Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O que Copenhagen, Rio de Janeiro e Barcelona têm em comum? Capital Mundial da Arquitetura

Á primeira vista, não pensamos em comparar Rio de Janeiro, Barcelona e Copenhagen. Mas o Rio de Janeiro foi declarado Capital Mundial da Arquitetura para 2020. Depois veio Copenhagen para 2023 e em 2026, será a vez de Barcelona receber o reconhecimento da UNESCO e da UIA (União Internacional dos Arquitetos). Durante o período, a capital da arquitetura sedia diversos eventos relacionados ao tema, inclusive o Congresso Mundial de Arquitetos.

Rio de Janeiro foi escolhido por sua diversidade urbanística, com topografia original e estilos arquitetônicos diversos. Falar de arquitetura no Rio de Janeiro, imediatamente nos traz à mente o futurístico Museu do Amanhã (falei sobre ele neste post), com projeto de Santiago Calatrava. Pensado para a revitalização da região do Porto Maravilha na época das Olimpíadas do Rio em 2016, o museu continua sendo bastante visitado e traz importante reflexões sobre meio ambiente e o futuro do planeta. Mas mesmo quem não entra na estrutura ainda se surpreende com o lado de fora. O Boulevard Olímpico se transformou em um passeio super agradável para turistas e população local, unindo equipamentos culturais, arte de rua, espaços gastronômicos e de convívio, sintetizando os ideais de urbanismo no século XXI no Rio.


Rio de Janeiro - Capital Mundial da Arquitetura


Rio de Janeiro - Capital Mundial da Arquitetura





sábado, 23 de novembro de 2024

Roma - como se refrescar no calor do verão (ideias de passeios refrescantes)

Eu estive em Roma 2x na minha última viagem para a Itália ainda no final da primavera e apesar do termômetro não estar tão alto assim (comparado com o que já peguei no Brasil ou até mesmo sul da Espanha), o calor estava insuportável. A sensação de calor na Europa é maior do que no Brasil em geral e até eu que quase não uso óculos de sol, usei bastante em Roma porque parece que o o dia é mais claro (alguém entende sobre esses fenômenos e pode me explicar? rs).


Roma - como se refrescar no calor do verão (ideias de passeios refrescantes)
Fontana del Moro na Piazza Navona - vou falar mais sobre as fontes de Roma abaixo



Além da dica de usar roupas leves, se manter hidratado, usar sempre protetor solar, bonés e chapéus, comprar um mini ventilador portátil, aproveitar as fontes espalhadas pela cidades (os romanos de 2 mil anos atrás já eram inteligentes e essas fontes tem água geladinha naturalmente - eu vivia por exemplo molhando o pescoço), você vai agradecer se escolher os passeios “certos” também. Falo sobre algumas opções que fiz e aprovei no post de hoje, porque além de toda a beleza vista e conhecimento adquirido, deu para se refrescar!



segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Hospedagem com localização estratégica em São Paulo - Charlie Domy Paraíso (studio)


Nas minhas inúmeras idas para São Paulo, acabo fazendo vários bate-voltas, mas muitas vezes também me hospedo na cidade. Como o trânsito por lá é complicado e tudo é longe, o melhor a se fazer é decidir a hospedagem pensando na localização. Recentemente tinha compromissos na região da Luz, queria visitar a Feira do Leste Europeu na Zona Leste e tinha outro compromisso de trabalho na Vila Olímpia e cheguei à conclusão que seria ótimo ficar na região das estações Paraíso e/ou Ana Rosa das linhas 1 azul e 2 verde do metrô. Fiz uma parceria com o Charlie e escolhi a unidade Charlie Domy Paraíso para passar 2 noites, lembrando que meu roteiro incluiria muitos deslocamentos de metrô e de Uber.

domingo, 13 de outubro de 2024

O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana

Aparecida é o principal destino de turismo religioso no estado de São Paulo e provavelmente no país inteiro (são cerca de 12 milhões de turistas anuais). Toda essa peregrinação começou ainda no século XVIII pro conta de uma imagem de Nossa Senhora encontrada em 2 pedaços no rio Paraíba do Sul em 1717. A pequena cidade no Vale do Paraíba cresceu subordinada à Guaratinguetá e hoje possui cerca de 32 mil habitantes. O primeiro local de culto não era grande o suficiente e no século XX, começou-se a construir o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - o maior templo mariano do mundo e segunda maior igreja (perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano). Ainda faltam terminar alguns detalhes como por exemplos os mosaicos das fachadas, mas a imagem original está exibida ali desde 1982.


