Em 2 meses estudando em Berlim no outono/inverno e 10 dias passeando no verão pela capital alemã, eu tive tempo de fazer (quase) todos os passeios turísticos clássicos e também para explorar bastante das coisas mais diferentes que tem por lá e garanto - uma vida inteira não é suficiente para conhecer Berlim! Mas se você for passar poucos dias na cidade e quiser ir um pouco além do básico, eu recomendo 5 passeios guiados abaixo - tem walking tours e tours com meios de transportes diferentes também, sendo alguns deles focados em um tópico específico - eu acho esse tipo de tour o melhor jeito de aprender sobre um assunto e é o tipo de tour que mais tenho gostado de fazer nas minhas viagens.
Leia aqui todas as dicas sobre Berlim no blog!
Tour de Street Art (arte urbana)
Quando estive em Berlim pela primeira vez em 2014, não era muito chegada em arte urbana e afins, mas talvez ali tenha começado a me interessar. Quando voltei em 2019, já gostava bastante do colorido que a street art traz para qualquer cidade e já que Berlim conta com alguns dos murais mais famosos do mundo, decidi fazer um walking tour sobre esse tema específico.
O ponto de encontro mudou, mas continua sendo um ótimo passeio de uma tarde inteira por alguns dos bairros mais artísticos da capital alemã e alguns pedacinhos são menos conhecidos dos turistas.
Leia aqui tudo sobre o tour que eu fiz e você pode fazer também o mesmo tour, inclusive aprendendo a diferenciar grafite de pichação e a observar outros tipos de arte urbana além de pinturas (esculturas de rolha, adesivos e mais).
Vários prédios interessantes - o primeiro da mntagem é um museu sobre arte urbana onde encerramos o tour, mas a fachada está sempre mudando |
* indicates required
Tour de Trabant, o carro símbolo da Alemanha Oriental (Trabi Safari)
O trajeto do "Trabi Safari" é pela parte central de Berlim então cobre a parte mais clássica da História da cidade (veja meu top 15 de atrações no link anterior). Fiz logo no meu primeiro dia voltando a Berlim, para revisitar o mais importante turisticamente falando em uma manhã. Cada grupo tem o seu próprio carro e dá para revezar o volante (eu estava sozinha então dirigi o trajeto inteiro). Um guia vai no primeiro carro da fila, passando as explicações sobre os monumentos pelo rádio. Leia aqui tudo sobre o Trabi Safari - tour por Berlim no carro símbolo da Alemanha Oriental.
Garanta aqui o seu tour de trabi de 75 minutos, tour de 135 minutos ou o tour de 75 minutos com o e-trabi (motor elétrico)!
Tour de Segway
Segway é tipo um "patinete" diferentão (com 2 rodas) e eu nunca tinha subido em um até viajar para Berlim em 2019. Era curiosa para andar em um, mas acho que no Brasil nem tem onde/como. Aproveitei para rever Berlim em um dos primeiros dias fazendo um tour de segway pelos principais pontos da cidade (veja o meu top 15 no link anterior). Seria impossível (ou muito mais longo) fazer tudo isso a pé e eu não sei andar de bicicleta (mas existem dezenas de bike tours com trajetos parecidos com esse).
Eu fiz um tour de 3h e ao mesmo tempo que cansou os pés e poderia ter sido mais curto, acho que foi o tempo ideal para conseguir se deslocar (com paradas para explicações e fotos em diversos lugares) entre a Torre de TV e o Portão de Brandenburgo, região cheíssima de pontos turísticos. Leia aqui tudo sobre o tour de segway em Berlim!
Não dá para tirar a mão do guidão enquanto estamos guiando um segway, mas o tour tem paradas em pontos estratégicos e antes de começar, temos alguns minutos para treinamento e explicações.
