Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2025

25 motivos para viajar para a França em 2025

Não que a França precise de motivos especiais para ser visitada além das cidades fantásticas, gastronomia deliciosa, vinhos e champanhes espetaculares, etc, mas alguns eventos especiais sempre podem ser um motivo a mais para fazer sua viagem e férias ainda mais excepcional! Em 2025 serão muitas datas comemorativas, reaberturas importantes e um calendário cultural, gastronômico e esportivo recheadíssimo!


25 motivos para viajar para a França em 2025


25 motivos para viajar para a França em 2025



Para mais informações sobre as atrações turísticas e eventos diversos citados no post como localização exata, preços, horários de funcionamento etc, clique nos links para abrir a página oficial ou redes sociais correspondentes.



Veja aqui todas as dicas sobre a França e dicas sobre Paris no blog!




01) 150 anos do Palais Garnier (05/01) e 200 anos de Charles Garnier (06/11)



A Ópera de Paris tem cerca de 170 apresentações por temporada e mais de um milhão de visitantes por ano. O Palais Garnier abriu suas portas em 5 de janeiro de 1875 e, para comemorar seu 150º aniversário, está organizando uma série de eventos ao longo do ano, como concertos especiais, exposições, reuniões, um documentário sobre os bastidores, passeios temáticos e residências artísticas. O aniversário do edifício coincide com o 200º aniversário do nascimento do arquiteto Charles Garnier, em 1825. Ele se formou na École des Beaux-Arts e continua a inspirar os arquitetos de hoje. 



25 motivos para viajar para a França em 2025


25 motivos para viajar para a França em 2025











Booking.com






02) Cézanne 2025 - reabertura da casa e ateliê de Cézanne em Aix-en-Provence



Em 2025, Aix-en-Provence celebrará o grande festival de Cézanne com a reabertura de dois importantes locais artísticos: seu estúdio, que abriga os modelos de suas últimas naturezas mortas, seus móveis, equipamentos e objetos mais queridos e a casa de sua família em Jas de Bouffan, monumento histórico. Durante uma visita guiada, os visitantes podem descobrir as vistas favoritas de Cézanne, que apareceram em cerca de 50 de seus trabalho, também  expostas na casa. Outra visita obrigatória é a pedreira de Bibémus, onde ele costumava pintar durante sua estada na cidade. Instagram do evento.


25 motivos para viajar para a França em 2025
Studio em Lauves Hill, Aix-en-Provence. Foto: JC Carbonne


25 motivos para viajar para a França em 2025
Studio em Lauves Hill, Aix-en-Provence.  Foto: JC Carbonne


25 motivos para viajar para a França em 2025
Bastide du Jas de Bouffan







03) O milênio de Caen


A cidade de Caen vai completar 1.000 anos de história em 2025! Haverá um programa completo de eventos artísticos e culturais. O Milênio de Caen destacará as áreas que contribuem para seu caráter único - cultura, artes e ciências, pesquisa e economia.





04) Grand Palais totalmente reinaugurado


Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, o Grand Palais reabriu parcialmente para sediar as competições de esgrima e taekwondo. Em andamento desde março de 2021 as obras no local construído para a Exposição Universal de 1900, incluem a restauração das fachadas, estátuas e decoração interior, bem como novas instalações técnicas e melhor acessibilidade. O Grand Palais e o Palais de la Découverte terão uma entrada unificada.


25 motivos para viajar para a França em 2025


25 motivos para viajar para a França em 2025


25 motivos para viajar para a França em 2025




05) Reabertura da Notre Dame de Paris para grupos


A catedral gótica de Notre-Dame de Paris, do século XII, foi reaberta em dezembro/2024, após grande restauração devido ao incêndio que destruiu principalmente seu telhado em 2019. A inauguração oficial, em 7 de dezembro, consistiu no “despertar” do órgão, uma celebração litúrgica que incluiu uma bênção, um Magnificat ou Te Deum e vésperas. A primeira missa foi realizada em 8 de dezembro, com a consagração do altar. Em março/2025, as visitas em grupo voltam. Em 2026, os vitrais serão entregues e em 2027, acontece a entrega final da remodelação do pátio e dos arredores de Notre-Dame.









