Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2025

25 motivos para viajar para a França em 2025

Não que a França precise de motivos especiais para ser visitada além das cidades fantásticas, gastronomia deliciosa, vinhos e champanhes espetaculares, etc, mas alguns eventos especiais sempre podem ser um motivo a mais para fazer sua viagem e férias ainda mais excepcional! Em 2025 serão muitas datas comemorativas, reaberturas importantes e um calendário cultural, gastronômico e esportivo recheadíssimo!


25 motivos para viajar para a França em 2025


25 motivos para viajar para a França em 2025



Para mais informações sobre as atrações turísticas e eventos diversos citados no post como localização exata, preços, horários de funcionamento etc, clique nos links para abrir a página oficial ou redes sociais correspondentes.



Veja aqui todas as dicas sobre a França e dicas sobre Paris no blog!


sexta-feira, 21 de março de 2025

Região da Cuesta Paulista - dicas de turismo e gastronomia em Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia, Avaré e São Manuel (SP)

Na última noite de uma presstrip organizada pelo SEBRAE e parceiros pela Região da Cuesta Paulista, pediram para definir a viagem em uma palavra e eu logo respondi "surpreendente"! E foi mesmo! Quem não conhecia nada de Botucatu, Bofete, Pardinho, Pratânia e Avaré com certeza aprendeu muito naqueles 5 dias e ainda voltamos querendo mais! Esse tempo não foi suficiente para conhecer todos os atrativos da área e ainda ficou faltando visitar Anhembi, Itatinga e São Manuel para completar as cidades do Pólo Cuesta, um consórcio que coordena ações e marketing dessas cidades em conjunto. Alguns meses depois, passei novamente pela região em outra presstrip (dessa vez organizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Revista Prazeres da Mesa) - Sabor de São Paulo - e comi muita coisa gostosa em Botucatu, Bofete e São Manuel.


Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)





Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)
Pólo Cuesta no mapa de São Paulo. Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de SP


Mas primeiramente, o que significa "cuesta"?


A definição de Cuesta no site do Pólo é "uma formação de relevo escarpado em um dos lados com um suave declive em outro, constituindo “degrau“, que se elevam sobre o solo até mil metros de altura, formando grandes paredões, cujo topo não é pontiagudo como as serras, mas sim uma vasta área plana." Um dos lados da cuesta parece até alguma coisa como a Table Mountain na Cidade do Cabo, África do Sul.



Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)

Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)


Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)


quarta-feira, 19 de março de 2025

Roteiro um dia em Girona (Espanha)

A maior cidade do norte da Catalunha tem o maior e mais preservado Call (bairro judaico medieval) da região, casas com arcadas, igrejas imponentes, banhos medievais - tudo isso entre as muralhas de proteção da cidade e o rio Onyar. Valeria a pena dormir em Girona, mas mesmo quem tem pouco tempo, pode aproveitar um dia cheio saindo de Barcelona, inclusive com trens bala
.


Um dia em Girona (Espanha)
Reconhecem a escadaria de alguma série?


Um dia em Girona (Espanha)




Veja aqui todas as dicas sobre Gironadicas sobre Barcelona e aqui dicas sobre a Espanha no blog!


terça-feira, 18 de março de 2025

A Barcelona de Gaudì

Barcelona definitivamente deve ser a viagem dos sonhos para qualquer arquiteto. Foi aqui que nasceu um estilo arquitetônico conhecido como modernismo, impulsionado por ninguém menos que Gaudì. Quando percebi que Antonio Gaudì tinha tantas obras fantásticas e recomendadíssimas para visitar em Barcelona, decidi fazer um post só para elas. As obras de Gaudì aqui neste post não estão em ordem nenhuma. Adicionei também no post uma exposição sobre o arquiteto e sua obra.


