quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O que Copenhagen, Rio de Janeiro e Barcelona têm em comum? Capital Mundial da Arquitetura

Á primeira vista, não pensamos em comparar Rio de Janeiro, Barcelona e Copenhagen. Mas o Rio de Janeiro foi declarado Capital Mundial da Arquitetura para 2020. Depois veio Copenhagen para 2023 e em 2026, será a vez de Barcelona receber o reconhecimento da UNESCO e da UIA (União Internacional dos Arquitetos). Durante o período, a capital da arquitetura sedia diversos eventos relacionados ao tema, inclusive o Congresso Mundial de Arquitetos.

Rio de Janeiro foi escolhido por sua diversidade urbanística, com topografia original e estilos arquitetônicos diversos. Falar de arquitetura no Rio de Janeiro, imediatamente nos traz à mente o futurístico Museu do Amanhã (falei sobre ele neste post), com projeto de Santiago Calatrava. Pensado para a revitalização da região do Porto Maravilha na época das Olimpíadas do Rio em 2016, o museu continua sendo bastante visitado e traz importante reflexões sobre meio ambiente e o futuro do planeta. Mas mesmo quem não entra na estrutura ainda se surpreende com o lado de fora. O Boulevard Olímpico se transformou em um passeio super agradável para turistas e população local, unindo equipamentos culturais, arte de rua, espaços gastronômicos e de convívio, sintetizando os ideais de urbanismo no século XXI no Rio.


Rio de Janeiro - Capital Mundial da Arquitetura


Rio de Janeiro - Capital Mundial da Arquitetura





sábado, 23 de novembro de 2024

Roma - como se refrescar no calor do verão (ideias de passeios refrescantes)

Eu estive em Roma 2x na minha última viagem para a Itália ainda no final da primavera e apesar do termômetro não estar tão alto assim (comparado com o que já peguei no Brasil ou até mesmo sul da Espanha), o calor estava insuportável. A sensação de calor na Europa é maior do que no Brasil em geral e até eu que quase não uso óculos de sol, usei bastante em Roma porque parece que o o dia é mais claro (alguém entende sobre esses fenômenos e pode me explicar? rs).


Roma - como se refrescar no calor do verão (ideias de passeios refrescantes)
Fontana del Moro na Piazza Navona - vou falar mais sobre as fontes de Roma abaixo



Além da dica de usar roupas leves, se manter hidratado, usar sempre protetor solar, bonés e chapéus, comprar um mini ventilador portátil, aproveitar as fontes espalhadas pela cidades (os romanos de 2 mil anos atrás já eram inteligentes e essas fontes tem água geladinha naturalmente - eu vivia por exemplo molhando o pescoço), você vai agradecer se escolher os passeios “certos” também. Falo sobre algumas opções que fiz e aprovei no post de hoje, porque além de toda a beleza vista e conhecimento adquirido, deu para se refrescar!



segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Hospedagem com localização estratégica em São Paulo - Charlie Domy Paraíso (studio)


Nas minhas inúmeras idas para São Paulo, acabo fazendo vários bate-voltas, mas muitas vezes também me hospedo na cidade. Como o trânsito por lá é complicado e tudo é longe, o melhor a se fazer é decidir a hospedagem pensando na localização. Recentemente tinha compromissos na região da Luz, queria visitar a Feira do Leste Europeu na Zona Leste e tinha outro compromisso de trabalho na Vila Olímpia e cheguei à conclusão que seria ótimo ficar na região das estações Paraíso e/ou Ana Rosa das linhas 1 azul e 2 verde do metrô. Fiz uma parceria com o Charlie e escolhi a unidade Charlie Domy Paraíso para passar 2 noites, lembrando que meu roteiro incluiria muitos deslocamentos de metrô e de Uber.

domingo, 13 de outubro de 2024

O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana

Aparecida é o principal destino de turismo religioso no estado de São Paulo e provavelmente no país inteiro (são cerca de 12 milhões de turistas anuais). Toda essa peregrinação começou ainda no século XVIII pro conta de uma imagem de Nossa Senhora encontrada em 2 pedaços no rio Paraíba do Sul em 1717. A pequena cidade no Vale do Paraíba cresceu subordinada à Guaratinguetá e hoje possui cerca de 32 mil habitantes. O primeiro local de culto não era grande o suficiente e no século XX, começou-se a construir o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - o maior templo mariano do mundo e segunda maior igreja (perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano). Ainda faltam terminar alguns detalhes como por exemplos os mosaicos das fachadas, mas a imagem original está exibida ali desde 1982.


O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana

O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana



Claramente a maior parte das atrações e dos turistas são devotos de Nossa Senhora, mas como a padroeira do Brasil e a igreja católica como um todo são onipresentes nas famílias brasileiras, mesmo quem não é católico fervoroso pode aproveitar a viagem pela parte histórica. Eu cresci em uma família católica não praticante e estudei em escola católica a vida inteira (por outros motivos), mas nunca fui frequentadora da instituição. Mesmo assim, cresci com um dos meus avôs indo "benzer" cada carro novo com uma primeira viagem para Aparecida e acompanhando a construção da Basílica atual. Apesar de não ser longe da minha cidade Campinas, até bem recentemente (setembro/2024) não conhecia Aparecida!


