Munique é uma cidade grande cheia de coisas interessantes para ver e fazer, mas também é cercada por outros destinos legais para se visitar. A capital da Baviera e todo o estado representam o estereótipo que imaginamos de "Alemanha" aqui no Brasil, então sugiro fortemente que sua viagem para Munique não foque somente na cidade e você inclua diversos bate-voltas também. Dependendo do seu roteiro, você pode dormir em outros lugares das proximidades se preferir, mas não passe correndo pela região porque é arrependimento na certa!
Versalhes? Não! É um palácio pertinho de Munique pouco visitado por turistas brasileiros! |
Eu já estive na cidade em 3 viagens, em estações do ano diferentes, já fiz vários dos passeios de um dia citados neste post, mas nem todos - sempre tem um (ou alguns) que ficam para a próxima! A maioria das sugestões abaixo são perfeitamente alcançáveis de transporte púbico, mas alugar um carro também pode ser uma boa ideia. Coloco abaixo a previsão de viagem calculada em um dia aleatório pelo Google Maps (para carro) e no site da Deutsche Bahn (para transporte público) - site oficial da empresa de trens alemã.
No final do post tem um mapa com as opções que eu considero as melhores (em verde) e outras opções possíveis (em amarelo e vermelho, porque acho que seriam melhor aproveitadas com mais tempo ou fazendo parte de um roteiro maior).
Schloss Neuschwanstein + Hohenschwangau (Füssen)
Esse é o bate-vota mais clássico estando em Munique. Você pode pegar um trem + um ônibus para visitar o castelo mais icônico do mundo - o Neuschwanstein, que serviu de inspiração para os castelos da Disney! A vilazinha onde ele se localiza é bem fofa (Füssen) e ali tem também um outro castelo interessante (Hohenschwangau). Alguns turistas geralmente viajando de carro preferem dormir em Füssen para explorar mais da região linda no dia seguinte.
Veja aqui o meu post sobre o castelo Neuschwanstein ao sul de Munique e também seu vizinho Hohenschwangau!
De carro: 1h50
De trem + ônibus: 2h40
Se preferir dormir em Füssen, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour de um dia para o castelo de Neuschwanstein!
Prien am Chiemsee com Herrenchiemsee
Esse é um dos menos conhecidos, apesar de incrível - é o palácio da montagem lá no começo do post! O mesmo rei que construiu o Neuschwanstein construiu também um palácio inspirado em Versalhes em uma ilha no meio de uma lago bávaro - Chiemsee. O palácio de Herrenchiemsee está inacabado, mas a fachada e os jardins lembram bastante o palácio francês e tem uma escadaria lindíssima! Você chega pela cidade Prien am Chiemsee de carro ou trem e pega um barco para ir até o palácio (e também tem outras ilhas próximas para visitar, se quiser um passeio mais longo).
Leia aqui o post completo sobre o Palácio Herrenchiemsee e o passeio de barco pelo lago Chiemsee!
De carro: 1h20 (até o local de onde saem os barcos)
De trem + barco: 1h50 (o barco leva somente 15 minutos, mas é preciso caminhar por mais de 20 minutos da estação de trem de Prien até o porto - já está incluído no cálculo)
Garanta aqui o seu tour de um dia para o palácio de Herrenchiemsee!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Dachau
Nem todo mundo vai ter estômago para essa sugestão, mas é nas proximidades de Munique que fica o primeiro campo de concentração alemão, Dachau de 1933, ainda antes da "solução final". No início era um campo de trabalho forçado, mas hoje a visita é equivalente a outros campos mais famosos como Sachsenhausen, próximo a Berlim, e em menor proporção, Auschwitz, próximo a Cracóvia (Polônia). Ainda estou devendo o post sobre Auschwitz. Mais de 200 mil pessoas ficaram presas no campo de Dachau. Na cidadezinha também tem um castelo (ou palácio?), mas não é tão interessante quanto outros deste post.
Veja aqui como é o tour pelo campo de concentração Dachau (e uma cidade próxima chamada Freising) e aqui, dicas de livros e filmes sobre Holocausto e temas relacionados para ver ou ler antes de visitar algum campo de concentração.
Garanta aqui o seu tour de um dia para o campo de concentração de Dachau!