06) Última oportunidade de visitar o Centre Pompidou (antes de 2030)


O Centro Pompidou (que exibe exposições de artes mais contemporâneas em seu edifício excêntrico),  fechará em setembro deste ano até 2030 para passar por um grande programa de renovação. A renovação removerá o amianto de todas as fachadas, reforçará a segurança contra incêndios, melhorará a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e otimizará a eficiência energética de todo o edifício. Os espaços serão fechados progressivamente durante o verão, com o fechamento total está  planejado para o final de setembro. 


07) Novo museu da Fundação Cartier


A Fondation Cartier, instituição que celebrou seu 40º aniversário em outubro/2024, se mudará para novo local no centro de Paris no final de 2025 (um edifício projetado pelo arquiteto Jean Nouvel). O local exibe arte contemporânea.




08) 20 anos da ciclovia "Loire à Vélo"


A Loire à Vélo é uma ciclovia de 900km pelo Vale do Loire, inaugurada parcialmente mais de 20 anos atrás. Os ciclistas desfrutam de paisagens fluviais, vinhedos, cidades pitorescas e excelente gastronomia pelo vale, que é patrimônio mundial da UNESCO.





09) 15 anos da distinção "Palaces de France"


A distinção Palaces de France completa 15 anos - são 31 propriedades representando a nata da hospitalidade francesa de luxo. Esses estabelecimentos exclusivos transcendem a categoria 5 estrelas e receberam a cobiçada distinção, foi criada em 2010 pelo Ministro do Turismo da França como um prêmio para hotéis 5 estrelas que transcendem a classificação tradicional de estrelas. 


Eles estão espalhados por todo o país - por Paris, na Riviera Francesa, nos Alpes, Provence, em Biarritz (País Basco), em Bordeaux e em Saint-Barthélemy (no Caribe). "O processo de avaliação para que os hotéis recebam a distinção Palace de France começa com a Atout France, a organização responsável pela promoção do turismo na França, seguida por uma comissão composta por indivíduos de várias áreas, como literatura, artes, mídia, cultura e negócios. Cada propriedade é rigorosamente avaliada considerando fatores como localização geográfica excepcional, estética e design exclusivos, bem como o rico patrimônio e a importância histórica do local. O que realmente diferencia os Palaces de France é o compromisso com a excelência demonstrado pelo savoir-faire de equipes incrivelmente talentosas, a ênfase na arte de viver com restaurantes gourmet, políticas ambientalmente responsáveis e muito mais. Trata-se de uma avaliação holística que garante que cada Palace de France seja realmente excepcional." (Fonte: Atout France)





10) Aura Invalides


Aura Invalides é uma experiência imersiva para ser desfrutada à noite em Paris, no Dôme des Invalides. Com mapeamento de vídeo e música, é um show incrível no local onde Napoleão está enterrado.  Achei que deve ser bem parecido com a experiência Aura na Igreja Notre Dame de Montreal (Canadá). Veja mais no vídeo abaixo.









Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Geral 2





11)  15o aniversário da "Refeição gastronômica dos franceses" na UNESCO


A “refeição gastronômica” dos franceses é uma prática social que celebra momentos importantes da vida e foi inscrita como patrimônio cultural mundial em 2010. Inclui "a escolha dos pratos e compra de ingredientes locais; a harmonização de alimentos e vinhos; a decoração da mesa; e gestos específicos durante a degustação (cheirar e provar o que é servido à mesa).  A refeição gastronômica deve seguir um padrão claramente definido: começa com um aperitivo e termina com um digestivo, com pelo menos quatro pratos entre eles: uma entrada, peixe e/ou carne com legumes, queijo e sobremesa. As refeições gastronômicas aproximam a família e os amigos e fortalecem os laços sociais." (Fonte: Atout France)






12) 10o aniversário de Champagne na lista de patrimônio da UNESCO




Em 2025, as Colinas, Maisons e Adegas de Champagne comemoram o 10º aniversário na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A designação abrange três áreas principais: o histórico Coteaux de Cumières em Mareuil-sur-Aÿ, a Avenue de Champagne em Épernay e a Colline Saint-Nicaise em Reims, além de 320 cidades e vilarejos. As comemorações se estenderão por todo o ano.






