quarta-feira, 22 de maio de 2024

Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade

Fundada pelos gregos e ampliada pelos romanos, Nápoles é uma das poucas cidades antigas europeias que nunca foi destruída. Cidade natal da imperatriz brasileira Teresa Cristina, casada com D. Pedro II, a cidade tem fama de desorganizada e perigosa. Realmente é menos “certinha” do que a ideia que temos na cabeça de “cidade europeia”, mas fiquei 3 noites na cidade e não achei nada perigosa. E inclusive cheguei à conclusão de que foi pouco tempo! A maioria das pessoas só passa pela cidade a caminho para as ruínas de Pompeia, mas vale a pena demais conhecer Nápoles de verdade, a cidade mais autêntica que já conheci na Itália.


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade
Um das atrações de Nápoles é esse teto lindo da estação Toledo do metrô - a estação mais próxima da hospedagem que escolhi


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade




De vários pontos da cidade é possível ver o vulcão Vesúvio na paisagem e além do famoso vulcão, existem diversos outros passeios possíveis pela região, inclusive até a icônica ilha de Capri. Pela localização, Nápoles também é uma ótima opção de parada entre Roma e a Costa Amalfitana - foi o meu caso!


No post de hoje, dou dicas sobre hospedagem e gastronomia na cidade mais "caótica" da Itália - restaurantes, pratos típicos, comida de rua e doces para experimentar!





Onde comer em Nápoles e comidas típicas napolitanas



Dormi 3 noites em Nápoles, mas fiz diversos passeios durante o dia e só sobrava tempo para jantar na cidade. Claro que não podia deixar de comer no local onde a pizza margherita foi inventada, sendo fanática por pizza como eu sou! E também experimentei algumas comidinhas típicas da cidade, que contei abaixo...



Eu sou muito fã de uma boa pizza e acho as básicas mais interessantes e menos enjoativas do que as invenções malucas brasileiras. A pizza margherita é sempre uma boa pedida e por isso, não poderia deixar de conhecer o local que inventou talvez a pizza mais famosa de todas. Leia sobre a invenção dessa pizza aqui - as cores são uma homenagem à bandeira italiana (verde do manjericão, branco da mozzarela e vermelho do tomate) e o nome, à rainha Margherita de Sabóia. Eu cheguei um pouquinho antes do horário de abertura e pegamos uma das últimas mesas do lado de fora - é recomendável fazer reserva. Diferente do Brasil, as pizzas são grandinhas, mas mesmo assim consideradas individuais (isso na Europa inteira, aliás) e custam entre 6 e 10 euros. A pizzaria já era centenária e famosa na cidade quando foi inventado o sabor mais icônico (1889).

A pizza napolitana (ou pizza napoletana, em italiano) é considerada patrimônio imaterial da humanidade desde 2017 (mais especificamente a arte dos pizzaiolis napoletanos) e tem o selo de "Garantia de Especialidade Tradicional" europeu desde 2007. Uma verdadeira pizza napolitana precisa ter no máximo 35 centímetros de diâmetro e de um a dois centímetros de altura. São 2 variedades: a Margherita (que falei acima) e a Marinara (com molho de tomate, alho, orégano e azeite, sem queijo).



Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade - pizza
Ruas de Chiaia, região cheia de lojas e movimento noturno







  • Trattoria A Pignata - no Bairro Espanhol, indicado pela administradora do quarto que alugamos. Gostamos muito e o preço foi bem em conta. Só tinham locais comendo ali. Experimentei massa com batata ou "pasta e patate", comida típica da cidade e não vai ser a minha massa preferida, mas já que estava ali, tinha que comer - a aparência não é lá das melhores, mas sempre que viajo, dou preferência para comer coisas típicas do local e que não encontro no Brasil.

Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade







  • Fresco Trattoria - local perto do funicular no bairro Vomero. Escolhemos pela localização mesmo, mas a comida foi dentro do padrão e preços também. Cardápio com bastante opções.

Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade



  • Sfogliatella Mary - Sfogliatella é um espécie de croissant, típico no café da manhã napolitano - uma massa folheada recheada com creme de ricota. "Sfogla" significa camada ou folha. Existem opções variadas - experimentei a de chocolate e a com amêndoas. São vários locais vendendo o doce pela cidade, mas coloquei aqui o mais famoso (inclusive, acho que o que experimentei era de outro local que estava no meu caminho). Leia aqui as 2 possíveis origens do doce e aqui uma receita de sfogliatella.


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade - Sfogliatella




  • Pizza Frita - Eu comi em um lugar aleatório no centro da cidade porque estava com fome e passei em frente, mas você encontra a pizza frita em qualquer esquina da cidade. Lembra um pastel mais massudo e muitas vezes o recheio é mozzarela, molho de tomate e ricota. A mais famosa é da Antica Pizza Fritta da Zia Esterina Sorbillo.


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade - pizza frita








Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

 
 
 





Outros locais famosos e comidinhas para  experimentar em Nápoles



  • Trattoria Nenella (vá com bom humor para curtir os shows dos garçons e participar também. O restaurante ficava nas ruazinhas do bairro espanhol, mas mudou de local em dezembro/2023 - o vídeo abaixo é do local antigo), mas apesar de toda a apresentação parecer pegadinha turística, é recomendado por locais porque a comida é boa. Não reservam mesas.






  • Antica Pizzeria Port’Alba - fundada em 1738 é considerada a primeira pizzaria do mundo! Fica no centro histórico, mas com pouco tempo na cidade, acabei não conhecendo. No início, faziam pizzas que eram vendidas por ambulantes pela cidade e não em um salão com mesas como vemos hoje.



  • L'Antica Pizzeria da Michele, tem 150 anos, mas ficou bastante famosa depois de aparecer no filme "Comer, Rezar, Amar" e hoje está sempre com filas quilométricas. Como a localização não é muito legal (entre o centro e a estação de trem), acabamos nem indo - e também porque odiamos filas.






  • Panuozzo - nasceu ao sul de Nápoles, em Gragnano, um sanduíche com a própria massa da pizza cortada ao meio e recheado com os mesmos ingredientes de uma pizza. Dizem que é comumente feita com sobras do dia para os funcionários, mas virou comida de rua napolitana.


  • Montanara - uma massa frita, sem recheio, mas com molho de tomate, mozzarela e manjericão por cima. Experimente na Passione di Sofì (com 2 unidades que vou deixar marcadas no mapa no final do post), mas é encontrado em diversas lanchonetes e barraquinhas de comida de rua.

  • Frittatine - são bolinhos fritos com diversos recheios. Em outros locais da Itália, existem outros "bolinhos" de arroz frito, mas este no caso é de macarrão, do tipo bucatini, além de presunto e queijo e ás vezes, ervilha. Não vi para vender, mas estava procurando outras comidinhas na verdade. Pode ser entrada em algum restaurante ou vendido em lanchonetes e barraquinhas de comida de rua. Veja aqui uma receita (em inglês).

  • Babà ao rum - doce típico da cidade - um bolinho em formato de cogumelo, que seria meio sem gosto se não fosse embebido em rum. Eu acabei comendo em outros lugares dessa viagem e já tinha comido no Brasil muitos anos atrás. Achei que os italianos exageram na quantidade de rum e fica um doce muito forte. Um lugar recomendado para experimentar é a Pasticceria Capparelli, do vídeo abaixo, no centro e que também faz muitos outros doces. Leia aqui sobre a origem polonesa/francesa do doce, que depois de algumas alterações, fez sucesso mesmo no sul da Itália!







Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Geral 2



Onde ficar em Nápoles




A região sul da Itália tem fama pela pobreza, criminalidade e menos empregos disponíveis, mas dá para curtir as férias em Nápoles sem problemas. Mas por conta disso, não recomendo hospedagem próxima à estação central de trens. As principais atrações também não ficariam tão próximas. A parte turística de Nápoles está dividida entre o centro e a área da Piazza del Plebiscito, além de pontos mais afastados. No vídeo abaixo, mostrei a Galleria Umberto I e a Piazza del Plebiscito.




