarada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO em 2006! Depois da guerra, ficou sob domínios dos norte-americanos.
PS: lá no final do post tem um mapinha com todos os atrativos marcados, dicas de onde comer, ruas fofas, lojas diferentes e mais!
sábado, 26 de fevereiro de 2022
Onde ficar e onde comer em Quebec (Canadá)?
Marcadores:
Canadá,
Destino RBBV,
Gastronomia,
Hospedagem,
Quebec
Quebec é a cidade mais charmosa do Canadá e é bastante turística. É uma das principais cidades da província/estado de Quebec (é tipo o Rio de Janeiro ou São Paulo que a cidade tem o mesmo nome do estado). Para a viagem ficar ainda mais interessante e encantadora, recomendo DEMAIS se hospedar dentro das muralhas na parte alta da cidade, ou ainda na parte baixa conhecida como Quartier Petit Champlain. Estive na cidade mais francesa do Canadá em maio/2018 (por acaso era um feriado nacional e a cidade estava cheia) e conto no post de hoje sobre o hotel onde ficamos, outros que considerei reservar e também todas as dicas de onde comer em Quebec!
O Chateau Frontenac é um símbolo de Quebec! E aliás, é um hotel tradicionalíssimo (e caro)! |
domingo, 20 de fevereiro de 2022
Roteiro Limburg an der Lahn e Idstein (Alemanha) - um dia perfeito saindo de Frankfurt
Marcadores:
Alemanha,
Day Trips,
Destino RBBV,
Europa Central,
Frankfurt
Frankfurt acaba sendo a porta de entrada mais fácil para brasileiros chegarem na Alemanha, mas depois de estudar na cidade em 2014, eu já conheço bastante. Quando voltei para a Alemanha (e outros países) em 2019, meu voo chegava por Frankfurt novamente e como não gosto da correria de chegar e já correr para outra cidade, decidi ficar 2 noites lá e explorar mais cidadezinhas da região. São dezenas de passeios de um dia fáceis saindo de Frankfurt e já tinha feito alguns em 2014, mas muita coisa legal tinha ficado de fora e decidi então conhecer esses lugarzinhos. Fui um dia para Wiesbaden e reservei o outro dia para Limburg an der Lahn e Idstein, que conto neste post!
As 2 cidades obviamente estão nessa listinha (listona!) de cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha!
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Melhores lugares para conhecer em um dia (ou menos) saindo de Stuttgart
Marcadores:
Alemanha,
Castelos/Palácios/Fortalezas,
Day Trips,
Destino RBBV,
Europa Central,
Stuttgart,
Ulm
No post de hoje organizo uma listinha dos melhores passeios de meio dia ou um dia inteiro saindo de Stuttgart! A cidade fica em uma posição estratégica na Alemanha e esse também foi um dos critérios que usei para escolher passar uma semana lá, utilizando como uma cidade base da minha viagem de 2019. Listo aqui muitos palácios e castelos, cidades fofíssimas e uma overdose de casas em estilo enxaimel, aquela construção com madeira aparente que está no imaginário de todo brasileiro quando pensamos em Alemanha! Claro que existem muitas outras opções de day trips saindo de Stuttgart, mas essas foram as que escolhi.
Eu fiz tudo de transporte público (uma combinação de trem e ônibus - e na verdade teve até um trecho de carona com uma blogueira) porque odeio dirigir, mas se você alugar um carro, ficaria mais fácil conhecer 2 delas em um mesmo dia - eu só consegui porque saía perto de 9 da manhã do local onde estava hospedada, não tinha hora para voltar e estava viajando no verão, quando escurece tarde. Às vezes o foco da visita era só o centrinho fofo do local, às vezes era somente um palácio, castelo ou mosteiro em uma cidade sem interesse. Tinha um chip de internet para o celular então conseguia resolver os imprevistos com o transporte relativamente fácil (foram muitos), com a ajudinha do fato que sei falar alemão. Os locais abaixo não estão em nenhuma ordem específica e todos ficam no estado de Baden-Württemberg.
Residenzschloss Ludwigsburg
São 52 cômodos distribuídos em 18 prédios e uma área de 32 hectares que formam o complexo do Palácio de Ludwisburg. A pedra fundamental foi colocada em 17 de maio de 1704 para o que então seria um pavilhão de caça do 10° Duque de Württemberg. Em 1718, Ludwisburg tornou-se a residência oficial dos duques de Württenberg, mas algum tempo depois a residência voltou a ser Stuttgart, cerca de 15km dali. O palácio foi neglicenciado por duques da disnatia, mas sobreviveu intacto à Segunda Guerra e em 1953, os jardins foram abertos ao público. Ocupam 30 hectares e é chamado de Blühendes Barock ou Barroco Florido). Hoje, eles segue o estilo que o jardim tinha em 1800. O teatro do palácio, que é o mais velho teatro preservado da Europa, juntamente com a sua maquinaria de palco, de 1758 ainda estão em operação. Tem vários museus no local e um jardim bem grande, além de um evento interessantíssimo - festival de abóboras no outono! Dá para conhecer em meio dia e também passear na cidade, mas achei que não seria algo interessante (pelas fotos que vi) então só visitei o castelo mesmo e voltei cedo pra Stuttgart.
Trem: 25 minutos (trem/metrô + ônibus)
Carro: 21 minutos
Assinar:
Postagens (Atom)