Munique é a capital do estado da Baviera, a maior cidade do sul da Alemanha e a 3a maior do país, perdendo só para Berlim e Hamburgo. Ela foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas belissimamente reconstruída. Sedia a Oktoberfest anualmente em setembro/outubro, mas atrai turistas o ano todo. Aliás, a Baviera ficou sob domínio americano após a guerra e muito por conta disso, Munique e as cidadezinhas do estado representam justamente a visão de "Alemanha" que se tem hoje em dia lá nos EUA e também em todos os países influenciados culturalmente pelos americanos, como o Brasil. Quando se fala em "Alemanha" ou "culinária alemã" aqui no Brasil, a visão que temos é justamente de Munique, Rothenburg ob der Tauber, Nuremberg e afins (Berlim e o norte do país não tem nada a ver com o imaginário brasileiro de Alemanha). É uma cidade cara para morar e turistar, mas não tem jeito - brasileiro que vai para a Alemanha, não quer deixar Munique de fora do seu roteiro.
Feldherrnhalle e Theatinerkirche durante um evento na Odeonplatz em Munique. Foto: Tommy Loesch |
Estive em Munique em 3 oportunidades: por 3 semanas no Natal/Ano Novo 2004/2005 na casa de amigos alemães, por uma semana no verão de 2006 e novamente mais uma semana no verão de 2019. Passeei bastante pela cidade e arredores, mas mesmo assim, ainda faltam muitas atrações para visitar. Apesar disso, Munique não está entre as minhas cidades preferidas na Alemanha (sou apaixonada por Berlim, mas em geral, prefiro as cidades menores).
Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Munique mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Munique, que você pode comprar online com antecedência.
Leia aqui todos os posts sobre Munique no blog , um roteiro de um dia na cidade e onde ficar em Munique.
Turismo em Munique (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Munique tem bastante atrações grátis na região central e somente um passeio despretensioso pela parte histórica já vale a pena demais. Mas para conhecer cantinhos quase secretos, entender melhor sobre a cidade e sua História, a melhor opção (em qualquer cidade do mundo) é fazer algum walking tour!
Ainda na Marienplatz |
Odeonplatz da primeira foto do post e a Theatinekirche |
Feldherrnhalle |
Hofgarten no inverno e no verão |
Mesmo os tours mais básicos vão passar por todos os locais das fotos acima. Abaixo, algumas opções de walking tour em Munique que recomendo, alguns mais gerais e alguns com temas específicos:
Munique é um bom lugar para aprender também sobre a resistência alemã contra o nazismo (clica no link pra ler o texto completo), porque geralmente a gente só foca na parte ruim de tudo isso. O Grupo Rosa Branca é dos mais conhecidos movimento contra todo aquele absurdo e ele nasceu ali na parte central da cidade, onde hoje fica o memorial abaixo que conheci na minha última viagem por lá. Hoje existe um tour da resistência durante o nazismo.
Como foi a resistência alemã contra Hitler e o nazismo? Memorial da Resistência Alemã, Operação Valquíria e grupo Rosa Branca (Weisse Rose) - Berlim e Munique
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Entre os passeios interessantes em Munique estão tour de bike, outro específico sobre cervejas em Munique ou mercados de Natal (o que mais quero fazer), concerto em um teatro antigo lindo, visita guiada à Residência (palácio dos reis da Baviera em Munique) ou aqueles ônibus que você pode descer e subir várias vezes enquanto faz um tour geral da cidade.
Tour pelos mercados de Natal (muito além do mercado principal)
Ônibus turístico de Munique, City Sightseeing (hop on, hop off)
Desculpem as fotos de 2004, mas o Residenz por dentro é lindooo |
* indicates required
Outras 2 atrações queridinha das turistas são os 2 grandes parques da cidade - o Englischer Garten na parte central e o Olympiapark, mais afastado (que foi onde aconteceu as Olimpíadas de 1972) - aqui no blog tem um post específico para cada um - clique nos links anteriores para ler. Existe um tour guiado pelos 2 jardins!
Nymphenburg é um palácio magnífico um pouco fora do centro de Munique e por isso menos visitado pelos turistas, mas ainda é bem fácil de chegar lá e não me conformo que a maioria das pessoas não visite! Tem passeio guiado, indo de tram para quem preferir - garanto que não vão se arrepender!