A Barcelona de Gaudì - Casa Millà/La Pedrera
Casa Milà/La Pedrera



Antoni Gaudí nasceu em Reus, não muito longe de Barcelona, em 1852. Seus primeiros trabalhos como arquiteto possuem claras influências góticas. Quando jovem, aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha e nunca se casou. Faleceu em 1926 aos 73 anos, depois de ter sido atropelado por um bonde em Barcelona. Teve uma fase de arquitetura mourisca e outra gótica antes de começar a fazer prédios com seu estilo próprio, com motivos inspirados na natureza. Entre suas primeiras obras estão a fonte do Parc de la Ciutadella e os postes de iluminação pública em ferro fundido na Plaça Reial. Veja aqui uma lista de suas obras. Gaudì também empregava frequentemente a técnica de trenacadís em suas obras (aqueles mosaicos com azulejos quebradinhos).










Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Geral 2


A Barcelona de Gaudì no mapa


Assinalei no mapa abaixo as obras de Gaudì - uma estrela para as que considero mais impressionantes e imperdíveis. Em roxo estão os lugares que visitei (ou pelo menos passei em frente sem entrar) e em rosa, os que ficaram para a próxima vez. Quem tiver mais tempo em Barcelona, vai ter muita coisa para ver além do básico!






Leia aqui todas as dicas sobre Barcelona no blog!


quarta-feira, 12 de março de 2025

Recife: passeio pela Zona Norte - Casa Forte, Poço da Panela, Encruzilhada, Graças, Madalena e outros bairros

Quando passei um mês em Recife, aproveitei que tenho vários amigos na cidade para conhecer muito além do Recife Antigo, o centro histórico que todo turista conhece na capital pernambucana. Com a Nívia e o Jayme do Juntando Mochilas e a Luísa do Janelas Abertas, passeei 2 dias pela região de Casa Forte, Poço da Panela, Encruzilhada e outros bairros da Zona Norte de Recife. São bairros voltados para residência da população e comércio, mas tem várias atrações para os turistas também. Pelos papos que tive com amigos que moram na cidade, o pessoal que mora em Boa Viagem não costuma frequentar os bairros da Zona Norte e vice-versa, pois fica razoavelmente longe e o trânsito é intenso.


Recife: passeio pela Zona Norte - Casa Forte, Poço da Panela, Encruzilhada, Graças, Madalena e outros bairros
Poço da Panela







Vou destacar alguns pontos interessantes nessa região e no mapa ao final do post, marcarei também opção de restaurantes e bares. Clique nos nomes das atrações (quando for o caso) para abrir os sites ou redes sociais oficiais de cada local e conferir endereço exato, horários de funcionamento, preços etc.


Praça de Casa Forte


Na principal praça do bairro Casa Forte, fica a Livraria da Praça, casarões históricos preservados (tem até  prédio moderno que foi construído atrás de um casarão e o casarão ficou como salão de festas do condomínio!), diversos restaurantes e lojas interessantes. O jardim da praça é de Burle Marx e tem plantas nativas e exóticas - o primeiro projeto é de 1934. No período do Brasil Colônia havia uma Casa Grande na região, que durante conflitos com os holandeses em 1645, ficou conhecida como "Casa Forte", dando origem ao nome do bairro. Ali acontece a Festa da Vitória Régia, desde 1978.


Recife: passeio pela Zona Norte - Casa Forte, Poço da Panela, Encruzilhada, Graças, Madalena e outros bairros

Recife: passeio pela Zona Norte - Casa Forte, Poço da Panela, Encruzilhada, Graças, Madalena e outros bairros






sexta-feira, 7 de março de 2025

Checklist: o que fazer e organizar antes de viajar (casa, mala, trabalho e o planejamento da viagem em si)

Independentemente de ser uma pessoa organizada ou não no dia-a-dia, é extremamente recomendável que você seja uma pessoa organizada quando se trata de viagens. Algumas viagens são mais tranquilas de ser planejadas e outras são mais complicadas. Conforme você vai aprendendo e se acostumando a planejar uma viagem por conta própria, tudo vai ficando mais fácil. No post de hoje, conto como eu costumo me planejar antes de viajar, tanto em termos de organização do roteiro da viagem, da mala, como organização da casa, trabalho e etc. Algumas etapas de planejamento são obrigatórias, mas também tem muita coisa que não é e muita gente esquece, mas que pode facilitar demais e deixar tudo menos estressante se pensado com antecedência!


