Ottawa é a capital do Canadá e fica na província (tipo nossos estados) de Ontario, na fronteira com a província de Quebec. Atravessando o rio Ottawa, você chega em outra cidade no estado vizinho, Gatineau (e tem atração por lá também). Não é a cidade mais turística canadense, mas fica estrategicamente posicionada entre Toronto e Montreal então dá facilmente para incluí-la no seu roteiro de viagem. Principalmente se você for viajar em maio durante o Festival de Tulipas, vai me agradecer por essa sugestão. Não fica longe de Kingston, a primeira capital canadense.
A região era habitada pelo povo Algonquin, que chamavam o rio próximo de Kichissippi (o grande rio) e foi escolhida pela rainha Victoria para uma nova cidade justamente pela localização entre os dois principais centros coloniais - Toronto e Montreal, mas na época consideravam que a região era muito longe e "somente um campo de neve" - a cidade se chamava "Bytown". O nome estranho vem de John By, coronel do exército e engenheiro, que supervisionou a construção do Canal de Rideau. Após a Segunda Guerra Mundial foi renovada pelo urbanista parisiense Jacques Greber, que deu um ar europeu para o centro urbano, criando diversas áreas comuns e espaços recreativos.
Conhecem essa escultura de aranha de outro lugar? Fala mais sobre ela abaixo! |
Tecnicamente a capital é bilingue, pois o país é bilingue. Em Montreal e Quebec City fala-se mais francês e em Toronto, Niagara Falls e Kingston, fala-se mais inglês. Apesar disso, eu tive a impressão de que Ottawa puxa saco para o lado francês do país, mas tudo tem tradução sim para o inglês.
Os destaques turísticos de Ottawa são o imponente prédio do Parlamento canadense, diversos museus incríveis, o Byward Market (um dos mercados mais incríveis do mundo na minha humilde opinião), o Rideau Canal (onde dá para patinar no gelo no inverno) e o Festival de Tulipas.
Se tem letreiro, tem que tirar foto! rs |
Chegamos já de noite vindo de Toronto e demos somente uma volta pelo mercado (já havíamos jantado no trem). Tivemos 2 dias completos para visitar com calma todas as atrações da cidade, incluindo o festival, cujo principal local fica um pouquinho fora do centro. Ainda tivemos mais uma manhã para mais algumas voltas pelo centro e mercado pertinho do nosso hotel muitíssimo bem localizado e até umas comprinhas. Atravessamos o rio para visitar um museu em um dos dias também.
Para organizar sua viagem pelo Canadá:
Parlamento do Canadá
O complexo tem mais de um prédio, mas o destaque é o principal deles, bem de frente para a Wellington Street. Não perca a vista de trás do prédio para a cidade de Gatineau, as estátuas nas laterais e parte de trás, a biblioteca dentro do prédio, a chama eterna na frente e a Peace Tower. O mais antigo é o West Block, à esquerda e o conjunto de prédios foi construído entre 1859 e 1866 em estilo neogótico.
O prédio principal (Centre Block) está fechado para reforma até 2029 e o Senado e a Casa dos Comuns foram temporariamente transferidas para outros prédios e podem ser visitadas, mas infelizmente o prédio principal (e a biblioteca) não. Marquei em vermelho no mapa no final do post esse prédio do Parlamento onde fiz o tour, mas está fechado agora em 2023, o West Block (onde está a Casa dos Comuns atualmente) e o prédio da antiga estação central de trens que está abrigando o Senado hoje. Hoje é possível reservar seu ticket online para as visitas gratuitas (antes dessa reforma era necessário ficar na fila no local).
Na última foto (e abaixo), a Centennial Flame - chama que não se apaga. Construída em 1967 para o centenário do Canadá (como confederação). |
Durante o verão, acontece um show de luzes no Parlamento (entre julho e setembro geralmente) - veja mais informações aqui. E também no verão acontece as trocas de guarda na frente do Parlamento, às 10h.
Viagem maio/2018: Para fazer o tour pelo Parlamento, era necessário pegar o ingresso gratuito no mesmo dia da visita no centro de informações do outro lado da avenida. A fila era imensa e os ingressos esgotavam rapidamente. Nós chegamos depois das 9h e na hora de pegar ingresso só tinha horário "ruim". Pegamos então para o final do dia, fomos fazer outros passeios (inclusive um fora do centro que tínhamos horário marcado às 14h) e voltamos ali para o tour (sempre guiado) do Parlamento no final da tarde (45 minutos - fizemos em inglês). Mas o interior do prédio do Parlamento é de cair o queixo e a espera na fila valia a pena demais!