O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana

O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana



Claramente a maior parte das atrações e dos turistas são devotos de Nossa Senhora, mas como a padroeira do Brasil e a igreja católica como um todo são onipresentes nas famílias brasileiras, mesmo quem não é católico fervoroso pode aproveitar a viagem pela parte histórica. Eu cresci em uma família católica não praticante e estudei em escola católica a vida inteira (por outros motivos), mas nunca fui frequentadora da instituição. Mesmo assim, cresci com um dos meus avôs indo "benzer" cada carro novo com uma primeira viagem para Aparecida e acompanhando a construção da Basílica atual. Apesar de não ser longe da minha cidade Campinas, até bem recentemente (setembro/2024) não conhecia Aparecida!


O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana



Muita gente que conheço faz bate-volta saindo de Campinas, São Paulo, Santo André etc, mas depois de passar 2 noites e 3 dias na cidade, considero que somente um dia (menos de 24h) fica extremamente corrido para conhecer tudo interessante na cidade! Vou deixar um mapinha com todas as atrações no final do post e dicas de hospedagens também!





quarta-feira, 22 de maio de 2024

Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade

Fundada pelos gregos e ampliada pelos romanos, Nápoles é uma das poucas cidades antigas europeias que nunca foi destruída. Cidade natal da imperatriz brasileira Teresa Cristina, casada com D. Pedro II, a cidade tem fama de desorganizada e perigosa. Realmente é menos “certinha” do que a ideia que temos na cabeça de “cidade europeia”, mas fiquei 3 noites na cidade e não achei nada perigosa. E inclusive cheguei à conclusão de que foi pouco tempo! A maioria das pessoas só passa pela cidade a caminho para as ruínas de Pompeia, mas vale a pena demais conhecer Nápoles de verdade, a cidade mais autêntica que já conheci na Itália.


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade
Um das atrações de Nápoles é esse teto lindo da estação Toledo do metrô - a estação mais próxima da hospedagem que escolhi


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade




De vários pontos da cidade é possível ver o vulcão Vesúvio na paisagem e além do famoso vulcão, existem diversos outros passeios possíveis pela região, inclusive até a icônica ilha de Capri. Pela localização, Nápoles também é uma ótima opção de parada entre Roma e a Costa Amalfitana - foi o meu caso!


No post de hoje, dou dicas sobre hospedagem e gastronomia na cidade mais "caótica" da Itália - restaurantes, pratos típicos, comida de rua e doces para experimentar!



terça-feira, 16 de abril de 2024

10 passeios incríveis no Rio de Janeiro!

O Rio de Janeiro tem incontáveis lugares sensacionais para conhecer, tanto pagos quanto gratuitos, e fiz uma seleção de 10 deles aqui, que visitei nas minhas últimas vezes na cidade. Alguns aliás repeti mesmo tendo menos de um ano entre as viagens porque valem a pena mesmo!



10 passeios incríveis no Rio de Janeiro



Tem vários clássicos nessa lista, mas deixei um dos mais clássicos de fora (o Cristo Redentor) - primeiro porque visitei 2x, mas no século passado rs. Segundo porque tem outro jeito bem mais legal de ver o Cristo aqui no post. E a vista de lá não é a minha preferida. Tem outras 2 vistas cariocas aqui no post que eu gosto muito mais! Não tem praias e nem trilhas nessa lista também porque nem curto trilhas e não faço questão de ir para praia. Aliás, tem outros destinos por aí com praias mais bonitas e o Rio tem taaaaanta coisa além disso, que acho um desperdício de tempo!