13) Inauguração da recém restaurada Porta de Saint-Jacques (Cognac, Nova Aquitânia)


A entrada fortificada da cidade de Cognac é do século XII e passou por várias fases arquitetônicas e funções desde sua criação, ocupando uma posição estratégica para controlar o tráfego através do rio Charente e fundamental para o comércio e a defesa da cidade. Sua restauração será concluída em 2025. A cidade é o ponto de partida ideal para explorar as adegas e as casas de Cognac durante a destilação e depois dela. 


14) Exposição "Picasso, a arte em movimento" (Atelier des Lumières, Paris) -  14/fevereiro a 29/junho/2025


Em 2025, o Atelier des Lumières, apresenta uma nova exposição imersiva sobre Pablo Picasso - de Demoiselles d'Avignon a Guernica, grandes obras do pai da arte moderna serão exibidas nas fachadas do centro de arte digital.





15) Exposição "Monet: Impression, Soleil Levant" (Carrières des Lumières des Baux-de-Provence) - 31/janeiro/2025 – 4/janeiro/2026


As comemorações dos 150 anos do impressionismo em 2024 continuam em 2025, por exemplo na Provence com a exposição imersiva dedicada a um dos mestres do movimento. "Das estações de trem de Paris ao litoral da Normandia, passando pelas margens do Sena e seu jardim em Giverny, o cenário que inspirou Claude Monet passa pelas paredes do Carrières des Lumières, um centro de arte digital em Les Baux-de-Provence. Com suas projeções monumentais, é possível redescobrir algumas das maiores obras-primas do artista e a incrível transcrição da luz em todas as suas variações. " (Fonte: Atout France)



16) Exposições sobre moda em Paris


Serão pelo menos 3 exposições importantes sobre moda na capital francesa nesse ano.

  • La mode en mouvement #3” no Palais Galliera (de 08 de fevereiro a 12 de outubro 2025), com  mais de 180 novas obras, refazendo a história da moda desde o século XVIII até os dias atuais. Para essa nova exposição, o foco são os esportes de inverno;

  • Louvre Couture Objets d´art, objets de mode no Museu do Louvre (de 24 de janeiro a 21 de julho/2025)  Apresentada nas salas do departamento de objetos de arte, a exposição apresenta uma seleção de silhuetas criadas pelos maiores costureiros, de Christian Dior a Chanel, passando por Yves Saint Laurent, Versace, Dolce&Gabbana, Alexander McQueen e Schiaparelli. Serão 65 vestidos de alta costura e acessórios são exibidos ao lado de obras-primas de Bizâncio ao Segundo Império;





  • Du couer à la main, Dolce & Gabbana" no Grand Palais  (de 10 de janeiro a 2 de abril/2025), uma exposição imersiva para descobrir o mundo refinado da Dolce&Gabbana, celebrando o artesanato e a cultura italiana. A exposição exclusiva mostra o trabalho artesanal e a estética atemporal dos famosos designers italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Por meio de criações icônicas, descubra como a tradição e a inovação se entrelaçam para homenagear a cultura italiana, combinando moda, patrimônio e emoção. 






17) 45º Festival Internacional de Piano (La Roque d’Anthéron,  Provence - de 19/julho a 17/agosto/2025)


Nos últimos 40 anos, o Festival Internacional de Piano de La Roque d'Anthéron se estabeleceu como um ponto importante no cenário musical e pianístico mundial, oferecendo uma experiência musical única no coração da natureza. Há vários anos, o Parc du Château de Florans continua sendo o principal local do Festival. Os maiores artistas da música clássica e os músicos mais talentosos da geração mais jovem se apresentam aqui, desde música clássica, recitais de piano, concertos e sinfonias até música contemporânea e jazz. Desde a primeira edição do Festival, em 1981, no único palco do Parc du Château de Florans, 9.000 espectadores assistiram aos 12 concertos programados com artistas de prestígio. Desde então, mais de 700 pianistas foram convidados, 2509 concertos foram programados e mais de 2.000.000 de ingressos foram vendidos. 


Caso precise alugar um carro, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!