Regensburg
A primeira capital da Baviera me surpreendeu! Passei somente um dia ali na minha última viagem pela Alemanha, mas poderia ter ficado muito mais tempo porque é bem mais interessante do que parece à primeira vista - foi inclusive um dos posts que mais gostei de escrever nos últimos tempos. Quem imaginaria que nessa cidade quase desconhecida estariam não só um, mas 2 patrimônio da humanidade da UNESCO? Conheci em um sábado em um esquema de bate-volta saindo de Munique, mas pode também ser uma parada na viagem entre Munique e Nuremberg.
Veja aqui o que fazer em um ou dois dias em Regensburg, a primeira capital da Baviera!
De carro: 1h20
De trem: 1h30
Se preferir dormir em Regensburg, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour de um dia em Regensburg!
Para organizar sua viagem a Munique:
Augsburg
Não é uma cidade que costuma aparecer nos roteiros de brasileiros pela Baviera, mas é uma das maiores cidades da famosa Rota Romântica e vale pelo menos uma parada. Eu ainda não conheci (e nem fiz a Rota!), mas quero sim parar ali por conta do prédio da prefeitura com seu Golden Hall reconstruído (abaixo), a Maximilianstrasse e a Fuggerei (veja no vídeo abaixo). Augsburg tem 2 mil anos de História, sendo uma das cidades mais antigas da Alemanha (a 2a, depois apenas de Trier) e a mais antiga do estado da Baviera.
De carro: 1h
De trem: 30 min
Se preferir dormir em Augsburg, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour de um dia para Augsburg!
Rothenburg ob der Tauber
Uma das cidades mais desejadas nos roteiro de brasileiros - a queridinha da Rota Romântica! É possível conhecê-la em um dia saindo de Munique, mas é MUITO mais legal e proveitoso se você realmente fizer a Rota Romântica ao invés de somete um bate-volta então recomendo, mas não recomendo rs. Eu já estive 3 vezes em Munique, mas sempre deixo Rothenburg para depois, quando for fazer a Rota Romântica com calma. Como podem ver abaixo, o trajeto é demorado.
A charmosa cidadezinha ainda preserva suas muralhas medievais e muitas casas enxaimel, tem uma loja onde é Natal o tempo todo, walking tour noturno (aí teria que dormir no local) e um dos mercados de Natal mais charmosos da Europa! Dizem que a cidade inspirou filmes da Disney e é a melhor materialização da Alemanha imaginária na cabeça dos brasileiros.
De carro: 2h35
De trem: 3h
Se preferir dormir em Rothenburg ob der Tauber, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour de um dia para Rothenburg ob der Tauber!
Landsberg am Lech
Com um passado recente sombrio (foi aqui que Hitler ficou preso por alguns meses em 1924 depois da tentativa de golpe - o Putsch da cervejaria - e durante esse tempo na prisão o infame e nojento livro "Minha Luta" foi escrito), Landsberg é cortada pelo rio Lech e ostenta uma curiosa cascata artificial (foto abaixo). O centrinho é fofo e algumas partes da muralha da cidade ainda estão preservadas. Também está na Rota Romântica, mas não é das mais conhecidas. Leia mais sobre Landsberg am Lech no blog Ligado em Viagem.
Landshut
Ao norte de Munique, fica muito perto do aeroporto da cidade. Não está entre as cidades alemãs mais impressionantes, mas pelas fotos que vi, parece fofinha e seria uma opção de passeio para quem mora na região, já esteve na Baviera mais de uma vez, etc. Pode também ser uma parada entre Munique e Nuremberg. Mais um centrinho fofo padrão alemão.
De carro: 55 min
De trem: 45 min
Linderhof
Mais um palácio construído pelo mesmo rei que encomendou os outros 2 palácios lá do começo do post! Esse é bem menor e mais intimista, mas pitoresco. Destaque para a Gruta de Vênus e o jardim. O ideal é visitar de carro, juntamente com a Abadia de Ettal (abaixo) no mesmo dia, mas dá sim para ir de transporte público - o ônibus entre os 2 locais leva somente cerca de 20 minutos (e também dá para combinar com Oberammergau que fica pertíssimo). Ainda não fui - estava nos planos para meu último dia na Alemanha em 2019, mas alterei a programação pela previsão de chuvas intensas. Leia mais sobre Linderhof no blog Mulher Casada Viaja.