Foto: J. Lutz |
Excursões de um dia saindo de Munique (Alemanha)
Eu acho a Alemanha em geral bastante tranquila para fazer passeios de um dia saindo da cidade onde vocês estiver hospedado. Os trens funcionam muito bem e existem passes regionais para não gastar tanto. Chegando na outra cidade, você pode contratar algum tour local ou andar por conta própria. Mas sempre tem pessoas que preferem fazer esses passeios em grupo e com guia de turismo, seja pela locomoção, pelo guiamento em si ou simplesmente para não ter que se preocupar com logística nenhuma, então vou indicar aqui algumas opções de excursões de um dia saindo de Munique para lugares que recomendo! Veja aqui um post com dezenas de opções incríveis para fazer por conta própria.
Um dos maiores sonhos de brasileiros na Alemanha é conhecer os castelos ao sul de Munique, principalmente o "castelo que inspirou o Walt Disney" - esse seria o Neuschwanstein! Mas no mesmo vilarejo tem outro castelo para visitar, o Hohenschwangau.
Além desses 2, recomendo demais conhecer o castelo de Herrenchiemsee, o "Versalhes alemão" ou bem menor, mas com jardim legal, o Linderhof.
Para os mais corajosos, a visita ao campo de concentração de Dachau é uma lição de vida. É possível também conhecer o Ninho da Águia, a casa de Hitler nos Alpes.
Outras dicas menos batidas, mas também incríveis é conhecer a primeira capital da Baviera, Regensburg ou ainda passar um dia na Áustria, em Salzburg, cidade onde nasceu Mozart e onde foi filmado o clássico "A Noviça Rebelde".
A ponte de pedra e a catedral de Regensburg |
Fortaleza Hohensalzburg vista do Jardim do Palácio Mirabell |
Contrate aqui sua excursão de um dia saindo de Munique:
Excursão ao castelo de Neuschwanstein (sem ingresso)
Excursão ao castelo de Neuschwanstein e ao Palácio de Linderhof (incluindo passada pela bela cidade de Oberammergau, mas também sem ingresso para os castelos)
Excursão a Salzburgo (de ônibus com parada no Wolfgangsee, com passeio de barco opcional)
Excursão a Tirol e Innsbruck (com parada na linda Mittenwald)
Onde ficar em Munique (Alemanha)?
Na Altstadt, justamente na parte histórica onde estão todas as atrações do post de hoje! Se o dinheiro não for problema, indico se hospedarem no Hotel Bayerischer Hof, que era o hotel preferido do Michael Jackson em Munique e tem até uma estátua em homenagem ao cantor na praça em frente ao hotel. Ele fica entre as estações de metrô Marienplatz, Odeonplatz e Karsplatz, super central, tem um bar legal no subsolo (dica do marido alemão da minha amiga) e outro bar/cafeteria no terraço com vista legal para a Frauenkirche - Blue Star Terrace (até subimos lá com intenção de tomar um café com vista, mas estava fechado para um evento privativo).
Olha essa vista! |
A fachada, o lobby e estátuas na frente do hotel na Promenadeplatz - inclusive o "altar" em homenagem ao Michael Jackson, que dizem que sempre se hospedava ali! |
Outras boas opções também com preço mais altos são o Platz Munich (muito próximo à Marienplatz) e o Mercure Hotel München Altstadt (a uma quadra da principal rua de compras de Munique - entre a Karlsplatz e a Marienplatz). Para uma opção mais em conta, as melhores opções são mais próximas à Estação Central (Hauptbahnhof).
Confiram aqui o post exclusivo sobre onde ficar em Munique, inclusive muitas opções econômicas.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Munique, a joia da Baviera! Oktoberfest, reconstrução após a guerra, e o encanto bávaro. Concordo, é o 'cartão-postal' da Alemanha no Brasil!
ResponderExcluirAchei maravilhosas as sugestões de passeios guiados em Munique. Sempre reservo um tempo no meu roteiro para este tipo de tour. Dos que citou, um dos que mais me chamou a atenção foi o tour da resistência durante o nazismo.
ResponderExcluirTambém tenho amigos em Munique e estive lá duas vezes - e lendo seu post vi que tem muita coisa que não vi! Foi um bate-volta de Munique um dos lugares mais impactantes que já visitei: Dachau é mesmo um soco no estômago.
ResponderExcluirMuito bonita a arquitetura. E bastante verde também, né? Achei interessante o Memorial da Resistência Alemã.
ResponderExcluirQuanta coisa legal para ver e fazer em Munique, ainda não conheço a Europa, mas estou explorando os destinos pela internet.
ResponderExcluir