0 passeios incríveis no Rio de Janeiro




Muitas das atrações não são fechadas, mas se for o caso, deixo linkado os sites ou redes sociais oficiais dos locais para vocês conferirem endereços, preços e horários de funcionamento atualizados clicando nos links.



Leia aqui todas as dicas sobre o Rio de Janeiro no blog!


quinta-feira, 28 de março de 2024

Roma: 10 atrações diferentes e alternativas para fugir dos clichês

Quando viajamos, sempre pensamos em colocar no roteiro os pontos turísticos “blockbusters”, geralmente lotados de turistas, já que todo mundo faz questão de visitar. Em Roma, essa lista é praticamente infinita: Coliseu e Forum Romano, Vaticano, Fontana di Trevi, Monumento a Vittorio Emanuele, Piazza del Campidoglio, Piazza Navona, Pantheon, Chiesa Santa Maria Sopra Minerva, o bairro de Trastevere, Castel Sant´ Angelo, Piazza di Spagna com a famosa escadaria, Galeria Borghese, Bocca della Verità e devo estar esquecendo de mais coisa...

Mas entre uma atração famosa e outra, é muito legal incluir locais menos conhecidos, mas ainda bonitos e interessantes. O post de hoje é sobre algumas das atrações que conheci e aprovei em Roma, que recomendo muito, mas são menos conhecidas e visitadas pelos turistas em geral. A vantagem é que a multidão de turistas costuma ser menor neste tipo de atração também. Para dar conta de tudo isso, ainda bem que programamos bastante tempo na capital italiana - no primeiro dia só deu tempo de jantar pois nosso voo vindo da Sicília atrasou muito. Aí tivemos 4 dias completos para o básico. Seguimos para Nápoles e Costa Amalfitana. No final da viagem, voltamos para Roma e tivemos meio dia, 1 dia completo e outro meio dia antes do voo noturno para o Brasil. E ainda ficou ponto turístico de fora do roteiro...


Roma: 10 atrações diferentes e alternativas para fugir dos clichês
Tem tantos lugares históricos em Roma, que só andando pela cidade você já encontra muita coisa legal sem querer!




Roma: 10 atrações diferentes e alternativas para fugir dos clichês
Coliseu? Não! Esse é outro anfiteatro antigo em Roma!






segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

13 igrejas espetaculares para visitar em Roma

Por toda a longa relação da Itália com a Igreja Católica ao longo dos séculos, não é de se espantar a quantidade de igrejas na capital Roma. São mais de 900 igrejas na cidade, a maioria católica. Tem igreja de todos os estilos e tamanho e seria um desperdício você viajar para a cidade eterna e não visitar algumas delas. Muito além de religião, igrejas são historicamente e arquitetonicamente significantes, além de conterem dezenas de obras de arte então eu costumo sempre visitar as igrejas mais importantes de todas as cidades por onde passo. No post de hoje, trago a minha lista de igrejas espetaculares em Roma (sem nenhuma ordem especial). Só coloquei igrejas que visitei na minha última viagem e no final ainda cito mais algumas interessantes, que não conheci conhecer.



13 igrejas espetaculares para visitar em Roma - San Paolo Fuori le Mura
San Paolo Fuori le Mura, que falo mais abaixo


13 igrejas espetaculares para visitar em Roma - Basílica de São Pedro, Vaticano
Basílica de São Pedro, no Vaticano - a igreja mais importante e mais famosa do mundo!




Leia mais:



Veja aqui todas as dicas sobre Roma no blog!


Basílica de São Pedro, Vaticano




O mais importante santuário católico do mundo, a Basílica de São Pedro no Vaticano, é um dos focos de qualquer turista em Roma. A catedral atual é do século XVI e o domo com mais de 136m de altura e 42m de diâmetro foi criado por Michelangelo, que morreu antes de terminá-lo. Uma escadaria de 537 degraus leva até o alto do domo.


sábado, 24 de fevereiro de 2024

Turismo em Hamburgo (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões

Com 1.8 milhão de habitantes, Hamburgo é a 2a maior cidade alemã, perdendo apenas para Berlim. É uma das 3 cidades-estados alemãs (as outras 2 são Berlim e Bremem). Com origens no ano 808, está ligada ao Mar do Norte pelo rio Elba. Juntamente com diversas outras cidades da região, formava a Liga Hanseática, monopólio comercial no norte da Europa no fim da Idade Média. Segundo a Wikipedia, tem mais de 2500 pontes - que seria mais do que Amsterdã e Veneza somadas! Muitos descendentes alemães que vieram para o Brasil eram da região de Hamburgo. 