Leia aqui sobre o palácio Linderhof e mais outros palácios no sul da Alemanha!
O ideal é visitar de carro, juntamente com o palácio Linderhof (acima) no mesmo dia, mas dá sim para conhecer de transporte público. O ônibus entre os 2 locais leva somente cerca de 20 minutos (e também dá para combinar com Oberammergau que fica pertíssimo). Ainda não fui - estava nos planos para meu último dia na Alemanha em 2019, mas alterei a programação pela previsão de chuvas intensas.
Fundada no século XIV como um mosteiro beneditino pelo então Duque da Baviera que veio a se tornar o primeiro membro da família real bávara de Wittelsbach a se tornar Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Após um incêndio em 1744, foi reconstruída no estilo barroco atual. É possível fazer um tour da abadia e da cervejaria e destilaria mantidas pelos monges no local.
De carro: 1h05
De trem + ônibus: 1h35
Oberammergau
Famosa pelas pinturas Lüftlmalerei na fachadas das casas e pelo espetáculo da Paixão de Cristo a cada década (desde 1634 - a última foi em 2022), é uma cidadezinha encantadora nos pés dos Alpes. Leia mais sobre Oberammergau no blog Viajonários.
De carro: 1h15
De trem: 1h50
Igreja de Wies
Um dos pontos altos da famosa Rota Romântica, fica meio "perdido no meio do nada". Dá para sair de Munique e conhecer somente a igreja, mas fica muito mais legal combinar com Oberammergau (acima) e outras atrações na região, uma vez que não é uma visita demorada. Mais um igreja bastante ornamentada linda aos pés dos Alpes! Em estilo rococó, o que vemos hoje é a obra original de 1754 e por isso, foi declarada patrimônio da humanidade em 1983. Leia sobre as lendas da Wieskirche no blog Deguste seu destino.
De carro: 1h25
De trem: 2h30
Mittenwald
Uma pequena cidade na região dos Alpes, famosa pelas pinturas das casas conhecidas como Lüftlmalerei (clique no link para entender mais sobre a técnica) e pela fabricação de instrumentos de corda - Mittenwald é conhecida como a cidade dos violinos! Leia mais no blog Destino Munique.
De carro: 1h30
De trem: 2h
Garmisch-Partenkirchen
São duas cidades separadas por um rio, que foram unificadas em uma. Já sediou as Olimpíadas de Inverno em 1936 e é um disputado destino de inverno europeu. Leia mais sobre Garmisch-Partenkirchen no blog Mulher Casada Viaja.
De carro: 1h10
De trem: 1h25
Zugspitze
O ponto mais alto da Alemanha não fica longe de Munique. Até hoje não tive muita curiosidade de conhecer, mas é um passeio bastante popular. Lembre-se que é frio lá em cima, mesmo durante o verão, mas somente no inverno é possível esquiar. Para chegar até o topo você precisa passar por Garmisch-Partenkirchen (cidade acima), então faz sentido conhecer as 2 localidades na mesma oportunidade. Depois de Garmisch-Partenkirchen, continue a viagem em trem de cremalheira + teleférico até o ponto mais alto da Alemanha! Se estiver de carro, pode estacionar no Lago Eibsee também e encurtar um pouquinho o caminho pois ele fica depois de Garmisch-Partenkirchen. Leia mais informações no blog Destino Munique.
Bad Tölz
Mais um cidade fofa no caminho entre Munique e os Alpes.
De carro: 40 min
De trem: 55 min
Lindau
Fica na margem do Lago de Constança na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça e Lindau é a cidade mais perto de Munique no lago. Mas como tem muita coisa para fazer na região, recomendo na verdade uma estadia mais longa e não somente um bate-volta.
Leia aqui o post completo sobre Lindau e aqui tudo sobre o Lago de Constança!
Kempten
Perto de Lindau (acima), é possível conhecer saindo de Munique, mas talvez valha mais a pena combinar com alguns dias no Lago de Constança. Mais uma cidade alemã fofinha - o destaque fica para o Mosteiro Beneditino e o palácio Residenz em estilo barroco.
