Á primeira vista, não pensamos em comparar Rio de Janeiro, Barcelona e Copenhagen. Mas o Rio de Janeiro foi declarado Capital Mundial da Arquitetura para 2020. Depois veio Copenhagen para 2023 e em 2026, será a vez de Barcelona receber o reconhecimento da UNESCO e da UIA (União Internacional dos Arquitetos). Durante o período, a capital da arquitetura sedia diversos eventos relacionados ao tema, inclusive o Congresso Mundial de Arquitetos.
O Rio de Janeiro foi escolhido por sua diversidade urbanística, com topografia original e estilos arquitetônicos diversos. Falar de arquitetura no Rio de Janeiro, imediatamente nos traz à mente o futurístico Museu do Amanhã (falei sobre ele neste post), com projeto de Santiago Calatrava. Pensado para a revitalização da região do Porto Maravilha na época das Olimpíadas do Rio em 2016, o museu continua sendo bastante visitado e traz importante reflexões sobre meio ambiente e o futuro do planeta. Mas mesmo quem não entra na estrutura ainda se surpreende com o lado de fora. O Boulevard Olímpico se transformou em um passeio super agradável para turistas e população local, unindo equipamentos culturais, arte de rua, espaços gastronômicos e de convívio, sintetizando os ideais de urbanismo no século XXI no Rio.
Leia aqui todos os posts no blog relacionados a Arquitetura!
Para organizar sua viagem ao Rio de Janeiro:
Para seguir viagem, combine uma visita ao Rio de Janeiro com Petrópolis ou Paraty.
Copenhagen passou por diversas transformações nos últimos 50 anos , que deixaram um legado em urbanismo, com soluções de sustentabilidade e habitabilidade. Na década de 60, a cidade reverteu a tendência mundial de mobilidade em automóveis, transformando sua principal rua de compras (Strøget) em uma rua para pedestres. O sucesso foi tanto que a área peatonal foi multiplicada por 7. Estudos recentes já chegaram a conclusão que uma rua exclusiva para pedestres e fechada para carros gera mais lucros para os comerciantes instalados ali do que uma rua aberta para carros. A capital da Dinamarca também diversos espaços de qualidade para pedestres e ciclistas.
Um dos nomes de mais destaque na arquitetura e urbanismo no país é o urbanista Jan Gehl, um dos mais importantes nomes na área na atualidade. Seu conceito de "cidades para pessoas" virou um livro "obrigatório" para entendedores e hoje não há estudiosos sérios que defendam a supremacia dos carros acima do conforto das pessoas/pedestres (como a economia tem ditado nas últimas décadas). O país também é um ícone do design, incluindo aí móveis de interior e objetos em geral.
Para organizar sua viagem por Copenhagen e outros locais da Dinamarca:
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Barcelona venceu Pequim na competição com o lema “Um hoje, um amanhã”, destacando a arquitetura como algo essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades e resposta aos desafios urbanos. O bairro Eixample na capital catalã é emblemático quanto a planejamento urbano ainda no século XIX e as intervenções urbanas desenhadas para a Exposição Universal de 1929 e as Olimpíadas de 1992 (que podem ser observadas na região de Montjüic e Plaça d´Espanya) também. A cereja do bolo da cidade é o Modernismo catalão que nos legou obras de Antoni Gaudí, Lluis Domènech i Montane e Puig i Cadafalch, entre outros.
Plaça d´Espanya e o Museu de Arte da Catalunha |
Plaça d´Espanya |
Anella Olimpica e Torre de Calatrava, projetos de Calatrava, na região de Montjuïc |
Estádio Olímpico |
Hospital de la Santa Creu i Sant Paul - exemplar maravilhosa da arquitetura modernista catalã |
Palau de la Musica Catalana, também no estilo modernista catalão |
Procurando dicas de onde ficar em Barcelona? Eu testei 2 lugares econômicos e contei aqui! Leia mais sobre o TOC Hostel Barcelona (apesar do nome é também um hotel) e sobre o Safestay Passeig de Gràcia.
Mais dicas para planejar sua viagem a Barcelona:
A pergunta que fica é "qual cidade será a próxima Capital Mundial da Arquitetura?"
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.