O que ver e fazer em Aparecida (SP) - dicas para um dia ou fim de semana



Muita gente que conheço faz bate-volta saindo de Campinas, São Paulo, Santo André etc, mas depois de passar 2 noites e 3 dias na cidade, considero que somente um dia (menos de 24h) fica extremamente corrido para conhecer tudo interessante na cidade! Vou deixar um mapinha com todas as atrações no final do post e dicas de hospedagens também!





quarta-feira, 22 de maio de 2024

Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade

Fundada pelos gregos e ampliada pelos romanos, Nápoles é uma das poucas cidades antigas europeias que nunca foi destruída. Cidade natal da imperatriz brasileira Teresa Cristina, casada com D. Pedro II, a cidade tem fama de desorganizada e perigosa. Realmente é menos “certinha” do que a ideia que temos na cabeça de “cidade europeia”, mas fiquei 3 noites na cidade e não achei nada perigosa. E inclusive cheguei à conclusão de que foi pouco tempo! A maioria das pessoas só passa pela cidade a caminho para as ruínas de Pompeia, mas vale a pena demais conhecer Nápoles de verdade, a cidade mais autêntica que já conheci na Itália.


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade
Um das atrações de Nápoles é esse teto lindo da estação Toledo do metrô - a estação mais próxima da hospedagem que escolhi


Onde ficar, onde comer em Nápoles (Itália) e comidas típicas da cidade




De vários pontos da cidade é possível ver o vulcão Vesúvio na paisagem e além do famoso vulcão, existem diversos outros passeios possíveis pela região, inclusive até a icônica ilha de Capri. Pela localização, Nápoles também é uma ótima opção de parada entre Roma e a Costa Amalfitana - foi o meu caso!


No post de hoje, dou dicas sobre hospedagem e gastronomia na cidade mais "caótica" da Itália - restaurantes, pratos típicos, comida de rua e doces para experimentar!



terça-feira, 16 de abril de 2024

10 passeios incríveis no Rio de Janeiro!

O Rio de Janeiro tem incontáveis lugares sensacionais para conhecer, tanto pagos quanto gratuitos, e fiz uma seleção de 10 deles aqui, que visitei nas minhas últimas vezes na cidade. Alguns aliás repeti mesmo tendo menos de um ano entre as viagens porque valem a pena mesmo!



10 passeios incríveis no Rio de Janeiro



Tem vários clássicos nessa lista, mas deixei um dos mais clássicos de fora (o Cristo Redentor) - primeiro porque visitei 2x, mas no século passado rs. Segundo porque tem outro jeito bem mais legal de ver o Cristo aqui no post. E a vista de lá não é a minha preferida. Tem outras 2 vistas cariocas aqui no post que eu gosto muito mais! Não tem praias e nem trilhas nessa lista também porque nem curto trilhas e não faço questão de ir para praia. Aliás, tem outros destinos por aí com praias mais bonitas e o Rio tem taaaaanta coisa além disso, que acho um desperdício de tempo!


0 passeios incríveis no Rio de Janeiro




Muitas das atrações não são fechadas, mas se for o caso, deixo linkado os sites ou redes sociais oficiais dos locais para vocês conferirem endereços, preços e horários de funcionamento atualizados clicando nos links.



Leia aqui todas as dicas sobre o Rio de Janeiro no blog!


quinta-feira, 28 de março de 2024

Roma: 10 atrações diferentes e alternativas para fugir dos clichês

Quando viajamos, sempre pensamos em colocar no roteiro os pontos turísticos “blockbusters”, geralmente lotados de turistas, já que todo mundo faz questão de visitar. Em Roma, essa lista é praticamente infinita: Coliseu e Forum Romano, Vaticano, Fontana di Trevi, Monumento a Vittorio Emanuele, Piazza del Campidoglio, Piazza Navona, Pantheon, Chiesa Santa Maria Sopra Minerva, o bairro de Trastevere, Castel Sant´ Angelo, Piazza di Spagna com a famosa escadaria, Galeria Borghese, Bocca della Verità e devo estar esquecendo de mais coisa...

Mas entre uma atração famosa e outra, é muito legal incluir locais menos conhecidos, mas ainda bonitos e interessantes. O post de hoje é sobre algumas das atrações que conheci e aprovei em Roma, que recomendo muito, mas são menos conhecidas e visitadas pelos turistas em geral. A vantagem é que a multidão de turistas costuma ser menor neste tipo de atração também. Para dar conta de tudo isso, ainda bem que programamos bastante tempo na capital italiana - no primeiro dia só deu tempo de jantar pois nosso voo vindo da Sicília atrasou muito. Aí tivemos 4 dias completos para o básico. Seguimos para Nápoles e Costa Amalfitana. No final da viagem, voltamos para Roma e tivemos meio dia, 1 dia completo e outro meio dia antes do voo noturno para o Brasil. E ainda ficou ponto turístico de fora do roteiro...


Roma: 10 atrações diferentes e alternativas para fugir dos clichês
Tem tantos lugares históricos em Roma, que só andando pela cidade você já encontra muita coisa legal sem querer!




Roma: 10 atrações diferentes e alternativas para fugir dos clichês
Coliseu? Não! Esse é outro anfiteatro antigo em Roma!