De carro: 1h45
De trem: 1h25
Ulm
A igreja mais alta do mundo (até a Sagrada Família ficar pronta em Barcelona), cidade onde nasceu o Einstein, cidade dos irmãos Scholl (jovens ícones da resistência ao nazismo), pertinho da incrível biblioteca da Abadia de Wiblingen, etc... Tem bastante coisa legal para ver e fazer em Ulm!
Leia aqui todas as dicas sobre Ulm no blog! O que ver na cidade, onde não se hospedar, outros passeios na região, etc.
De carro: 1h35
De trem: 1h15
Stuttgart
Stuttgart é o destino dos sonhos de muitos apaixonados por carros, pois abriga diversas fábricas de marcas icônicas de automóveis. Eu não ligo para isso, mas fiquei uma semana lá, sendo 2 dias realmente passeando por seus museus (muito além dos carros), palácios, mercado, a famosa biblioteca da foto abaixo, vistas panorâmicas, etc e os outros dias fazendo passeios de um dia pela região. No final das contas, é possível sair de Munique para passar o dia em Stuttgart, mas não recomendo porque tem tanta coisa para conhecer em volta, que vale mais a pena se hospedar por lá.
Leia aqui todos os posts com dicas de Stuttgart no blog! Comidas típicas, onde comer, onde ficar, o que ver e fazer, passeios na região etc!
De carro: 2h10
De trem: 2h
Nuremberg
É bem rápido chegar a Nuremberg saindo de Munique, mas a cidade é cheia de história, tem um mercado de Natal maravilhoso e um castelo e merece um pouco mais de tempo - por isso também não fui ainda. A cidade foi sede de diversos encontros do partido nazista e tem exposições bastante interessantes sobre o tema, além do local de reunião preservado. Leia mais sobre Nuremberg no blog Café Viagem.
De carro: 1h50
De trem: 1h10
Se preferir dormir em Nuremberg, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour para Nuremberg!
Abensberg
O centrinho da cidade é fofo (pra variar rs), mas o destaque é a arquitetura do artista austríaco Friedrich Hundertwasser. Observe a Kunsthaus (1a foto abaixo) ou visite uma cervejaria instalada em um prédio de Hunderwasser - Brauerei Gasthof zum Kuchlbauer (praticamente ao lado da primeira - 2a foto embedada abaixo). A cidade fica no meio do caminho entre Munique e Regensburg ou Nuremberg.
Veja aqui os outros lugares onde já estive e que também tem obras importantes de Hundertwasser: Viena (Áustria) ou Magdeburg (Alemanha).
De carro: 1h
De trem 1h30
Bamberg
Dá para conhecer essa cidade não muito grande e charmosa em um único dia saindo de Munique, mas faz mais sentido combinar com uma passagem por Nuremberg (acima) e até Bayreuth (abaixo). O destaque sem dúvida fica para a área conhecida como "Pequena Veneza" - Klein Venedig e a famosa prefeitura no meio do rio. Leia mais sobre Bamberg no blog Casinha Colorida.
De carro: 2h20
De trem: 2h05
Se preferir dormir em Bamberg, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour para Bamberg!
Bayreuth
Possível de ser conhecida em poucas horas saindo da capital da Baviera - o destaque é a casa da ópera Markgräfliches Opernhaus, declarada patrimônio mundial pela UNESCO, mas faz mais sentido em um roteiro ser incluída com passeios por Bamberg e Nuremberg ao invés de ficar indo e voltando de Munique. Destaque também para o palácio de verão Ermitage. Leia mais sobre Bayreuth no blog Viagens, viagens e viagens.
De carro: 2h20
De trem: 2h10
Würzburg
Würzburg também faz parte da Rota Romântica e geralmente é a primeira ou a última cidade da Rota, de acordo com o sentido que você estiver percorrendo. Visite a Alte Brücke (que lembra a Ponte de Praga) e o impressionante palácio Residenz e aproveite para degustar os vinhos brancos da região. Leia mais no blog Gallas Disperati.