Check list e planejamento de viagem


Antes de fazer a mala e pegar seu voo (ou ônibus ou carro), tem muita coisa a ser pensada para o planejamento de uma viagem tranquila, evitando os perrengues desnecessários!



Checklist: o que fazer/organizar antes de viajar (casa, mala, trabalho e o planejamento da viagem em si)



Veja aqui todas as dicas de planejamento de viagem já publicadas no blog e aqui as empresas parceiras!


quarta-feira, 5 de março de 2025

Turismo em Berlim (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões

Berlim é uma cidade fantástica! Na capital alemã, não faltam programas interessantes para fazer de dia e de noite em qualquer dia ou estação do ano. Enquanto a maior parte das pessoas que conhecem a cidade ficam somente uns 3 dias, eu já estava apaixonada por Berlim muito antes de ir pra lá e por conta disso não queria ir correndo. Dei um jeito e passei várias semanas estudando na cidade - isso foi no outono/inverno uma década atrás. Anos depois, voltei para curtir um pouco do verão europeu em Berlim. Já são uns 100 post no blog com dicas de turismo na cidade e não são poucos os passeios e atrações para conhecer. Trouxe no post de hoje uma seleção dos melhores tours guiados para facilitar o seu roteiro.


Turismo em Berlim (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Altes Museum na Ilha dos Museus


Turismo em Berlim (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Altes Nationalgaleria na Ilha dos Museus


Turismo em Berlim (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Memorial do Holocausto



Turismo em Berlim (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Rotes Rathaus e a Torre de TV




Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Berlim mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Berlim, que você pode comprar online com antecedência.





terça-feira, 4 de março de 2025

Europa Central ou Leste Europeu - qual a diferença? Qual termo usar?

Se você pedir um pacote de viagem em alguma agência de viagem brasileira para as lindíssimas Viena, Praga e Budapeste, provavelmente o nome escolhido pela operadora para o pacote vai ter alguma menção ao "Leste Europeu" - algo tipo, "Maravilhas do Leste Europeu", "Joias da Europa do Leste" ou algo parecido. Já era assim em 2003 quando trabalhei em um agência e comprei exatamente um pacote desses para viajar com meus pais e pelas minhas pesquisas em 2025, continua sendo assim. Mas o termo "Leste Europeu" não é usado por esses países e é rejeitado pela maioria dos locais.


Europa Central ou Leste Europeu - qual a diferença? Qual termo usar?
A maravilhosa praça da Cidade Velha em Praga




Historicamente falando, o termo "Leste Europeu" era usado durante a Guerra Fria para se referir aos países do lado leste da Europa (olhando para o mapa, mais ou menos tudo que estava do lado direito do Muro de Berlim). De acordo com a geografia, se você traçar uma linha dividindo a Europa de norte a sul em 2 pedaços iguais, obviamente um deles estará no leste e o outro, no oeste. Mas geralmente quando as pessoas usam esse termo na verdade estão se referindo ao bloco ligado à União Soviética entre os anos 1940 e 1990 mesmo.




segunda-feira, 3 de março de 2025

Roteiro uma semana por Praga, Viena e Budapeste (Europa Central/Leste Europeu)

Lá em 2003 eu trabalhava em uma agência de viagem e recebi uma super promoção de excursão para conhecer Praga, Viena e Budapeste em uma semana. Como teria férias em breve, juntei com uma semana de hotel e passagem aérea por Paris e embarquei com meus pais rumo ao "Leste Europeu". Escrevi entre aspas porque hoje em dia na Europa todo mundo se refere à região como "Europa Central" e não como Leste Europeu, que eles dizem que é mais para a direita do mapa do que Áustria, Hungria e República Tcheca.