Passamos pela Casa dos Comuns, Salão do Senado, o Memorial Chamber e vários corredores, escadas, etc espetaculares! |
Salão do Senado (esse mais vermelho) |
Naquele dia a Peace Tower estava fechada para visita, mas é possível subir de elevador pela torre que tem 93m de altura e um relógio no topo. Pelas fotos que vi online, as vistas de Ottawa (e Gatineau do outro lado do rio) são o máximo! Acho que nem tem nenhum outro mirante tão alto na cidade então é a melhor opção para ver a capital do Canadá do alto!
Várias estátuas e vistas ao redor do Parlamento |
Almoçamos perto do Parliament Hill no The Biermarkt.
Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Chateau Laurier, Confederation Square e National War Monument
Entre o parlamento e o mercado, ficam o magnífico hotel Fairmont Chateau Laurier em um prédio inspirado em castelos medievais (em Quebec tem um hotel desse tipo também) e a praça Confederation Square, com o monumento aos canadenses mortos em guerras e o túmulo de um soldado desconhecido. Ali também ficam as bandeiras de todos os estados canadenses (The Flags of Canada) e estátuas de figuras importantes para o país. Diariamente de hora em hora (entre 10h e 17h) acontece a troca de guardas que nós presenciamos completamente sem querer (tem vídeo abaixo).
Fairmont Chateau Laurier e Rideau Canal |
Confederation Square e National War Monument com o Chateau Laurier ao fundo |
Confederation Square e National War Monument |
Rideau Canal
O canal que corta Ottawa e liga a capital a Kingston foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2007. Ele é navegável durante o verão, mas bastante estreito e durante o inverno, uma grande parte congelada dele vira pista de patinação no gelo (Rideau Canal Skateway) - clique no link para mais informações! Contudo, devido ao aquecimento global, ano a ano a temporada de patinação fica mais curta e no inverno 2022/2023, a pista de patinação nem foi aberta!
Ele tem 200km de extensão, foi iniciado em 1826 e concluído em 1832, conectando o rio Ottawa ao rio São Lourenço. Foi uma prevenção em caso de guerra contra os EUA que cortasse outras vias de navegação entre cidades importantes. É o sistema de canais mais antigo em funcionamento contínuo na América do Norte, com 46 eclusas para vencer os desníveis. O canal não foi usado para seu intuito original, mas se tornou uma rota comercial significativa.
Ainda não sabe onde se hospedar em Ottawa? Nós escolhemos um hotel com a melhor localização possível!
Byward Market
O Byward Market em Ottawa é uma das partes mais legais da cidade! Basta pouca pesquisa para perceber que a localização ideal para se hospedar na capital canadense é perto do mercado (veja neste link o hotel onde fiquei!). A área do mercado hoje abrange várias quadras além do próprio prédio do mercado e está sempre movimentada, com lojas, bares e restaurantes, garantindo o jantar próximo ao hotel e a diversão noturna. Em uma curta caminhada se chega ao Parlamento canadense.
Ele foi estabelecido em 1826, como suporte comercial para os construtores do Canal Rideau ali perto. São diversos stands na parte de dentro do mercado, algumas barracas do lado de fora e muitas opções gastronômicas nas quadras adjacentes. Um dos doces mais tradicionais canadenses é o "rabo/cauda de castor" ou Beaver Tail´s, que conta com um stand no Byward Market - não deixe de provar - tem foto a seguir!
"Obama´s cookies" - Essas bolachinhas da Le Moulin de Provence ficaram famosas quando o Obama visitou Ottawa anos atrás |
Não perca os Beaver Tails! |
Em um dos dias, jantamos na The Grand Pizzeria ali na região do mercado |
No outro dia jantamos também na mesma região em um restaurante fantástico Vineyards Wine Bar & Bistro (que tinha até degustação de cerveja), mas que infelizmente fechou com a pandemia. |
Perto do mercado, fizemos algumas compras no shopping Rideau Center (também perto do nosso hotel) na última manhã e almoçamos poutine na praça de alimentação mesmo.