Outros lugares na Rota Romântica (Dinkelsbühl, Nördlingen ou outros)
A Rota Romântica tem vários lugarzinhos encantadores além de muitos já citadas neste post, mas realmente acho que não vale a pena visitá-lo em um dia saindo de Munique. O ideal mesmo é fazer a rota inteira ou em partes. Deixo aqui as dicas sobre a Rota Romântica do blog Viajoteca.
De carro: cerca de 2h
De trem e/ou ônibus: de 2h a 4h
Bechtesgaden e o Ninho da Águia
Sempre achei esse passeio meio mórbido por conta da ligação do local com Adolf Hitler, mas os visuais da região são fantásticos! A região tem mais de mil anos de história, relacionada à família Wittelsbach. Tem uma mina de sal em operação há cerca de 500 anos e um dos lagos mais bonitos do país - o Königsee. Já o Ninho da Águia (foto abaixo) atrai visitantes por ter sido um refúgio de verão construído na montanha para Hitler - da casa a mais de 1.800m de altitude temos uma vista incrível; Hoje ela funciona como um restaurante. Leia aqui sobre o lago Königssee.
De carro: 2h05
De trem: 2h30
Passau
Na fronteira com a Áustria e com influência italiana, a cidade de Passau parece bem interessante! Fica na beira do rio Danúbio. Destaque para a Catedral de São Estevão e a rua de compras Ludwigstrasse.
Salzburg
Salzburg fica na Áustria, mas é uma ótima ideia conhecê-la saindo de Munique em um ou mais dias, pois fica mais perto dali do que de Viena. Eu estive na cidade somente por um dia, justamente fazendo um bate-volta de trem saindo de Munique - aproveite que o passe de trem para o estado da Baviera vale até Salzburg também. Para os fãs do filme "A Noviça Rebelde", dá para visitar vários lugares relacionado ao filme e imitar algumas cenas. Passeio legal também para fãs de Mozart, uma vez que o músico clássico nasceu na cidade. Destaque para a Fortaleza Hohensalzburg no alto de um morro com uma vista incrível da cidade.
Veja aqui um roteiro para Salzburg em um dia e aqui todas as dicas sobre Salzburg no blog!
De carro: 1h55
De trem: 1h30
Se preferir dormir em Salzburg, aqui estão todas as opções de hospedagem! Ou garanta aqui o seu tour de um dia para Salzburg!
Mapa com os melhores passeios de um dia saindo de Munique - mais de 20 opções
Marquei todos as cidades citadas no post no mapa abaixo com o pin e os castelos e outras atrações com o losango. Munique é a estrela roxa no "meio" e coloquei em verde os que considero as melhores opções para conhecer em um dia saindo de Munique. Levei em consideração o tempo de viagem e o que tem para fazer no local e por isso alguns locais com mais coisas interessantes acabei marcando de amarelo ("pode ser uma opção") ou de vermelho ("até dá para fazer, mas não recomendo" - geralmente porque merece mais tempo ou porque vale mais a pena colocar em um roteiro com outros destinos).
E aí, você tem mais alguma sugestão de passeio legal para fazer nas proximidades de Munique, de transporte público ou de carro? Pode deixar nos comentários - sua dica pode ajudar mais gente!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Olá, quanto passeio bacana para fazer bate-volta de um dia de Munique! Fiquei impressionada com tantas sugestões. Dessas eu conheço Rothenburg ob der Tauber e é mesmo uma cidadezinha encantadora. Campo de concentração eu passo, não tenho vontade de visitar. Fiquei muito impressionada com a foto da casa da ópera Markgräfliches Opernhaus! Deve ser incrível!
ResponderExcluirTantos programas interessantes para se fazer a partir de Munique. Não sabia da existência do palácio Herrenchiemsee. Essa Alemanha é uma caixinha de surpresas, né?
ResponderExcluirMunique está no meu roteiro de fim de ano na Europa. Não vejo a hora! Reservei alguns dias justamente para poder fazer uns bate e volta, mas ainda não decidi pra onde vou. Seu post vai me ajudar muito! Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirConheço mal Munique, mas quero voltar e este seu artigo é para guardar para conhecer outros pontos numa nova visita.
ResponderExcluirAdoro dicas de passeios de um dia e já anotei suas dicas, quando for a Munique farei vários deles. Sonho em fazer esse passeio Schloss Neuschwanstein
ResponderExcluir