No Memorial do Holocausto temos alguns minutos para caminhar entre os blocos de concreto e refletir depois da explicação do guia. É um pouco difícil se equilibrar nas 2 rodas, mas divertido rs. |
E a última parada antes de voltar para a Alexanderplatz - Portão de Brandemburgo e Tiergarten |
Garanta aqui o seu tour de segway em Berlim: tour VIP de 2 horas, tour de 3h, tour de 1h-1h30, tour de 2h30 pelo centro ou tour de 2h.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Tour História da comida e da cerveja
A historiadora brasileira Carmen mora em Berlim já tem algum tempo e não faz tanto tempo assim que lançou um tour muito além dos clássicos, falando sobre cerveja e gastronomia na capital alemã. Quero muito fazer, mas ainda não voltei pra cidade! Ela também faz tours tradicionais (aproveite que é em português).
Para reservar o seu tour, fale diretamente com ela pelo instagram. Aproveita e já segue porque ela posta bastante sobre a cidade, atrações e curiosidades. Adorei esse post abaixo que ela fez sobre lanches para comer em Berlim - eu preciso provar o último!
Algumas fotos abaixo de quando eu estava caçando o melhor currywurst de Berlim!
Custou 4,20 euros com a Coca em jun/2019 |
Esse deve ter sido o mais caro - 4,80 euros, mas pelo menos aqui tem lugar para sentar (mesas comunitárias)! |
Tour sobre os anos 20 em Berlim
Este último infelizmente é para quem for muito fã da série Babylon Berlin ou da década de 20 e também falar inglês (ou alemão) rs - um tour focado nos "Loucos Anos 20" ("Roaring Twenties"), um período bem agitado no mundo todo entre as 2 grandes guerras mundiais. A cultura, música, teatro, dança - tudo floresceu no período em que as pessoas estavam aproveitando para fazer o que não conseguiram nos anos anteriores e as economias mundiais se recuperando do caos que uma grande guerra gera (lembrando que durante a Primeira Guerra, a Gripe Espanhola foi uma pandemia que também assolou o mundo todo). Berlim é um dos locais mais representativos desse espírito - lá o período ficou conhecido como "golden 20s" e o país era uma república pela primeira vez, a República de Weimar. Leia mais sobre os loucos anos 20.
O Timetravel Berlin é um instagram que eu adoro, mas postam somente em alemão. Fazem tours pela cidade específicos sobre os anos 20, mas também só em alemão (é parceiro oficial da série). Acho que meu alemão não é suficiente para o tour, mas hoje em dia o que eu mais quero fazer na minha próxima vez lá é o tour da Berlim dos anos 20 (em inglês).
Bônus: As mulheres de Berlim e a Berlim de David Bowie
Mais 2 walking tours que fogem do básicos - um sobre as mulheres de Berlim (Rosa Luxemburgo, Marlene Dietrich e Regina Jonas e outras) e outro, seguindo os passos de David Bowie, que morou muitos anos na cidade. Quero muito fazer o primeiro! Só não ligo tanto para o segundo porque não sou tão fã assim dele. Um gostinho de Bowie em Berlim abaixo:
E aí, quais desses tours diferentões em Berlim você ficou com vontade de fazer? Existem muitas outras opções além do básico - se conhecer alguma outra, pode me mandar como sugestão e eu agradeço!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nunca fui a Berlim, sei que devia, mas não tenho tido oportunidade. Costumo fazer Tours de art urbana em várias cidades e gosto bastante.
ResponderExcluirEntão se planeja logo pq vc vai gostar de Berlim!
ExcluirQue legal explorar Berlim de diferentes formas! Com 2 meses de estudo no outono/inverno e 10 dias no verão, realmente aproveitou bastante.
ResponderExcluirSim, e ainda acho que foi pouco hahaha não vejo a hora de voltar rs
ExcluirMuito interessantes estas ideias de tours e experiências em Berlim na Alemanha. Adoraria fazer o Tour de Street Art. Amo arte urbana!
ResponderExcluirOs guias desse tipo de tour costumam ser artistas e aí fica ainda mais interessante!
Excluir