Catedral de Notre Dame, escultura da aranha, National Gallery of Canada e Major´s Hill Park
Entre o Byward Market e a ponte Alexandra que vai para Gatineau está o parque Major´s Hill, o museu Galeria Nacional Canadense, um dos ícones da cidade - essa estátua de aranha - e a catedral de Notre Dame. O Major´s Hill Park também é um dos lugares que se enche de tulipas na primavera.
A National Gallery do Canadá é o principal museu de arte do país, inaugurado em 1988 (mas a instituição existe desde 1880 inicialmente localizada no Claredon Hotel, passando ao longo dos anos por diferentes sedes). O edifício tem partes em granito rosa e uma cúpula de vidro, que é o que chama a atenção por fora - a fachada foi projetada por Moshe Safdie. Abriga mais de 75 mil objetos, incluindo uma biblioteca de arte, arte inuit, quadros, fotografias, esculturas e mais, da antiguidade até a idade contemporânea, tanto de artistas canadenses como estrangeiros. Tem até a Capela da Rideau Street de 1888, salva de uma demolição e transferida para o museu. Confira horários, preços e outras informações no link anterior.
A aranha de bronze tem 9m de altura e foi feita pela artista Louise Bourgeois é de 1999. O nome oficial da obra é "Maman" e existem diversas esculturas equivalentes espalhadas pelo mundo (acho que a primeira que eu vi em fotos foi a do Guggenheim em Bilbao, Espanha) e também já rolou um tour da aranha pelo mundo. Veja a lista completa das localizações aqui. Entenda mais da obra no vídeo abaixo:
Em cima, com o Connaught Building lindão atrás das tulipas |
Estátua do Coronel John By, fundador de Ottawa (sua residência foi destruída, mas ficava neste parque). Existe um museu "Bytown Museum" onde o Rideau Canal encontra com o rio Ottawa |
Maravilhoso o altar e esse teto da Catedral, não? A igreja é de 1841. Confira aqui horários de abertura |
* indicates required
Canadian Museum of History (Gatineau)
No 2o dia, acordamos e atravessamos o rio de Uber para Gatineau, visitar o Canadian Museum of History (Museu de Histórica Canadense). Até cerca de 10 anos atrás, era chamado de "Canadian Museum of Civilization". No hall de entrada, diversos totens de madeira contam a História dos povos originários do Canadá, hoje em dia infelizmente praticamente aniquilados.
Aprendemos como os povos originários se organizavam como sociedade, meios de transporte (por exemplo canoas), vestimentas, etc. Mostra como essas sociedades foram se modificando com o contato com europeus (franceses e britânicos que colonizaram o país).
A parte sobre a história mais recente mostra a participação canadense nas duas grandes guerras mundiais, como a bandeira do país se formou e como se deu a formação das primeiras vilas e cidades, entre outras coisas. Existem também exposições temporárias.
O museu é grátis de 5a feira e nos outros dias tem ingresso mais barato para idosos. É necessário agendar um horário (acho que por conta da covid porque antes não era). Veja as informações práticas para a visita aqui. Tem uma cafeteria simples e almoçamos por lá mesmo, mas sentamos nas mesinhas do lado de fora (sem foto).
Watertaxi de Gatineau para Ottawa (ou vice-versa)
Na ida do hotel para o Museu de História acima fomos de Uber, mas na volta, aproveitamos o dia lindo para voltar de watertaxi e ver Ottawa de um ângulo diferente. Adoro quando conseguimos juntar o transporte com um passeio legal (apesar de curto)! Não estava na nossa programação original, mas vimos que ele partia ali de trás do museu. O trajeto é curto (acho que dá uns 10 minutos) e a embarcação não é grande. Dá para ver a parte traseira do Parlamento, a ponte Alexandra, a National Gallery, alguns monumentos e o Chateau Laurier (um hotel que parece um castelo ali nas proximidades), além é claro do próprio Museu de História Canadense conforme vamos nos afastando de Gatineau. A chegada é literalmente ao lado do Canal Rideau e uma de suas comportas. Funciona do meio de maio ao meio de outubro.
A parte de trás do museu já tem uma vista legal, mas da água eu achei melhor ainda! |
Acho que foi a melhor vista daqueles dias em Ottawa! |
Ali onde o watertaxi chega fica também o "Bytown Museum", contando um pouco da história da cidade |
Para a locomoção em Ottawa, além do water taxi e de Uber, usamos transporte público algumas vezes - para pontos de parada, horários, preços, etc consulte o site oficial - OC Transpo ou o Google Maps mesmo.
