Munique é a capital do estado da Baviera, a maior cidade do sul da Alemanha e a 3a maior do país, perdendo só para Berlim e Hamburgo. Ela foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas belissimamente reconstruída. Sedia a Oktoberfest anualmente em setembro/outubro, mas atrai turistas o ano todo. Aliás, a Baviera ficou sob domínio americano após a guerra e muito por conta disso, Munique e as cidadezinhas do estado representam justamente a visão de "Alemanha" que se tem hoje em dia lá nos EUA e também em todos os países influenciados culturalmente pelos americanos, como o Brasil. Quando se fala em "Alemanha" ou "culinária alemã" aqui no Brasil, a visão que temos é justamente de Munique, Rothenburg ob der Tauber, Nuremberg e afins (Berlim e o norte do país não tem nada a ver com o imaginário brasileiro de Alemanha). É uma cidade cara para morar e turistar, mas não tem jeito - brasileiro que vai para a Alemanha, não quer deixar Munique de fora do seu roteiro.
Feldherrnhalle e Theatinerkirche durante um evento na Odeonplatz em Munique. Foto: Tommy Loesch |
Estive em Munique em 3 oportunidades: por 3 semanas no Natal/Ano Novo 2004/2005 na casa de amigos alemães, por uma semana no verão de 2006 e novamente mais uma semana no verão de 2019. Passeei bastante pela cidade e arredores, mas mesmo assim, ainda faltam muitas atrações para visitar. Apesar disso, Munique não está entre as minhas cidades preferidas na Alemanha (sou apaixonada por Berlim, mas em geral, prefiro as cidades menores).
Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Munique mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Munique, que você pode comprar online com antecedência.
Leia aqui todos os posts sobre Munique no blog , um roteiro de um dia na cidade e onde ficar em Munique.