Roteiro uma semana por Praga, Viena e Budapeste (Europa Central/Leste Europeu)
Relógio Astronômico de Praga




Esse roteiro é bastante corrido e sentimos falta de mais tempo para conhecer cada capital mais a fundo, mas ao mesmo tempo, foi um bom roteiro para dar um gostinho da região e de 3 países europeus. Depois disso, eu já voltei para Praga em 2019 (e outras cidades tchecas - estou devendo os posts, eu sei) e meus pais voltaram para Viena e Budapeste em outra ocasião - voltar para essas 2 cidades está no topo da minha wishlist de viagem atual. A excursão (operada por uma empresa espanhola) foi em espanhol, com um grupo bem grande de espanhóis e alguns poucos portugueses, além da minha família.





domingo, 2 de março de 2025

Santos (SP) - dicas de turismo - o que fazer, onde comer, onde ficar

A maior cidade de praia no litoral paulista, o principal porto do país (batendo recordes de movimentação comercial em 2024), uma das cidades mais agradáveis para se viver (tanto que atrai muitos aposentados), muito próxima a São Paulo e cheia de atrações turísticas - já fazia tempo que eu queria conhecer Santos e só deu certo mesmo com o convite de uma presstrip organizada pela prefeitura no final de 2023.



Santos (SP) - dicas de turismo - o que fazer, onde comer, onde ficar



Santos começou a ser povoada em 1540 na região do Outeiro de Santa Catarina, por colonizadores que vieram com o fundador da vizinha São Vicente (considerada a primeira vila ou cidade brasileira). Não confunda o fundador Brás Cubas com o personagem do livro de Machado de Assis, apesar do nome igual rs. Alguns dos edifícios icônicos do centro histórico representam diferentes estilos arquitetônicos (temos o estilo eclético, neogótico, neoclássico, neo renascentista Belas Artes). A parte turística da cidade fica na verdade na Ilha de São Vicente e é toda cortada por canais, que servem como referência, muitas vezes no lugar do nome do bairro (falo mais sobre os canais abaixo). A parte continental ocupa cerca de 85% do território mas quase não é habitada, sendo um santuário da natureza, ainda com uma parte de Mata Atlântica intocada.

Santos é a principal cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, composta por Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, no litoral sul de SP.





Um passeio bem legal e pertinho de Santos é o Parque Caminhos do Mar e a Estrada Velha de Santos, entre São Bernardo do Campo e Cubatão, que hoje dá para fazer a pé!



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Tudo sobre a Festa da Uva e a Expo Vinhos 2025 em Jundiaí (SP)

O Circuito das Frutas é formado por 10 cidades no interior de São Paulo e várias dessas cidades fazem grandes festas para comemorar a produção. Valinhos tem a festa do figo e da goiaba, Vinhedo festa da uva, Itatiba tem a festa do caqui, Jarinu faz a festa do morango e Jundiaí, é conhecida pela produção de uva.

O que ver e fazer na Festa da Uva de Jundiaí (SP)


Em 2025 aconteceu a 40a Festa da Uva e 11a Expo Vinhos no Parque da Uva (Parque Comendador Antonio Carbonari) em Jundiaí (SP). Na festa acontecem diversas apresentações culturais, tem muita comida e bebida para provar (com uva e sem uva rs), atrações musicais e de dança em 5 palcos simultâneos (com artistas jundiaienses), área kids, brinde ao pôr do sol, exposição de uvas e outras frutas, pisa da uva, stands vendendo mil tipos de artesanatos e comidinhas de produtores locais.


Tudo sobre a Festa da Uva e a Expo Vinhos 2025 em Jundiaí (SP)


Tudo sobre a Festa da Uva e a Expo Vinhos 2025 em Jundiaí (SP)