Rideau Hall
Rideau Hall é a residência oficial e local de trabalho do "Governador Geral do Canadá" desde 1867, o representante do monarca do Reino Unido no Canadá. Nunca tinha parado para pensar que isso existia até ler mais sobre a cidade planejando a viagem. Na época da minha viagem em 2018, a Governadora Geral era uma ex-astronauta canadense (Julie Payette). Desde 2021, a Governadora Geral é Her Excellency the Right Honourable Mary May Simon (link em inglês), a primeira pessoa de ascendência indígena a ocupar a posição. É possível visitar a mansão gratuitamente, mas as visitas estão temporariamente canceladas por conta de greves.
Essa maquete do prédio em madeira desmontável é incrível |
A vila original de pedra é de 1838 e foi construída como residência para Thomas MacKay e sua família na época da construção do Rideau Canal. Desde a Confederação do Canadá em 1867, abriga o Governador Geral. Contém diversas obras de arte de tipos variados. O tour dura cerca de 45 minutos e o esquema de visitação mudou um pouco desde a minha visita (confira horários, quando é necessário reservar com antecedência ou não etc aqui).
O parque nas proximidades do Rideau Hall é bem agradável |
Saindo do Rideau Hall tomamos um café no minúsculo e fofíssimo On Union Street Café, mas nem tirei foto (descobrimos completamente sem querer passando em frente mesmo - a região é bem residencial e calma). Parece que agora eles só atendem para retiradas e não mais como cafeteria.
Festival de Tulipas (maio)
Já tem um post inteirinho aqui no blog explicando porque tem tanta tulipa em Ottawa, qual a logística p para visitar os locais do festival etc, mas vou deixar algumas fotos aqui (no post tem muito mais) para mostrar que maio realmente é a melhor época para você viajar para o Canadá.
Leia aqui tudo sobre o chip que usamos lá no Canadá com internet ilimitada! |
Ottawa: o que ver e fazer no mapa
No mapa abaixo, estão marcados todos os locais citados neste post e mais alguns. Tudo que visitamos está em roxo e o que não visitamos em azul. As estrelas são os pontos mais importantes e outros estão somente marcados com um pin. A estação de trem e o hotel estão em preto - a estação fica bem longe da parte interessante da cidade e chegamos e saímos de Uber com as malas. O centro de informação turística em frente ao Parlamento também está em preto. Os pontos em vermelho escuro são os locais relacionados ao tour do Parlamento agora em 2013 enquanto o prédio principal está em reforma. Marquei também em laranja os lugares onde comemos nesses dias e em marrom, alguns lugares caso alguém queira fazer umas comprinhas - LCBO são as lojas autorizadas a vender bebidas alcóolicas no Canadá.
Como podem ver a quantidade de pins azuis, Ottawa apresenta uma infinidade de museus, que nem falei muito aqui (porque não visitei) e são os passeios ideais para quem viaja no inverno!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Tô ansiosa pela minha viagem pro Canadá e quero muito conhecer Ottawa. Já tô vendo que vou voltar com uns quilos a mais. Obrigada pelas dicas!!
ResponderExcluirrs de nada!
ExcluirAdorei as dicas de turismo de Ottawa Canadá! Que cidade interessante!!! Confesso que o meu amor por flores fez que quisesse muito visitar Ottawa no festival das tulipas. Simplesmente fiquei encantada!!!!
ResponderExcluirSim, pra quem gosta com certeza fica ainda mais especial!
ExcluirOttawa parece ser um destino interessante de conhecer. E com suas dicas vai ser ainda mais fácil de visitar.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirOttawa estava no meu roteiro no Canada quando fui, mas infelizmente não deu certo de conhecer, estou aqui babando nas suas fotos.
ResponderExcluirAh q pena! A cidade é bem bonita e interessante!
ExcluirQue linda é Ottawa! Sempre me encanto quando vejo posts da cidade. Já me preparando com informações para ir para o Canadá no próximo ano.
ResponderExcluirTomara q dê certo essa viagem - qq dúvida é só perguntar!
ExcluirSempre que penso em ir pro Canadá penso logo em Ottawa. Acho que vou amar essa cidade. Obrigada pelas dicas :)
ResponderExcluirQue legal! Vai sim!
ExcluirO Canadá é um destino que preciso conhecer em breve... Ottawa parece um destino encantador. Sabia que meu filho fala que vai morar no Canadá quando crescer?
ResponderExcluirhehehe que legal!
Excluir