Estive em Hamburgo em 2 oportunidades, mas ela não está entre as minhas cidades preferidas na Alemanha (sou apaixonada por Berlim, mas em geral, prefiro as cidades menores). Acho que preciso voltar com mais calma, porque na 2 vezes foi tudo muito corrido e diversos blogueiros amigos meus gostam bastante da cidade então quero dar mais uma chance. Não consegui fazer nenhum walking tour na cidade e nem entrei em museus ou atrações pagas e acho que quando fizer tudo isso, tem grandes chances da minha percepção sobre a cidade melhorar.


Speicherstadt, Hamburgo
Passeando pela região do porto e Speicherstadt ("cidade dos armazéns") de Hamburgo



Rathaus de Hamburgo
O lindo prédio da prefeitura em Hamburgo - a Rathaus




Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Hamburgo mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também alguns passeios de um dia para locais nas proximidades para. Eu costumo fazer essas day trips por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Hamburgo, que você pode comprar online com antecedência.





quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Lugares para conhecer em um dia ou fim de semana saindo de várias capitais do Brasil

Às vezes a gente não pode tirar férias ou não tem dinheiro para uma viagem mais longa, mas a vontade de conhecer algum lugar diferente continua lá... Eu sempre gostei de além das viagens maiores, fazer viagens menores, mesmo perto de casa. Ano passado postei aqui sobre cidades perto de São Paulo para conhecer em um dia ou um fim de semana e também sobre os melhores passeios de um dia saindo de Campinas (onde moro) e pensando em viagens anteriores, expandi as dicas para outros estados, saindo das capitais.


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Goiás e Brasília
Pirenópolis - GO



Alguns lugares dá para conhecer em um dia, outros cabem melhor em um fim de semana. Alguns dessa lista dá para chegar de ônibus, mas tem também aqueles onde compensa ir de carro próprio ou alugar um carro, pois muitas vezes os passeios mais interessantes estão na zona rural/ fora do núcleo urbano. Deixei também sugestões de excursões de um dia saindo de várias dessas cidades (como eu fiz por exemplo saindo de Recife alguns anos atrás).

De acordo com a sua vontade e disposição para dirigir e enfrentar estrada, a lista poderia ser muito maior, mas coloquei aqui só opções bastante convenientes até para pessoas como eu que não gostam tanto assim de dirigir. Essa é uma seleção baseada nos lugares que eu conheço, então não coloquei todos os estados do Brasil, mas 10 capitais estão representadas aqui!





sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Cafeterias e docerias em Campinas (SP) - dicas 2023

Essa é a 3a parte das indicações de cafeterias e docerias em Campinas - ainda bem que o número desses estabelecimentos só cresce na cidade! Alguns são mais focados nos doces, outros servem café especial também... Também coloquei algumas opções de delivery. Aqui estão os posts com a parte 1 (de 2020) e a parte 2 (de 2022). Os estabelecimentos citados no post não estão em nenhuma ordem específica - para os horários de funcionamento, localização, cardápio etc, clique no nome do local para consultar os sites oficiais ou redes sociais (assim o post não fica desatualizado rapidamente e vocês terão acesso sempre à informação mais atual).




Cafeterias e docerias em Campinas - parte 3
Lateral da Prefeitura de Campinas e Biblioteca Municipal



Café Maritaka (Joaquim Egídio)


Provavelmente a cafeteria mais cercada de verde de Campinas! Na rua principal do distrito de Joaquim Egídio do lado direito depois do centrinho. Estacione pouco mais à frente a esquerda. Gastei R$ 33,00 no final de 2022 com um café gelado e a sobremesa mais famosa do local, a chocotaka - sorvete com brownie e calda.  São tantas árvores que não é difícil encontrar com algum macaquinho ou ave por ali (maritacas por exemplo). O ambiente é bem aberto então é melhor ir em um dia sem chuva.