Na região central de Nápoles ficam uma infinidade de igrejas, palacetes e ruas agitadas (durante o dia) incluindo a Spaccanapoli. Acredito que as ruas apertadas da região passem uma sensação de insegurança à noite. A algumas estações de metrô dali, entre a Piazza Dante e a Piazza del Plebiscito, está uma das principais ruas de compras, a Via Toledo, próxima do bairro espanhol ou Quartieri Spagnoli.

Eu aluguei um quarto na Via Toledo e é a localização que mais recomendo, sem sombra de dúvida, pois a região é servida de metrô - aquela estação linda do começo do post (para ir e voltar da estação de trem) e está a uma distância caminhável do porto, de onde partem barcos para Capri, Procida, Ischia, Sorrento e Costa Amalfitana. Dali o acesso também é fácil (por funicular) para o bairro Vomero, com lindas vistas da baía, e o incrível Museu Arqueológico de Nápoles pode ser visitado de metrô.

Em geral existem poucas opções de hotéis tradicionais e muito mais oferta de quartos para alugar em Nápoles. Uma área com muitas opções que sempre aparece nas pesquisas é Chiaia, mas considerei que o acesso a transporte público ali ficaria prejudicado e não valeria a pena mesmo sendo uma área aparentemente mais bonita e segura.


Onde ficar em Nápoles (Itália) - dica de hospedagem e da melhor área
A fachada do prédio, a portinha estranha para entrar (muito comum na cidade e pela Itália toda - você tem que abaixar e também pular uma espécie de degrau) e o pátio no interior do prédio. O prédio tem um elevador pequeno - com as malas e 3 pessoas, tivemos que fazer 2 viagens na chegada e na saída. Da janela do meu quarto no Barbaja Suites in Street Toledo 205 dava para ver a cúpula da Galleria Umberto I (muito parecida com a Galleria Vittorio Emanuelle de Milão)



Barbaja Suites in Street Toledo 205 tem umas 5 opções de quarto e alugamos o triplo, que é o maior deles. Na verdade era quase um mini apartamento com 2 quartos, um maior com cama de casal, armário com cofre, frigobar e cafeteira e um menor com uma cama de solteiro, além de um banheiro. Considere que saindo do elevador ainda é preciso subir uns 4 ou 5 degraus de escada pois ele para entre andares diferentes (já tinha visto um elevador assim em Paris rs) e o banheiro/chuveiro não é acessível.


Onde ficar em Nápoles (Itália) - dica de hospedagem e da melhor área
As 2 fotos de cima do quarto de casal, embaixo o meu quarto de solteiro à direita da porta de entrada e o banheiro, à esquerda da porta de entrada.



A pessoa que nos atendeu na chegada ao Barbaja Suites in Street Toledo 205 foi bastante solícita, o contato por whatsapp previamente era rápido e eficaz e ela ainda deu dicas de restaurantes aprovados. Deixamos as malas em uma saleta de entrada porque chegamos cedo e no último dia, pudemos deixar as malas no mesmo local para turistar pela cidade (post em breve), já que nosso trem para Roma era mais para o final da tarde. No primeiro dia tivemos um problema com a cafeteira que estava vazando água, mas avisamos à noite por whatsapp (porque não fica nenhum funcionário no local 24 horas) e resolveram no dia seguinte.


Considerando a localização, o atendimento e o preço, com certeza ficaria novamente no Barbaja Suites in Street Toledo 205! Se preferir outra opção ou um hotel propriamente dito, aqui estão todas as opções de hospedagem em Nápoles!








 


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Li esse post salivando haha amo comida italiana e achei muito curiosas as regras sobre as pizzas. Também prefiro os sabores mais tradicionais que aquelas invenções estranhas (do tipo pizza de estrogonofe).

    ResponderExcluir
  2. A minha tia é casada com um napolitano, tenho um retiro feito por ele guardado há mais de três anos e muita vontade de ir. Tenho esta ideia que a gastronomia é ótima. Obrigada por partilhar dicas.

    ResponderExcluir
  3. Uma delicia de post, os de comida sempre são os melhores...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas de onde comer em Nápoles na Itália. O que você achou da pizza napolitana? A margherita original é muito melhor que a que encontramos por aqui?

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.