18) Jazz in Marciac (Marciac, Occitanie  - de 21/julho a 7/agosto/2025)


O Jazz in Marciac é um dos maiores festivais de jazz do mundo, recebendo anualmente cerca de 200 mil espectadores na pequena vila medieval. Aproveite o eclético programa musical do festival que em 2025, tem espaço especial para a Temporada Brasil - França, uma iniciativa bilateral organizada conjuntamente pelos governos brasileiro e francês, fortalecendo o intercâmbio, a promoção e a difusão das manifestações culturais entre os dois países-sedes.  Instagram Jazz in Marciac



25 motivos para viajar para a França em 2025






19) Fête des Lumières (Lyon) - de 5 a 8 dezembro/2025


A cidade de Lyon ilumina as suas ruas de dezembro com exibições incríveis. É uma manifestação popular que acontece anualmente por 4 noites. Desde 1852, os habitantes de Lyon colocam velas nas suas janelas virando-as para a rua, iluminado praças, jardins, e outros locais públicos.








20) Bordeaux Fête Le Vin (Bordeaux) - de 19 a 22 junho/2025



O Bordeaux Fête Le Vin (Festival de Vinho de Bordeaux) é a oportunidade perfeita para saber mais sobre os vinhos de Bordeaux e da região de Nouvelle-Aquitaine, enquanto você passeia pelos pavilhões e  pela Bordeaux Wine School. 



21) Nantes nomeada novo destino gastronômico pela "La Liste"


"Nantes foi nomeada “Novo Destino Gastronômico” para 2025 pela La Liste, o principal guia de restaurantes e classificações do mundo, representada por quatro chefs locais: Éric Guérin (La Mare aux Oiseaux), Mathieu Pérou (Le Manoir de la Régate), Sarah Mainguy (Vacarme e Freia) e Lucie Berthier (Sépia). O escritório de turismo de Nantes vem desenvolvendo o cenário gastronômico da cidade há uma década e publica o guia anual Tables de Nantes, que destaca os melhores restaurantes da região." Fonte: Atout France


 
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required








22) Wine Bar mais alto da Europa em Val Thorens (temporada de inverno 2024-25)


"O icônico cume do Cime Caron passou por grandes transformações e, graças às tecnologias de ponta, a uma altitude de 3.200 metros, o novo complexo Caron 3200 será inaugurado em Val Thorens durante a temporada de inverno de 2024-25. Esse espaço incluirá um restaurante com 130 lugares, um bar de vinhos, um terraço panorâmico na cobertura e uma área para eventos e seminários." Fonte: Atout France


23)  100 anos de Jogadores internacionais no torneio Aberto da França (Paris - 19/maio a 8/junho/2025


O torneio de tênis hoje conhecido como French Open foi aberto pela primeira vez a jogadores internacionais em 1925 - desde sua inauguração em 1891, o chamado “Campeonato Francês de Quadras de Saibro” era reservado a jogadores registrados em clubes franceses. As de jogadoras francesas levaram à construção do estádio Roland-Garros, que recebeu o nome de um pioneiro da aviação morto em ação durante a Primeira Guerra Mundial, inaugurado em 1928.


24) Centenário da Exposição de Artes Decorativas de 1925 (Musée des Arts Décoratifs, Paris - de outubro/2025 a março/2026)


O Musée des Arts Décoratifs celebra o centenário da Exposição Internacional de Artes Decorativas de 1925 com a reabertura das suas colecções Art Déco em outubro de 2025, seguida de uma exposição temporária dedicada, até 29 de março de 2026. O estilo é emblemático de Paris. 


25) Instalação na Pont Neuf (Paris - setembro/2025)


A ponte mais antiga de Paris vai receber uma instalação artística por um mês. Será uma homenagens aos artistas Christo e Jeanne-Claude, que embrulharam a ponte 40 anos atrás Desta vez, a ponte ficará com uma aparência de caverna, com formações rochosas que contrastam com a arquitetura da cidade.




Claro que estes não são os únicos acontecimentos e eventos relevantes na França em 2025 - outros exemplos seriam o encontro de fotografia em Arles, o programa Le Voyage à Nantes, o Natal em Chambord e vários outros eventos gastronômicos pelo país todo! Post elaborado com informações de coletiva de imprensa da Atout France.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.