Cafeterias e docerias em Campinas - Café Maritaka



 Leia aqui todas as dicas sobre Campinas no blog!


quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Bydgoszcz (Polônia) - dicas de turismo, onde ficar, onde comer e o que fazer

Bydgoszcz não é a cidade mais incrível da Polônia, é relativamente pequena comparando com as cidades que estou acostumada (moro em Campinas), mas não chega a ser desinteressante ou parada - é a 8a maior cidade do país e foi eleita "European Best Destination" em 2020. Dá para turistar em um ritmo mais lento, bom para desestressar após alguns dias em uma grande cidade. Além disso, eu tive uma bela surpresa no parque da cidade em uma noite aleatória, que conto no post de hoje!

A cidade foi fundada em 1346 pelo rei Casimiro III da Polônia e em 1812, foi incorporada ao Reino da Prússia (o nome alemão da cidade era Bromberg). Quando a Polônia ressurgiu como país em 1920, Bydgoszcz estava no território polonês. Ocupada pelos nazistas em 1939, foi liberada pelo Exército Soviético em 1945. Em 2021, contava com cerca de 340 mil habitantes. O nome "Bydgoszcz" vem de "Bydgost", um nome próprio.




Bydgoszcz (Polônia) - dicas de turismo, onde ficar, onde comer e o que fazer
No Park Jana Kochanowskiego w Bydgoszczy fica a estátua da arqueira (Łuczniczka em polonês) - na Ilha dos Museus em Berlim tem uma estátua igual a essa!


Bydgoszcz (Polônia) - dicas de turismo, onde ficar, onde comer e o que fazer
Prédio do correio na esquerda e antigos celeiros reformados na direita, nas margens do rio Brda


Onde fica e como chegar a Bydgoszcz


Bydgoszcz fica bem perto de Tórun, a cidade natal de Copérnico bastante turística, e praticamente no meio do caminho entre Varsóvia e Gdansk, a terceira cidade polonesa. É muito fácil incluir a cidade no seu roteiro de trem ou de ônibus pela Polônia, saindo de qualquer uma das 3 cidades citadas acima. Eu saí de Gdansk para lá e depois segui viagem para Torun e posteriormente, Varsóvia. Ela também fica no meio do caminho entre Poznan e Gdansk.

Escolhi viajar de ônibus pois o site da empresa de trem era bem ruim para comprar passagem com antecedência rs e o ônibus era baratíssimo. Nem a estação de trem e nem a rodoviária são centrais, então você vai precisar de algum transporte até a sua hospedagem - o recomendado é a região central da cidade, mas falo mais sobre isso abaixo.



Leia aqui todas as dicas sobre Bydgoszcz no blog e aqui tudo publicado sobre a Polônia!


sábado, 13 de janeiro de 2024

Turismo em Sousas e Joaquim Egídio (distritos de Campinas) - dicas do que ver, fazer, onde comer

Turismo rural, muitos bares e restaurantes, trilhas, clima de cidadezinha pequena de interior, belas paisagens, festas religiosas, feiras de artesanato, locais para eventos, antigas fazendas de café, História - tudo isso e muito mais você encontra em Sousas e Joaquim Egídio, dois distritos de Campinas (SP). Os 2 são muito próximos um do outro (dá até para ir andando entre eles!) e não ficam longe do centro da cidade. Dada a altíssima concentração de bons restaurantes e bares na região, são bastante frequentados por moradores da cidade aos finais de semana e feriados.



Turismo em Sousas e Joaquim Egídio (distritos de Campinas) - dicas do que ver, fazer, onde comer
Pracinha fofa em Sousas - mais detalhes abaixo



Turismo em Sousas e Joaquim Egídio (distritos de Campinas) - dicas do que ver, fazer, onde comer
A Capela de São Roque e São Joaquim foi construída em um terreno doado por Joaquim Egídio de Souza Aranha, da Fazenda Sertão em torno de 1870 no antigo bairro Laranjal. É  única igreja de Joaquim e foi tombada em 2003.



Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio surgiram por conta das fazendas de café que se instalaram na região no século XIX. Joaquim Egídio leva o nome em homenagem a Joaquim Egídio de Sousa Aranha, o Marquês de Três Rios, antigo proprietário da Fazenda Sertão. Hoje são cerca de 2.200 habitantes.

Sousas era antigamente conhecida como povoado de "Ponte Alta", devido à primeira ponte do rio Atibaia construída ali.  Em 1833 foi construída a capela de São Sebastião pela família de Joaquim Ribeiro e assim originou-se o arraial. A família Sousas era dono de muitas terras na região e o povoado passou a se chamar "Sousas" por causa deles. Em 2010, tinha pouco mais de 17 mil habitantes.




Leia todas as dicas sobre Campinas aqui no blog! E também mais sobre o interior de São Paulo!


quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Onde beber cerveja artesanal em Campinas e região? 9 cervejarias para conhecer

ATUALIZADO NOVEMBRO/2024. Segundo o "Anuário da Cerveja 2022" (principal relatório oficial com dados do setor no Brasil -  divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária),  haviam sido inauguradas 180 novas fábricas de cervejas artesanais no país naquele ano - um crescimento de 11,6% em comparação ao ano anterior. Mais de 700 municípios (13% do total) já contavam com suas próprias cervejarias. O registro de novos produtos também disparou: 7.090 novas cervejas. Cerca de 90% de todas as fábricas são de micro, pequeno e médio porte e elas correspondem a somente 3% do mercado. (Fonte: Mercado & Consumo - atualizo aqui com os dados de 2023 quando sair o relatório)


Onde beber cerveja artesanal em Campinas e região? 8 cervejarias para conhecer
Degustando várias cervejas da Tábuas Cervejarias, em Barão Geraldo (Campinas)


Onde beber cerveja artesanal em Campinas e região? 8 cervejarias para conhecer
"Como fazer cerveja" na parede da Holambier, em Holambra



Não é de se espantar que até mesmo quem não liga para cerveja como eu tenha percebido o aumento de variedade de cervejas disponível em qualquer evento e o aumento de pequenas cervejarias por toda a parte. Já fazia alguns anos que ouvia falar de algumas cervejarias artesanais de Campinas, mas nunca tinha ido a nenhuma porque nunca tenho a intenção de sair para beber. Recentemente participei de uma viagem para imprensa organizada pelo SEBRAE - SP para conhecer a cena cervejeira de Campinas e outras cidades vizinhas - Valinhos e Holambra. Foram 8 cervejarias, muitos copos e infinitas variedades de cerveja em 3 dias e conto tudo no post de hoje! Depois em outra presstrip, conheci uma ótima cerveja em Americana e acrescentei neste post.


História da cerveja em Campinas (SP)



Em 2024, as pequenas cervejas artesanais estão a todo vapor em Campinas e região. Mas a bebida já era produzida na cidade ainda no século XIX, por um imigrante italiano. A Fábrica de Cerveja Guarani foi fundada em 1880 e produzia cerveja com insumos importados alemães, mas já não existe há décadas. Em 1903, foi a vez da Fábrica de Cerveja e Gelo Columbia, na Avenida Andrade Neves, cuja cervejas receberam medalhas em exposições internacionais. A cervejaria lançou marcas famosas, mas foi comprada pela Antarctica em 1957. Leia mais sobre essas antigas cervejarias de Campinas aqui.


O Polo Cervejeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas)


O Polo Cervejeiro da RMC foi criado em 2017 para fortalecer as cervejarias artesanais da Região Metropolitana de Campinas. Hoje são 34 cervejarias em 20 municípios e mais cervejarias querendo entrar no "consórcio". Eles participam e organizam diversos eventos gastronômicos nas proximidades e é só ficar de olho no instagram para saber quando acontecem. É praticamente impossível não ter pelo menos uma cervejaria artesanal em qualquer evento da prefeitura ou dos shoppings da região nos dias de hoje. Todas as cervejarias do post fazem parte do polo cervejeiro.



Veja aqui todas as dicas sobre Campinas no blog e mais sobre o interior de São Paulo!