segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Turismo em São Paulo (SP): dicas de passeios guiados e excursões

A maior cidade brasileira dispensa apresentações. Mas justamente por ser a maior cidade, pode "assustar" um pouco na hora de decidir onde se hospedar ou ainda que passeios fazer quando você está visitando São Paulo como turista. E mesmo quando você viaja a trabalho para lá, não é difícil encontrar alguma programação interessante para encaixar na sua programação. Eu nasci em São Paulo, mas moro no interior (Campinas) há décadas e estou sempre voltando para a capital - a trabalho, para visitar parentes ou para rolês turísticos e assim, apresento no post de hoje diversas dicas de tours guiados que já fiz ou ainda quero fazer em SP. Como a cidade é grande e bem eclética, tem passeios para todos os gostos!


Turismo em São Paulo (SP): dicas de passeios guiados e excursões
Catedral da Sé - Foto: Rogério Cassimiro



Também é possível aproveitar a viagem e conhecer outras cidades e atrações nas proximidades em passeios de um dia, os bate-voltas. Já falei sobre vários deles aqui no blog e completo mais algumas informações neste post.


Veja aqui todas as dicas sobre São Paulo no blog!


Turismo em São Paulo (SP): dicas de tours guiados e excursões



Para diversos walking tours diferente por São Paulo, indico meus amigos Thaís do Mulheres Viajantes e Rafa do SP da garoa. Confira a programação nos perfis deles. Já fiz também 2 free walking tours na cidade, um pelo centro e outro pela região da Vila Madalena e Beco do Batman muitos anos atrás. O bom de fazer tour guiado é andar em grupo (mais tranquilo para tirar fotos mesmo em regiões não tão seguras) e claro, aprender sobre os locais visitados. Esses tours são gratuitos, mas é bastante aconselhável dar gorjeta para os guias, pois é o trabalho deles. Obviamente, a oferta de tours pagos é maior e sugiro vários abaixo.


domingo, 22 de dezembro de 2024

Botucatu (SP) - dicas de turismo na principal cidade da Cuesta Paulista

Botucatu não é uma cidade muito grande no interior paulista (cerca de 145 mil habitantes), mas apesar disso, achei bem interessante e com mais coisas legais para ver e fazer do que outras cidades consideravelmente maiores, como por exemplo Campinas (cerca de 1 milhão de habitantes). Fiz 2 viagens de imprensa nos últimos meses que passaram por lá coincidentemente e voltaria mais uma vez!

O nome "Botucatu" pode derivar de 2 expressões do tupi guarani - ybytukatu (bons ares/bons ventos ou ybytyra _ katu (serra boa). A região fazia parte do Caminho de Peabiru, uma rota indígena desde o litoral atlântico até o Peru. A fundação oficial da cidade foi em 1843, mas anteriormente já existia no local um povoamento da tribo dos caioás e um povoado de origem europeia por ordem do governador da capitania em meados do século XVIIIO aniversário de Botucatu é comemorado em 14 de abril, por conta da emancipação do município.



Botucatu (SP) - dicas de turismo na principal cidade da Cuesta Paulista



Na região existem cerca de 70 cachoeiras e a cidade é considerada a capital nacional dos sacis rs. É ponto de esportes radicais como parapente e rali, além de um ótimo ponto para observação de aves (aviturismo), uma vez que o município possui 2 biomas distintos está na faixa de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Ali já foram organizados alguns festivais sobre o assunto. Confira o instagram Aves de Botucatu para eventos sobre o tema.